Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Qui Nov 14, 2019 6:46 pm

Todos os horários são




Criar novo tópico Responder  [ Array ] 
Autor Mensagem
 Título: ENGEPRON
MensagemEnviado: Sex Mai 25, 2012 10:06 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Sex Abr 17, 2009 2:54 pm
Mensagens: 2245
Citação:
EMGEPRON desenvolve novas versões do sistema de controle tático SICONTA para o programa PROSUPER

Luiz Padilha

A Empresa Gerencial de Projetos Navais – Emgepron é uma organização pública, criada em 1982 e vinculada aoMinistério da Defesa por intermédio do Comando da Marinha do Brasil. Um dos carros chefe, O SICONTA, é um sistema de controle tático embarcado que possui um elevado grau de modularidade, sendo configurável para instalação em praticamente qualquer tipo de navio ou submarino, conforme pedido do usuário. O setor de P&D já está trabalhando em novas versões do SICONTA, customizadas para atender aos requerimentos do PROSUPER, explica o contra-almirante Roberio da Cunha Coutinho, diretor técnico e comercial da empresa durante a conferencia OPV Latin America 2012 no Rio de Janeiro.

Emgepron atua na gerência de projetos, contratada pela MB, e também na comercialização de produtos e serviços disponibilizados pelo setor naval da indústria da defesa nacional, incluindo embarcações militares, reparos navais, sistemas de combate embarcados, munição de artilharia, serviços oceanográficos e apoio logístico, entre outros. Para apresentar estes e outros temas, o OPV Latin America 2012 recebeu como palestrante o contra-almirante Da Cunha.

“Na atualidade, a Engeprom congrega mais de 120 parceiros em suas atividades no Brasil. Somos uma empresa estatal independente economicamente, em 2011 registramos um faturamento de U$ 180 milhões”, diz o contra-almirante.

A estréia da primeira versão se deu a bordo do NAeL Minas Gerais, e na atualidade, a versão traço cinco está sendo utilizada nos novos navios patrulha de 500 toneladas da classe Macaé. Os Macaé tem como missão a fiscalização das águas jurisdicionais brasileiras, desenvolvendo atividades de patrulha naval, inspeção naval, salvaguarda da vida humana no mar, fiscalização de poluição marítima e proteção dos campos de petróleo, além de contribuir para a segurança do tráfego marítimo nacional.

“Destes, dois já foram entregues e a previsão é de que o projeto alcance a marca de 27 unidades fabricadas nos estaleirosINACE e EISA”, explica Da Cunha, “o setor de P&D já está trabalhando em novas versões do SICONTA, customizadas para atender aos requerimentos do PROSUPER, programa onde a Engeprom tem um destacado papel. Além dos sistemas de consoles táticos, a empresa também atua na fabricação de sensores, armamentos, munições e mísseis”.

A principal base industrial está localizada no Rio de Janeiro, na Ilha das Cobras, além de instalações em Campo Grande e Niterói (RJ), e Iperó (interior de São Paulo). No aspecto de exportações, as munições de artilharia, terrestres e navais estão entre os produtos de alta qualidade que a Engeprom comercializa. A produção inclui os calibres 4,5” MK-8; 3” L/50 e 5” L/38 para canhões navais; 105 mm Light Gun, M1e M57; 40 mm L/60 e L/70; e salva de 47 mm e de 105 mm. A excelente relação custo x benefício destas munições resultaram em diversos negócios na América do Sul, África e Ásia.

Por fim, deve-se ressaltar o importante trabalho de busca de inovações tecnológicas realizado em parceria com o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), o Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (Iperó) e Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira.

Diversos programas, como o MODFRAG que atualizou as fragatas brasileiras equipando-as com sistemas de guerra eletrônica e contramedidas de concepção brasileira, até os serviços de apoio em dois grandes projetos do Programa Nuclear da Marinha em Iperó, o Projeto do Ciclo do Combustível e o Projeto do Laboratório de Geração Núcleo-Elétrica (LABGENE), que visa ao desenvolvimento e à construção de uma planta nuclear para geração de energia elétrica, são conduzidos por pessoal altamente especializado da Engeprom.

FONTE: infodefensa.com

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=3097

_________________
"Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara a sua própria queda." (Rui Barbosa)


Voltar ao topo
 
 Título: Re: ENGEPRON
MensagemEnviado: Seg Dez 05, 2016 5:15 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Seg Jan 08, 2007 5:22 pm
Mensagens: 9197
Localização: Brasília - DF, Brasil
Imagem

3 de dezembro de 2016 at 18:35

Emgepron incumbida de projetar a propulsão do novo ‘Patrulheiro Amazônico’, iniciativa trinacional de Colômbia, Peru e Brasil

Posted by Roberto Lopes

Imagem

http://www.planobrazil.com/emgepron-inc ... -e-brasil/


Voltar ao topo
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ Array ] 

Todos os horários são


Quem está online


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group  
Design By Poker Bandits  
Traduzido por: Suporte phpBB Brasil