Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Qua Nov 13, 2019 11:32 am

Todos os horários são

Criar novo tópico Responder  [ Array ] 
Autor Mensagem
 Título: Airship do Brasil
MensagemEnviado: Sáb Nov 22, 2014 3:35 pm 
Recente
Recente
 ICQ  YIM  Perfil

Essa empresa pretende produzir aqui no Brasil até 2017 um dirigível com capacidade de 54 toneladas.

http://www.airshipdobrasil.com.br/SiteP ... rship.aspx

Vejam o vídeo.

Existe alguma perspectiva de uso desse equipamento por parte das forças armadas ?

Uma versão de grande altitude (com cabine pressurizada ou UAV) poderia ser usada para vigilância das fronteiras. Além das implicação na capacidade de transferir pessoal para locais inóspitos (a baixo custo) e de logística.

54ton da pra levar alguns tanques, ou baterias astros etc, a qualquer lugar do Brasil. Usa diesel, logo pode ser abastecida em qualquer lugar do mundo onde se abastece caminhões. Na prática substitui vários caminhões pesados do exército. Poderia ser útil para as três forças.

Com 54 ton dá pra levar peças e equipamentos de manutenção para o CV São Paulo com um custo muito menor do que por helicoptero (e supera a capacidade de carga de qualquer helicoptero) além de poder levar dependurado peças que tenham formatos muito irregulares (por exemplo a torre de eletricidade que usam no vídeo para o uso que a eletrobrás fará).

Também serviria como plataforma para vigilância marítima (tem mais alcançe e capacidade de carga que qualquer patrulha) e a 100km pode alcançar qualquer navio no mundo (a não ser hovercraft, mas o que um hovercraft estaria fazendo aqui ?). Poderia, por exemplo, ser armada com misseis brahmos ou algo menor (hellfire ?) para afundar navios que não cooperassem.

Título: Re: Airship do Brasil
MensagemEnviado: Sáb Nov 22, 2014 3:58 pm 
Sênior
Sênior

JorgeAldo escreveu:
Essa empresa pretende produzir aqui no Brasil até 2017 um dirigível com capacidade de 54 toneladas.

http://www.airshipdobrasil.com.br/SiteP ... rship.aspx

Vejam o vídeo.

Existe alguma perspectiva de uso desse equipamento por parte das forças armadas ?

Uma versão de grande altitude (com cabine pressurizada ou UAV) poderia ser usada para vigilância das fronteiras. Além das implicação na capacidade de transferir pessoal para locais inóspitos (a baixo custo) e de logística.

54ton da pra levar alguns tanques, ou baterias astros etc, a qualquer lugar do Brasil. Usa diesel, logo pode ser abastecida em qualquer lugar do mundo onde se abastece caminhões. Na prática substitui vários caminhões pesados do exército. Poderia ser útil para as três forças.

Com 54 ton dá pra levar peças e equipamentos de manutenção para o CV São Paulo com um custo muito menor do que por helicoptero (e supera a capacidade de carga de qualquer helicoptero) além de poder levar dependurado peças que tenham formatos muito irregulares (por exemplo a torre de eletricidade que usam no vídeo para o uso que a eletrobrás fará).

Também serviria como plataforma para vigilância marítima (tem mais alcançe e capacidade de carga que qualquer patrulha) e a 100km pode alcançar qualquer navio no mundo (a não ser hovercraft, mas o que um hovercraft estaria fazendo aqui ?). Poderia, por exemplo, ser armada com misseis brahmos ou algo menor (hellfire ?) para afundar navios que não cooperassem.

Jorge,

O assunto é interessante, mas já foi debatido e colocado aqui a vários anos atras.

Existe um tópico onde se pode ler sobre isto. Infelizmente não lembro qual. Acho que deve estar no macro "Industria de Defesa".

Mas não acho que o assunto seja pertinente para a FAB.

Sds.

MensagemEnviado: Dom Nov 23, 2014 1:05 pm 
Sênior
Sênior

Pois então, fui pesquisar o que o Baschera tinha colocado, pois realmente já vinhamos debatendo sobre este projeto. Mas percebi que não havia um tópico específico, então como o JorgeAldo já tinha feito, resolvi deixar como está e só transferi-lo pra cá.

Até mais!!! ;)

MensagemEnviado: Dom Nov 23, 2014 1:14 pm 
Sênior
Sênior

Pois então, durante a III Amostra BID (Base Industrial de Defesa) havia representantes da empresa por lá e, ao que parece, o projeto vai ter protótipo. Eu havia escrito em outro espaço de que devido ter uma parceira de peso nesse projeto, no caso a transportadora Bertolini (http://www.tbl.com.br/), que possui uma estrutura gigante na Amazônia, incluindo estaleiros próprios, a coisa tende ir pra frente, visto o aporte financeiro que esta empresa tem.

Eu torço muito que isto se torne realidade, mas não acho que terá uma função militar, ou vir a ser operada por alguma das forças (eu acho) por assim dizer, no máximo apenas contratá-los quando preciso. Como se faz hoje com os mega-aviões Antonov 225 e 124. Isto melhorará muito a logística no país, especialmente na Amazônia e Pantanal.

Até mais!!! ;)

MensagemEnviado: Ter Nov 25, 2014 8:57 pm 
Sênior
Sênior

Wellington Góes escreveu:
Pois então, fui pesquisar o que o Baschera tinha colocado, pois realmente já vinhamos debatendo sobre este projeto. Mas percebi que não havia um tópico específico, então como o JorgeAldo já tinha feito, resolvi deixar como está e só transferi-lo pra cá.

Até mais!!! ;)

O assunto está neste mesmo macro "Industria de Aviação e Defesa", no tópico Indústria de Defesa Nacional na página 31.

Uma das matérias, postada inclusive pelo Wellington, é esta do link abaixo, entre outras mais.....

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=32007

Sds.

Criar novo tópico Responder  [ Array ] 

Todos os horários são