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 Título: Protótipo de turbina nacional
MensagemEnviado: Sáb Jul 19, 2008 5:40 pm 
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Citação:
Protótipo de turbina nacional deve ser concluído neste ano

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Deve ficar pronto até o final deste ano o protótipo de uma turbina voltada para a aviação que está sendo desenvolvida pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) em parceria com a empresa de engenharia Polaris. Segundo os responsáveis pelo projeto, esta vai ser a primeira turbina aeronáutica produzida no país com tecnologia 100% nacional.

A turbina, chamada de TR 3.500, tem 1,30 metro de comprimento por 54 cm de diâmetro. Movida a querosene, terá capacidade para fazer voar um avião de 1,2 tonelada, o que equivale a uma aeronave para dois passageiros. Equipada com este motor, o avião vai poder atingir velocidade de até 900 km por hora, com um alcance de mil quilômetros.

Para desenvolver o primeiro protótipo, estão sendo investidos cerca de R$ 3 milhões, sendo aproximadamente R$ 1,8 milhão de recursos públicos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto começou há um ano e meio e a previsão é que a turbina entre na fase de testes no início de 2009.

O professor do ITA Homero Santiago Maciel, coordenador do projeto, disse que o país "ainda está muito longe" de competir com grandes empresas como a Rolls Royce, uma das principais fornecedoras de turbinas para grandes aviões de passageiros. Ele apontou, porém, que a tecnologia empregada no TR 3.500 é dominada hoje por apenas oito países.

"A nossa intenção inicialmente é fornecer turbinas para aeronaves não-tripuladas, usadas para fins civis e militares específicos", disse Maciel. Segundo ele, seu grupo já está em negociação com a Aeronáutica. Os motores equipariam aviões não-tripulados usados como alvo aéreo para testes de mísseis.

Aeronaves que fazem vigilância de grandes áreas e inspeção de linhas de transmissão de energia também podem ser equipados com a turbina, disse Maciel. Fora da área aeronáutica, o motor pode ainda gerar energia elétrica à base de gás natural, em substituição aos geradores a diesel.


Os colegas imaginam qual empresa poderá fabricar essa turbina em série no Brasil?

Abraços

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- Alberto


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 Título: Re: Protótipo de turbina nacional
MensagemEnviado: Sáb Jul 19, 2008 9:45 pm 
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Senhores
Se a memória não me falha, lá pelos idos de 1984 o CTA terminou uma turbina projetada e construída no Brasil, de fluxo centífugo. Esta turbina foi testada num UAV nacional.
At
Don Joaquim

Alberto escreveu:
Citação:
Protótipo de turbina nacional deve ser concluído neste ano

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Deve ficar pronto até o final deste ano o protótipo de uma turbina voltada para a aviação que está sendo desenvolvida pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) em parceria com a empresa de engenharia Polaris. Segundo os responsáveis pelo projeto, esta vai ser a primeira turbina aeronáutica produzida no país com tecnologia 100% nacional.

A turbina, chamada de TR 3.500, tem 1,30 metro de comprimento por 54 cm de diâmetro. Movida a querosene, terá capacidade para fazer voar um avião de 1,2 tonelada, o que equivale a uma aeronave para dois passageiros. Equipada com este motor, o avião vai poder atingir velocidade de até 900 km por hora, com um alcance de mil quilômetros.

Para desenvolver o primeiro protótipo, estão sendo investidos cerca de R$ 3 milhões, sendo aproximadamente R$ 1,8 milhão de recursos públicos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto começou há um ano e meio e a previsão é que a turbina entre na fase de testes no início de 2009.

O professor do ITA Homero Santiago Maciel, coordenador do projeto, disse que o país "ainda está muito longe" de competir com grandes empresas como a Rolls Royce, uma das principais fornecedoras de turbinas para grandes aviões de passageiros. Ele apontou, porém, que a tecnologia empregada no TR 3.500 é dominada hoje por apenas oito países.

"A nossa intenção inicialmente é fornecer turbinas para aeronaves não-tripuladas, usadas para fins civis e militares específicos", disse Maciel. Segundo ele, seu grupo já está em negociação com a Aeronáutica. Os motores equipariam aviões não-tripulados usados como alvo aéreo para testes de mísseis.

Aeronaves que fazem vigilância de grandes áreas e inspeção de linhas de transmissão de energia também podem ser equipados com a turbina, disse Maciel. Fora da área aeronáutica, o motor pode ainda gerar energia elétrica à base de gás natural, em substituição aos geradores a diesel.


Os colegas imaginam qual empresa poderá fabricar essa turbina em série no Brasil?

Abraços

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Dom Joaquim
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 Título: Re: Protótipo de turbina nacional
MensagemEnviado: Qua Jul 23, 2008 11:02 am 
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Alberto escreveu:

Os colegas imaginam qual empresa poderá fabricar essa turbina em série no Brasil?

Abraços


Eu acredito que a Agrale possa ter alguma experiencia a mais em lidar com a produção de motores. Se for optar por uma empresa realmente brasileira, eu optaria por ela.

Se estiver enganado, por favor !


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 Título: Re: Protótipo de turbina nacional
MensagemEnviado: Qua Jul 23, 2008 10:31 pm 
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Wellington Góes escreveu:
Alberto escreveu:

Os colegas imaginam qual empresa poderá fabricar essa turbina em série no Brasil?

Abraços


Eu acredito que a Agrale possa ter alguma experiencia a mais em lidar com a produção de motores. Se for optar por uma empresa realmente brasileira, eu optaria por ela.

Se estiver enganado, por favor !


Boa Noite !!
Caro Wellington,

Agrale ????
A Agrale é empresa ou fábrica com sede aqui na minha (??) cidade em Cx. do Sul-RS.
Fabrica não é bem o termo. É uma montadora de tratores, chassis p/ micro-ônibus, caminhões de pequeno porte e furgões.
Tem uma planta em sociedade com a americana Internacional, para a montagem de caminhões pesados da mesma marca (quase exclusivamente para exportação)
Também monta os Jipes Marruá e fabrica pequenos motores e moto-bombas.
No passado já fabricou ou montou sob licença, motos (Cagiva) que acabaram quase enterrando a empresa.
Tenho alguns amigos que trabalham nas fábricas 1 e 5.
A Agrale tem condições de mexer com motores à pistão, notoriamente à diesel.
Mas, vou me informar se esta sua idéia já foi discutida lá.

Um abraço.
Sds.


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 Título: Re: Protótipo de turbina nacional
MensagemEnviado: Qui Jul 24, 2008 8:54 am 
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Registrado em: Seg Fev 25, 2008 1:26 pm
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Baschera escreveu:
Wellington Góes escreveu:
Alberto escreveu:

Os colegas imaginam qual empresa poderá fabricar essa turbina em série no Brasil?

Abraços


Eu acredito que a Agrale possa ter alguma experiencia a mais em lidar com a produção de motores. Se for optar por uma empresa realmente brasileira, eu optaria por ela.

Se estiver enganado, por favor !


Boa Noite !!
Caro Wellington,

Agrale ????
A Agrale é empresa ou fábrica com sede aqui na minha (??) cidade em Cx. do Sul-RS.
Fabrica não é bem o termo. É uma montadora de tratores, chassis p/ micro-ônibus, caminhões de pequeno porte e furgões.
Tem uma planta em sociedade com a americana Internacional, para a montagem de caminhões pesados da mesma marca (quase exclusivamente para exportação)
Também monta os Jipes Marruá e fabrica pequenos motores e moto-bombas.
No passado já fabricou ou montou sob licença, motos (Cagiva) que acabaram quase enterrando a empresa.
Tenho alguns amigos que trabalham nas fábricas 1 e 5.
A Agrale tem condições de mexer com motores à pistão, notoriamente à diesel.
Mas, vou me informar se esta sua idéia já foi discutida lá.

Um abraço.
Sds.


Baschera,
Vc disse que eles montam os Marruá, então eles são da onde?? Eu acreditava que eles eram fabricados lá ..

Abraço


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 Título: Re: Protótipo de turbina nacional
MensagemEnviado: Qui Jul 24, 2008 5:33 pm 
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Acho mais fácil que empresas de manutenção e fabricação de turbinas, mesmo que industriais façam isto, afinal serão produzidas em número muito reduzido.


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 Título: Re: Protótipo de turbina nacional
MensagemEnviado: Qui Jul 24, 2008 8:36 pm 
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Bom Erikson,

A Agrale é exatamente igual á uma GM, Ford ou Fiat da vida.
O que ela faz é montar peças e outras partes para compor um determinado produto final, como os Marruá, por exemplo.
Pouquíssimas peças são fabricadas pela própria empresa, a grande maioria é terceirizada ou comprada de terceiros sob suas especificações técnicas e de qualidade.
Sds.


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 Título: TURBINA BRASILEIRA
MensagemEnviado: Qua Out 29, 2008 3:57 pm 
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a turbina 100% nacional mesmo pequena serve de base para fabricaçâo de turbinas
maiores mais eficiente e tambem turbo helice tanto para aviões e helicopteros que
o Brasil precisa tanto militar como civil.
tem que achar empresarios empreendedores com a vontade de inovações, que meio dificil no brasil que gostam de comprar tecnologia pronta no exterior e falar para os seus
clientes que e tecnologia de pais de ( primeiro mundo) e que eles põe nomes bonito nas coisas muitos cablocos querendo falar ingles gostam, como dizia Nelson Rodriques o
brasileiro sofre do sindrome do vira-lata.
mas se 1 turbina tem capacidade para avião de dois passageiros então 2 turbinas pode ser para 4 passageiros, um novo produto, os milionarios vão gostar.


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 Título: Re: Protótipo de turbina nacional
MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 2:42 pm 
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Registrado em: Ter Out 28, 2008 4:04 pm
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Baschera escreveu:
Bom Erikson,

A Agrale é exatamente igual á uma GM, Ford ou Fiat da vida.
O que ela faz é montar peças e outras partes para compor um determinado produto final, como os Marruá, por exemplo.
Pouquíssimas peças são fabricadas pela própria empresa, a grande maioria é terceirizada ou comprada de terceiros sob suas especificações técnicas e de qualidade.
Sds.


RODOLFO

ha varias empresas no brasil e de brasileiros que podem fabricar a turbina, que precisa
e de um empresario com ideias avançadas e empreendedor que avance na tecnologia
e fabricas turbinas maiores , supersonica, turbo helice para aviões e helicoperos, não
precisa concorrer com as grandes , existe nichos de mercados não explorados.
se 1 turbina e para aviões de 2 passageiros 2 turbinas pode ser para 4 passageiro os
milionarios vão gostar.
poderia projetar a nova turbina do amx, como e avião de defesa, para não depender
de outros paises que fazem restrições quanto a equipamentos de defesa ja fabricamos radar de bordo, falta avionica e pode ser 100% nacional ou projetar
outro avião.
estou aberto a ideias.
atemais


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 Título: Re: Protótipo de turbina nacional
MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 5:35 pm 
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bem rodolfo , o problema é que a embraer já não está tão interessada no amx, a empresa está dando preferência nas vendas dos fhenom, erj , e r-99 que estão dando um bom lucro.


rodolfo escreveu:
Baschera escreveu:
Bom Erikson,

A Agrale é exatamente igual á uma GM, Ford ou Fiat da vida.
O que ela faz é montar peças e outras partes para compor um determinado produto final, como os Marruá, por exemplo.
Pouquíssimas peças são fabricadas pela própria empresa, a grande maioria é terceirizada ou comprada de terceiros sob suas especificações técnicas e de qualidade.
Sds.


RODOLFO

ha varias empresas no brasil e de brasileiros que podem fabricar a turbina, que precisa
e de um empresario com ideias avançadas e empreendedor que avance na tecnologia
e fabricas turbinas maiores , supersonica, turbo helice para aviões e helicoperos, não
precisa concorrer com as grandes , existe nichos de mercados não explorados.
se 1 turbina e para aviões de 2 passageiros 2 turbinas pode ser para 4 passageiro os
milionarios vão gostar.
poderia projetar a nova turbina do amx, como e avião de defesa, para não depender
de outros paises que fazem restrições quanto a equipamentos de defesa ja fabricamos radar de bordo, falta avionica e pode ser 100% nacional ou projetar
outro avião.
estou aberto a ideias.
atemais


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 Título: Re: Protótipo de turbina nacional
MensagemEnviado: Sáb Nov 01, 2008 3:25 pm 
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Registrado em: Ter Nov 06, 2007 6:50 pm
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Alberto escreveu:

Os colegas imaginam qual empresa poderá fabricar essa turbina em série no Brasil?

Abraços


Que tal o grupo HTA?

O HTA (High Technology Aeronautics), consórcio formado por 12 indústrias da região de São José dos Campos (SP), fechou contrato com a EADS Casa, para a produção de peças para os aviões C-295 fabricados na Espanha. A negociação vinha se desenrolando há quatro anos e irá gerar faturamento de US$ 90 milhões nos dez anos de duração do contrato. As 12 empresas do consórcio empregam 1.000 funcionários e, em 2004, registraram faturamento total de US$ 15 milhões.

O contrato está ligado ao programa de compensações à indústria nacional, formalizado pela EADS Casa, que irá fornecer 12 aviões de transporte militar C-295 para a Força Aérea Brasileira e modernizar oito aviões de patrulha marítima P-3 Orion, cujos contratos somam US$ 722 milhões.

O primeiro lote de peças deverá ser entregue no final do ano. Na primeira fase, serão fornecidas peças em alumínio, aço e material composto para componentes de asas e portas das aeronaves. Numa fase mais avançada, o HTA deverá fornecer subconjuntos, inclusive para outras aeronaves do grupo EADS, que reúne a Airbus, a maior fabricante de jatos comerciais no mundo, e a Eurocopter, maior fabricante de helicópteros.

A Europa será o terceiro cliente do HTA no exterior. O consórcio, que reúne fornecedores da Embraer, exportou peças em caráter experimental para a israelense Elbit, fabricante de sistemas eletrônicos para radares e sistemas de vigilância no início deste ano. Agora, no segundo semestre, terá início o fornecimento para a Pratt & Whitney, fabricante de turbinas, e a Remington Sunstrand, fabricante de geradores de energia para aeronaves.

SOBRE O HTA - HTA é um consórcio de 12 empresas do setor aeronáutico na região do Vale do Paraíba (São Paulo), fundado em novembro de 2002. Com o objetivo de conquistar o mercado externo, a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, fornece apoio ao consórcio. Em sua maioria, as integrantes do consórcio foram criadas por ex-funcionários da Embraer, somando um know-how de 20 anos nas mais diferentes áreas, participando do programa aeronáutico brasileiro nos processos de engenharia, design, manufatura até a montagem não apenas de sistemas de aeronaves com propulsão a turbo, mas também aviões a reação e militares. O consórcio é formado pelas empresas: Aeroserv, Alltec,, Autômata Industrial, Bronzeana, Compoende Aeronáutica, Graúna-Carpini & Marques, Leg Engenharia, Metinjo - Metalização Joseense, Mirage Indústria e Comércio de Peças, Status Usinagem, SPU Indústria e Comércio de Peças e Tecplas Indústria e Comércio de Fibras.

Fonte: http://www.manutencaoesuprimentos.com.b ... codigo=661

Atenciosamente,

_________________
::Robson Rocha
http://www.comunicarteei.blogspot.com


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 Título: Re: Protótipo de turbina nacional
MensagemEnviado: Sáb Nov 01, 2008 9:16 pm 
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Amigos, mais do que determirnarmos quem fabricará esta turbina é importante que respondamos quais programas em andamento atualmente nas nossas FFAA precisam desta turbina? Se houver um "cliente" sólido, com uma demanda clara e previsivel para os próximos vários anos, a linha de produção estará garantida, e várias empresas vão querer fabricá-la. Se não tiver... aí a coisa pega!

Outra hipótese, seria ver se esta turbina teria capacidade de virar parte de um motor turbohélice, talvez aí esteja uma janela de menor riscos e maior janela de oportunidade... Pois UAV a jato não são tanttos assim no mercasdo, e deve ter uam razão pra isso ocorrer, certo? Se pelo menos se tratasse de drones, os tais aviões alvo, ou quem sabe um míssil de cruzeiro nacional... ;)

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 Título: Re: Protótipo de turbina nacional
MensagemEnviado: Seg Nov 03, 2008 3:43 pm 
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Amigos, aproveitando que o assunto é turbina, existe algum estudo (aqui no Brasil ou no exterior) de desenvolvimento de turbinas utilizando alcool?
Seria viável e seguro utilizar tanto para caças como para transporte?


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 Título: Re: Protótipo de turbina nacional
MensagemEnviado: Sex Nov 28, 2008 3:40 pm 
Hammer escreveu:
Amigos, mais do que determirnarmos quem fabricará esta turbina é importante que respondamos quais programas em andamento atualmente nas nossas FFAA precisam desta turbina? Se houver um "cliente" sólido, com uma demanda clara e previsivel para os próximos vários anos, a linha de produção estará garantida, e várias empresas vão querer fabricá-la. Se não tiver... aí a coisa pega!

Outra hipótese, seria ver se esta turbina teria capacidade de virar parte de um motor turbohélice, talvez aí esteja uma janela de menor riscos e maior janela de oportunidade... Pois UAV a jato não são tanttos assim no mercasdo, e deve ter uam razão pra isso ocorrer, certo? Se pelo menos se tratasse de drones, os tais aviões alvo, ou quem sabe um míssil de cruzeiro nacional... ;)

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Caro Hammer não se esqueça que esse conhecimento é algo muito importante de se deter, basta ver o esforço dos indianos com a turbina Kaveri que equipa o LCA Tejas, agora pense no conhecimento que será adiquirido com o vencedor do FX2 pois a transferencia de tecnologia de motores é algo que está embutido, não sei a que nivel mas que está isso é certo, lembre do acordo com os russo para conseguirmos tecnologias como materiais e desenhos de superficies que minimizem o espectro radar do caça. Por isso essa tecnologia é tão importante, pois você tendo o básico, conseguindo dar alguns salto, se é capaz de chegar bem mais rápido no destino desejado. Você compreendeu. Um abraço e até.


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 Título: Re: Protótipo de turbina nacional
MensagemEnviado: Dom Nov 30, 2008 2:11 pm 
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leonikiti escreveu:
Hammer escreveu:
Amigos, mais do que determirnarmos quem fabricará esta turbina é importante que respondamos quais programas em andamento atualmente nas nossas FFAA precisam desta turbina? Se houver um "cliente" sólido, com uma demanda clara e previsivel para os próximos vários anos, a linha de produção estará garantida, e várias empresas vão querer fabricá-la. Se não tiver... aí a coisa pega!

Outra hipótese, seria ver se esta turbina teria capacidade de virar parte de um motor turbohélice, talvez aí esteja uma janela de menor riscos e maior janela de oportunidade... Pois UAV a jato não são tanttos assim no mercasdo, e deve ter uam razão pra isso ocorrer, certo? Se pelo menos se tratasse de drones, os tais aviões alvo, ou quem sabe um míssil de cruzeiro nacional... ;)

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Caro Hammer não se esqueça que esse conhecimento é algo muito importante de se deter, basta ver o esforço dos indianos com a turbina Kaveri que equipa o LCA Tejas, agora pense no conhecimento que será adiquirido com o vencedor do FX2 pois a transferencia de tecnologia de motores é algo que está embutido, não sei a que nivel mas que está isso é certo, lembre do acordo com os russo para conseguirmos tecnologias como materiais e desenhos de superficies que minimizem o espectro radar do caça. Por isso essa tecnologia é tão importante, pois você tendo o básico, conseguindo dar alguns salto, se é capaz de chegar bem mais rápido no destino desejado. Você compreendeu. Um abraço e até.


Não questiono que seja um esforço importante mas convenhamos não é nada trivial. Seu exemplo enfatiza isso: se não fosse pelo motor Kaveri o Tejas já estaria em operação ha muito tempo...

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