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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Qua Jul 10, 2013 8:28 pm 
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Hammer escreveu:
Entendo que o cerne da discussão que tem mexido com os ânimos neste tópico resida justamente dentro do processo de profunda mudança organizacional que estamos passando neste momento no Brasil. A escolha do fornecedor de meios militares será sempre uma questão estratégica, seja o país ou o fabricante, e não creio ser passível de tomarmos esta decisão meramente na comparação tipo "super-trunfo".

O mesmo se pode dizer em relação ao parâmetro do seu custo. Lembro que recentemente os chineses encomendaram dois 767s presidenciais à Boeing apenas para descobrir em seu interirir diversos sistemas de espionagem instalados na própria fábrica...http://www.telegraph.co.uk/news/worldne ... g-jet.html

Se esta decisão é realmente "estratégica" então ela cabe naturalmente mais ao Ministério da Defesa, ao MRE e à Presidência da Republica do que propriamente à FAB... faço sentido?

Agora, atentem que o atual processo de aquisição permite até concorrências com bases extraordinariamente amplas como este KC-X2 qua substituirá os KC-137 na FAB. O simples fato de a concorrência permitir a oferta pelos concorrentes de soluções montadas sobre células novas E também usadas demonstra o grau de amplitude que no final só indica maior espaço para uma decisão discricionária posterior de decisores no plano político. Essa amplitude é "acidental" ou é "intencional"? não sei... O fato real é que o período de "independência" decisória da FAB aparentemente já se foi, e agora as decisões sempre envolverão muito mais gente.

Sobre os requerimentos: Qual o volume de carga em toneladas e em M3 que precisam ser movimentadas pela nova aeronave da FAB? Quantas aeronaves são necessárias para realizar esta movimentação? Qual a raiz do número de duas aeronaves a serem adquiridas? Restrição meramente econômico/orçamentária? Qual a redução de custos operacionais que se pretende com a substituição dos vetustos KC-137 na FAB? Afinal, neste programa está previsto que o VC-1 (ACJ) da Presidência será trocado por outra aeronave destas? Porque o 767-300 tinha sido escolhido e não o 767-200 de maior alcance e menor espaço interno como fizeram todos os países que escolheram o 767 para missões militares? Recentemente um programa de compra de A310 pela FACh deu com os burros n'água por não conseguir encontrar nenhuma célula de A310 disponível no mercado que combinasse simultaneamente muitas horas disponíveis na célula com um preço minimamente aceitável na compra. Na época da compra dos 707 eles efetivamente pertenciam à Varig, e por ela tinham sido usadas durante toda sua vida. Isso em si já era uma atestado de qualidade. Atualmente nenhuma aeronave de passageiros realmente pertence a uma empresa brasileira, existiria algum benefício em adquirirmos 767s ex-TAM (como foi sugerido na imprensa), sabendo que estas aeronaves já foram de um sem fim de empresas anteriormente, e que isso trás riscos naturalmente...

O fato maior é que uma das missões mais importantes que os 707 tem realizado na FAB tem sido a troca dos contingentes das nossas tropas de forças de paz no Haiti, e a escolha de uma aeronave com praticamente o dobro da capacidade de soldados em seu interior pode apontar na direção de uma crescente atuação de nossas FFAA neste tipo de missão ao redor do mundo.

Comentários?

Abraços,

Hammer


Hammer, considerando a função dos equipamentos e a escala da compra, acredito que essa compra não seja realmente estratégica... Mas também não acredito que a compra tenha sido anunciada sem aprovação do Ministério da Defesa.

Se este cancelamento realmente acontecer, terá que ser apresentada alguma das explicações abaixo:

1- Houve falhas no processo conduzido pela FAB

2- Houve inconformidades na oferta da IAI

3- A Airbus apresentou uma oferta irrecusável, que justificará o cancelamento do contrato.

As duas primeiras situações são menos prováveis ou a Airbus já as teria tornado públicas, acredito eu.

Diante do exposto, e considerando que o momento atual também não permitiria uma "negociata" evidente, volto a pergunta: O que a Airbus poderia oferecer a ponto justificar o cancelamento do contrato?


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Qua Jul 10, 2013 8:49 pm 
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Já que o importante é a estratégia eu sugiro o seguinte:

Compra o Aerodilma (A330) para o GTE...deixa a FAB comprar o KC-767 para o Corsário e compra uns 03 C-17 para apoiar as tropas de paz.


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Qui Jul 11, 2013 2:35 am 
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Na minha opinião,

Se é para comprar Zero KM tanto o KC330 quanto o KC-46A servem, além dos dois poderem também serem vendidos como VIP para a Dilma. Dessa maneira a frota fica padronizada.

Do mesmo modo eu gosto muito da idéia do C-17 que é um P... avião. :D

Mas daí não sei se C-17, A330 (ou KC-46A), KC-390, C-295 seria muita coisa em termos de tipos de aeronaves de transporte (considerando que em algum momento os Hércules darão lugar aos KC-390).

Nesse caso se não tiver como resolver e abrir mão de um desses aviões eu abriria mão do C-17... :( e teria entre 5 / 7 A330 ou KC-46A e ambas são aeronaves muito boas.

Se o negócio continuar da maneira que está com os 767 usados, não é uma "Brastemp", mas são também aeronaves bem úteis :) .

[]s
CB_Lima

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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Qui Jul 11, 2013 6:23 pm 
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cb_lima escreveu:
Na minha opinião,

Se é para comprar Zero KM tanto o KC330 quanto o KC-46A servem, além dos dois poderem também serem vendidos como VIP para a Dilma. Dessa maneira a frota fica padronizada.

Do mesmo modo eu gosto muito da idéia do C-17 que é um P... avião. :D

Mas daí não sei se C-17, A330 (ou KC-46A), KC-390, C-295 seria muita coisa em termos de tipos de aeronaves de transporte (considerando que em algum momento os Hércules darão lugar aos KC-390).

Nesse caso se não tiver como resolver e abrir mão de um desses aviões eu abriria mão do C-17... :( e teria entre 5 / 7 A330 ou KC-46A e ambas são aeronaves muito boas.

Se o negócio continuar da maneira que está com os 767 usados, não é uma "Brastemp", mas são também aeronaves bem úteis :) .

[]s
CB_Lima


Não vejo problema em operar A330 e B767 ao mesmo tempo, embora sempre seja aconselhável a padronização de meios. Na hipótese apresentada, a lógica da cadeia de apoio logístico militar poderia ser flexibilizada, pois são aeronaves amplamente difundidas na aviação comercial e seriam operadas por esquadrões com missões diferentes (VIP no GTE e REVO no Corsário). O Chile, por exemplo opera um B767 para missões VIP e alguns KC-135 para REVO, além do B707 Condor para AEW.

A respeito do C-17, esse sim, na minha opinião, é a aeronave indispensável para a FAB. Podemos abrir mão do KC-X2 porque já estamos comprometidos com o KC-390 (na prática será que faz tanta diferença?), mas não podemos abrir mão de ter um cargueiro estratégico com rampa traseira e capacidade de operação em pista sem preparação. Chega a ser ridículo um país com dimensões continentais e envolvido em missões de paz, como é o nosso caso, ainda não ter comprado o C-17.


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Qui Out 10, 2013 2:14 pm 
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Título da matéria do site Poder Aéreo:

"Aposentadoria do KC-137 marca aniversário do Esquadrão Corsário"

No dia de hoje (10/10) os KC foram aposentados.


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Qui Out 10, 2013 3:48 pm 
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Comemoramos a morte do esquadrão, ao menos temporária.
E assim funcionam a forças armadas de um país imprevidente.

Abraços


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Qui Out 10, 2013 6:47 pm 
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saullo escreveu:
Comemoramos a morte do esquadrão, ao menos temporária.
E assim funcionam a forças armadas de um país imprevidente.

Abraços


Este não é o único...em breve o GDA também perderá suas aeronaves.....

Sds.


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Sex Out 11, 2013 1:54 pm 
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Se for assim logo so teremos o GTE :(

Definitivamente a FAB esta virando uma empresa de taxi aéreo de Brasilia :(

Lamentável isto.

Salute !


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Sex Out 11, 2013 3:16 pm 
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Viva um governo corrupto e incompetente que deixa de investir em tudo que é necessário e investe em ministérios inuteis para abrigar cargos de amiguinhos do PT e de outros partidos inuteis.
A mula já avisou que nada de fx no governo dela......
TUDO NESTE PAÍS ESTÁ PIORANDO A PASSOS LARGOS!!!!


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Sex Out 11, 2013 4:46 pm 
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Esdras escreveu:
Viva um governo corrupto e incompetente que deixa de investir em tudo que é necessário e investe em ministérios inuteis para abrigar cargos de amiguinhos do PT e de outros partidos inuteis.
A mula já avisou que nada de fx no governo dela......
TUDO NESTE PAÍS ESTÁ PIORANDO A PASSOS LARGOS!!!!


Como eu sempre digo, mais porco que corruptos é a politica emporcalhar todos os tópicos desse fórum. Porque a discussão sempre tem que tomar esse rumo?


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Sex Out 11, 2013 4:48 pm 
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Tikuna escreveu:
Esdras escreveu:
Viva um governo corrupto e incompetente que deixa de investir em tudo que é necessário e investe em ministérios inuteis para abrigar cargos de amiguinhos do PT e de outros partidos inuteis.
A mula já avisou que nada de fx no governo dela......
TUDO NESTE PAÍS ESTÁ PIORANDO A PASSOS LARGOS!!!!


Como eu sempre digo, mais porco que corruptos é a politica emporcalhar todos os tópicos desse fórum. Porque a discussão sempre tem que tomar esse rumo?

Concordo, vamos politizar menos nossos tópicos voltados a assuntos militares.


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Sex Out 11, 2013 8:03 pm 
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A questão no meio de tudo isso é: como está a questão da aquisição do 767? Melou ou continua?


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Sex Out 11, 2013 9:31 pm 
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Tikuna escreveu:
A questão no meio de tudo isso é: como está a questão da aquisição do 767? Melou ou continua?


Soube que foi para uma gaveta.... a escolha da FAB "desagradou" (! $$$$ !) o pessoal do GF.

E quando isto acontece..... sabemos bem o que "acontece" !

Sds.


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Sex Out 11, 2013 11:16 pm 
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Baschera escreveu:
Tikuna escreveu:
A questão no meio de tudo isso é: como está a questão da aquisição do 767? Melou ou continua?


Soube que foi para uma gaveta.... a escolha da FAB "desagradou" (! $$$$ !) o pessoal do GF.

E quando isto acontece..... sabemos bem o que "acontece" !

Sds.

Agora, depois de todo essa papo de espionagem, é que a coisa pra Boeing ferrou de vez. Se vier A-330 MRTT não está de todo mal e assim agradaria a gregos e troianos, não vejo a FAB reclamando disso não.

Até mais!!! ;)


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 Título: Re: Os 707 ainda tem futuro na FAB?
MensagemEnviado: Sáb Out 12, 2013 11:51 am 
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Wellington Góes escreveu:
Baschera escreveu:
Tikuna escreveu:
A questão no meio de tudo isso é: como está a questão da aquisição do 767? Melou ou continua?


Soube que foi para uma gaveta.... a escolha da FAB "desagradou" (! $$$$ !) o pessoal do GF.

E quando isto acontece..... sabemos bem o que "acontece" !

Sds.

Agora, depois de todo essa papo de espionagem, é que a coisa pra Boeing ferrou de vez. Se vier A-330 MRTT não está de todo mal e assim agradaria a gregos e troianos, não vejo a FAB reclamando disso não.

Até mais!!! ;)


No caso dos B-767, a Boeing não participa...e sim a IAI. As células dos aviões seriam adquiridas usadas no mercado internacional, conforme consta da licitação.

Sds.


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