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 Título: GE Brasil
MensagemEnviado: Qui Jan 07, 2010 3:32 pm 
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VALOR ECONÔMICO, quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
CONGLOMERADO
GE quer ter plataforma de exportação em aviação no Brasil
Vanessa Dezem, de São Paulo
A maior oportunidade para a General Electric (GE) Brasil é o país se tornar um centro exportador
da companhia, afirmou ontem, em São Paulo, o presidente mundial do conglomerado americano, Jeff
Immelt. Em sua quarta visita ao país, desde quando tomou posse do cargo, em 2001, o executivo
enfatizou o foco da companhia nos setores que envolvem infraestrutura no Brasil. Ele afirmou ainda a
credibilidade que dá ao setor de Aviação, com forte potencial de ganhar o desejado posto de fonte local
de exportações da empresa.
"Estamos impressionados com o desenvolvimento econômico do Brasil. Há muitas oportunidades
e a Embraer está fazendo um bom trabalho", afirmou Immelt, destacando um dos principais clientes do
braço de Aviação da empresa no Brasil.
Os números estão em linha com a estratégia da GE. Dos US$ 7,8 bilhões em faturamento
acumulados pela GE América Latina no ano passado, US$ 3 bilhões vieram do Brasil. Do montante
faturado pela empresa no país, US$ 1,2 bilhão é resultado das operações de Aviação, o primeiro negócio
a ultrapassar a marca do US$ 1 bilhão na região.
Com esse foco, a companhia anunciou ontem os primeiros planos de investimentos no país em
2010. Serão aplicados US$ 120 milhões nas áreas de energia, Aviação e saúde. Desse montante, US$
35 milhões vão para a GE Celma, braço de reparo e manutenção de turbinas para aeronaves localizada
em Petrópolis (RJ). A ideia da multinacional é alocar os recursos no aumento da capacidade de
manutenção da Celma e avançar para fabricação de turbinas no Brasil.
"Precisamos ampliar a operação na Celma. Há oportunidades, pois a quantidade de empresas
fora do Brasil que fazem manutenção por ela é imensa", afirmou ao Valor o presidente da companhia no
Brasil, João Geraldo Ferreira. "Produzir turbinas está no nosso radar", completou, sem afirmar quando
isso deve acontecer. A diretoria da companhia, no entanto, afirma que o objetivo é começar a produção
ainda neste ano.
A oportunidade de ser um centro de exportações surge paralelamente com a importância que o
país tem assumido na empresa. Jeff Immelt veio ao país justamente analisar novas oportunidades de
investimentos e negócios em infraestrutura e citou os setores de saúde, energia, óleo e gás, Aviação e
transporte como os mais promissores. "Eu ficaria muito decepcionado se a GE Brasil não crescesse
substancialmente frente ao que é hoje nos próximos anos", disse. Nos últimos cinco anos, a companhia
vem apresentando uma média de expansão de 12% ao ano no país.
O executivo veio ainda anunciar que o Brasil deve abrigar o novo centro de pesquisas da GE,
inaugurando a rede na América Latina. A multinacional tem outros quatro centros de tecnologia: na Índia,
nos EUA, na China e na Alemanha. Immelt, entretanto, não especificou o tamanho, a localização, nem os
investimentos a serem realizados neste centro, termos que devem ser definidos com o governo. "Com
uma forte base industrial e universidades de primeira linha, o Brasil é a escolha lógica para nossa
próxima instalação", destacou.

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Abraços.

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 Título: Re: GE Brasil
MensagemEnviado: Sex Jan 08, 2010 2:44 am 
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O Projetinho de turbina aeronáutica nacional deve ter acendido algum sinal amarelo nos EUA.
Foi só o Brasil fazer uma turbininha que os americanos da GE querem vir para cá fazer "turbinas aeronáuticas" para evitar que outra "Embraer" apareça por aqui...

A Embraer compra mais é da Pratt & Whitney...

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Sea Gripen no A-13 Pernambuco
Aeronave de Combate operacional - 2 Pilotos ou Piloto/WSO - Engine by GE F-414 Enhanced - segundo assento elevado em Super Tucano Style


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 Título: Re: GE Brasil
MensagemEnviado: Sáb Jan 09, 2010 1:02 pm 
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Apostaria muito mais naquela histórica pressão do BNDES para aumentar o conteúdo nacional dos E Jets da Embraer...

[]s Hammer

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 Título: Re: GE Brasil
MensagemEnviado: Sáb Jan 09, 2010 6:29 pm 
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Tambem acredito mais na pressão do BNDES.
Convenhamos que seria interessante. Rafales com F414... HEhEHhH

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Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional."
(Roger Crawford)


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 Título: Re: GE Brasil
MensagemEnviado: Sáb Jan 09, 2010 8:55 pm 
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Gilberto Rezende escreveu:
O Projetinho de turbina aeronáutica nacional deve ter acendido algum sinal amarelo nos EUA.
Foi só o Brasil fazer uma turbininha que os americanos da GE querem vir para cá fazer "turbinas aeronáuticas" para evitar que outra "Embraer" apareça por aqui...

A Embraer compra mais é da Pratt & Whitney...


Desculpem a ignorância de minha parte.

Mas a Kawasaki também não tem uma planta em Gavião Peixoto, se não me engano dentro da própria EMBRAER?


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 Título: Re: GE Brasil
MensagemEnviado: Sáb Jan 09, 2010 10:54 pm 
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Gilberto Rezende escreveu:
O Projetinho de turbina aeronáutica nacional deve ter acendido algum sinal amarelo nos EUA.
Foi só o Brasil fazer uma turbininha que os americanos da GE querem vir para cá fazer "turbinas aeronáuticas" para evitar que outra "Embraer" apareça por aqui...

A Embraer compra mais é da Pratt & Whitney...



Comprava...

Atualmente compra de diversos fabricantes:

EJets - GE
ERJs e Legacy - Rolls-Royce - Allison
Phenom 100 e 300 - Pratt & Whitney

Futuros Legacy 450 e 500 - Honeywell

Super Tucano - Pratt & Whitney

Em termos de USD, a GE e disparado a maior fornecedora atual de motores da Embraer.

Sds,
Cassio


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 Título: Re: GE Brasil
MensagemEnviado: Dom Jan 10, 2010 1:44 am 
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Abellosi escreveu:

Desculpem a ignorância de minha parte.

Mas a Kawasaki também não tem uma planta em Gavião Peixoto, se não me engano dentro da própria EMBRAER?


Ela tinha mas desistiu do negócio e acabou vendendo sua "fabrica de asas" em Gavião Peixoto para a própria Embraer há alguns anos. O catalizador dessa desisão foi justamente a tal pressão do BNDES.

[]s Hammer

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 Título: Re: GE Brasil
MensagemEnviado: Dom Jan 10, 2010 2:20 am 
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Interesante esta noticia. Tanto o SH quanto o Gripen irao usar as turbinas da GE F414. O Gripen tb pode usar a turbina EJ200 (Thypoon), mas eh mais cara. Isto pode ter desdobramentos muito interessantes, comercial e estrategicamente, tanto p/ o Gripen quanto p/ o SH. Comercialmente existirah a possibilidade de reducao de precos e envolvimento ainda maior da ind. local; estrategicamente, isto abalaria em muita a questao da "dependencia' de componentes americanos jah que a producao poderia ser local. Nao eh o caso do Rafale que opera somente com Snecma.

Especulacao, evidentemente, mas mostra que existem muitas possibilidades.


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 Título: Re: GE Brasil
MensagemEnviado: Seg Jan 11, 2010 6:25 pm 
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"Os suecos acabaram desenvolvendo um “FADEC” próprio, mesmo porquê o sistema norte-americano havia sido desenvolvido para um caça bireator (o F/A-18) e a Saab necessitava de um sistema que oferecesse maior confiabilidade e resistência para um caça monomotor. No final, o produto sueco atingiu um grau de segurança muito maior que o original."
Propaganda na gente!!! melhor que original????
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http://www.aereo.jor.br/2010/01/10/quem-nao-transfere-acaba-ganhando-concorrente/

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JRMoreira


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 Título: Re: GE Brasil
MensagemEnviado: Seg Jan 11, 2010 7:59 pm 
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Amigos, desculpem a pergunta de jumento.

O que é feito aqui no Brasil que a EMBRAER ainda não usa ?


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 Título: Re: GE Brasil
MensagemEnviado: Seg Jan 11, 2010 8:03 pm 
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Existe algum projeto de turbina nacional? E se existe quais as dificuldades para dar continuidade? (fora as óbvias financeiras).

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 Título: Re: GE Brasil
MensagemEnviado: Qua Jan 13, 2010 9:15 am 
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Como o Gilberto disse só bastou uma brasa para os caras ficarem espertos!

18/11/2009

VSE doa turbina a gás ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica
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A Vale Soluções em Energia (VSE) doa hoje, dia 18 de novembro, ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), o primeiro protótipo de turbina a gás desenvolvido no Brasil, a TVSE1000. A TVSE1000 será a primeira turbina para geração de energia limpa desenvolvida pela VSE em parceria com o Instituto. O investimento para o desenvolvimento do protótipo foi de R$ 1,7 milhão.

Além da doação do equipamento, a VSE assina convênio com ITA para a criação de um curso de mestrado em turbinas, que contará inicialmente com 20 bolsas financiadas pela empresa. Será entregue ainda o projeto arquitetônico de duplicação das instalações do ITA, patrocinado e custeado pela VSE.

A duplicação das instalações possibilitará dobrar a capacidade de formação de engenheiros no ITA, dos atuais 120 para 240 alunos por ano. O projeto prevê ainda a reforma completa das instalações e laboratórios do Instituto. Esta iniciativa abre caminho para que o ITA receba financiamentos de empresas e instituições para a execução das obras físicas, estimadas em R$ 50 milhões. "A VSE vem contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento tecnológico do país, com o objetivo de obter capacitação e independência tecnológica na área de geração de energia", destaca James Pessoa, diretor-presidente da VSE.

A turbina a gás tem capacidade para gerar 1000 kW, energia suficiente para atender a uma cidade de 3 a 4 mil pessoas, e pode emitir, dependendo da faixa de potência, de 15% a 40% menos poluentes que uma turbina movida a diesel, usada em termelétricas.

VSE

A Vale Soluções em Energia foi criada em dezembro de 2007, por meio de uma associação entre a Vale e o BNDES. O objetivo é desenvolver programas na área de geração de energia, com ênfase em processos de geração ambientalmente sustentáveis e no uso de fontes energéticas renováveis.

Para viabilizar a execução dos programas, foi criado o Centro de Tecnologia da VSE, instalado no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Desde a assinatura do contrato de parceria entre a Vale e o BNDES, já foram aplicados R$ 320 milhões na estruturação da empresa e em seus programas tecnológicos.

http://www.vale.com/saladeimprensa/pt/releases/release.asp?id=19289

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 Título: Re: GE Brasil
MensagemEnviado: Qua Jan 13, 2010 4:22 pm 
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O protótipo feito é para turbina a gás visando o uso em geração de energia elétrica. Esse consórcio com a Vale é justamente para a contrução dessas turbinas a serem utilizadas nas instalações da Vale para a geração de energia elétrica. Não sei se é a mesma coisa que turbina aeronáutica....


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 Título: Re: GE Brasil
MensagemEnviado: Qua Jan 13, 2010 4:59 pm 
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Este é o começo de um aprendizado, começando com as pequenas turbinas a gás e depois passa para segunda etapa!
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"O projeto TVRD1000, sob os auspícios da VALE e com base na parceria Sygma&Polaris, ao lado do ITA e da Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF), teve início, em meados de 2006. Não posso deixar de mencionar o apoio decisivo do nosso Reitor, Reginaldo dos Santos (iteano, Turma 70), e do jovem Brigadeiro Venâncio (iteano,Turma 78), que acabava de assumir, no CTA, o posto deixado pela saída do Brigadeiro Costa Filho. Com a intervenção deles as dificuldades para firmar as parcerias institucionais foram superadas. Investimentos foram feitos pela Sygma&Polaris nas dependências do IAE, possibilitando a instalação da equipe que passou a utilizar infra-estrutura própria para o desenvolvimento e ensaios de turbinas.
Neste mesmo ano, com o contrato finalmente formalizado junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), foi aprovado o projeto da Turbina Aeronáutica TR3500. Mais uma vez contamos com o apoio do Reitor do ITA que, atuando junto à Divisão de Engenharia Aeronáutica, viabilizou, através de recursos próprios do Instituto, a construção do novo Laboratório de Combustão, onde serão instaladas as turbinas do ITA. Este Laboratório assegurava a contrapartida da instituição no projeto aprovado pela Finep."
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http://www.ita.br/online/2008/noticias08/turbinatr3500.htm

Aços.

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 Título: Re: GE Brasil
MensagemEnviado: Dom Ago 08, 2010 10:17 am 
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FSP, São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2010

Petrópolis vira polo de aviação para GE
Centro de manutenção de turbinas no Rio dobra capacidade até outubro e será a maior das cinco unidades no mundo

Com faturamento de US$ 1 bi e em expansão, GE-Celma ganha um novo centro para teste de turbinas

CAMILA FUSCO
ENVIADA ESPECIAL A PETRÓPOLIS

Com cinco centros globais de manutenção de turbinas de aviação espalhados por Europa, EUA e Ásia, a General Electric (GE) escolheu a unidade do município de Petrópolis, no Rio, para ser o principal polo de seus serviços do gênero no mundo.
Em outubro, a planta, que leva o nome de GE-Celma, ganhará um novo centro de provas, capaz de dobrar a capacidade de turbinas testadas de 400 para 800 por ano.
A câmara de testes, que recebeu investimentos de US$ 6 milhões, ou R$ 10,5 milhões, simula integralmente as condições enfrentadas pelas aeronaves durante o voo, como tempestades, neves e até choques com pássaros.
A iniciativa faz parte de um plano de crescimento da GE-Celma que prevê investimentos de US$ 50 milhões -R$ 88 milhões- até 2014.
"Ao término da expansão, revisaremos 500 turbinas, a maior capacidade entre as subsidiárias", diz Júlio Talon, presidente da GE-Celma.

A ESCOLHIDA
Quem visita a GE-Celma não encontra nenhum prédio suntuoso característico das unidades fabris da GE no mundo -ao contrário, vê galpões modestos distribuídos num terreno em aclive.
De perto, porém, a Celma, não tem nada de tímida: foi a primeira unidade latina da GE a atingir US$ 1 bilhão (R$ 1,7 bilhão) em vendas.
A companhia ganhou destaque internacional pela velocidade de entrega: 50 a 60 dias frente a até 80 dias das outras subsidiárias.
Pelo modelo de negócios da GE, a Celma retira a turbina em qualquer lugar do mundo, leva a peça por terra a Petrópolis a partir do aeroporto de Viracopos, em Campinas, onde chega ao Brasil, e faz a manutenção.
"São 10 mil peças que compõem a turbina que exigem processos minuciosos para não haver atraso", diz.
A preocupação com a pontualidade foi crucial para a Celma atrair contratos importantes. No fim de 2008, auge da crise econômica, a GE procurou unidades capazes de fazer mais trabalhos em menos tempo para ganhar em escala. "A eficiência operacional da Celma pesou na escolha", diz Talon.

DNA LOCAL
Apesar de não lembrar em quase nada a época da fundação, quando fabricava ventiladores, a Celma preserva a informalidade do início.
Não é incomum ver um funcionário dirigir-se a Talon, 48, nas oficinas para dar ideias ou mesmo conversar sobre assuntos triviais.
Boa parte dessa cultura, segundo Talon, tem a ver com o fato de 95% dos 1.050 profissionais terem nascido em Petrópolis e se conhecerem fora da empresa. Para muitos, a Celma foi o primeiro e único emprego, como no caso do próprio presidente, há 24 anos na companhia e cinco meses no cargo.
É comum encontrar famílias inteiras, como aconteceu com o soldador Abel da Silva, 78, hoje aposentado, que tem seu filho, José Luiz, 55, e o neto, Bruno, 25, ambos engenheiros, empregados lá.
O ambiente "familiar" é um dos trunfos para reter talentos. Na avaliação da Celma, os profissionais ficam motivados a permanecer na companhia por muito tempo, algo importante para serviços com alto grau de especialização. Hoje a rotatividade de mão de obra é de 2% ao ano. "A Celma vive sua melhor fase", resume Talon.


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