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 Título: C-130"M" FAB
MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2008 2:16 pm 
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As aeronaves C-130 oriundas da AMI que estão sendo modernizadas agora trazem a descrição "C-130M" em sua deriva, observem...


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2008 4:39 pm 
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cascavel51 escreveu:
As aeronaves C-130 oriundas da AMI que estão sendo modernizadas agora trazem a descrição "C-130M" em sua deriva, observem...

Cade a Foto???
Don Joaquim

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Dom Joaquim
Barão de Louveira


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2008 5:11 pm 
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Perguntas:
Quem está conduzindo o processo de modernização? Quantas células serão modernizadas? Quantas já estão disponíveis?


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2008 7:44 pm 
PAMA GL. Acho que já tem 03 células porntas mas não posso confirmar.

Grande abraço


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Qui Nov 20, 2008 12:01 am 
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Também não sei ao certo quantos já estão prontos, mas a idéia é modernizar todos os C-130. Eu vi um de perto já esta realmente muito bonito


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Qui Nov 20, 2008 12:11 pm 
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Do lote de aeronaves compradas da AMI, quase todas
as 12 estão modernizadas...o fato é que algumas dessas células
não estavam em condições tão boas quanto se
imaginava...alguns se encontram "parados" no PAMA-GL
por fadiga estrutural...curioso é que
nem todos os Herky's modernizados contém a
descrição "M" em
suas derivas...

Sds

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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Sex Nov 21, 2008 12:40 pm 
Cascavel 51! É por essas e outras que eu defendo sempre, menos, melhor e novo.

Grande abraço


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Sex Nov 21, 2008 1:34 pm 
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Juarez Castro escreveu:
Cascavel 51! É por essas e outras que eu defendo sempre, menos, melhor e novo.

Grande abraço



Prezado amigo Juarez...


Mais uma vez ratifico que também compartilho em parte suas opiniões sobre alguns pontos, contudo
acho que esta filosofia de menos aeronaves mesmo que isto seja de certa forma otimizado com o emprego
de novas aeronaves seja muito difícil.Quanto à melhoria de nosso poder aéreo,
concordo que precisamos e devemos melhorar, e isto é visível para todos,
mas não da forma que muitos imaginam.Quando falo do "lirismo" de alguns companheiros
quando aqui idealizam uma FAB com caças como F-22 quando hoje mal damos conta dos
A-1 e F-5, quando ainda operamos o xavante...que "sonham"
em operar C-390 e/ou C-17 Globemaster, quando mal damos conta de operar nossos gordos, bandecos...vejo
às vezes como "pés que não estão no chão", ou desconhecem o sucateamento da FAB...

Por exemplo: A aviação de caça do Brasil, precisa de mais,melhores e mais novos vetores mais no sentido
de se "igualar" ao cenário de guerra internacional de que soberania militar propriamente dita.A aviação
de reconhecimento idem, passa pela mesma situação...mas quando falamos da aviação de transporte - e esse
foi o tema no qual concentramos nossos debates , e refiro-me ao início de minha participação aqui - não
podemos nos esquecer nunca, que a história da FAB, foi e é escrita com a "ajuda" de aeronaves "LENDÁRIAS", ou
seja, agregaram grande relevância e deixaram/deixarão um legado que se confunde com a própria história da FAB.Como
substituimos o Catalina? na verdade não substituímos e ainda existe uma lacuna a ser preenchida, principalmente sob
o olhar da Amazônia...Como substituímos o lendário Dakota? por outra aeronave maravilhosa...Como substituímos o
Buffalo? Na verdade amigos ainda não vejo um substituto, pois por mais que se fale ainda se precisa explorar
e tornar sadio o uso da amzônia, pois não vejo no C-105 Amazonas essa caractrística...Como substituiremos o bandeco?
Pelo C-97?C-98?CASA C-212 que parace ser o mais provável? Note que os pilotos da FAB,
não receberam a aeronave com bons olhos...Como substituir o Hércules que é no meu entendimento maior avião já
construido na historia da aviação mundial e com expectativa do projeto estar operacional com uma vida útil de 100 anos?..

Penso que sob o ponto de vista da aviação de caça, temos respostas rápidas e de grande impacto positivo...
mas no campo do transporte ainda estamos
caminhando lentamente para mudanças...


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Sáb Nov 22, 2008 3:19 pm 
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Caro Cascavel51!

O número de C-130 adquiridos pela FAB da Itália foi de 10 células e não 12.As matrículas na FAB vão de 2470 à 2479.

Abraços.


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Sáb Nov 22, 2008 4:07 pm 
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Juarez Castro escreveu:
PAMA GL. Acho que já tem 03 células porntas mas não posso confirmar.

Grande abraço


Parabéns ao PAMA-GL. É muito interessante ver os resultados de uma modernização de aeronave conduzida em instalações da própria força.

A propósito, existem procedimentos para avaliação operacional da efetividade das modificações implantadas por aeronave, como alinhamento de sistemas ou coisas assim, o que permitiria aferir o próprio trabalho realizado e implanter melhorias e correções, se necessárias?

Pelos comentários anteriores, estou certo em entender que, previamente aos trabalhos, o que existe é apenas uma avaliação do estado das células?


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Sáb Nov 22, 2008 5:04 pm 
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FLANKER escreveu:
Caro Cascavel51!

O número de C-130 adquiridos pela FAB da Itália foi de 10 células e não 12.As matrículas na FAB vão de 2470 à 2479.

Abraços.



Grande Flanker...


Obrigado pela correção amigo...


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Dom Nov 23, 2008 3:40 pm 
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cascavel51 escreveu:
Juarez Castro escreveu:
Cascavel 51! É por essas e outras que eu defendo sempre, menos, melhor e novo.

Grande abraço



Prezado amigo Juarez...


Mais uma vez ratifico que também compartilho em parte suas opiniões sobre alguns pontos, contudo
acho que esta filosofia de menos aeronaves mesmo que isto seja de certa forma otimizado com o emprego
de novas aeronaves seja muito difícil.Quanto à melhoria de nosso poder aéreo,
concordo que precisamos e devemos melhorar, e isto é visível para todos,
mas não da forma que muitos imaginam.Quando falo do "lirismo" de alguns companheiros
quando aqui idealizam uma FAB com caças como F-22 quando hoje mal damos conta dos
A-1 e F-5, quando ainda operamos o xavante...que "sonham"
em operar C-390 e/ou C-17 Globemaster, quando mal damos conta de operar nossos gordos, bandecos...vejo
às vezes como "pés que não estão no chão", ou desconhecem o sucateamento da FAB...

Por exemplo: A aviação de caça do Brasil, precisa de mais,melhores e mais novos vetores mais no sentido
de se "igualar" ao cenário de guerra internacional de que soberania militar propriamente dita.A aviação
de reconhecimento idem, passa pela mesma situação...mas quando falamos da aviação de transporte - e esse
foi o tema no qual concentramos nossos debates , e refiro-me ao início de minha participação aqui - não
podemos nos esquecer nunca, que a história da FAB, foi e é escrita com a "ajuda" de aeronaves "LENDÁRIAS", ou
seja, agregaram grande relevância e deixaram/deixarão um legado que se confunde com a própria história da FAB.Como
substituimos o Catalina? na verdade não substituímos e ainda existe uma lacuna a ser preenchida, principalmente sob
o olhar da Amazônia...Como substituímos o lendário Dakota? por outra aeronave maravilhosa...Como substituímos o
Buffalo? Na verdade amigos ainda não vejo um substituto, pois por mais que se fale ainda se precisa explorar
e tornar sadio o uso da amzônia, pois não vejo no C-105 Amazonas essa caractrística...Como substituiremos o bandeco?
Pelo C-97?C-98?CASA C-212 que parace ser o mais provável? Note que os pilotos da FAB,
não receberam a aeronave com bons olhos...Como substituir o Hércules que é no meu entendimento maior avião já
construido na historia da aviação mundial e com expectativa do projeto estar operacional com uma vida útil de 100 anos?..

Penso que sob o ponto de vista da aviação de caça, temos respostas rápidas e de grande impacto positivo...
mas no campo do transporte ainda estamos
caminhando lentamente para mudanças...



Caro cascavel51,

eu sou um dos muitos foristas daqui acometidos pelo tal "lirismo", embora eu não queira ver F-22 na FAB, por achar que não precisamos.

Esse meu "lirismo" se deve ao fato de eu acreditar piamente que devemos adaptar nosso orçamento à força que queremos ter, e não limitar nossa força ao orçamento que temos hoje. Acho que enquanto essa visão "continuísta" for mantida, não serão feitos esforços para uma racionalização maior do nosso orçamento, que nem é tão exíguo assim, e ainda pode ser bem maior.

permita-me tentar ilustrar o meu ponto de vista:

pensamento "continuísta":

"- está tudo mal organizado, dinheiro esbanjado, uma zona! Com isso, só sobra X, e com esse X só podemos ter isso, aquilo e aquilo outro. Não é o ideal, mas é o que dá com a grana que sobra."

pensamento "lirista":

"- precisamos de uma força com X, Y e Z características, mas a grana que sobra da bandalheira que está não dá. Primeiro, vamos tentar arrumar a bagunça para que "sobre" mais do que sobra hoje, e segundo, vamos aumentar a dotação da força, para que possamos nos aproximar o máximo possível do ideal que queremos."

Percebeu a diferença? Ter uma força castrada, que não vai atingir o nível operacional ideal - em qualidade, mas também em quantidade - para as necessidades do país não adianta nada. No meu ponto de vista, não é correto ver o que sobrou da bagunça e pegar só o que der com isso. Acho isso uma visão acomodada, conformista e continuista, do tipo "nem adianta querer mudar porque sempre foi assim mesmo, é assim que é e isso não vai mudar", e a vida até hoje tem me mostrado que a única coisa que esse tipo de visão con segue, embora seja bem pragmática, é manter os "status quo" e atrasar melhoras. O correto , ao meu ver, é ver o que precisa e ir atrás dos recursos, arrumando a bagunça primeiro e depois aumentando a fatia do bolo que recebe. Inocente? Nem um pouco! É uma questãop de como um vê a vida. Idealista? Pode ser, mas definitivamente progressista. O que não dá é o Brasil pensar como Haiti. :wink:


Grande abraço,
Urubu-Rei


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Seg Nov 24, 2008 8:08 am 
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Urubu-Rei escreveu:
cascavel51 escreveu:
Juarez Castro escreveu:
Cascavel 51! É por essas e outras que eu defendo sempre, menos, melhor e novo.

Grande abraço



Prezado amigo Juarez...


Mais uma vez ratifico que também compartilho em parte suas opiniões sobre alguns pontos, contudo
acho que esta filosofia de menos aeronaves mesmo que isto seja de certa forma otimizado com o emprego
de novas aeronaves seja muito difícil.Quanto à melhoria de nosso poder aéreo,
concordo que precisamos e devemos melhorar, e isto é visível para todos,
mas não da forma que muitos imaginam.Quando falo do "lirismo" de alguns companheiros
quando aqui idealizam uma FAB com caças como F-22 quando hoje mal damos conta dos
A-1 e F-5, quando ainda operamos o xavante...que "sonham"
em operar C-390 e/ou C-17 Globemaster, quando mal damos conta de operar nossos gordos, bandecos...vejo
às vezes como "pés que não estão no chão", ou desconhecem o sucateamento da FAB...

Por exemplo: A aviação de caça do Brasil, precisa de mais,melhores e mais novos vetores mais no sentido
de se "igualar" ao cenário de guerra internacional de que soberania militar propriamente dita.A aviação
de reconhecimento idem, passa pela mesma situação...mas quando falamos da aviação de transporte - e esse
foi o tema no qual concentramos nossos debates , e refiro-me ao início de minha participação aqui - não
podemos nos esquecer nunca, que a história da FAB, foi e é escrita com a "ajuda" de aeronaves "LENDÁRIAS", ou
seja, agregaram grande relevância e deixaram/deixarão um legado que se confunde com a própria história da FAB.Como
substituimos o Catalina? na verdade não substituímos e ainda existe uma lacuna a ser preenchida, principalmente sob
o olhar da Amazônia...Como substituímos o lendário Dakota? por outra aeronave maravilhosa...Como substituímos o
Buffalo? Na verdade amigos ainda não vejo um substituto, pois por mais que se fale ainda se precisa explorar
e tornar sadio o uso da amzônia, pois não vejo no C-105 Amazonas essa caractrística...Como substituiremos o bandeco?
Pelo C-97?C-98?CASA C-212 que parace ser o mais provável? Note que os pilotos da FAB,
não receberam a aeronave com bons olhos...Como substituir o Hércules que é no meu entendimento maior avião já
construido na historia da aviação mundial e com expectativa do projeto estar operacional com uma vida útil de 100 anos?..

Penso que sob o ponto de vista da aviação de caça, temos respostas rápidas e de grande impacto positivo...
mas no campo do transporte ainda estamos
caminhando lentamente para mudanças...



Caro cascavel51,

eu sou um dos muitos foristas daqui acometidos pelo tal "lirismo", embora eu não queira ver F-22 na FAB, por achar que não precisamos.

Esse meu "lirismo" se deve ao fato de eu acreditar piamente que devemos adaptar nosso orçamento à força que queremos ter, e não limitar nossa força ao orçamento que temos hoje. Acho que enquanto essa visão "continuísta" for mantida, não serão feitos esforços para uma racionalização maior do nosso orçamento, que nem é tão exíguo assim, e ainda pode ser bem maior.

permita-me tentar ilustrar o meu ponto de vista:

pensamento "continuísta":

"- está tudo mal organizado, dinheiro esbanjado, uma zona! Com isso, só sobra X, e com esse X só podemos ter isso, aquilo e aquilo outro. Não é o ideal, mas é o que dá com a grana que sobra."

pensamento "lirista":

"- precisamos de uma força com X, Y e Z características, mas a grana que sobra da bandalheira que está não dá. Primeiro, vamos tentar arrumar a bagunça para que "sobre" mais do que sobra hoje, e segundo, vamos aumentar a dotação da força, para que possamos nos aproximar o máximo possível do ideal que queremos."

Percebeu a diferença? Ter uma força castrada, que não vai atingir o nível operacional ideal - em qualidade, mas também em quantidade - para as necessidades do país não adianta nada. No meu ponto de vista, não é correto ver o que sobrou da bagunça e pegar só o que der com isso. Acho isso uma visão acomodada, conformista e continuista, do tipo "nem adianta querer mudar porque sempre foi assim mesmo, é assim que é e isso não vai mudar", e a vida até hoje tem me mostrado que a única coisa que esse tipo de visão con segue, embora seja bem pragmática, é manter os "status quo" e atrasar melhoras. O correto , ao meu ver, é ver o que precisa e ir atrás dos recursos, arrumando a bagunça primeiro e depois aumentando a fatia do bolo que recebe. Inocente? Nem um pouco! É uma questãop de como um vê a vida. Idealista? Pode ser, mas definitivamente progressista. O que não dá é o Brasil pensar como Haiti. :wink:


Grande abraço,
Urubu-Rei



Caro amigo,


Concordo com você e com a maioria dos amigos no sentido da Força nunca se acomodar.
Se nós atentarmos podemos concluir hoje, que a FAB vive um momento de transição, ou seja,
temos realmente a possibilidade de recebermos um vetor de primeira linha para a caça, estamos
modernizando nossos Hércules - todos eles por sinal - recebemos o "novinho em folha" Amazonas,
estamos retrofitando nossos F-5, iremos fazer o mesmo com os A-1, recebemos
mesmo à meia-boca os mirage 2000,será feito upgrade dos bandecos,
recebemos novíssimos helicópteros Blackhawk, estão prontas duas grandes bases com total
infra-estrutura montadas na Amazônia,o advento do P-3 BR que é uma realidade para a frustrada aviação
de reconhecimento,a compra de células de B707 afim de prorrogar a vida útil de uma aeronave extremamente
relevante para a aviação do Brasil, alguns ETAS receberam o C-97, o "Onça" recebeu um C-105,
existe a possibilidade remota mais existe da Embraer voltar a ter uma linha de montagem de um avião bimotor
para atender fundamentalmente às expectativas da FAB, o GEIV hoje está operando aeronaves novas Hawker 800XP...

Tenho consciência total do que se tem feito apesar de todos os problemas reais que você citou,
mas ainda não concordo com o lirismo...


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Ter Nov 25, 2008 6:13 pm 
Cesar escreveu:
Juarez Castro escreveu:
PAMA GL. Acho que já tem 03 células porntas mas não posso confirmar.

Grande abraço


Parabéns ao PAMA-GL. É muito interessante ver os resultados de uma modernização de aeronave conduzida em instalações da própria força.

A propósito, existem procedimentos para avaliação operacional da efetividade das modificações implantadas por aeronave, como alinhamento de sistemas ou coisas assim, o que permitiria aferir o próprio trabalho realizado e implanter melhorias e correções, se necessárias?

Pelos comentários anteriores, estou certo em entender que, previamente aos trabalhos, o que existe é apenas uma avaliação do estado das células?



SIm, as modernizações estão sendo efetuadas no PAMAGL, mas estão sendo conduzidas por uma empresa privada, contratada para tal. Os mecânicos e todo o pessoal é desta empresa, que conta com auxílio dos mecânicos da FAB.

Estive acompanhando a modernização da 11a célula ano passado (snme).

E segundo ouvi, não seriam todas as células da FAB que seriam modernizadas, acho que o total é de 12 ou 15 células... o resto ou está muito ruim, ou já tanto canibalizadas que simplesmente é economicamente inviável modernizar.

Sds,
Vector


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Ter Nov 25, 2008 8:04 pm 
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Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:24 pm
Mensagens: 15
Localização: Caxias do Sul - RS
Citação:
recebemos novíssimos helicópteros Blackhawk


Amigo Cascavél,

Os helicópteros adiquiridos pela FAB vieram por meio do programa Foreign Military Sale (FMS), em que é oferecido um preço mais baixo às nações que participam desse programa. Lembro que à época, comentei no fórum que participava no orkut que esses helicópteros seriam usados, visto o preço, e fui muito criticado. O resultado foi que depois de alguns meses a notícia veio a se confirmar, todos os S-70A Blackhawks que a FAB havia comprado eram na verdade helicópteros usados, excessos do US Army em bom estado de conservação, portanto, nada de BH novos.

Agora recentemente o governo do Brasil mostra interesse por mais 15 aparelhos, 30 motores e mais peças, armas e tanques para estes helicópteros. Possivelmente vamos pelo menos caminho, via FMS, virão helicópteros usados, já que a frota do Exército dos EUA é impressionante e o Pentágono planeja DUPLICAR a quantidade de Blackhawks em serviço, então imagine. Provavelmente essas aquisições de S-70A visam substituir o já cansado UH-1H de nossas forças, sendo é claro, o S-70A, muito mais capaz e seguro de se operar.


Quanto às críticas às compras de materiais usados, é claro que adoraria ver nossas forças armadas com materiais novos, porém devemos ter ciência de que também precisamos de números. Nosso país possui um "déficit" de material para vigiar o território. Nossas fronteiras são grandes e há vários países no entorno. Se somada a quantidade de caças desses países, estaríamos em apuros caso haja alguma coalisão na América Latina contra o nosso país no futuro. Precisamos de novos esquadrões de caça em outras regiões do Brasil, e nada melhor do que começar com um vetor que está aqui há 30 anos. Se o Chile dispor seus F-5E Tigre III ao Brasil, creio que deveriam ser adiquiridos, pois a FAB e seu programa para os caças F-5E/F planejava um total de 70 aeronaves, e caso se confirme essa compra, estaríamos bem perto desse número.

O F-5EM é um bom caça. Uma frota de 70 aeronaves é suficiente para manter a superioridade aérea do Brasil até 2025, visto que nos países vizinhos não se esboça nenhuma compra de respeito como fora as dos 24 Su-30MKV (e mesmo Hugo Chávez adicionando uma esquadrilha de Su-35 à Venezuela, o F-X2 visa manter esse equilíbrio, pois os F-5EM vão continuar em serviço com a chegada dos primeiros 36 caças F-X). Se devidamente equipado com o que a Aeronáutica planeja (DASH já em Canoas, Python 4 à caminho e um segundo lote de 72 mísseis Derby também encomendado), o Tiger II é um excelente opositor, mesmo se depender de sua própria aviônica apenas e já demonstrou isso, na última CRUZEX e no Exercício Red Flag 2008, em ambos nossos pilotos voaram sem DASH, míssil off-boresight ou um avião AEW&C como o R-99A.

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