Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Qua Nov 13, 2019 12:30 pm

Todos os horários são

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: O misterioso "Helicóptero Nacional"
MensagemEnviado: Qua Jun 25, 2014 9:37 pm 
Sênior
Sênior

Abri esse tópico para podermos discutir mais a fundo o tal "helicóptero nacional" que sempre aparece nas declarações oficiais e da Helibrás quando se fala sobre o andamento do programa EC-725. Pelas declarações, esse "helicóptero nacional" é o objetivo de toda a transferência de tecnologia que estamos recebendo ao construir os Eurocopter aqui. O objetivo aqui não é entrar no mérito da existência ou não dessa transferência de tecnologia, nem as polêmicas envolvendo o programa EC-725. Queria mesmo é discutir o que diabos viria a ser esse helicóptero nacional.

Até hoje não ouvi ou li nada sobre ele. Qual será sua classe? Um heli médio? Um leve? De treinamento, utilitário, off-shore?

Me parece que, para um projeto novo, ele precisa começar já com escala e deve atender a alguma necessidade das forças armadas brasileiras. A possibilidade de servir ao mercado civil também poderia aumentar o mercado pra ele.... o que seria então? Um utilitário para substituir na próxima década os onipresentes Esquilos? Seria uma boa? A própria Eurocopter não tem um substituto para ele ainda (ou podemos dizer que o EC-135 é?).

Ou quem sabe uma aeronave um pouco maior? Algo para substituir os Pantera como heli de manobra. Porém de construção mais robusta e simples. Uma espécie de UH-1 do século XXI?

Seja o que for, esse heli precisa ser viável, e para tanto, precisa ocupar um espaço nas nossas Forças Armadas e/ou no mercado civil. Na opinião de vocês como deveria ser essa aeronave?

-- http://www.peremptorio.com.br --

Título: Re: O misterioso "Helicóptero Nacional"
MensagemEnviado: Qua Jun 25, 2014 9:40 pm 
Sênior
Sênior

A Candide já fabrica um helicóptero nacional há anos...

Imagem

MensagemEnviado: Qua Jun 25, 2014 11:13 pm 
Sênior
Sênior
 Visitar website do usuário  Perfil

Eu apostaria em modelos ainda mais simples e baratos do que o Esquilo e que tem se tornado muito populares, como os helicópteros Robinson:

Imagem
Imagem
Imagem

atenciosamente,

MensagemEnviado: Qua Jun 25, 2014 11:37 pm 
Sênior
Sênior

Danzig escreveu:
A Candide já fabrica um helicóptero nacional há anos...

Imagem

Este eu posso comprar.... manter e operar !!

Atá heliporto eu já tenho....

:lol: :lol: :lol: :lol:

Sds.

MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2014 11:09 am 
Sênior
Sênior

Baschera

Alguns desses helis de controle remoto tem câmera embutida, GPS e alcance de até 300m do operador. Melhor que muitos helis das FAs.

MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2014 11:29 am 
Recente
Recente

Eu ,e ,meu filho temos um para cada hum....

MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2014 9:38 pm 
Sênior
Sênior

Robsonmkt escreveu:
Eu apostaria em modelos ainda mais simples e baratos do que o Esquilo e que tem se tornado muito populares, como os helicópteros Robinson:

Imagem
Imagem
Imagem

atenciosamente,

Robson, eu quero muito acreditar que a transferência de tecnologia pela qual estamos pagando (até onde eu sei estamos falando de integração de sistemas, materiais compostos, usinagem de peças estruturais complexas) nos permita produzir algo mais avançado que isso aí. Além disso, esses helis não tem aplicação militar (lembrando que nosso heli de instrução unificado deverá ser algo da classe do EC 120).

MensagemEnviado: Qui Jun 26, 2014 9:51 pm 
Sênior
Sênior

Steen escreveu:
Robsonmkt escreveu:

Imagem
Imagem
Imagem

atenciosamente,

Robson, eu quero muito acreditar que a transferência de tecnologia pela qual estamos pagando (até onde eu sei estamos falando de integração de sistemas, materiais compostos, usinagem de peças estruturais complexas) nos permita produzir algo mais avançado que isso aí. Além disso, esses helis não tem aplicação militar (lembrando que nosso heli de instrução unificado deverá ser algo da classe do EC 120).

X2!!!!!

Mas, se resultar em algo, mesmo que do nível dos Robson, já será uma surpresa para mim, dado o nível dessa negociata bilionaria.

Abraço.

MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2014 10:43 am 
Avançado
Avançado

No final das contas vamos acabar fabricando (leia-se montando) o ec-135 com algumas modificações para poderem dizer que é uma evolução do original. Isso se alguém lembrar dessa conversa mole quando terminarem de entregar os ECs. Sendo o Brasil, Brasil, os únicos que vão lembrar dessa promessa e ficar falando dela durante décadas seremos nós, frequentadores de fóruns de defesa.

MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2014 3:25 pm 
Sênior
Sênior

Steen escreveu:
Robsonmkt escreveu:

Imagem
Imagem
Imagem

atenciosamente,

Salve Steen,

Sim, sei que não tem aplicação militar, mas a mim me pareceu uma opção lógica dentro do portfólio de produtos que a Eurocopter tem pois ocuparia um nicho ainda nos explorado. Além disso, com muita ou pouca ToT, acho mais seguro começar com um projeto mais simples para depois ir expandindo do que começar logo de cara com algo mais complexo.

Atenciosamente,

MensagemEnviado: Sex Jun 27, 2014 3:28 pm 
Sênior
Sênior

FLANKER escreveu:
Steen escreveu:

X2!!!!!

Mas, se resultar em algo, mesmo que do nível dos Robson, já será uma surpresa para mim, dado o nível dessa negociata bilionaria.

Abraço.

Do nível do Robson ou do nível dos Robinson? Se bem que meu nível também é bem baixo, tenho apenas 1,60m de altura! :mrgreen:

Atenciosamente

MensagemEnviado: Sáb Jun 28, 2014 9:59 am 
Sênior
Sênior

É eu tb acredito em algo numa classe abaixo do Colibri, um heli mais "popular, barato".

MensagemEnviado: Sáb Jun 28, 2014 10:11 am 
Sênior
Sênior

Tópico interessante, apesar de puramente especulativo. Mas faz parte do nosso passatempo, não é? :D
Eu acho que produzir um He do padrão dos Robinson R22 e R44, Schweizer e Hillers é pura perda de tempo para nós. A tecnologia deles, com algumas "modernizações de processos de fabricação", é dos anos 50 ou 60. He com motores a pistão, comandos de voos por cabos, transmissões semi-rígidas... Isso, para quem tem uma indústria aeronáutica do padrão da Embraer, só não é produzido por questões mercadológicas. Nem os europeus investem mais nisso. Deixaram o mercado para os americanos. Se alguém no Brasil quer concorrer com eles, que seja um investimento 100% privado. O Estado não tem que ser onerado por algo que nada acrescenta tecnologicamente.
Se vamos pagar por ToT para produzir um He nacional, que seja algo que nos traga tecnologia atualizada. O tamanho do He nem importa tanto nesse quesito e sim na sua aceitação pelo mercado. He voltado para uso militar é tiro no pé na nossa realidade continental. Vai ficar só na encomenda inicial... Que seja uma máquina civil, adaptável ao uso militar. Pragmatismo...
O que temos que exigir nessas ToT? Principalmente o domínio completo do projeto e fabricação (não montagem) das transmissões principal, intermediária e de cauda. O mesmo para pás em material composto.
Sistemas de monitoração, inclusive dos motores. Não nos iludamos, pois ninguém vai nos transferir conhecimento para produzir motores. Tem mais gente projetando e construindo armas nucleares do que motores de aviação a turbina. Mas, a monitoração é importante e é projetada em conjunto pelos fabricantes do motor, dos aviônicos e da estrutura. Podemos cobrar isso da Snecma para os He. A Embraer e AEL já o fazem com os motores dos ERJ.
Isso aí já valeria os custos da ToT.

MensagemEnviado: Sáb Jun 28, 2014 8:43 pm 
Sênior
Sênior

Macegueiro escreveu:
Tópico interessante, apesar de puramente especulativo. Mas faz parte do nosso passatempo, não é? :D
Eu acho que produzir um He do padrão dos Robinson R22 e R44, Schweizer e Hillers é pura perda de tempo para nós. A tecnologia deles, com algumas "modernizações de processos de fabricação", é dos anos 50 ou 60. He com motores a pistão, comandos de voos por cabos, transmissões semi-rígidas... Isso, para quem tem uma indústria aeronáutica do padrão da Embraer, só não é produzido por questões mercadológicas. Nem os europeus investem mais nisso. Deixaram o mercado para os americanos. Se alguém no Brasil quer concorrer com eles, que seja um investimento 100% privado. O Estado não tem que ser onerado por algo que nada acrescenta tecnologicamente.
Se vamos pagar por ToT para produzir um He nacional, que seja algo que nos traga tecnologia atualizada. O tamanho do He nem importa tanto nesse quesito e sim na sua aceitação pelo mercado. He voltado para uso militar é tiro no pé na nossa realidade continental. Vai ficar só na encomenda inicial... Que seja uma máquina civil, adaptável ao uso militar. Pragmatismo...
O que temos que exigir nessas ToT? Principalmente o domínio completo do projeto e fabricação (não montagem) das transmissões principal, intermediária e de cauda. O mesmo para pás em material composto.
Sistemas de monitoração, inclusive dos motores. Não nos iludamos, pois ninguém vai nos transferir conhecimento para produzir motores. Tem mais gente projetando e construindo armas nucleares do que motores de aviação a turbina. Mas, a monitoração é importante e é projetada em conjunto pelos fabricantes do motor, dos aviônicos e da estrutura. Podemos cobrar isso da Snecma para os He. A Embraer e AEL já o fazem com os motores dos ERJ.
Isso aí já valeria os custos da ToT.

Salve Macegueiro!

meu ponto de vista se norteia pelo viés mercadológico e não tecnológico. Para uma empresa privada um novo produto somente será lançado se houver algum nicho de mercado lucrativo o bastante que ainda não esteja sendo atendido pelos produtos já existente em seu portfólio.

A Helibrás é uma filial do grupo EADS Helicópteros, então, creio que se vier a existir algum "helicóptero nacional" será com o consentimento da EADS e deverá ser algum produto que não concorra com os já existentes.

Quando me referi aos Robinson, foi mais me referindo a tamanho e preço e não a questões de projeto, engenharia e tecnologia embarcada que não conheço - e você expôs com precisão. bom. pode ser que o nome do helicóptero tenha ajudado um pouquinho... :mrgreen:

Bom, como disse, não sou um profissional das hélices como você, mas suponho que seja possível desenvolver um heli do porte dos Robinson (na verdade são vários modelos) com tecnologias mais atuais do que as utilizadas nele e que possa ser viável mercadologicamente. Pela quantidade d Robinsons que vejo voando aqui no RJ, creio que mercado há.

atenciosamente,

MensagemEnviado: Sáb Jun 28, 2014 11:03 pm 
Sênior
Sênior

Robson, acho que você tem razão a tentar enquadrar esse helicóptero dentro do portifólio da Eurocopter. Também penso assim: um produto que fosse concorrer com nichos já trabalhados por eles, realmente não teria futuro. Mas continuo achando que a "base da piramide" não é o lugar certo pra começar. O problema de achar um nicho que a Eurocopter não usa é justamente o fato dela provavelmente não achar que é vantajoso investir nesse nicho. É o que penso dos helis mais simples como os Robinsons. Nesse caso a estrutura mais enxuta no melhor estilo "empresa média norte-americana" nada de braçada. Lá tem mercado e mão-de-obra farta pra dar o pontapé inicial.

Por isso pensei em uns nichos menos convencionais, como a idéia de um heli na classe de um EC155 porém mais robusto.... o tal UH-1 do século XXI. Mas pensei no nicho militar. Acho que o macegueiro tem razão ao falar de uma aeronave civil passível de adaptação para o mercado militar. Bom, nessa classe o que temos por aí? As versões atualizadas do Huey já estão bem velhinhas, certo? Tem jogo nesse segmento?

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são