Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Seg Set 16, 2019 2:33 pm

Todos os horários são

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página Anterior  1 ... 79, 80, 81, 82, 83, 84  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: AMX, amar ou odiar?
MensagemEnviado: Sáb Mar 07, 2015 1:33 pm 
Sênior
Sênior
 Visitar website do usuário  Perfil

Não me parece lógico ou producente cancelar um projeto em andamento (A-1M) para se iniciar outro (conversão de A-1 em A-1B).

Atenciosamente,

MensagemEnviado: Sáb Mar 07, 2015 6:07 pm 
Sênior
Sênior

Geovanne Pinheiro escreveu:
Wellington Góes escreveu:
Em resumo, no meu entender, o impeditivo não está na engenharia, pois a Embraer já produz as duas versões, ou seja, ela sabe de todas as alterações necessárias. O impeditivo disto seria os custos envolvidos e o resultado da relação custo-benefício desta empreitada.

Até mais!!! ;)

Caro Wellington,
Para mim surgem as seguintes dúvidas:
1) A FAB vai adotar um treinador a jato?
2) Caso positivo, ele terá a necessidade de ser supersônico?
3) Caso negativo, o A-1B seria capaz de suprir os requisitos?
4) Qual o melhor custo-benefício: Converter os A-1 para biplace treinador ou adquirir um treinador nato?

Fale Geovanne!

Pois então, quem tem que responder isto é a FAB, mas algumas coisas se comenta por ai, como a necessidade sim de um treinador a jato e não seria preciso supersônico, afinal para o que se propõem (conversão e adaptação dos pilotos a uma aeronave a reação), um subsônico de velocidade alta (que é o caso do AMX) já seria o suficiente. Quanto ao custo-benefício, este deve envolver, inclusive, a própria modernização do AMX como proposto hoje, ou seja, fazer os comparativos entre modernizar o AMX como aeronave de ataque e reconhecimento, ainda comprar uma nova aeronave para treinamento avançado e ainda investir no Gripen (futuro substituto de todas as aeronaves de caça da FAB). Ou seja, a equação não é tão somente a conversão, mas sim todo o rearranjo no quadro operacional da força, frente às condições orçamentarias atuais e futuras, além das questões tecno-industrias.

- Ainda se manteria parte do projeto tecno-industrial, mesmo com a redução nos equipamentos embarcados (afinal, como uma aeronave de instrução, não é necessário uma série de outros equipamentos mais sofisticados, somente um radar menor e mais simples, sem RWR, Chaff/Flare, etc.....), mantendo a mesma configuração de aviônica dos F-5M e A-29;
- Os trabalhos de conversão seriam feitos nas instalações da própria Embraer, fabricante da aeronave;
- É muito mais fácil manter uma aeronave de instrução nacional do que uma estrangeira, diversos países que possuem aeronaves próprias, continuam voando por muito mais tempo em suas forças (o T-38 na USAF está ai até hoje, o Hawk na RAF, Alfajet na AdL'Air, AM-339 na AMI, etc...);
- A FAB já conhece o desempenho da aeronave e tem toda estrutura para mante-los por muito tempo, ou seja, não será preciso toda demanda de introdução de uma nova aeronave no seu inventário. Cadeia logística é conhecida, possuímos fabricantes e oficinais já especializadas para atender o AMX;
- Como aeronave de instrução, não será preciso a integração de novos armamentos como míssil antinavio, bombas guiadas, mísseis WVR, etc..... apenas instrumentos de medição e treinamento.

Enfim, esta proposta não deve ser enxergada apenas como uma modificação de função, mas todo o rearranjo que será preciso para continuarmos com este projeto de modernização. Isto prolongará por mais tempo a entrada de novas aeronaves Gripen, além de ser um gasto a mais com uma coisa, quando parte deste dinheiro poderia ir para o desenvolvimento e/ou investimento em novos equipamentos e armamentos para o futuro vetor.

Aliás, se a FAB fosse um pouco mais racional, parava com essa estória de comprar novos pilones para os Gripens E/F (sendo que os atuais já servem ao propósito), ou investir uma grana preta num WAD que ainda precisa passar por muitas avaliações para ser considerado apto e operacional. Com certeza é o futuro na aviação de combate, mais isto poderia ficar para daqui uns 10 a 15 anos numa futura modernização de meia vida.

Bem, esta é a minha opinião.

Ate mais!!! ;)

MensagemEnviado: Sáb Mar 07, 2015 10:22 pm 
Sênior
Sênior

Valeu a resposta amigo! Imagem

De repente a FAB já pensou nisso... (deveria ter pensado em tudo isso e mais um pouco)
... Acho eu, na minha ignorância, que a FAB pode estar prevendo algo do tipo:
... >> ST >> Aeronaves Biplace (F-5 e A-1) existentes hoje >> Gripen F >> Gripen E
Novamente, acho eu, que assim se justificaria o desenvolvimento da versão F que possivelmente será usada apenas por estas bandas.

Viajei muito ???

FOTOS LIVRES PARA TODO TIPO DE USO: Faça download em www.fotoslivres.com

MensagemEnviado: Dom Mar 08, 2015 1:54 am 
Sênior
Sênior

Geovanne Pinheiro escreveu:
Valeu a resposta amigo! Imagem

De repente a FAB já pensou nisso... (deveria ter pensado em tudo isso e mais um pouco)
... Acho eu, na minha ignorância, que a FAB pode estar prevendo algo do tipo:
... >> ST >> Aeronaves Biplace (F-5 e A-1) existentes hoje >> Gripen F >> Gripen E
Novamente, acho eu, que assim se justificaria o desenvolvimento da versão F que possivelmente será usada apenas por estas bandas.

Viajei muito ???

A versão F só está sendo pensada pra nós, pois para treinamento a Suécia acredita que o D atualizado dará conta do recado (e estão certos). É por estas e outras que a FAB deveria pensar ser menos ambiciosa com o projeto Gripen NG e ter ficado com o proposto pela força aérea sueca, ou seja, células iguais às do C/D, só que com recheio (aviônica, radar AESA, RWR, Link, IRST, etc...) totalmente novo.

Acredito que se a FAB pensa em desenvolver o Gripen F, só se for para uma aeronave operacional (como o Rafale B para AdL'Air) e não, somente, para conversão/treinamento. É um desperdício de dinheiro.

O pragmatismo (maior absorção tecnológica em sistemas embarcados) deve ser usado hoje, para alcançar objetivos estratégicos (capacidade industrial) amanhã, este é o meu pensamento. Por isto, no meu entender, o Cmt Saito errou em não ter aceito a intenção do ex-presidente Lula em 2009.

A FAB estaria recebendo aeronaves Hi performance operacionais e no estado-da-arte. O que fosse aprendido na parte dos sistemas embarcados estariam sendo replicados no desenvolvimento do Gripen E/F (aliás, em 2008 e 2009, diversos parceiros no Rafale também tinham sido selecionados pela SAAB) como aeronave Low, para substituição das demais aeronaves, incluindo ai o AMX e F-5M.

Agora inés é morta então é preciso um novo rearranjo nas coisas.

Até mais!!! ;)

MensagemEnviado: Ter Mar 17, 2015 3:06 pm 
Avançado
Avançado

A ‪#FAB‬ completou 1.000 horas de voo com suas aeronaves de caça A-1M. O Esquadrão Adelphi é o único que opera essas aeronaves. O marco foi alcançado com uma missão de apoio aéreo aproximado, realizada na última semana durante o Exercício Boca do Monte, na Base Aérea de Santa Maria (‪‎BASM‬), Rio Grande do Sul.

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/21746/OPERACIONAL---FAB-completa-1.000-horas-de-voo-com-ca%C3%A7as-A-1M

MensagemEnviado: Qua Mar 18, 2015 8:24 pm 
Sênior
Sênior

Nicoliche23 escreveu:
A ‪#FAB‬ completou 1.000 horas de voo com suas aeronaves de caça A-1M. O Esquadrão Adelphi é o único que opera essas aeronaves. O marco foi alcançado com uma missão de apoio aéreo aproximado, realizada na última semana durante o Exercício Boca do Monte, na Base Aérea de Santa Maria (‪‎BASM‬), Rio Grande do Sul.

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/21746/OPERACIONAL---FAB-completa-1.000-horas-de-voo-com-ca%C3%A7as-A-1M

A meu ver, a modernização dos A-1 deve prosseguir. Com a crise em andamento, sabe-se lá quando teremos Gripens para substituí-los.

atenciosamente,

MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2015 11:00 am 
Sênior
Sênior

Robsonmkt escreveu:
Nicoliche23 escreveu:

A meu ver, a modernização dos A-1 deve prosseguir. Com a crise em andamento, sabe-se lá quando teremos Gripens para substituí-los.

atenciosamente,

Ainda mais que o projeto Gripen NG está sob investigação. Já imaginava isso!

Também concordo que se dê continuidade na modernização do A-1; inclusive, acho que a Embraer deveria ressuscitar o projeto, afinal, tenho observado que a demanda por aparelhos de mesma classe e tamanho tem sido objeto de desejo de alguns países. Ainda mais se fizer uma versão para treinamento avançado. Aliás, temos carência nisso.

MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2015 4:47 pm 
Avançado
Avançado

[/quote]Ainda mais que o projeto Gripen NG está sob investigação. Já imaginava isso!

Também concordo que se dê continuidade na modernização do A-1; inclusive, acho que a Embraer deveria ressuscitar o projeto, afinal, tenho observado que a demanda por aparelhos de mesma classe e tamanho tem sido objeto de desejo de alguns países. Ainda mais se fizer uma versão para treinamento avançado. Aliás, temos carência nisso.[/quote]

E a partir dele criar um treinador avançado.

MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2015 5:35 pm 
Avançado
Avançado

Para um projeto evolutivo do AMX deve existir uma participação da FAB. Como não estão pagando nem o 390.....Esqueçam!

MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2015 6:47 pm 
Sênior
Sênior

Nicoliche23 escreveu:
Ainda mais que o projeto Gripen NG está sob investigação. Já imaginava isso!

Também concordo que se dê continuidade na modernização do A-1; inclusive, acho que a Embraer deveria ressuscitar o projeto, afinal, tenho observado que a demanda por aparelhos de mesma classe e tamanho tem sido objeto de desejo de alguns países. Ainda mais se fizer uma versão para treinamento avançado. Aliás, temos carência nisso.[/quote]

E a partir dele criar um treinador avançado.[/quote]

Esqueça. Há treinadores em estado da arte em vários países/fabricantes....de tudo quanto é preço e pra todos os gostos.

A EMB sequer tem condições de, sozinha, tocar a sua parte no Gripen E/F.

E sobre a modernização dos A-1 (AMX).... este programa é um fiasco...

A EMB anunciou o mesmo em fins de 2007. Até agora foram entregues apenas três aeronaves.

Neste ritmo... o último vai ser entregue daqui a 120 anos.

Sds.

MensagemEnviado: Ter Mar 24, 2015 9:08 am 
Sênior
Sênior

Baschera escreveu:

A EMB anunciou o mesmo em fins de 2007. Até agora foram entregues apenas três aeronaves.

Sds.

Rss! Está igual ao Naer SP e o submarino nuclear (este mesmo já li matérias que será entregue em 2050). Rsss!

Início off-topic

Só no Brasil mesmo: aderem a vários projetos e, ao final, encontra-se um funil.

Aqui onde mora fizeram três pistas novinhas com 5 cm de asfalto e, ao final, das três, resume-se apenas a uma única pista velha e esburacada. Pior é que quando acaba a nova pista, 30cm à frente tem um buraco que sequer foi tapado. Rsss! BRASIL!

fim off-topic.

MensagemEnviado: Ter Mar 24, 2015 11:35 am 
Sênior
Sênior

Cavaleiro escreveu:
Baschera escreveu:

Sds.

Rss! Está igual ao Naer SP e o submarino nuclear (este mesmo já li matérias que será entregue em 2050). Rsss!

Início off-topic

Só no Brasil mesmo: aderem a vários projetos e, ao final, encontra-se um funil.

Aqui onde mora fizeram três pistas novinhas com 5 cm de asfalto e, ao final, das três, resume-se apenas a uma única pista velha e esburacada. Pior é que quando acaba a nova pista, 30cm à frente tem um buraco que sequer foi tapado. Rsss! BRASIL!

fim off-topic.

Pois é.... cara, eu já estou de saco cheio !!!

Não sei se desisto de vez deste "paif" ou se desisto de comentar o assunto defesa, geopolítica, politica.... e tudo o mais.

Cansei de pastel de vento !

Sds.

MensagemEnviado: Ter Jun 23, 2015 11:01 pm 
Sênior
Sênior

Citação:
FAB avalia rever plano de modernização do jato de ataque AMX

http://www.aereo.jor.br/2015/06/22/fab- ... taque-amx/

Minha opinião: 30 serão modernizados e os outros 13 serão exemplares doados pela AMI. Para ser mais exato, 14 células da reserva logística da AMI.

MensagemEnviado: Sex Jun 26, 2015 10:33 pm 
Sênior
Sênior

O AMX supre a lacuna de ataque até a entrega dos tais 108 gripens no futuro, sem a modernização podemos já dar baixa nos AMX!

MensagemEnviado: Sex Jun 26, 2015 10:42 pm 
Sênior
Sênior

rdx escreveu:
Citação:
FAB avalia rever plano de modernização do jato de ataque AMX

http://www.aereo.jor.br/2015/06/22/fab- ... taque-amx/

Minha opinião: 30 serão modernizados e os outros 13 serão exemplares doados pela AMI. Para ser mais exato, 14 células da reserva logística da AMI.

A AMI ofereceu 10 células praticamente "de grátis"....

E lembremos que as deles tem coisas importantes que as nossas nem sonham...então, se fosse o caso, eu colocaria algumas nossas para scrap na reserva.

Sds.

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página Anterior  1 ... 79, 80, 81, 82, 83, 84  Próximo

Todos os horários são