Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Qui Nov 14, 2019 6:28 pm

Todos os horários são

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 52  Próximo
Autor Mensagem
 Título: UAV (VANT)
MensagemEnviado: Qui Mai 08, 2008 9:46 pm 
Sênior
Sênior

A FAB tem algum estudo ou projeto para adquirir ou desenvolver UAVs?

Me parece que eles seriam um bom complemento ao SIVAM e poderiam ser uma boa opção para substiuir os P-95 como patrulha litorânea.

-- http://www.peremptorio.com.br --

Título: Re: UAV na FAB
MensagemEnviado: Sex Mai 09, 2008 6:39 pm 
Steen escreveu:

Me parece que eles seriam um bom complemento ao SIVAM e poderiam ser uma boa opção para substiuir os P-95 como patrulha litorânea.

Sim! Este estudo já ocorreu e foram lançados os pre requisitos do mesmo. Existe inclusive uma tendência muito forte pelo Hermes Israelense.

Grande abraço

MensagemEnviado: Sáb Mai 10, 2008 6:46 pm 
Sênior
Sênior
 Visitar website do usuário  Perfil

Já o Exército tem seus próprios estudos. A notícia abaixo foi publicada no blog do Sistema de Armas:

O Exército selecionou a aeronave não-tripulada FS-01 Watchdog da Flight Solutions para testes e desenvolvimento de tecnologia para futuros requerimentos. Três aeronaves foram adquiridas por US$ 770 mil. O requerimento inclui lançamento por catapulta e recuperação por pára-quedas, pacote com sensores EO e FLIR. As entregues ocorrer no fim de 2008.

Para conhecer melhor os projetos da empresa, sugiro uma visita ao belo site da Flight Solutions:

http://www.flightsolutions.com.br/port/index.html

Já existe um tópico sobre este assunto no ítem Indústria de Defesa. O endereço é:

viewtopic.php?f=24&t=1140

Atenciosamente,

MensagemEnviado: Sáb Mai 17, 2008 12:50 am 
Sênior
Sênior

Juarez Castro escreveu:
Steen escreveu:

Sim! Este estudo já ocorreu e foram lançados os pre requisitos do mesmo. Existe inclusive uma tendência muito forte pelo Hermes Israelense.

Grande abraço

Mas Juarez, a FAB já não está desenvolvendo um UAV?

MensagemEnviado: Sáb Mai 17, 2008 8:11 pm 
Não, UAV de verdade não. Apenas estão botando o nosso rico e bom dinheiro dos impostos em projetos mico...

Grande abraço

MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2008 4:37 pm 
Recente
Recente

Defesanet 27 Junho 2008

África do Sul e Brasil Desenvolverão VANT

Keith Campbell

África do Sul e o Brasil estão em negociações para o estabelecimento de um projeto conjunto de um Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) mais conhecidos pela sigla em inglês UAV (Unmanned Air Vehicle), segundo o Coronel Nelson Silveira, da Força Aérea Brasileira (FAB), em declaração nesta Sexta-Feira.

Coronel Silveira é o Líder do Projeto, pelo Brasil, no programa conjunto do míssil A-Darter, míssil ar-ar de quinta geração com guia infravermelho.

Ele afirmou que um memorando de entendimento (memorandum of understanding – MOU) referente à cooperação foi assinado pelo dois países há um ano. O VANT que será desenvolvido de forma conjunta será o Denel Bateleur MALE (medium-altitude long-endurance) VANT.

Uma proposta inicial da África do Sul referente ao Bateleur foi apresentada ao comandante da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro Saito, no mês de maio. Os brasileiros estão esperando uma proposta completa, incluindo um cronograma e estimativas de custo por parte da África do Sul a ser enviada proximamente.

Se o projeto tiver prosseguimento o Bateleur será adquirido pela Força Aérea Brasileira.

O programa conjunto do VANT deverá ser montado seguindo o programa conjunto do míssil A-Darter, que está provando ser um grande sucesso. O conceito do VANT Bateleur foi desenvolvido pela África do Sul há alguns anos pela Denel, mas parou por falta de recursos.

Era de conhecimento de que o projeto estava pendente de obter um parceiro estrangeiro. Estas negociações com o Brasil deverão garantir o parceiro.

MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2008 4:51 pm 
Sênior
Sênior

Tenho certeza que aí tem dedo do Mangabeira Unger, ele disse que os EUA estavam partindo com força para o desenvolvimento deste tipo de aeronave e que Brasil deveria seguir estes mesmos passos. No site "área militar" há a informação de que os americanos estão retirando seus F-16s de um dos esquadroes para os substituir por UAVs carregadas com armas de precisão. Será que passaremos diretamente de caças de 4º geração para UAVs mais sofisticados?? Pode ser o caminho. O que vocês acham :?:

MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2008 5:11 pm 
Sênior
Sênior

Demorou !!!

MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2008 5:26 pm 
Recente
Recente

Já tava na hora da FAB investir em UAV com mais seriedade e eu acho que há espaço para os dois tanto UAV quanto caças tripulados.

MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2008 10:27 pm 
Sênior
Sênior

Gostaria de destacar que a associação com outros países é para mim a saída para a escala e a redução de custos (e consequente eficiência) que tanto necessitamos, pelos escasos recursos disponibilizados, e com domínio tecnológio de quebra.

MensagemEnviado: Sáb Jun 28, 2008 1:49 pm 
A FAB deve anunciar este ano ainda a compra de UAV(provavelmente de procedência da Judéia) como formador de doutrina e para preencher a lacuna até o desenvolvimento de um UAV(tenho lá minhas d´vidas, mas)

Grande abraço

MensagemEnviado: Sáb Jun 28, 2008 5:43 pm 
Moderador
Moderador
 Visitar website do usuário  Perfil

Acho que essa conversa de "formar doutrina" é muito perigosa.

Não existe literatura ampla disponível sobre o emprego dos UAVs em ambiente militar moderno?
Não existe uma infinidade de fabricantes no mercado com anos e anos de experiência para compartilhar?
Não teríamos como negociar o intercâmbio temporário de um número de militares brasileiro em forças armadas que usam o sistema de forma que possamos num primeiro passo importar a "doutrina deles" e só depois customizá-la para nossa realidade e necessidades.
Será que nossas universidades não tem gente com knowhow para contribuir nestes programas?

Essa história de "formar doutrina" me parece que acaba sendo usada mais frequentemente para nos nos dá pretextos "muito sólidos" para atrasar a entrada em operação de sistemas militares importantes e modernos. Temos que ser mais exigêntes com a implementação destes programas.

O que os Srs acham? A introdução de UAVs é algo assim tão incrivelmente complexo que devamos ter que recebê-los com tanta "calma"?

Comentarios?

[]s Hammer

MensagemEnviado: Sáb Jun 28, 2008 9:17 pm 
Intermediário
Intermediário

Se a FAB comprar um Pioneer da vida eu vou ficar muito p$%# da vida, será mais uma compra desnecessária e ainda para piorar temos vários modelos nacionais que poderiam cumprir a mesma função.

O Acauã não será comprado por nenhuma das Forças Armadas, ele foi escolhido porque já era uma plataforma pronta, sua função é apenas testar o sistema de navegação e controle (SNC) desenvolvido no Projeto VANT. Depois disso ele será apenas um demonstrador de tecnologias que será usado para testar novos sistemas de datalink, sensores.....e até o sistema de navegação da JDAM Brazuca.

A melhor opção é o Watchdog desenvolvido pela Flight Solutions e UFMG, ele já usa o SNC desenvolvido no projeto VANT e já foi comprado pelo EB que inclusive o utilizou recentemente na Operação Charrua e no Haiti.

Para os que tem sindrome de vira-lata, estava conversando com um cara que trabalha nessa aérea e ele me falou que de todos os projetos brasileiros o unico que impressionou ele foram os da FS e até brincou que se não tiver cuidado nos vamos deixar eles para traz novamente. (referindo-se a Brasil - Argentina). Ah esse cara é o argentino Marcelo Martinez que trabalhou no programa Condor II e hoje é um dos donos da Nostromo SA que já vendeu UAV´s para mais de 15 países e tem entre seus clientes ninguém menos que o Departamento de Defesa Americano.

Saludos Cordiales 8)

MensagemEnviado: Dom Jun 29, 2008 9:48 pm 
Hammer escreveu:
Acho que essa conversa de "formar doutrina" é muito perigosa.

Não existe literatura ampla disponível sobre o emprego dos UAVs em ambiente militar moderno?
Não existe uma infinidade de fabricantes no mercado com anos e anos de experiência para compartilhar?
Não teríamos como negociar o intercâmbio temporário de um número de militares brasileiro em forças armadas que usam o sistema de forma que possamos num primeiro passo importar a "doutrina deles" e só depois customizá-la para nossa realidade e necessidades.
Será que nossas universidades não tem gente com knowhow para contribuir nestes programas?

Essa história de "formar doutrina" me parece que acaba sendo usada mais frequentemente para nos nos dá pretextos "muito sólidos" para atrasar a entrada em operação de sistemas militares importantes e modernos. Temos que ser mais exigêntes com a implementação destes programas.

O que os Srs acham? A introdução de UAVs é algo assim tão incrivelmente complexo que devamos ter que recebê-los com tanta "calma"?

Comentarios?

[]s Hammer

Meu caro Hammer! Esta é uma área senc[ivel, e poucos passam aquilo que sabem. Para formar doutrina é preciso literalmente treinar, voar, e operar para daí se aprimorar e quem sabe até desenvolver em parceria um UAV de ponta.
Com relação a entrada em operação destes sistemas, concordo contigo, está mais do que na hora de faze-lo, porém a força tem que dançar conforme a musica. Exemplo: Helis de combate 8)

Grande abraço

PS Li um tópico lá no PN sobre a utilização de UAvs pela marinha e concordo inteiramente.

MensagemEnviado: Seg Jun 30, 2008 1:41 pm 
Intermediário
Intermediário

Concordo com o Juarez, não se esqueçam que os "primeiros" UAV's Americanos foram comprados aos Israelitas, só após operarem os mesmos é que partiram para desenvolvimentos próprios.

[[]]'s

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 52  Próximo

Todos os horários são