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 Título: Re: Modernização dos Bandeirantes da FAB
MensagemEnviado: Sáb Out 26, 2013 6:46 pm 
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Esquadrão ‘Rumba’ volta para Natal
26 de outubro de 2013 Poder Aéreo

ImagemA. Galante

Segundo portaria datada de 24 de outubro publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira, dia 25, o 1º/5º Grupo de Aviação foi transferido de Fortaleza para Natal. Com a mudança, os três esquadrões que realizam o treinamento operacional dos aspirantes a oficial aviador recém-saídos da Academia da Força Aérea (AFA, em Pirassununga -SP) passam a se concentrar na BANT (Base Aérea de Natal).

Em Natal já estão baseados o Esquadrão “Joker” (2º/5º GAV) de instrução de caça, equipado com aeronaves A-29 Super Tucano, e o Esquadrão “Gavião” (1º/11º GAV) de instrução em asas rotativas, equipado com o helicóptero UH-50 Esquilo.

Já o 1º/5º GAV, que foi ativado em Natal em 1947 mas desde 2002 ocupava as instalações da Base Aérea de Fortaleza, é equipado com aeronaves C-95 Bandeirante, em que os aspirantes destinados a unidades de transporte, reconhecimento e patrulha realizam seus cursos em aviões multimotores.

ImagemPoder Aéreo

PORTARIA Nº 1.942/GC3, DE 24 DE OUTUBRO DE 2013

Dispõe sobre a transferência do 1º/5º Grupo de Aviação para Parnamirim/RN e dá outras providências.

O COMANDANTE DA AERONÁUTICA, de conformidade com o previsto nos incisos I e V do art. 23 da Estrutura Regimental do Comando da Aeronáutica, aprovada pelo Decreto nº 6.834, de 30 de abril de 2009, e considerando o que consta do processo nº 67200.007993/2013-98, resolve:

Art. 1º Transferir o 1º/5º Grupo de Aviação de Fortaleza/CE para Parnamirim/RN.

Art. 2º Manter a subordinação operacional do 1º/5º GAV à Primeira Força Aérea.

Art. 3º Subordinar, disciplinar e administrativamente, o 1º/5º GAV ao Comandante da Base Aérea de Natal (BANT).

Art. 4º O Comandante da I FAE deverá aprovar o Regimento Interno do 1º/5º GAV em até 150 dias da publicação desta Portaria e encaminhar cópia do documento ao Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).

Art. 5º O Comandante-Geral de Operações Aéreas deverá atualizar e encaminhar ao EMAER minuta da Portaria que fixa a subordinação operacional e administrativa do 1º/5º GAV.

Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Ten Brig Ar JUNITI SAITO

OBS: O Rumba que usava o C-95, hoje voa o C-95A e vai receber os C-95AM, ja operava antes em Natal, mas depois foi para Fortaleza ocupar a Base Fantasma que estava sem aviação, agora que está mais próxima a ativação do Aeroporto Internacional de Natal, as duas pistas da BANT e Aeroporto atual ficarão a disposição total da FAB.

Vamos ver o que o futuro reserva para a BAFZ, o mais lógico seria a desativação ou passagem para o EB para criação de um BAVEX(Se o EB desejar), mas vamos ver se a FAB não inventa uma transferência da Patrulha de Belem para FZ para não desativar a Base atualmente sem utilidade.

Florianópolis ja deveria ter sido fechada a anos, mas a FAB não transfere o 2º/7º GAv para Canoas para não fechar Floripa, o apego é tão grande que não passaram a BAST para o EB, mesmo com o EB precisando de uma área de treinamento para helicópteros no litoral paulista.


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 Título: Re: Modernização dos Bandeirantes da FAB
MensagemEnviado: Seg Out 28, 2013 4:19 pm 
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seria uma ótima otimização de custos!

Ou poderia doar essas duas bases que vc citou (fortaleza e floripa) para a MB, que juntamente com a de São Pedro da Aldeia no Rio, poderiam ser as 3 BAN, caso fosse de fato interessante termos no Brasil uma aviação de asa fixa naval baseada em terra, como estamos discutindo no fórum referente à MB.

NElas poderiam operar aviões como os P-3 (que neste caso seriam transferidos para a MB), Banderulhas (tb doados à MB), supostos STs navais, etc....

To viajando muito?? rs

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Flávio Nicoliche


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 Título: Re: Modernização dos Bandeirantes da FAB
MensagemEnviado: Seg Out 28, 2013 5:15 pm 
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Nicoliche23 escreveu:
seria uma ótima otimização de custos!

Ou poderia doar essas duas bases que vc citou (fortaleza e floripa) para a MB, que juntamente com a de São Pedro da Aldeia no Rio, poderiam ser as 3 BAN, caso fosse de fato interessante termos no Brasil uma aviação de asa fixa naval baseada em terra, como estamos discutindo no fórum referente à MB.

NElas poderiam operar aviões como os P-3 (que neste caso seriam transferidos para a MB), Banderulhas (tb doados à MB), supostos STs navais, etc....

To viajando muito?? rs


No caso dos P3 a MB fugiu correndo do assunto... quando em uma reunião do Estado Maior da FFAAs alguém mencionou passa-los para a MB......deve ter Almirante correndo até hoje !!

O custo de mante-los voando, com tripulações aprimoradas e os restante da manutenção toda e mais os custos de manutenção dos sistemas embarcados e das bases.... é muito alto.

Sds.


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 Título: Re: Modernização dos Bandeirantes da FAB
MensagemEnviado: Qui Mar 26, 2015 9:15 am 
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Não seria interessante pararmos a modernização dos Bandeirantes para comprar os Antonov e trazer a fabrica para o Brasil, conforme os ucranianos estão oferecendo?


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 Título: Re: Modernização dos Bandeirantes da FAB
MensagemEnviado: Qui Mar 26, 2015 11:15 am 
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Discao escreveu:
Não seria interessante pararmos a modernização dos Bandeirantes para comprar os Antonov e trazer a fabrica para o Brasil, conforme os ucranianos estão oferecendo?


A minha opinião consiste no sentido de que a Embraer e o Governo Federal são iguais unha e carne; o lobby da empresa é muito grande sobre o Governo e, este, não quererá um concorrente para manchar o orgulho da primeira empresa aeronáutica brasileira.

Penso que modernizar toda a frota de bandeirantes é desnecessária. Sabemos que uma Força Aérea não vive apenas de aviação de caça, porém esta aviação é a mais carente e que mais necessita de verba. Depois de ela estive reestrutura (aviação de caça), pode-se pensar numa modernização da frota pré-existente da aviação de carga ou comprar outras unidades. O problema é o mesmo de sempre: em que ano? que dinheiro? etccc


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 Título: Re: Modernização dos Bandeirantes da FAB
MensagemEnviado: Qui Mar 26, 2015 11:27 am 
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Bom dia aos caros colegas aqui do Forum !

Quase não costumo postar aqui mas leio e aprendo muito com os seus comentários .

A respeito dos Bandeirantes , pediria que me "atualizem" as informações seguintes ;

a) Continuam sendo modernizados /

b) Qual a quantidade já executada das modernizações e onde operam !

c) Seria possível sugerir alguma reportagem e digamos do resultado desta modernização se foi satisfatória !


atenciosamente

Engº Luis Antonio ( POA - RS )


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 Título: Re: Modernização dos Bandeirantes da FAB
MensagemEnviado: Qui Mar 26, 2015 3:04 pm 
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Cavaleiro mas a Embraer já mostrou que não se interessa mais por esse segmento!


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 Título: Re: Modernização dos Bandeirantes da FAB
MensagemEnviado: Qui Mar 26, 2015 5:27 pm 
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Discao escreveu:
Cavaleiro mas a Embraer já mostrou que não se interessa mais por esse segmento!


Desconheço, para falar a verdade! A lógica do "dinheiro" faz com que ela se interesse rapidamente.

O KC-390 está vindo para substituí-lo no que der.


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 Título: Re: Modernização dos Bandeirantes da FAB
MensagemEnviado: Qui Mar 26, 2015 9:10 pm 
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Vou repetir o que tinha postado em 2013, o Brasil exagerou na tecnologia embarcada para voar mais uns 15 anos.

OBS: Ja haviam críticas em relação a complexidade da modernização Elbit do C-95, a Argentina escolheu uma modernização muito mais barata para seu DHC-6 Twin Otter usando a linha civil da Garmin, vendida pela internet sem restrições.

A nossa modernização no total com a parte da Embraer, AEL e PAMA custou US$ 750,000 com revisão estrutural, novo radar e aviônica sem troca de motores e e Argentina custou US$ 300,000 com revisão da estrutura, troca do radar, nova aviônica digital para comunicação e navegação e troca dos dois motores, optando por mostradores analógicos mais baratos para os motores.

Cockpit do DHC-6 modernizado da FAA com com Garmin GNS 430, GNS 530 e G-600 homologados para voo VFR/IFR diurno/noturno sem restrições.
Imagemfuerzasaeronavales

Acho precipitado falar em superfaturamento, mais parece uma escolha errada de muita tecnologia embarcada para a categoria C-95 com muitos anos de uso. Vamos ver o desenrolar.
ImagemPoder Aéreo

xxxxxxxxxxxxx........xxxxxxxxxxxxx

Em relação aos P-95BM ao invés de escolher um pacote de equipamentos ja integrados como a Malásia escolheu o Amascos da Thales para modernizar o seu Beech 200, o Brasil foi escolhendo um radar AESA aqui o console ali etc, agora eles não se comunicam. Mais dinheiro e tempo perdido para integrar. Tenho certeza que se ficasse a critério da Elbit eles teriam escolhido algo menos problemático.

Imagem
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 Título: Re: Modernização dos Bandeirantes da FAB
MensagemEnviado: Qui Mar 26, 2015 10:43 pm 
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Absolutamente certo o raciocínio desenvolvido pelo WStrobel.

Além mais caro e acima do necessário... estão realmente apanhando para administrar os conflitos de integração dos diversos equipamentos. Esta customização a brasileira enfrenta os mesmos problemas nos A-1 e A-4..... como já cansei de avisar.

Sds.


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