Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Sex Nov 22, 2019 4:25 am

Todos os horários são

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página Anterior  1 ... 37, 38, 39, 40, 41  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: REORGANIZAÇÃO DA FAB
MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2014 2:55 pm 
Intermediário
Intermediário

Boa Tarde amigos do Forum !

Seguindo orientação do Moderador , posto aqui o que seria uma curiosidade e imagino que também possamos trocar experiencias, sobre a qualidade (se existe ! ) e se também com a chegada do novos vetores Gripen NG no tema relativo à HANGARES, HANGARETES e ou SHELTERS .

Penso no "tipo" adequado de proteção destas aeronaves , modelos de hangares , quais os mais adequados nas condições climáticas do Brasil e se devem ser construídos de materiais especiais (concretos ) à prova de algum impacto ou não !
Se devem ser "escondidos (subterrâneos ) e ou ainda quais seriam as adequadas "defesas de ponto " com as quais iríamos proteger na prática ou teóricamente estas bases , enfim um assunto um pouco mais de engenharia aeronáutica se me entendem .

MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2014 3:41 pm 
Sênior
Sênior

Aproveitando o gancho do Luiz, acho que essa questão dos hangares tem que ser pensada para, também, uma futura ampliação e redistribuição da aviação de transporte, asas rotativas e patrulha marítima, isto porque devido ao tamanho diminuto dos caças Gripens, não há tanto motivo para se ampliar os hangares existentes, mas sim adequá-los às novas tecnologias (para abrigar equipamentos eletrônicos, armamentos, etc..).

No mais, eu fiz um exercício de futurologia que combina com o proposto pelo tópico, ou seja, uma reorganização e, quem sabe, uma ampliação das capacidades de transporte e patrulha marítima da FAB.

Imagem

C-295/C-105
Imagem

SC-295/SC-105
Imagem

P-295/P-105
Imagem

P-3BR
Imagem

EMB-190/P-190
Imagem

KC-390
Imagem

C-17
Imagem

Y-20
Imagem

Espero ter contribuído e que tenhamos boas argumentações a favor ou contra. Até mais!!! ;)

MensagemEnviado: Qui Nov 20, 2014 8:15 am 
Sênior
Sênior

luis Antonio escreveu:
Boa Tarde amigos do Forum !

Seguindo orientação do Moderador , posto aqui o que seria uma curiosidade e imagino que também possamos trocar experiencias, sobre a qualidade (se existe ! ) e se também com a chegada do novos vetores Gripen NG no tema relativo à HANGARES, HANGARETES e ou SHELTERS .

Penso no "tipo" adequado de proteção destas aeronaves , modelos de hangares , quais os mais adequados nas condições climáticas do Brasil e se devem ser construídos de materiais especiais (concretos ) à prova de algum impacto ou não !
Se devem ser "escondidos (subterrâneos ) e ou ainda quais seriam as adequadas "defesas de ponto " com as quais iríamos proteger na prática ou teóricamente estas bases , enfim um assunto um pouco mais de engenharia aeronáutica se me entendem .

O seu comentário é amplo e dá para puxar para vários lados. Apenas para apimentar, li há algum tempo uma reportagem sobre hangares militares em Israel. Nessa reportagem, eles compararam quais eram os melhores hangares para tempos de paz e de guerra. Constatou-se que o modelo soviético era mais eficiente, seja para camuflagem, seja para ataque, pois a casa das aeronaves eram praticamente enterrados com uma grossa camada de aço e cimento, fazendo com que fosse muito difícil a espionagem e, logicamente, o ataque.

Imagem
Imagem
Imagem

A Suécia, por exemplo, utiliza a ideia em algumas bases. A da figura abaixo, encontra-se dentro de um túnel numa determinada montanha não divulgada.

Imagem
Imagem

Embora no Brasil seja algo praticamente impossível de se implantar, não custa nada a gente papirar o que acontece no mundo.

MensagemEnviado: Qui Nov 20, 2014 8:36 am 
Sênior
Sênior

Construções militares reforçadas no Brasil é um tema que não se discute! Inacreditável isso!

MensagemEnviado: Qui Nov 20, 2014 11:34 am 
Sênior
Sênior

Discao escreveu:
Construções militares reforçadas no Brasil é um tema que não se discute! Inacreditável isso!

Brilhante!

Suponho que nós devemos esquecer as prioridades brasileiras por um momento. Acho maravilhosa a ideia de a Força Aérea comprar – a longo prazo – 108 caças. A gente até arregala os olhos e fica feliz, afinal, nós que gostamos de equipamentos militares, geopolítica e demais aspectos, nos sentimos mais fortes. De qualquer modo, a última vez em que eu pisei nas unidades da Força Aérea foi em 2010. Desde que eu entrei e até o último momento eu que eu fui, as coisas sempre permaneceram as mesmas: equipamentos velhos, aberturas sem janelas e portas, telhados caindo, pisos esburacados e rachaduras enormes, enfim, muitas coisas desanimadoras. Teremos 108 caças sem ao menos tê-lo onde colocar, pois as unidades estão velhas e antiquadas, às vezes, até para receber uma aeronave, o que é lamentável. Acho que a reorganização da Força Aérea começou erradamente, pois nossas unidades, não só da FAB, como também da MB e do EB, são comparáveis com os quartéis do século 18 feitos de barros e cuspe. Não são todas as unidades, porém a maioria delas, ou quase totalmente, são velhas e arcaicas.

MensagemEnviado: Qui Nov 20, 2014 11:49 am 
Sênior
Sênior

A FAB anda retrocedendo com algumas coisas, ela está querendo reabilitar a BAST, o que dirá melhorar as que realmente precisa?! :?

MensagemEnviado: Qui Nov 20, 2014 12:20 pm 
Sênior
Sênior

Discao escreveu:

Mas ainda bem.... imagina se as "empreiteiras", gente absolutamente "honesta"... se metesse a construir isto... ia custar Us$ 1 bi cada uma.... :evil:

A FAB sempre vai pelo que é mais barato e ela pode pagar. Um talhadinho de zinco e olhe lá.

Sds.

MensagemEnviado: Qui Nov 20, 2014 12:25 pm 
Sênior
Sênior

Baschera escreveu:
Discao escreveu:

Mas ainda bem.... imagina se as "empreiteiras", gente absolutamente "honesta"... se metesse a construir isto... ia custar Us$ 1 bi cada uma.... :evil:

A FAB sempre vai pelo que é mais barato e ela pode pagar. Um talhadinho de zinco e olhe lá.

Sds.

Ah tá!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

MensagemEnviado: Qui Nov 20, 2014 4:10 pm 
Intermediário
Intermediário

Boa tarde Cavaleiro 1

Era exatamente este o "espírito" da coisa , creio que temos muito ainda que avançar nesta area de engenharia , pois pelo que observo nas fotos das nossas Bases , nossos abrigos estão muito defasados em qualidade e materiais de construção , neste assunto devemos sim buscar e replicar aqui no Brasil um novo conceito de obras em aeroportos e abrigos para nosso GRIPENS NG , caso não denunciamos isto aqui era bem provável da FAB ficar com suas garagens de pré moldados de concreto com cobertura de fibro cimento , coisa pra lá de ultrapassado inclusive na minha area que é a Construção Civil .
Obrigado pelo "booster do assunto creio que será muito interessante a todos daqui do Forum !

MensagemEnviado: Qui Nov 20, 2014 8:12 pm 
Sênior
Sênior

Estamos falando de hangares ou hangaretes para estacionamento próximo da pista ??

Vejamos os da FACh (Chile):

HANGAR
Imagem

HANGARETES:
Imagem
Imagens/Fotos: FACh

Sds.

MensagemEnviado: Sex Nov 21, 2014 12:02 am 
Avançado
Avançado

As bases em regiões quentes do chile tem hagaeres fortificados.

MensagemEnviado: Sex Nov 21, 2014 7:50 am 
Sênior
Sênior

Eu não sei se vocês já perceberam, mas, no Brasil, as bases são dentro das cidades, BAGL, BAFL, BACO, BASC, BAMN, etc. Se nós olharmos as bases aéreas dos EUA, Canadá, Europa em geral, no Chile, Argentina, etc., são bases militares em lugares mais desertos, isolados, longe da cidade, com voos apenas militares. No Brasil é aquela homogenização: quando não há espaço, colocam as aeronaves civis dentro das áreas militares, como já vi acontecer na BAFL.

MensagemEnviado: Sex Nov 21, 2014 11:31 am 
Sênior
Sênior

Cavaleiro escreveu:
Eu não sei se vocês já perceberam, mas, no Brasil, as bases são dentro das cidades, BAGL, BAFL, BACO, BASC, BAMN, etc. Se nós olharmos as bases aéreas dos EUA, Canadá, Europa em geral, no Chile, Argentina, etc., são bases militares em lugares mais desertos, isolados, longe da cidade, com voos apenas militares. No Brasil é aquela homogenização: quando não há espaço, colocam as aeronaves civis dentro das áreas militares, como já vi acontecer na BAFL.

Quando foram construídas não era bem assim... mas o crescimento demográfico (inchaço) as tornou urbanas.

Porque não mudam ?? Falta grana, e ninguém quer perder a boquinha de morar no centro da cidade..ao invez de levar a família para o meio do nada. Se bem que estas áreas devem valer uma fortuna.

Mesma coisa para a Marinha.

Aliás, para o EB também. Aqui onde moro o 3º GAAAe fica bem no meio de um bairro altamente populoso e rodeado de prédios.

Sds.

MensagemEnviado: Sex Nov 21, 2014 12:08 pm 
Sênior
Sênior

Baschera escreveu:
Cavaleiro escreveu:

Quando foram construídas não era bem assim... mas o crescimento demográfico (inchaço) as tornou urbanas.

Porque não mudam ?? Falta grana, e ninguém quer perder a boquinha de morar no centro da cidade..ao invez de levar a família para o meio do nada. Se bem que estas áreas devem valer uma fortuna.

Mesma coisa para a Marinha.

Aliás, para o EB também. Aqui onde moro o 3º GAAAe fica bem no meio de um bairro altamente populoso e rodeado de prédios.

Sds.

Quando a BASM foi construída, e ainda antes, quando começaram as atividades no local como Campo de Aviação, não existia praticamente nada por perto em um raio de quilômetros. Hoje, ao seu redor, formou-se o bairro mais populoso de Santa Maria, com mais de 20 mil habitantes e inclusive com a UFSM instalada em área ao lado da BASM.

Quanto ao EB, a construção do quartel mais antigo da cidade, ainda no século 19, à época denominado 7º RI, hoje sede da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, deu-se em local ermo e afastado do centro da cidade. Hoje está cercado por prédios e casas em uma das avenidas mais movimentadas da cidade. Mesmo caso do 3º CAC/AP. Quando transferiram-se várias unidades do EB para área localizada mais afastada ainda do centro, no bairro Boi Morto (1º RCC, CIBld, 3ª CIA COM, 4º BLog, 6º Esq C Mec, entre outras), a área também era pouquíssimo habitada. Hoje, ao redor dos aquartelamentos, formou-se um bairro bastante populoso e a cidade estendeu-se em um contínuo até lá.

É um problema complicado de resolver, inclusive deveria envolver as prefeituras em conjunto com MD, criando planos diretores, ordenação do crescimento populacional e urbano, etc...

MensagemEnviado: Sex Nov 21, 2014 1:42 pm 
Sênior
Sênior

Essa é uma questão que deve ser pensado daqui para frente. É natural que aonde há grande movimentação de pessoas, acabe por chamar atenção de diversos empreendedores de serviços (lanchonete, comércio, farmácia, etc...) e isso acaba atraindo mais gente para o entorno. Acho eu que o problema não está nesta movimentação, mas sim na falta de delimitação dos espaços no entorno.

Quanto a questão de bases aéreas em áreas urbanas (ou semi-urbanas), o problema não deve estar tão somente na ocupação do seu entorno ofertando os serviços supracitados (visto que isso também facilita a vida dos militares nestes locais), mas sim com a excessiva proximidade das ocupações às atividades operacionais, tipo proximidade com as cabeceiras ou do sítio aeroportuário (além tão somente das vias de acesso), o próprio uso compartilhado com a aviação civil e por ai vai.

Se me lembro bem, tem uma base aeronaval da USNavy em San Diego que está em plena área urbana, acontece que seu entorno é formado pela baia de San Diego, tendo somente dois únicos acessos e o bairro de Coronado fica na parte frontal da base. O aeroporto da cidade fica do outro lado da baia, em área densamente povoada. Ai está a diferença que pouco tempos por aqui. Aeródromos militares operando somente aeronaves militares, e não esta mistureba de aeronaves militares e civis operando com a mesma pista, especialmente em grande centros urbanos.

Até mais!!! ;)

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página Anterior  1 ... 37, 38, 39, 40, 41  Próximo

Todos os horários são