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 Título: Re: EC-725 News
MensagemEnviado: Ter Fev 25, 2014 6:11 pm 
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24 de fevereiro de 2014

Mais fotos de REVO do EC725 Caracal da Força Aéra Francesa

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No início de janeiro, trouxemos aqui imagens divulgadas pela Força Aérea Francesa de exercícios na costa do Djibouti (África) envolvendo dois de seus helicópteros EC725 Caracal, incluindo a realização de reabastecimento em voo (REVO) com HC-130-P Hercules da Força Aérea dos EUA (USAF). Clique no primeiro item da lista abaixo para rever a matéria.

Na semana passada, a Força Aérea Francesa divulgou nota com novas imagens de REVO com seus helicópteros Caracal, que prosseguiram os exercícios no Djibouti em fevereiro. As aeronaves, do esquadrão 1/67 “Pyrénées”, foram levadas à África pelo navio-aeródromo francês Charles de Gaulle, no âmbito da operação “Bois Belleau”.

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Os dois EC725 Caracal realizaram também exercícios com comandos franceses, aos quais se juntou um helicóptero Puma do esquadrão de transporte 88 “Larzac”, estacionado no Djibouti. Já os treinamentos de REVO se deram dentro de uma cooperação interaliada com forças dos Estados Unidos estacionadas naquele país africano.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

http://www.aereo.jor.br/2014/02/24/mais ... -francesa/


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 Título: Re: EC-725 News
MensagemEnviado: Sáb Mar 01, 2014 1:42 am 
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Airbus Helicopters aprimora família Super Puma com o lançamento do EC-225e

Luiz Padilha
28/02/2014


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Nova versão garante ao helicóptero melhor desempenho e alcance, aviônica avançada e maior conforto na cabine

A nova versão da linha de produtos da família Super Puma da Airbus Helicopters, o EC-225e foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (27) com evoluções que respondem às necessidades dos operadores em missões de longo alcance – em particular em apoio às atividades de transporte aéreo do segmento de petróleo e gás em águas profundas.

Detalhes sobre o EC-225e foram apresentados na Heli-Expo 2014, que aconteceu esta semana em Anaheim, na Califórnia (EUA).

O modelo passa a oferecer maior carga útil, um tanque de combustível adicional para voos de alcance muito longo, novo layout de cabine para melhorar o conforto dos passageiros e novos aviônicos que aumentam significativamente a consciência situacional dos pilotos, reduzindo a carga de trabalho.

A certificação do EC-225e está prevista para o final de 2015, e as primeiras entregas acontecerão em meados de 2016.

“Nós desenvolvemos o EC-225e para atender às exigências crescentes de voos de longo alcance, ao mesmo tempo em que mantemos níveis superiores de performance, conforto dos passageiros e segurança operacional” , explicou o CEO da Airbus Helicopters Guillaume Faury . “É um ganho valioso especialmente para missões no setor de petróleo e gás como a exploração de recursos energéticos em águas mais profundas”.

As turbinas Turbomeca Makila 2B que equipam o EC-225e proporcionarão melhor desempenho e uma ação de amplitude estendida para 300 milhas náuticas, com 10 passageiros. Estes motores incorporam uma nova câmara de combustão e pás de alta pressão na turbina, permitindo que o EC-225e decole com seu peso máximo em condições CAT A.

O novo layout dos assentos foi definido em conjunto com os clientes, fornecendo maior conforto para os passageiros e facilidade de acesso.

No cockpit do EC-225e, os novos equipamentos incluem um sistema de mapa em movimento (moving map) Euronav 7, sistema de identificação automática (AIS), o sistema anticolisão TCAS2 e sistema de gestão do voo. Entre as funções aprimoradas do helicóptero está a capacidade de localizar no GPS automático (sistema de posicionamento global) a aproximação de plataformas de petróleo ou aeródromos que não estejam equipados com meios de radionavegação.

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=38088


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 Título: Re: EC-725 News
MensagemEnviado: Sáb Mar 01, 2014 2:03 am 
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Wellington Góes escreveu:
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Airbus Helicopters aprimora família Super Puma com o lançamento do EC-225e

Luiz Padilha
28/02/2014


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Nova versão garante ao helicóptero melhor desempenho e alcance, aviônica avançada e maior conforto na cabine

A nova versão da linha de produtos da família Super Puma da Airbus Helicopters, o EC-225e foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (27) com evoluções que respondem às necessidades dos operadores em missões de longo alcance – em particular em apoio às atividades de transporte aéreo do segmento de petróleo e gás em águas profundas.

Detalhes sobre o EC-225e foram apresentados na Heli-Expo 2014, que aconteceu esta semana em Anaheim, na Califórnia (EUA).

O modelo passa a oferecer maior carga útil, um tanque de combustível adicional para voos de alcance muito longo, novo layout de cabine para melhorar o conforto dos passageiros e novos aviônicos que aumentam significativamente a consciência situacional dos pilotos, reduzindo a carga de trabalho.

A certificação do EC-225e está prevista para o final de 2015, e as primeiras entregas acontecerão em meados de 2016.

“Nós desenvolvemos o EC-225e para atender às exigências crescentes de voos de longo alcance, ao mesmo tempo em que mantemos níveis superiores de performance, conforto dos passageiros e segurança operacional” , explicou o CEO da Airbus Helicopters Guillaume Faury . “É um ganho valioso especialmente para missões no setor de petróleo e gás como a exploração de recursos energéticos em águas mais profundas”.

As turbinas Turbomeca Makila 2B que equipam o EC-225e proporcionarão melhor desempenho e uma ação de amplitude estendida para 300 milhas náuticas, com 10 passageiros. Estes motores incorporam uma nova câmara de combustão e pás de alta pressão na turbina, permitindo que o EC-225e decole com seu peso máximo em condições CAT A.

O novo layout dos assentos foi definido em conjunto com os clientes, fornecendo maior conforto para os passageiros e facilidade de acesso.

No cockpit do EC-225e, os novos equipamentos incluem um sistema de mapa em movimento (moving map) Euronav 7, sistema de identificação automática (AIS), o sistema anticolisão TCAS2 e sistema de gestão do voo. Entre as funções aprimoradas do helicóptero está a capacidade de localizar no GPS automático (sistema de posicionamento global) a aproximação de plataformas de petróleo ou aeródromos que não estejam equipados com meios de radionavegação.

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=38088


Será que este "novo" modelo apresentado nos EUA, um mercado extremamente exigente, também tem a luzinha âmbar no painel.... e uma sirene de alerta.... ou também vem com o novo acessório:duas mãos que fazem aquele sinal de !foi pro saco! ???

:mrgreen: :mrgreen:

Faz um ano e quatro meses sem solução do tal eixo da MGB.....

Sds.


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 Título: Re: EC-725 News
MensagemEnviado: Sáb Mar 01, 2014 2:20 am 
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Baschera escreveu:

Será que este "novo" modelo apresentado nos EUA, um mercado extremamente exigente, também tem a luzinha âmbar no painel.... e uma sirene de alerta.... ou também vem com o novo acessório:duas mãos que fazem aquele sinal de !foi pro saco! ???

:mrgreen: :mrgreen:

Faz um ano e quatro meses sem solução do tal eixo da MGB.....

Sds.

Na falta de argumentos, lemos isso.

Realmente, a Airbus é muito estupida e ingenua em ofertar uma versão com problemas de projeto no mercado estadunidense. Os CEOs da Airbus são doidos, adoram rasgar dinheiro. :mrgreen: :mrgreen:


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 Título: Re: EC-725 News
MensagemEnviado: Sáb Mar 01, 2014 2:32 am 
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Wellington Góes escreveu:
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Interessante esse efeito de "abaulamento" da água.


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 Título: Re: EC-725 News
MensagemEnviado: Seg Mar 03, 2014 11:46 pm 
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Wellington Góes escreveu:
Baschera escreveu:

Será que este "novo" modelo apresentado nos EUA, um mercado extremamente exigente, também tem a luzinha âmbar no painel.... e uma sirene de alerta.... ou também vem com o novo acessório:duas mãos que fazem aquele sinal de !foi pro saco! ???

:mrgreen: :mrgreen:

Faz um ano e quatro meses sem solução do tal eixo da MGB.....

Sds.

Na falta de argumentos, lemos isso.

Realmente, a Airbus é muito estupida e ingenua em ofertar uma versão com problemas de projeto no mercado estadunidense. Os CEOs da Airbus são doidos, adoram rasgar dinheiro. :mrgreen: :mrgreen:


Não são os europeus que são doidos e que gostam de rasgar dinheiro.... são os brasileiros !

Sds.


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 Título: Re: EC-725 News
MensagemEnviado: Ter Mar 04, 2014 6:49 pm 
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Tá doido Baschera?? Desde quando o Brasil se mete em furada e gasta dinheiro a toa??


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 Título: Re: EC-725 News
MensagemEnviado: Ter Mar 04, 2014 10:03 pm 
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Baschera escreveu:
Wellington Góes escreveu:
Baschera escreveu:

Será que este "novo" modelo apresentado nos EUA, um mercado extremamente exigente, também tem a luzinha âmbar no painel.... e uma sirene de alerta.... ou também vem com o novo acessório:duas mãos que fazem aquele sinal de !foi pro saco! ???

:mrgreen: :mrgreen:

Faz um ano e quatro meses sem solução do tal eixo da MGB.....

Sds.

Na falta de argumentos, lemos isso.

Realmente, a Airbus é muito estupida e ingenua em ofertar uma versão com problemas de projeto no mercado estadunidense. Os CEOs da Airbus são doidos, adoram rasgar dinheiro. :mrgreen: :mrgreen:


Não são os europeus que são doidos e que gostam de rasgar dinheiro.... são os brasileiros !

Sds.

Pois é, concordo plenamente, mas quero ressalvar que são alguns, não todos.

Até mais!!! ;)


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 Título: Re: EC-725 News
MensagemEnviado: Ter Abr 22, 2014 4:24 pm 
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22 de abril de 2014

Helicópteros EC725 Caracal franceses em REVO – mais fotos e informações

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Recentemente, publicamos aqui um víde sobre a mais recente campanha de treinamento de reabastecimento em voo realizada pelo esquadrão de helicópteros (EH) 1/67 “Pyrénées”, da Força Aérea Francesa, equipado com o helicóptero EC725 Caracal. Agora, trazemos duas fotos do treinamento e algumas informações complementares.

A campanha de reabastecimento em voo (REVO) foi realizada entre os dias 7 e 11 de abril, e foi a quarta do tipo para os EC725 do esquadrão. Porém, algumas diferenças devem ser destacadas em relação às anteriores. Trata-se da segunda vez em que o treinamento é realizado com helicópteros voando em formatura e a primeira vez em que isso se dá sobre terra. Desta vez, a aeronave reabastecedora foi um KC 130J Hercules da 46ª Brigada de Transporte Aéreo da Força Aérea Italiana.

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O esquadrão “Pyrénées” é dotado de seis aeronaves EC725 Caracal, e esse treinamento serve para manter a qualificação dos pilotos em reabastecimento em voo. Dos dezoito aviadores do esquadrão, quinze já estão qualificados para REVO, nove deles também como instrutores.

A campanha também foi uma oportunidade para preparar o esquadrão para o exercício “Angel Thunder”, dedicado a recuperação de pessoal (Personnel Recovery), que será realizado em maio nos Estados Unidos. A nota da Força Aérea Francesa sobre a campanha de REVO destacou que poucos países no mundo têm a capacidade de realizar missões de Busca e Salvamento de Combate (C-SAR – combat search and rescue) e que, dentre os países europeus, a França é o único que possui helicópteros que podem ser reabastecidos em voo.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

http://www.aereo.jor.br/2014/04/22/heli ... formacoes/


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 Título: Re: EC-725 News
MensagemEnviado: Qua Abr 23, 2014 1:09 pm 
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23 de abril de 2014

EASA certifica reprojeto da engrenagem do eixo vertical do Airbus Helicopters EC225/725

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O eixo de engrenagens cônicas verticais redesenhado para o EC225 da Airbus Helicopters foi certificado, permitindo a sua produção e instalação em todos os helicópteros deste tipo em operação no mundo, bem como aqueles que estão sendo produzidos.

A certificação foi concedida pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e terá sua validação seguida por outras autoridades de aeronavegabilidade internacionais.

A fabricação da engrenagem do eixo redesenhado está em andamento, permitindo a implementação mundial em aeronaves em serviço e na produção, a partir do segundo semestre de 2014.

“A Airbus Helicopters colocou uma prioridade muito alta no desenvolvimento deste novo eixo para o EC225. A certificação da EASA é um marco importante para a fazer nossos clientes voarem com a solução final”, disse Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo da Airbus Helicopters – Engenharia.

O novo projeto elimina todos os três fatores que, em conjunto, causaram duas inesperadas rupturas de eixo vertical. Ele oferece resistência à corrosão, compensa o stress residual e elimina estresse pontos quentes.

Após dois pousos controlados na água do EC225 no Mar do Norte em 2012 e a suspensão de parte da frota de aeronaves, medidas de precaução e de prevenção foram imediatamente desenvolvidas pela Airbus Helicópteros e implementadas com sucesso por parte dos operadores, levando a um retorno completo ao serviço.

Como a mais recente evolução da família Super Puma da Airbus Helicopters, mais de 200 aeronaves EC225/725s foram entregues a 35 operadores, acumulando mais de 350.000 horas de voo. Sob medida para os operadores mais exigentes, o EC225 é um helicóptero burro de carga de 11 toneladas integrando todas as últimas inovações tecnológicas.

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Vídeo: http://www.youtube.com/embed/iJKZPbf_kPI?

FONTE / FOTOS / VÍDEO: www.airbushelicopters.com

COLABORARAM: Augusto e Jean-Marc Jardino

http://www.aereo.jor.br/2014/04/23/easa ... -ec225725/


Um adendo a informação, não houve somente amerissagens (pouso controlado sobre a água), houve acidentes também, acidentes com mortes.


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 Título: Re: EC-725 News
MensagemEnviado: Qua Jun 25, 2014 9:38 pm 
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25 de junho de 2014

Helicóptero da Helibras recebe tecnologia nacional

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Por Virgínia Silveira | Para o Valor, de Itajubá (MG)

O primeiro dos 50 helicópteros EC725 adquiridos pelas Forças Armadas brasileiras da Helibras acaba de ser entregue, montado e testado no país com participação da indústria local. Para o setor aeroespacial, a aeronave pronta, uma versão naval destinada à Marinha, mostra o sucesso do programa de nacionalização. A aeronave é equipada, por exemplo, com sistema de missão 100% nacional, que inclui a integração de sensores de guerra eletrônica, armamento e radar marítimo.

Segundo o presidente da Helibras, Eduardo Marson, o sistema foi desenvolvido pela companhia e as empresas brasileiras parceiras do programa. O software e a integração do console tático foi feito pela Atech, controlada pela Embraer Defesa e Segurança, e a motorização do míssil, pela Avibras.

Com esta configuração única no mundo, a versão naval possui equipamentos para atividades de esclarecimento e ataque para várias missões. “A Helibras está pronta para atender a qualquer país no mundo que necessite de um helicóptero com estas características, tornando a nossa cadeia de fornecedores locais apta também a esse crescimento”, diz Marson.

Pelos cálculos da Helibras, já foram implementados € 535 milhões em obrigações de cooperação industrial e outros € 190 milhões em offset (transferência de tecnologia) para o Brasil. O programa de produção dos helicópteros no país envolve a participação de 37 empresas, sendo que treze delas são beneficiárias de acordos de transferência de tecnologia.

Marson cita o exemplo da Inbra Aerospace, que utilizou material composto na fabricação do conjunto estrutural que une a cabine ao cone de cauda do helicóptero. Um processo inédito foi a colagem a quente desse tipo de material (estruturas do tipo sanduíche, compostas de fibra de vidro, carbono e colméia de aramida), que dispensa o uso de rebites estruturais.

O cone de cauda, um dos conjuntos estruturais mais importantes do helicóptero, foi fabricado pela primeira vez no Brasil pela Aernnova. Segundo a Helibras, o projeto de produção da estrutura do cone de cauda compreende a manufatura de peças aeronáuticas primárias, assim como a montagem de subconjuntos e a junção do cone com o pilone (estrutura que sustenta o motor).

De acordo com Marson, a Comissão Coordenadora do Programa de Aeronaves de Combate (Copac), responsável pela aquisição e modernização de aeronaves na Força Aérea Brasileira (FAB), já reconheceu € 285 milhões em transferência de tecnologia e investimentos na indústria nacional. Desde o início do projeto a Helibras contratou mais de 600 funcionários para a unidade de Itajubá.

O presidente da Helibras disse que ainda tem € 10 milhões em offset indireto (não relacionado diretamente com a compra dos helicópteros) em fase de reconhecimento. “Neste conjunto estão incluídas a modernização do pacote de dados do helicóptero Pantera e o suporte técnico para a qualificação do simulador do helicóptero Esquilo do Exército, ambos desenvolvidos pelo Centro de Tecnologia do Exército (Cetex).”

Pelo acordo feito com o Ministério da Defesa, no âmbito do contrato firmado em 2008, a Helibras tem de implementar um total de € 1,7 bilhão em cooperação industrial e transferência de tecnologia com empresas brasileiras. O valor do contrato envolvendo a compra de 50 helicópteros gira em torno de € 1,9 bilhão.

O presidente da Helibras diz que a empresa cumprirá o objetivo de atingir um valor agregado de conteúdo nacional de 50% nos helicópteros EC725, mas lembra que precisará resolver alguns problemas de competitividade que o Brasil apresenta em relação a custos.

“A indústria aeroespacial é muito globalizada e busca a competitividade para reduzir seus custos. Ao longo do tempo teremos de atacar a questão do custo, pois ficou caro produzir no Brasil”, afirmou. Até 2020, segundo Marson, a Helibras pretende colocar em prática o projeto do “helicóptero brasileiro”, que será concebido, desenvolvido e produzido no Brasil.

FONTE: Valor Econômico


http://www.aereo.jor.br/2014/06/25/helicoptero-da-helibras-recebe-tecnologia-nacional/


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 Título: Re: EC-725 News
MensagemEnviado: Ter Set 02, 2014 10:44 pm 
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A "Prefectura Naval Argentina" acaba de receber um EC-225 novo de fábrica..... de um projeto de aquisição de duas unidades, mais a opção por uma terceira.

Adivinhem quem é que fabricou e comercializou ???

Quando a encomenda brasileira terminar.... adeus linha de montagem.

Sds.


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 Título: Re: EC-725 News
MensagemEnviado: Sex Set 05, 2014 7:26 pm 
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Baschera escreveu:
A "Prefectura Naval Argentina" acaba de receber um EC-225 novo de fábrica..... de um projeto de aquisição de duas unidades, mais a opção por uma terceira.

Adivinhem quem é que fabricou e comercializou ???

Quando a encomenda brasileira terminar.... adeus linha de montagem.

Sds.


Isto é mentira...... la PNA, acaba de colocar um pedido para um EC-225....diferente de receber um EC-225.....

Quem ira fabricar, sera Eurocopter....

..... a linha dos EC-725 nqa Helibras, esta por demais atarefada com a entrega da encomenda brasileira..... apesar de que empresas brasileira terem sondado a disponibilidade da Helibras fornecer uns EC-225 urgente......

.....mas aí, qualquer discípulo de jiji, tem o poder de profeta, afirmando por conta própria que a linha de montagem tera um final infeliz..... mas como dizia o Sr Fontes......Nada é eterno..... :mrgreen:


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 Título: Re: EC-725 News
MensagemEnviado: Sex Set 05, 2014 7:40 pm 
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hahahaha é muita ingenuidade, ou leviandade, acreditar e defender esse projeto, ainda mais executado pela eterna apertaparafusobrás.


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 Título: Re: EC-725 News
MensagemEnviado: Sex Set 05, 2014 10:49 pm 
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Vaz, sabe quando um diretor comercial vai dizer que não dará para fazer?? :- Nunca!! A não ser que mandem ele dizer isso. Você ta achando que é da vontade dele perder a chance de manchetar a primeira exportação do EC-225??
vaz escreveu:
Baschera escreveu:
A "Prefectura Naval Argentina" acaba de receber um EC-225 novo de fábrica..... de um projeto de aquisição de duas unidades, mais a opção por uma terceira.

Adivinhem quem é que fabricou e comercializou ???

Quando a encomenda brasileira terminar.... adeus linha de montagem.

Sds.


Isto é mentira...... la PNA, acaba de colocar um pedido para um EC-225....diferente de receber um EC-225.....

Quem ira fabricar, sera Eurocopter....

..... a linha dos EC-725 nqa Helibras, esta por demais atarefada com a entrega da encomenda brasileira..... apesar de que empresas brasileira terem sondado a disponibilidade da Helibras fornecer uns EC-225 urgente......

.....mas aí, qualquer discípulo de jiji, tem o poder de profeta, afirmando por conta própria que a linha de montagem tera um final infeliz..... mas como dizia o Sr Fontes......Nada é eterno..... :mrgreen:


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