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 Título: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Qui Jul 24, 2008 1:20 pm 
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Os Xavantes não devem estar em condições de vôo, assim eles não agregam nenhyuma vantagem ao Paraguai, ao receber os T-27 a frota fica mais racional e mais barata de operar. O treinamento de pilotos e técnicos simplifica e consegue-se obter mais horas de vôo por ano,. Para a FAB ganhamos peças de reposição a baixo custo, se é que temos interesse nisso após a compra de tantos Impala ha poucos anos... e o 707 sem dúvida vai ser apenas fonte de peças para manter os atuais em uso. Caso confirmada esta notícia esta será a terceira célula de 707 comprada pela FAB exclusivamente para ser depenada ("part out").


B707-387B
19239
542
JT3D-3B (HK)
12/16/66
CX-BNU LV-ISB

B707-336C
18925
452
JT3D-3B (HK)
12/19/65
PP-BRB G-ASZG, LX-FCV, XT-ABX, EL-AKI

Mais detalhes dos Corsários podem ser obtidos aqui: http://www.alide.com.br/Artigo/Corsarios/Corsarios.htm

[]s Hammer

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 Título: Re: Brasil troca 3 Tucanos por 707 + 5 AT-26
MensagemEnviado: Qui Jul 24, 2008 1:33 pm 
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Haja lugar para guardar tanta sucata de 707.
Hoje, quantos 707 estão em condiões de vôo?
A Argentinha desativou recentemente todo o esquadrão dela deste tipo de avião, o que pelo visto, foi uma perda muito significativa para eles. Houve interesse da FAB em comprar os desativados da argentina?

Por que existe um 707 que está a um bom tempo parado em manutenção? é o tal que fez pouso forçado?

Sds, Esdras :wink:


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Sex Ago 22, 2008 10:12 am 
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Senhores,

Necessitamos de REVO e temos apenas 4 KC137 para 12 M2000C/D + 24 (e aumentando) F5EM + alguns A1.

Com as perspectivas de aumento de frota até 2015 para uns 100 caças, não seria a hora de se pensar (agora!!) numa solução?

Na doutrina da FAB, quantas aeronaves REVO são necessárias para 100/120 caças?

1)- Opção Barata: KC137 atuais + celulas adicionais (4 KC707TT Italianos recem desativados? + 4 KC137 Australianos em processo de desativação) complementados pelo C707 Paraguaio e os 5 707 argentinos para serem fonte de peças?

2)- Opção Cara: KC767 ou A320TT

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Batman


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Sex Ago 22, 2008 12:09 pm 
Batman escreveu:
Senhores,

Necessitamos de REVO e temos apenas 4 KC137 para 12 M2000C/D + 24 (e aumentando) F5EM + alguns A1.

Com as perspectivas de aumento de frota até 2015 para uns 100 caças, não seria a hora de se pensar (agora!!) numa solução?

Na doutrina da FAB, quantas aeronaves REVO são necessárias para 100/120 caças?

1)- Opção Barata: KC137 atuais + celulas adicionais (4 KC707TT Italianos recem desativados? + 4 KC137 Australianos em processo de desativação) complementados pelo C707 Paraguaio e os 5 707 argentinos para serem fonte de peças?

2)- Opção Cara: KC767 ou A320TT

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Batman


Opção em vista: 12 Embraer KC-390. Até lá, nos aguentamos com os lixos que possuímos.

Pepê


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Sex Ago 22, 2008 1:12 pm 
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Eu há anos defendo que os nossos dois VC-96 (737-200) vão para o 2º/2º GAV para assumir parte das missões "não-REVO" do Esquadrão. Vender no mercado eles não faz nenhum sentido economico. Desta maneira temos um apoio operacional até a chegada dos KC-390 que serão os substitutos de todos os KC-137 e Hércules.

[]s Hammer

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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Sex Ago 22, 2008 5:32 pm 
Bem, não há necessidade para 100/120 caças como citou o colega pelo simples fato de que nunca estarão no ar em missão ao mesmo tempo, se um dia fizerem isto, em outra data estarão todos na chon.
Adelante! A idéia como frizou o Pêpe é empurrar com "barrigol", ir fazendo algum up aqui e ali para manter operacional, talvez se adquira mais uma célula para se ter 04 em condições de vôo.
Só divirjo do Pêpe no que concerne ao substituto que não será o KC 390, este sim será o substituo dos KC 130.
Existe algo andando pelos corredores que contempla o 67, iriam/vão inspecionar mais a fundo as células da Transbrasil paradas em BSB, mas por enquanto este assunto está no telhado, pode mudar tudo se sair din din...

Grande abraço


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Sex Ago 22, 2008 6:05 pm 
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Hammer escreveu:
Eu há anos defendo que os nossos dois VC-96 (737-200) vão para o 2º/2º GAV para assumir parte das missões "não-REVO" do Esquadrão. Vender no mercado eles não faz nenhum sentido economico. Desta maneira temos um apoio operacional até a chegada dos KC-390 que serão os substitutos de todos os KC-137 e Hércules.

[]s Hammer


Eu, há anos defendo que esses 2 virem sucata, ou vão para o museu da FAB. Não aguento mais ver tanta tranqueira na Força Aérea.

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knight


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Sex Ago 22, 2008 6:35 pm 
Juarez Castro escreveu:
Bem, não há necessidade para 100/120 caças como citou o colega pelo simples fato de que nunca estarão no ar em missão ao mesmo tempo, se um dia fizerem isto, em outra data estarão todos na chon.
Adelante! A idéia como frizou o Pêpe é empurrar com "barrigol", ir fazendo algum up aqui e ali para manter operacional, talvez se adquira mais uma célula para se ter 04 em condições de vôo.
Só divirjo do Pêpe no que concerne ao substituto que não será o KC 390, este sim será o substituo dos KC 130.
Existe algo andando pelos corredores que contempla o 67, iriam/vão inspecionar mais a fundo as células da Transbrasil paradas em BSB, mas por enquanto este assunto está no telhado, pode mudar tudo se sair din din...

Grande abraço


Essa idéia morreu... os aviões estão definitivamente acabados, com ninhos de rato, corujas e morcegos. Os 767 da Transbrasil são um perigo sanitário!

Pepê


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Sex Ago 22, 2008 7:02 pm 
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Pessoal, os 707 italianos foram oferecidos a FAB e quase adquiridos, o que impediu foi outra prioridade que surgiu e o estado das celulas, quanto ao revo, existem as opçoes de troca de motores, cada vez mais distante, existe algum estudo para aquisiçao de outro tipo de aviao. A prioridade dentro da FAB 'atual é a aviaçao de caça. Querem definir o FX, até porque é preciso definir o caça a ser adquirido, para se pensar no REVO dele.


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Sáb Ago 23, 2008 3:57 pm 
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O principal problema das FFAA brasileiras, em especial a FAB, é querer abracar o mundo com as perna, principalmente pra tentar manter um quadro de pessoal que justifique a quantidade de ofíciais.

Gastasse muito dinheiro em equipamentos com resultados duvidósos, sem qualquer enxugamento logistico, exemplo é aquisição de vetores diferentes pra fazer funções parecidas, outra é fazer o que deveria ser de outra força.

Os 707 não são o supra-sumo das aeronaves, mas é o que temos e mesmo assim ainda poderiamos ampliar a sua quantidade e ainda dar uma "melhorada" no seu desempenho, vide as atuais "restrições financeiras".

Um exemplo desse descompasso de visão foi a compra de apenas 06 helis BH, quando com a mesma quantidade de recursos poderiamos botar os 40 Sapões em ótimas condições de vôo, dando a eles reais capacidades operacionais (NVG, Flir, etc...), até porque já era sabido que o governo queria "produzir" mais Cougar, ou seja, Super Cougar.

É sabido que os F-2000 são totalmente incapacitados com as atuais tecnologias que a FAB hoje possui, mesmo assim aceitaram a proposta francesa, o correto deveria ser a EFETIVA aquisição de mais F-5 e a EFETIVA modernização dos mesmo, não era a melhor escolha frente ao F-X, mas isso era mais lógico que a compra de um "novo" vetor.

Agora vemos a compra do Mi-35, quando o mais lógico poderia ser o uso de helis como o Sapão mais "parrudo" ou o uso de helis como o BH (a cagada já tinha sido feita mesma), então nada mais lógico. Se era pra agradar o russos então acertasse a parceria com o PAK FA e pára com esse "estica-encolhe".

Mas voltando ao tópico, acho que o 707 ainda poderia dar um "caldo", com a aquisição de mais umas quatro unidade e elevandô-as a uma modernização de motores e aviônicos, a FAB poderia realmente impremir uma boa capacidade de longo curso a aviação de caça e de transporte. E assim mais tarde, depois do F-X já ter sido definido, poderiamos pensar em substituir os Sucatões !!!

Háháhá, lembrando que os transferíria para BSB.

Quanto ao futuro KC-390, eles complementariam aos 707 e não substituiriam, e quem sabe se formos ter helis com REVO, eu optaria em adaptar os Amazonas pra essa função, acho que a velocidade mínima do KC-390 estará muito acima da exigida pra essa operação.

Saudações Rubro-Negras !!!


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Sáb Ago 23, 2008 4:30 pm 
Pepê escreveu:
Juarez Castro escreveu:
Bem, não há necessidade para 100/120 caças como citou o colega pelo simples fato de que nunca estarão no ar em missão ao mesmo tempo, se um dia fizerem isto, em outra data estarão todos na chon.
Adelante! A idéia como frizou o Pêpe é empurrar com "barrigol", ir fazendo algum up aqui e ali para manter operacional, talvez se adquira mais uma célula para se ter 04 em condições de vôo.
Só divirjo do Pêpe no que concerne ao substituto que não será o KC 390, este sim será o substituo dos KC 130.
Existe algo andando pelos corredores que contempla o 67, iriam/vão inspecionar mais a fundo as células da Transbrasil paradas em BSB, mas por enquanto este assunto está no telhado, pode mudar tudo se sair din din...

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Essa idéia morreu... os aviões estão definitivamente acabados, com ninhos de rato, corujas e morcegos. Os 767 da Transbrasil são um perigo sanitário!

Pepê


Para tua informação, ela andou sendo ressucitada. :shock:

Grande abraço


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Sáb Ago 23, 2008 5:04 pm 
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04 A-330 ou B767 resolveriam o problema. Quem sabe a Boeing não oferece alguns REVO durante a concorrência do FX.


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Sáb Ago 23, 2008 5:10 pm 
rdx escreveu:
04 A-330 ou B767 resolveriam o problema. Quem sabe a Boeing não oferece alguns REVO durante a concorrência do FX.


Esta se acontecer, a EADS leva tranquilo....

Grande Abraço


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Dom Ago 24, 2008 12:49 am 
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rdx escreveu:
04 A-330 ou B767 resolveriam o problema. Quem sabe a Boeing não oferece alguns REVO durante a concorrência do FX.


Acho temerária a idéia de termos tão poucos vetores para REVO, especialmente quando praticamente todas as aeronaves de alta performance da FAB estão sendo dotadas dessa capacidade (os Jaguares e os Pampas ganharam esse "plus" por exemplo, alés dos que já tinham). Basta um desses tanqueiros se acidentar ou ser abatido e pronto, teremos 25% da nossa capacidade de REVO eliminada como num passe de mágica. O uso de vetores como o eventual KC-390 (ou o atual KC-130) eu vejo como um paliativo, pois o uso de um KC-390 para REVO significa um C-390 a menos disponível para missões de transporte.

Concordo que a solução esteja em vetores como o A-330 ou o 767, ou mesmo nos MD-11, pois acho que deveriam ser usadas aeronaves "widebody" para isso, mas eu colocaria os números na casa dos 10-12...

Abs,
Urubu-Rei


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Dom Ago 24, 2008 1:21 am 
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Amigos,

Imagino que com esta enfase aumentada na "mobilidade" que deve aparecer após o estudo anuinciado neste 7 de setembro, talvez a FAB possa conseguir novas verbas para aumentar sensivelmente seu parque de aviões reabastecedores. Se a partir de agora, ela tiver que cobrir de forma mais intensa as necessidades de "mobilidade" do EB, é bem provável que alguns dos ETAs atuais acabem sendo "promovidos" para GTs, e operar os C/KC-390. Isso explicaria os inflados numeros de até 60 KC-390 que foram circulados anteriormente na imprensa. Ouso especular que o numero de C/KC-390 não ficará restrito ao número de 23, como são os nossos Hercules atualmente.

Tenho certeza que os KC serão os substitutos reais dos KC-137 no futuro. Não discuto que possamos até vir a ter uns dois ou tres wide-bodies mas tenho dúvidas se eles serão convertidos para REVO, permanecendo na função de carga e transporte de pessoal a longa distância.

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