Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Dom Nov 17, 2019 3:06 pm

Todos os horários são

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 41  Próximo
Autor Mensagem
 Título: REORGANIZAÇÃO DA FAB
MensagemEnviado: Sex Out 17, 2008 10:35 am 
Avançado
Avançado

Pessoal,

Falamos muito de aeronaves mas sabemos que a FAB precisa também de uma reorganização, portanto:

Considerando o cenário de emprego;

Orçamento atual e possível aumento de dotação como o novo PND;

Quais as propostas de Reorganização a nível Estratégico e Tático?

Batman

Título: Re: REORGANIZAÇÃO DA FAB
MensagemEnviado: Sex Out 17, 2008 2:14 pm 
Sênior
Sênior

Acho que a primeira coisa é deixar de lado a mentalidade de funcionário público fardado.
A vida militar é sacrificante para próprio militar e para a família do mesmo. Isso é quase um sacerdócio.
Conheço um caçador cujo o sonho era ser publicitário. Virou piloto de caça só pelo salário e pela estabilidade. Sempore me perguntei se um dia a porca torcer o rabo ele teria coragem de apertar o gatilho.
Se tivessem deixado o Viegas fazer a reengenharia que ele quis fazer..... :roll:

MensagemEnviado: Sex Out 17, 2008 2:22 pm 
Avançado
Avançado

Caro homem morcego
Estratégico:
- Fundir esquadrões de transporte;
- Acabar com os ETA's
- Reduzir número de comando (diminuie número de brigadeiros)
- Sair do Rio de Janeiro (transporte, parafal) para locais mais interioranos do Brasil
- Re-avaliar PAMA's, fechar alguns.
At
Don Joaquim

Batman escreveu:
Pessoal,

Falamos muito de aeronaves mas sabemos que a FAB precisa também de uma reorganização, portanto:

Considerando o cenário de emprego;

Orçamento atual e possível aumento de dotação como o novo PND;

Quais as propostas de Reorganização a nível Estratégico e Tático?

Batman

MensagemEnviado: Qua Out 29, 2008 12:28 pm 
Intermediário
Intermediário

Penso que fechar alguns PAMA(s) não representaria uma mudança efetiva, pois vale ressaltar que a FAB necessita que as inspeções de nível parque sejam realizadas de forma a dar agilidade aos esquadrões, com isso "desafogando" os centros de manutenção "pesada" no caso que façam INPP( Inspeção de nível parque programada ) por exemplo.Também não concordo com a interiorização no aspecto geográfico, pois também é interessante ressaltar o real apoio da FAB à manobras e inúmeras missões realizadas fora do país lembrando que nossos esquadrões responsáveis(1°/1ºGT) Esquadrão Gordo e 1°GTT(Cascavel/Coral) necessitam de infra-estruturas que já estão em plena atividade e com logística definida.No caso dos ETA(s), mais uma vez ressalto que a FAB realiza inúmeras missões de pequeno esforço logístico porém de grande relevância, inclusive para a sociedade civil, tais como transporte de órgãos, remoção de acidentados...O que realmente a FAB necessita é de esquadrões com disponibilidade aceitável de aeronaves, peças de reposição e querosene sobrando em seus "tanques"

MensagemEnviado: Qua Out 29, 2008 1:42 pm 
Sênior
Sênior

Basicamente é fazer o que foi feito em empresas que eram estatis e foram privatizadas. Eu vivi esta transição, e vejo hoje empresa super modernas, competitivas, e modelo de gestão/eficiencia que daixa a maioria das empresa do 1ªmundo muito para traz.
Isso não é viagem e sim realidade, tanto é que estão levando muitos brasileiros para a fora.

Esta reorganização, não visa apenas otimizar custos e investir em novas tecnologias e equipamentos, mas também investir pesado nas pessoas, com salários/benefícios e treinamentos e ambiente de trabalho atrativo.

Eu presenciei este tipo de mudança, e afirmo que foi muito bom em todos os sentidos.

Esdras

MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 8:28 am 
Intermediário
Intermediário

Meus caros...sempre devemos levar em consideração a falta de recursos que a FAB vive...Reorganizar é preciso, mas temos que usar de bom senso, sem recursos nenhum projeto atinge êxito.Um abraço à todos!!!!

Leo

MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 8:29 pm 
cascavel51 escreveu:
Meus caros...sempre devemos levar em consideração a falta de recursos que a FAB vive...Reorganizar é preciso, mas temos que usar de bom senso, sem recursos nenhum projeto atinge êxito.Um abraço à todos!!!!

Leo

Caro Cascavel 51!

Realmente, precisamos disponivbilizar querosene e peças nas prateleira para ter disponibilidade, mas para isto acontecer gostaria de lembrar ao amigo os seguintes fatos:

A FAB tem hoje aproximadamente 84 Brigadeiros, a RAF tem 16, porque será em????

A FAB tem 04 estruturas de base no Rio de Janeiro quando poderia?deveria ter uma só. A seguir:
Base aérea do Galeão,
Base Aérea dos Afonsos
Base Aérea de Santa Cruz
Estrutura de comanda e do GEIV no Aeroporto Santos Dumont

Todas elas suprindo o trafico de drogas com homens treinados, munição roubada e o que é pior infos sigilosas.

A FAB tem 02 esquadrões distintos de C 130 fazendo praticamente a mesma missão, com duas estruturas, duas bases, duas manutenções, dois comandantes, dois tudo, quando poderia/deveria ter uma ala só de C 130 comandanda por um único oficial, com uma única estrutura logistica de base mantenção e etc...exatamente o que a RAF faz com os seus C 130, mas como somos uma Força Aérea rica procedemos desta forma.

A FAB tem uma base em Florianópolis(nada contra os Catarinenses por favor), onde opera um dos sétimos com 04 Bandeirulha, uma estrutura completa de base com 1200 homens, mais uma vez Força Aérea rica não é mesmo....

A FAB tem aqui no RS duas bases, CO e Maria, uma 250 km de distância da outra, ambas opeando esquadrões de caça e ataque, squadrão de helis emais um ETA que par nada serva, sendo que alguma mente priveligiada construiu a pista de CO de forma tal que no ar ela cruza com a aerovia do aeroporto Salgado Filho para complicar ainda mais as coisas, porque não transferir a estrutura de CO para Maria junto com o Comar para reduzir despesas???

A FAB tem uma base no aeroporto de Cumbica para dar suporte a um esquadrão de Bandeirante o 4º ETA, um PAMA no Campo de Marte que faz as revisões nos F 5 e M 2000, porém nenhum delçes pode pousar nesta pista dado ao seu comprimento, mais estruturas duplicadas sem necedssidade, Força Aérea rica não é????

A FAB tem 4 ETAs que se forem extintos hoje ninguém vai sentir a diferença por questões óbvias.

A FAB tem em seu inventário de asas rotativas, hoje,(sem falar nas novas moçinhas) 7 tipos diferentes de helis, Força Aérea de pais rico né....

A seguir

Bell Jet Ranger
Esquilo mono
Esquilo Bi
EC 135
Super Puma
Bell UH 1
Sikorski UH60L

A logistica de manutenção agradece.

A FAB tem um dos maiores esquadrões de transporte de autoridades do mundo, acho que perde só para a USAF com
os seguintes modelos:

Airbus ACJ
Embraer Legacy 600
C99
Lear 35
Lear 55
Bpoeing 737 200
Super Puma
EC 135
em breve
mais 02 EMB 195 e 09 Fenon 300 Schow em firt word

Bom, Tô de saco cheio de escrever, amanha eu termino, sim tem muito mais ainda....

Grande abraço

PS Vendo você questionar a transferência dos esquadrões de transporte do RJ para uma área central do país, me lembrei da novela que foi transferir a ELO para Campo Grande, ninguém queira sair da praia para ir para o Pantanal.

MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 9:12 pm 
Sênior
Sênior

é o tipo da estrutura super pesada, que se for racionalizada com inteligencia, vai sobrar muito para dar condições de uma verdadeira fora aérea.
Amanhã eu espero a continuão Juarez!!

Abraço
Esdras

MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 9:29 pm 
Avançado
Avançado

Caro Juarez
Concordo
Racionalizar para poder operar, fazendo minha as palavras do Pepe:"Tem muito estrelado na força"
Eu removeria os paraquedistas do Rio, colocaría-os em Campo Grande, junto com todos os C130 da FAB.
Os KC137 iriam para Sanat cruz.
Galeão e Afonso seriam desativados.
O pama de Marte, tem que ter sua pista aumentada, senhores, tem jeito, basta querer.
Cumbica fechada. Sem contar, esquadrão tem que operar com 16 aviões/helicópteros e não 4 como temos aí, vejam, o 3/8, 2/8, 5/8 e 1/8 todos operam helos, qual a dotação de cada um? 6 a 8 helos, por que não concentrar em 1 esquadrão com várias esquadrilhas.
Anapolis deveria ser melhor usada, tem comprimento de pista e espaço. O GTE ser somente para transporte dos presidentes e vices dos 3 poderes da república.
Da para fazer muito, economizar e operar uma força de verdade com o dinheiro que se tem, basta querer.
At
Don Joaquim

Juarez Castro escreveu:
cascavel51 escreveu:

Leo

Caro Cascavel 51!

Realmente, precisamos disponivbilizar querosene e peças nas prateleira para ter disponibilidade, mas para isto acontecer gostaria de lembrar ao amigo os seguintes fatos:

A FAB tem 04 estruturas de base no Rio de Janeiro quando poderia?deveria ter uma só. A seguir:
Base aérea do Galeão,
Base Aérea dos Afonsos
Base Aérea de Santa Cruz

Todas elas suprindo o trafico de drogas com homens treinados, munição roubada e o que é pior infos sigilosas.

A FAB tem 02 esquadrões distintos de C 130 fazendo praticamente a mesma missão, com duas estruturas, duas bases, duas manutenções, dois comandantes, dois tudo, quando poderia/deveria ter uma ala só de C 130 comandanda por um único oficial, com uma única estrutura logistica de base mantenção e etc...exatamente o que a RAF faz com os seus C 130, mas como somos uma Força Aérea rica procedemos desta forma.

A FAB tem uma base em Florianópolis(nada contra os Catarinenses por favor), onde opera um dos sétimos com 04 Bandeirulha, uma estrutura completa de base com 1200 homens, mais uma vez Força Aérea rica não é mesmo....

A FAB tem aqui no RS duas bases, CO e Maria, uma 250 km de distância da outra, ambas opeando esquadrões de caça e ataque, squadrão de helis emais um ETA que par nada serva, sendo que alguma mente priveligiada construiu a pista de CO de forma tal que no ar ela cruza com a aerovia do aeroporto Salgado Filho para complicar ainda mais as coisas, porque não transferir a estrutura de CO para Maria junto com o Comar para reduzir despesas???

A FAB tem uma base no aeroporto de Cumbica para dar suporte a um esquadrão de Bandeirante o 4º ETA, um PAMA no Campo de Marte que faz as revisões nos F 5 e M 2000, porém nenhum delçes pode pousar nesta pista dado ao seu comprimento, mais estruturas duplicadas sem necedssidade, Força Aérea rica não é????

A FAB tem 4 ETAs que se forem extintos hoje ninguém vai sentir a diferença por questões óbvias.

A FAB tem em seu inventário de asas rotativas, hoje,(sem falar nas novas moçinhas) 7 tipos diferentes de helis, Força Aérea de pais rico né....

A seguir

Bell Jet Ranger
Esquilo mono
Esquilo Bi
EC 135
Super Puma
Bell UH 1
Sikorski UH60L

A FAB tem um dos maiores esquadrões de transporte de autoridades do mundo, acho que perde só para a USAF com
os seguintes modelos:

Airbus ACJ
Embraer Legacy 600
C99
Lear 35
Lear 55
Bpoeing 737 200
Super Puma
EC 135
em breve

Bom, Tô de saco cheio de escrever, amanha eu termino, sim tem muito mais ainda....

Grande abraço

PS Vendo você questionar a transferência dos esquadrões de transporte do RJ para uma área central do país, me lembrei da novela que foi transferir a ELO para Campo Grande, ninguém queira sair da praia para ir para o Pantanal.

MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 9:36 pm 
Sênior
Sênior

Vou dar uns pitacos.
JMZST escreveu:
Caro Juarez
Concordo
Racionalizar para poder operar, fazendo minha as palavras do Pepe:"Tem muito estrelado na força"
Eu removeria os paraquedistas do Rio, colocaría-os em Campo Grande, junto com todos os C130 da FAB.

Eu sinceramente colocava os C-130 em Anapolis, Goiania ou Brasólia e os PQD em Goiania junto com os Comandos/FE, que antigamente também ficavam no Rio.
JMZST escreveu:
Os KC137 iriam para Sanat cruz.
Galeão e Afonso seriam desativados.

Concordo.
JMZST escreveu:
O pama de Marte, tem que ter sua pista aumentada, senhores, tem jeito, basta querer.

É o desejo de 11 a cada 10 pilotos que voam por lá. O problema é que a pista teria que ser construida na diagonal, e para isso, teriam que retirar de lá as instalações da FAB, incluindo o PAMA-SP e a FAB tem uma resposta padrão para essa proposta: NÃO. Esse é o problema. Por mim, fechava o PAMA-SP, PAMA Lagoa Santa, PAMA Galeão e sei lá mais o que que fica perto, e construiria em Santa Cruz ou outra base central um super-PAMA centralizando as operações. Em Santa Cruz há espaço suficiente para construir umas quatro pistas, o que dirá alguns hangares. Soa engraçado, F-5 sair do Rio/Canoas, pousar em Guarulhos, ser desmontado, ir de caminhão pela Marginal Tiete até Marte e lá ser revisado, me desculpe, mas essa tenho que rir hahahahaha
JMZST escreveu:
Cumbica fechada. Sem contar, esquadrão tem que operar com 16 aviões/helicópteros e não 4 como temos aí, vejam, o 3/8, 2/8, 5/8 e 1/8 todos operam helos, qual a dotação de cada um? 6 a 8 helos, por que não concentrar em 1 esquadrão com várias esquadrilhas.
Anapolis deveria ser melhor usada, tem comprimento de pista e espaço. O GTE ser somente para transporte dos presidentes e vices dos 3 poderes da república.
Da para fazer muito, economizar e operar uma força de verdade com o dinheiro que se tem, basta querer.
At
Don Joaquim

Verdade. Esse pessoal de Brasólia é soda.

Abraços.

MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 10:13 pm 
Sênior
Sênior

Citação:
Soa engraçado, F-5 sair do Rio/Canoas, pousar em Guarulhos, ser desmontado, ir de caminhão pela Marginal Tiete até Marte e lá ser revisado, me desculpe, mas essa tenho que rir hahahahaha

Meu, se entrar na marginahlrl num vai sair maissss.... coisas do nosso Brasiul...

MensagemEnviado: Sex Out 31, 2008 10:08 am 
Sênior
Sênior

KungFusion escreveu:
Citação:
Soa engraçado, F-5 sair do Rio/Canoas, pousar em Guarulhos, ser desmontado, ir de caminhão pela Marginal Tiete até Marte e lá ser revisado, me desculpe, mas essa tenho que rir hahahahaha

Meu, se entrar na marginahlrl num vai sair maissss.... coisas do nosso Brasiul...

Deixa os portugueses saberem disso.... :lol:

Isso é o fino da incompetencia.

Abraço
Esdras

MensagemEnviado: Sex Out 31, 2008 12:27 pm 
Avançado
Avançado

Senhores
Até hoje não sei por que o pama sp é o responsável pela manutençãod os F5 da FAB, ao meu ver, recife deveria ter sido escolhido, mas vai saber o que aconteceu em 1976...
At
Don Joaquim

Esdras escreveu:
KungFusion escreveu:
Citação:

Deixa os portugueses saberem disso.... :lol:

Isso é o fino da incompetencia.

Abraço
Esdras

MensagemEnviado: Sex Out 31, 2008 12:52 pm 
Sênior
Sênior

Juarez Castro escreveu:
cascavel51 escreveu:

Leo

Caro Cascavel 51!

Base aérea do Galeão,
Base Aérea dos Afonsos
Base Aérea de Santa Cruz

Sera que existe espaço físico para colocar toda esta estrutura em uma só base? Eu não fecharia Santa Cruz devido o seu ponto estratégico, por estar perto das plataformas!

Já podemos imaginar todos estes C 130 em uma base só?Quantos seriam??? Lembrando que este país, não pode ser comparado ao Reino Unido, e por isso temos que colocar em mais bases!Se for pensar nos KC130/137, tem que se pensar nos caças, ou não?

Concordo!!

Bastaria realmente uma base somente! Mas a pergunta persiste: Pode acomodar todas aeronaves e pessoal em uma base só??

Porquê não um PAMA para uma só aeronave? Poderia ser um para Anápolis e outra para os F5, ou não?

A seguir

Bell Jet Ranger
Esquilo mono
Esquilo Bi
EC 135
Super Puma
Bell UH 1
Sikorski UH60L

Concordo!

os seguintes modelos:

Airbus ACJ
Embraer Legacy 600
C99
Lear 35
Lear 55
Bpoeing 737 200
Super Puma
EC 135
em breve

É um absurdo, mais acredito que aos poucos serão somente da Embraer, até porquê não se tira um avião sem poder substitui-lo.

Grande abraço

Eu imagino, as família desses militares. Eu fui um deles. Viajava mais do que político.passava 2 a 3 anos em cada cidade, mas isso faz parte da vida militar!!

Abraços

MensagemEnviado: Sex Out 31, 2008 1:07 pm 
Sênior
Sênior

O Pama ficar em SP é normal, até porque é onde reune os maiores fornecedores e também mão de obra especializada, pelo menos no passado, porque hoje em dia isso está mais diversificado no brasil.
Agora o lugar dar manutenção geral em aviões como F-5 e Mirage mas tem que levar de caminhão, é tudo que os Portugueses precisavam de saber sobre os brasileiros viu!!!!!! :lol:

É interessante como a FAB consegue se superar em cada informação que chega. Parece que nada é tão ruim que não possa piorar ainda mais.

Esdras

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 41  Próximo

Todos os horários são