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 Título: Re: Ambiente amazônico
MensagemEnviado: Ter Out 05, 2010 12:59 am 
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Registrado em: Seg Jan 08, 2007 5:22 pm
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Baschera escreveu:
Só para complementar a informação, sobre o Radar Saber M60..... que segundo o link abaixo, tem 75 Km de alcaçe e não 60 Km. (Ver pag. 5 do informativo do CTEx).

http://www.ctex.eb.br/jornal_ctex/jornal_004_ctex.pdf

Já está em avançado estágio de desenvolvimento o radar SABER M200, com alcance de 200 km.

Sds.

Ótima notícia!!! :wink:


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 Título: Re: Ambiente amazônico
MensagemEnviado: Ter Out 05, 2010 1:23 am 
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Registrado em: Ter Jan 12, 2010 1:42 am
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Wellington Góes escreveu:
Baschera escreveu:
... Já está em avançado estágio de desenvolvimento o radar SABER M200, com alcance de 200 km.
Ótima notícia!!!

Baschera/Wellington,

Notícia que faz muito bem à nossa autoestima.

Abraços.


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 Título: Re: Ambiente amazônico
MensagemEnviado: Sáb Ago 18, 2012 8:50 pm 
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Registrado em: Sex Jan 01, 2010 9:52 pm
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Volta e meia aparece alguém com saudades dos Aviões Anfíbios da FAB.
Se um dia a FAB quisesse testar novamente a aplicação destas aeronaves na Amazônia seria fácil, basta converter um Cessna Caravan com um kit fornecido pelo fabricante.
Ja existem alguns Caravan Anfíbios voando no Brasil com matrícula civil, portanto existe quem possa passar a experiencia.

Conheci um mecânico dos velhos tempos em que faziam manutenção nos Catalina com as ferramentas amarradas na cintura para não cair no rio e ele me disse que era uma operação perigosa.
Nos pontos apoiados do EB em que haviam militares de canoa para fazer uma varredura no rio a procura de troncos era menos perigoso, mas quando não havia apoio tinham que dar um rasante a procura de galhos. A FAB optou pela COMARA para construir muitas pistas e com isso acabar com os Anfíbios.

Vejam este vídeo brasileiro de um piloto decolando em uma curva do Rio Unini em Barcelos-AM. ** http://www.youtube.com/watch?v=d1XHg-wIK5w

Exemplos de Cessna Caravan Anfíbio no Brasil
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 Título: Re: Ambiente amazônico
MensagemEnviado: Dom Ago 19, 2012 8:50 am 
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Quando se ve os relatos dos pelotoes de fronteira, percebe-se a falta que equipamentos assim fazem falta...nem sempre o heli é o ideal em face de sua capacidade de carga e custo de hora voo...


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 Título: Re: Ambiente amazônico
MensagemEnviado: Sex Nov 13, 2015 3:42 pm 
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Pois é, hoje sou eu que fiquei com saudade dos aviões anfíbios na FAB...
E agora que a MB recuperou suas asas, ela poderia usar um projeto de hidro-avião destes para ter uma aviação de transporte disfarçada...

O fruto do meu desejo é este cara alemão aqui:

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http://www.dornierseawings.com/specifications.html

http://www.flyingmag.com/pilot-reports/ ... -boat-back

Embora seja relativamente pequeno em relação aos saudosos "pata chocas" (Consolideted PBY-5A Catalina) ele tem espaço para doze pessoas e o que achei mais interessante que este design usa dois motores turboprop mais fracos da família PT6A do SuperTucano de só 650 SHP em tandem, no centro, no mesmo eixo e encontra-giro, fuselagem toda em fibra de vidro e curiosamente ele é mais um barco aéreo que um avião pois o combustível não fica nas asas e sim no casco do "barco".

Tem uma ótima aviônica e custa menos que um super tucano (cerca de 6 milhões de dólares).

Tanto a MB como a FAB poderiam comprar algumas aeronaves para apoio em região amazônica ou no caso da MB poderia até apoiar navios sem convoo em retiradas médicas ou levar sobressalentes em emergências em mar mais calmo com muita rapidez.

Mas o que mais deixou-me interessado seria uma parceria Dornier-Embraer para usar este conceito de design para uma aeronave maior usando dois PT6A-65C dos Super Tucano nesta mesma configuração teria disponíveis mais 2.000 SHP disponíveis.
TALVEZ numa escala de tamanho maior e com o aumento da capacidade de carga acabe por exigir a troca da fibra de vidro por fibra de carbono (ou outro material compósito mais barato) mas isso é coisa para os engenheiros decidirem sobre as especificações e dimensões de custo/eficiência do reprojeto...


https://pt.wikipedia.org/wiki/Consolidated_PBY_Catalina

Os PBY-5A tinham dois motores de pistão de 1.200 hp e eram muito mais pesados (não tinham estrutura de fibra de vidro), mas comparando-se as especificações das duas aeronaves creio que este projeto do Dornier Seastar repaginado e aumentado com os motores do Super Tucano poderiam gerar uma excelente aeronave militar para uso da FAB e/ou a MB operar no Brasil. Com a vantagem de usar uma motorização mais que dominada pela FAB.

Seria um ótimo desenvolvimento e uma excelente oportunidade da MB criar uma "Aviação de Transporte" própria usando esta aeronave com os trens de pouso onde houver pista de pouso (sim ele tem trem de pouso retrátil) ou onde não houver descer no mar e atracar na Capitania dos Portos ou apoiar logisticamente os Distritos Navais...

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 Título: Re: Ambiente amazônico
MensagemEnviado: Ter Dez 08, 2015 2:01 pm 
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Registrado em: Qua Jul 29, 2009 12:36 pm
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Pois é a minha sugestão anterior está mais válida que NUNCA agora tem uma ESPERANÇA de ser atendida...

http://www.defesaaereanaval.com.br/defe ... s-medicos/

Esta aeronave seria ideal para o novo programa hoje lançado...
Uma frota destas aeronaves seria ideal... Quem sabe 8 a 12 para iniciar...

Mas o que eu queria mesmo seria reviver uma aeronave do porte do antigo catalina usando esta configuração de projeto mas usando dois PT6A-68C de 1.600 shp de potência...
Uma encomenda do Ministério da Defesa do Brasil (MdD do B) à uma joint-venture Dornier-Embraer...

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