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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Ter Dez 04, 2012 9:17 pm 
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"Segundo a FAB, o avião não fez um pouso de emergência. A aeronave realizava, segundo a Aeronáutica, um voo de checagem de equipamentos e não levava carga. O avião C-130, modelo Hércules, de fabricação da Lockheed Martin, está nesse momento em manutenção no Parque de Material da Areonáutica do Galeão. Ninguém ficou ferido."

Fonte: Poder Aéreo.

Vídeo: http://s02.video.glbimg.com/x240/2275625.jpg

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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 8:37 am 
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Quantos motores seriam necessários para mantê-lo voando???
Um só manteria ele voando se estivesse descarregado???
Sei que, quando o avião fica com um, dois ou três motores em pane, o piloto deve manter o avião acelerado para garantir o comando do leme para evitar a assimetria dos motores ..


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 10:06 am 
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C47 escreveu:
Quantos motores seriam necessários para mantê-lo voando???
Um só manteria ele voando se estivesse descarregado???
Sei que, quando o avião fica com um, dois ou três motores em pane, o piloto deve manter o avião acelerado para garantir o comando do leme para evitar a assimetria dos motores ..


Off-Topic:

Li um relato há muito tempo que os P-3 e C-130 em Portugal só poderia voar com dois moteres acionados. Acredito que seja mentira, mas...


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 10:25 am 
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Cavaleiro escreveu:
C47 escreveu:
Quantos motores seriam necessários para mantê-lo voando???
Um só manteria ele voando se estivesse descarregado???
Sei que, quando o avião fica com um, dois ou três motores em pane, o piloto deve manter o avião acelerado para garantir o comando do leme para evitar a assimetria dos motores ..


Off-Topic:

Li um relato há muito tempo que os P-3 e C-130 em Portugal só poderia voar com dois moteres acionados. Acredito que seja mentira, mas...


Acredito que não seja mentira.
Acho bem razoável que sejam dois.
Acho que um motor só não consegueria manter um avião quadrimotor com uma velocidade mínima para evitar assimetria...


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 1:17 pm 
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C47 escreveu:
Cavaleiro escreveu:
C47 escreveu:
Quantos motores seriam necessários para mantê-lo voando???
Um só manteria ele voando se estivesse descarregado???
Sei que, quando o avião fica com um, dois ou três motores em pane, o piloto deve manter o avião acelerado para garantir o comando do leme para evitar a assimetria dos motores ..


Off-Topic:

Li um relato há muito tempo que os P-3 e C-130 em Portugal só poderia voar com dois moteres acionados. Acredito que seja mentira, mas...


Acredito que não seja mentira.
Acho bem razoável que sejam dois.
Acho que um motor só não consegueria manter um avião quadrimotor com uma velocidade mínima para evitar assimetria...

Da mesma maneira que um bimotor pesado como um Boeing 777 consegue voar com um funcionando, pois se não conseguisse manter cinco horas nesta situação não seria homologado, um quadrimotor pode voar só com dois.

O treinamento monomotor é feito por todo piloto, seja em aeroclubes ou nas forças Aéreas, durante o curso de multimotor, vejam o vídeo abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=QJQGY6ZQc8w

Dois parados, um de cada lado era feito a muito tempo no P-3 para aumentar o tempo de patrulha. Vejam esta exibição de um P-3 nos EUA com trimotor e bimotor. Não se demonstrou dois parados de um lado porque é uma situação onde o piloto não poderia fazer manobras sobre o público, somente vir suave para pouso final.
Quanto a monomotor em um avião de quatro motores, o maior problema é que não se teria potencia para manter em voo nivelado, seria uma pane onde o piloto teria que pousar forçado.

http://www.youtube.com/watch?v=3CaAgODDiRI


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 1:36 pm 
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VIDEO DO INCIDENTE COM O C-130 HERCULES BRASILEIRO:

http://www.youtube.com/watch?v=K9O5otm-U6Y


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 3:05 pm 
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Baschera escreveu:
"Segundo a FAB, o avião não fez um pouso de emergência. A aeronave realizava, segundo a Aeronáutica, um voo de checagem de equipamentos e não levava carga. O avião C-130, modelo Hércules, de fabricação da Lockheed Martin, está nesse momento em manutenção no Parque de Material da Areonáutica do Galeão. Ninguém ficou ferido."

Fonte: Poder Aéreo.

Vídeo: http://s02.video.glbimg.com/x240/2275625.jpg

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Tava pelado, com partes apenas no Primer...estava no processo de modernização "M" será?

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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 3:43 pm 
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Fab-Wan escreveu:
Baschera escreveu:
"Segundo a FAB, o avião não fez um pouso de emergência. A aeronave realizava, segundo a Aeronáutica, um voo de checagem de equipamentos e não levava carga. O avião C-130, modelo Hércules, de fabricação da Lockheed Martin, está nesse momento em manutenção no Parque de Material da Areonáutica do Galeão. Ninguém ficou ferido."

Fonte: Poder Aéreo.

Vídeo: http://s02.video.glbimg.com/x240/2275625.jpg

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Tava pelado, com partes apenas no Primer...estava no processo de modernização "M" será?

A modernização "M" é só de aviônicos, pode ser que tenha sido feita mas a estrutura toda revisada é de uma grande revisão, que pode ser feita independente de modernização. Os famosos Checks "D".

"Check D
É a mais aprofundada das revisões. Tem lugar a cada 4 a 5 anos dependendo da aeronave, e implica o total, ou parcial, desmantelamento da aeronave para inspeção. É feita num hangar de um centro de manutenções." Wikipedia


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Qua Jan 23, 2013 12:44 pm 
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Vida longa para o KC-130, de mão em mão.

Imagemcavok

Foi divulgado esta semana o primeiro reabastecimento duplo de F-35C, o que chamou a atenção foi o velho KC-130R que contrastava com a modernidade dos caças.

O KC-130R foi construido em 1982 para a USAF e depois em 1996 transferido para a USMC que precisava aposentar seus antigos KC-130F de 1962.
Depois foi transferido para o Esquadrão de testes conjunto VX-20 da US Navy e USMC.

Imagem

KC-130R
14 former USAF aircraft transferred to the U.S. Marine Corps.

VX-20
Combined USN / USMC squadron, operates 1 KC-130J used for testing and evaluation, and 3 KC-130R for refueling USN and USMC aircraft conducting tests at Patuxent River - Wikipedia

Imagemfas.org
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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Seg Jun 03, 2013 12:50 pm 
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Problema com avião da FAB fecha aeroporto de Fortaleza

2 de junho de 2013, em Acidentes Aeronáuticos, por Guilherme Poggio

Imagem

Um problema com avião da Força Aérea Brasileira (FAB) na madrugada deste domingo, 2, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, provocou cancelamentos e atrasos de voos.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o avião militar estourou o pneu na decolagem, por volta de 1h30min.

Devido ao incidente, o aeroporto de Fortaleza ficou fechado por quase quatro horas. A situação só foi normalizada por volta das 5h. Com o aeroporto fechado, pelo menos quatro voos foram cancelados e cinco sofreram atrasos.

Segundo o último balanço divulgado pela Infraero, o Aeroporto Internacional Pinto Martins registrou 64% de atrasos nos voos. 16 dos 25 programados atrasaram entre 00h e 11h. Quatro voos foram cancelados.

FONTE: O POVO Online

NOTA DO EDITOR: fica a dúvida de qual era a aeronave que teve problemas

NOTA DO EDITOR 2: (atualização) segundo divulgado pelo Diário do Nordeste, trata-se de um C-130. Segundo aquela mídia, de acordo com a assessoria da FAB, houve uma falha no trem de pouso da aeronave de transporte C-130 Hércules. A FAB ainda informou que o avião aterrisou normalmente, não sofrendo danos e que o problema técnico foi resolvido.

http://www.aereo.jor.br/2013/06/02/prob ... frotaleza/


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Qua Nov 06, 2013 9:24 pm 
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bela cabine desse C-130J da Real Força Aérea Canadense!!

Imagem

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Flávio Nicoliche


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Seg Fev 03, 2014 2:45 pm 
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Após 28 anos, esquadrão realiza missões de reabastecimento em voo

Vinicius Castro
03/02/2014


Imagem

Durante a operação, os caças se aproximam da aeronave reabastecedora e reduzem a velocidade

O primeiro grupo de Transporte de Trevo 1° GTT 1°/1° GTropa (1° GTT), também conhecido como Esquadrão Coral, voltou a realizar no dia 30 de janeiro missões de reabastecimento em voo, depois de 28 anos. O objetivo é aumentar a capacidade da V Força Aérea (unidade à qual o Esquadrão Coral é subordinado) nas missões desse tipo.

A operação envolveu o reabastecimento de dois caças F-5M do Esquadrão Jambock pelo C-130 Hércules do 1° GTT. Com o reabastecimento em pleno voo, as aeronaves ganham mais autonomia. Durante a operação, os caças se aproximam da aeronave reabastecedora e reduzem a velocidade. Em seguida, o avião “tanque” libera uma mangueira de 30 metros que se conecta ao F-5M. O combustível é transferido por meio da conexão. Todo esse processo dura cerca de dois minutos.

Para o Comandante da aeronave, Capitão Aviador Leandro do Amaral Marins, o reabastecimento em voo é uma atividade muito importante para a Força Aérea. “Podemos assim aumentar a autonomia e o alcance das aeronaves de caça. A partir de hoje, após 28 anos, o 1° GTT volta a desempenhar essa missão, aumentando ainda mais a operacionalidade da Unidade”.

Os tripulantes do 1° GTT foram readaptados à atividade de reabastecimento em voo pelos integrantes do 1°/1° Grupo de Transporte, Esquadrão Gordo.

Esquadrão Coral

O 1º Grupo de Transporte de Tropa é sediado no Rio de Janeiro, realiza o transporte de cargas, lançamento de paraquedistas e o transporte logístico para o Exército Brasileiro, principalmente nas regiões de fronteira e na Amazônia, além de servir ao Governo Federal no apoio em calamidades públicas.

O Esquadrão Coral realiza também tarefas de transporte aeroterrestre e transporte aéreo tático para Força Aérea Brasileira, além de missões SAR (Search and Rescue – Busca e Salvamento) na parte sul do Oceano Atlântico, essenciais para a segurança da navegação aérea internacional.

Fonte: JORNAL DO ÔNIBUS (PR)

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=36890


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Seg Fev 03, 2014 7:29 pm 
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Como anda a modernização/revisão dos C-130? Sexta-feira passada eu vi muitos na Base Aérea do Galeão com os motores retirados e sem pintura. Haviam no máximo 3 que pareciam estar prontos para voar.

_________________
S T E E N

-- http://www.peremptorio.com.br --


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Qui Dez 18, 2014 12:13 am 
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Esquadrão Gordo da FAB opera no Circulo Polar Ártico

Publicado em 17/12/2014 por Fernando Valduga

Imagem
Voo do C-130 do Esquadrão Gordo sobre o Ártico. (Foto: 1°/1° GT)

O Esquadrão Gordo (1º/1º GT) sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), conhecido por operar a aeronave C-130 Hércules no continente Antártico, cumpriu mais uma missão em temperaturas extremas. A tripulação atravessou o Atlântico e o Circulo Polar Ártico para chegar a cidade de Kiruna, a 1.200 km ao norte de Estocolmo, capital da Suécia.

Imagem
O C-130 no Aeroporto de Kiruna, Norte da Suécia. (Foto: 1°/1° GT)

O voo foi realizado em apoio ao Programa Espacial Brasileiro. Dois motores foguetes, que fazem parte do veículo de sondagem VSB 30, foram entregues à Alemanha para serem utilizados no Centro de Lançamento de Esrange, na Suécia. Os motores, projetados e fabricados com tecnologia 100% nacional no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), são certificados pela Agência Espacial Europeia e exportados para países Europeus.

“Foi muito gratificante participar dessa missão e contribuir com o Programa Espacial Brasileiro”, afirma o comandante da aeronave, Capitão Reinaldo Alves.

Fonte: 1°/1° GT

http://www.cavok.com.br/blog/?p=82216


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 Título: Re: C-130"M" Alguém já viu?
MensagemEnviado: Qui Dez 18, 2014 10:43 am 
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Wellington Góes escreveu:
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Esquadrão Gordo da FAB opera no Circulo Polar Ártico

Publicado em 17/12/2014 por Fernando Valduga

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Voo do C-130 do Esquadrão Gordo sobre o Ártico. (Foto: 1°/1° GT)

O Esquadrão Gordo (1º/1º GT) sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), conhecido por operar a aeronave C-130 Hércules no continente Antártico, cumpriu mais uma missão em temperaturas extremas. A tripulação atravessou o Atlântico e o Circulo Polar Ártico para chegar a cidade de Kiruna, a 1.200 km ao norte de Estocolmo, capital da Suécia.

Imagem
O C-130 no Aeroporto de Kiruna, Norte da Suécia. (Foto: 1°/1° GT)

O voo foi realizado em apoio ao Programa Espacial Brasileiro. Dois motores foguetes, que fazem parte do veículo de sondagem VSB 30, foram entregues à Alemanha para serem utilizados no Centro de Lançamento de Esrange, na Suécia. Os motores, projetados e fabricados com tecnologia 100% nacional no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), são certificados pela Agência Espacial Europeia e exportados para países Europeus.

“Foi muito gratificante participar dessa missão e contribuir com o Programa Espacial Brasileiro”, afirma o comandante da aeronave, Capitão Reinaldo Alves.

Fonte: 1°/1° GT

http://www.cavok.com.br/blog/?p=82216

Navegar próximo aos pólos já foi uma aventura antes do GPS e do Inercial, pois a bussula magnética não funciona.

Hoje perdeu o encanto.


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