Bem-vindo: Dom Fev 01, 2015 10:11 am


Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.  [ 2251 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82 ... 151  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: KC-390
MensagemEnviado: Ter Fev 21, 2012 11:02 pm 
Sênior
Sênior
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jan 01, 2010 9:52 pm
Mensagens: 8287
akivrx78 escreveu:
Citação:
Lockheed Martin To Develop Two C-130J Variants

Fri, Feb 17, 2012 10:30 CET
Lockheed Martin has announced plans to produce two C-130J variants called the C-130XJ (Expandable J) and the SC-130J (Sea Herc) at the 2012 Singapore Airshow.

George Standridge, Lockheed Martin Aeronautics’ vice president of business development said the C-130XJ will retain all the provisions necessary to be fully configured for combat missions.

It will keep the current propulsion and avionics suite, and no changes will be made to the current C-130J airframe.

The C-130XJ will have the same mission capabilities as the C-130J, including search and rescue, firefighting, surveillance and reconnaissance, signals intelligence and close air support.

The SC-130J Sea Herc will offer an affordable replacement for the P-3 Orion maritime patrol aircraft (MPA) and anti-submarine warfare aircraft (ASW).

“You take the well-proven C-130J and import the P-3 missions into the aircraft for maritime surveillance and anti-submarine warfare,” Stanbridge said.

http://www.defenseworld.net/go/defensenews.jsp?id=6606&h=Lockheed%20Martin%20To%20Develop%20Two%20C-130J%20Variants

Ja existe uma proposta de adaptar os C-130J da RAF para patrulha marítima, para o lugar dos Ninrod.

Marshall Aerospace offers C-130J maritime patrol conversion

C-130J Super Hercules could be adapted for an entirely new mission, if UK company Marshall Aerospace gets its way.
Eyeing an opportunity raised by the UK's cancellation of its BAE Systems Nimrod MRA4 maritime patrol aircraft programme late last year, the maintenance, repair and overhaul specialist is offering to adapt several Royal Air Force tactical transports for the mission.
"Marshall Aerospace is proposing to fill key elements of the maritime patrol function by using existing C-130 assets, combined with equipment already developed by the Ministry of Defence," the company said.
The proposed "quick change conversion" would provide "an innovative and extremely cost-effective alternative for patrolling the UK's coastal areas", it added.
In addition to installing some of the mission equipment already acquired for the axed MRA4 fleet, such as the Thales Searchwater 2000 radar, the Cambridge-based company would make other adaptations.
These would include fitting an electro-optical/infrared sensor, onboard operator stations, sonar buoy dispensers and long-range fuel tanks. Some of the equipment "can be installed at short notice", said Marshall.
The Nimrod MRA4 programme was cut after an investment worth more than £4 billion ($6.5 billion), as part of the UK's Strategic Defence and Security Review. Nine aircraft had been due to be delivered to the RAF from late 2011, following years of development delays.


Voltar ao topo
Offline Perfil  
 
 Título: Re: KC-390
MensagemEnviado: Sex Fev 24, 2012 11:49 pm 
Sênior
Sênior
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jan 01, 2010 9:52 pm
Mensagens: 8287
Em relação aos C-130 para ASW, eu estava em dúvida em como poderia ser lançado um míssil ou torpedo, mas agora ja foi mostrada uma solução, lançadores verticais despressurizados, que por estarem em compartimentos na mesma pressão do lado de fora, não precisam despressurizar o avião para lançar.
No caso de mísseis anti navais e torpedos, estes lançadores terão que ficar em uma posição inclinada para caber, devido ao tamanho dos artefatos, isso servirá ao C-390 também. Alem do que couber nas asas é claro.

Imagemluckybogey
Imagem
Imagem
...............................................XXX...............................................

Imagempoder aéreo

A imagem acima mostra a modificação feita na porta traseira do KC-130J Harvest HAWK. Consiste em um lançador pressurizado para disparar mísseis AGM-175 Griffin. O sistema consiste em dois lançadores e um container para armazenar dez mísseis. Antes o disparo era feito em um lançador na rampa traseira sendo necessário despressurizar a aeronave.

O KC-130J Harvest HAWK está operando no Afeganistão desde outubro de 2010 apoiando os fuzileiros como plataforma de sensores e armas, além de manter a capacidade de reabastecer outras aeronaves e realizar missões de transporte aéreo. Além dos mísseis Griffin, o Harvest HAWK está armado com quatro mísseis Hellfire. Seis kits já estão em operação para modificar os KC-130J e mais três kits devem ser entregues até 2013.



Leia mais (Read More): Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil


Voltar ao topo
Offline Perfil  
 
 Título: Re: KC-390
MensagemEnviado: Sáb Fev 25, 2012 2:36 pm 
Sênior
Sênior

Registrado em: Qua Jan 10, 2007 6:07 pm
Mensagens: 2201
Esses Hércules são muito doidos, tinha um por aqui no ano passado, mas ninguém podia chegar perto dele. Mas você conseguia ver os cabides de um lado, tanque de combustível do outro e a entrada do canhão.

Quando eu soube que o bicho ainda fazia REVO... :shock: só Marines mesmo!! :mrgreen:

[]s
CB_Lima

_________________
Ordem e Progresso :)


Voltar ao topo
Offline Perfil  
 
 Título: Re: KC-390
MensagemEnviado: Ter Fev 28, 2012 11:11 am 
Sênior
Sênior
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jan 01, 2010 9:52 pm
Mensagens: 8287
E está chovendo C-130 usado. o Japão vai comprar 6 KC-130R por US$ 170 Mi. Deve ser para reabastecer helicópteros, sua caça usa sistema Flying Boom.

25/02/2012
[Maquina de Combate <> 2502012-05] La Agencia de Cooperación en Seguridad y Defensa notificó al congreso de EEUU, este 16 de febrero, sobre una posible venta al gobierno de Japon de 6 aviones KC-130R a través del programa de Ventas Militares al Extranjero (FMS). Las aeronaves, siendo de segunda mano requerirán trabajos de regeneración, overhaul, modificaciones y posterior soporte logístico. El paquete, que incluye motores asociados, tiene un costo estimado de USD170 millones.
Japon ha solicitado la venta de 6 KC-130R y motores 30 T-56-A-16, los que serán proveídos como Artículos de Defensa en Exceso. También se incluyen 6 motores T-56-A-16 de repuesto, que no son artículos en exceso, 6 radares AN/APS-133, 9 transponders AN/APX-119 (6 instalados y 3 repuestos), transporte, soporte para el ferry de las aeronaves, reparaciones y retorno, partes de repuesto, equipos de soporte, herramientas y equipos de pruebas, data y publicaciones técnicas, entrenamiento de personal y equipos de entrenamiento, contratistas privados y estatales de ingeniería, tecnicos y servicios logísticos de soporte, y otros elementos relacionados. La porción de está venta considerada como Artículos de Defensa en Exceso está siendo notificada por separado, en concordancia con los estatutos correspondientes.

Imagemmaquina-de-combate


Voltar ao topo
Offline Perfil  
 
 Título: Re: KC-390
MensagemEnviado: Qua Mar 07, 2012 12:24 am 
Sênior
Sênior
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 08, 2007 5:22 pm
Mensagens: 8216
Localização: Santana - AP, Brasil
O pessoal do Plano Brasil produziram um vídeo interessante referente a uma proposta para o C-390, melhor dizendo, um AC-390.

http://www.youtube.com/watch?v=NIGhy4x8 ... -br_zOOkYk

O que os amigos acham?

Até mais!!! :wink:


Voltar ao topo
Offline Perfil  
 
 Título: Re: KC-390
MensagemEnviado: Qua Mar 07, 2012 10:04 pm 
Avançado
Avançado
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Out 06, 2007 4:03 pm
Mensagens: 607
Localização: Brasília
Wellington Góes escreveu:
O pessoal do Plano Brasil produziram um vídeo interessante referente a uma proposta para o C-390, melhor dizendo, um AC-390.

http://www.youtube.com/watch?v=NIGhy4x8 ... -br_zOOkYk

O que os amigos acham?

Até mais!!! :wink:


Seria uma bela variante, sem dúvida... As FARC é que não iriam gostar da novidade...


Voltar ao topo
Offline Perfil  
 
 Título: Re: KC-390
MensagemEnviado: Qua Mar 07, 2012 10:56 pm 
Sênior
Sênior
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jan 01, 2010 9:52 pm
Mensagens: 8287
Higgins escreveu:
Wellington Góes escreveu:
O pessoal do Plano Brasil produziram um vídeo interessante referente a uma proposta para o C-390, melhor dizendo, um AC-390.

http://www.youtube.com/watch?v=NIGhy4x8 ... -br_zOOkYk

O que os amigos acham?

Até mais!!! :wink:


Seria uma bela variante, sem dúvida... As FARC é que não iriam gostar da novidade...

A FARC ja sofrem na mão dos velhos BT-67(AC-47T) com FLIR, NVG e duas GAU 19 de três canos rotativos 12,7mm. Imaginem com os AC-390.

Vejam este vídeo com ataque noturno de um AC-47T a partir dos 2:20 mim ** http://www.youtube.com/watch?v=mDS4QJKzjHc

Imagembaslerturbo.com
Imagembaslerturbo.com
Imagembaslerturbo.com


Voltar ao topo
Offline Perfil  
 
 Título: Re: KC-390
MensagemEnviado: Seg Abr 02, 2012 10:58 pm 
Sênior
Sênior
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jan 01, 2010 9:52 pm
Mensagens: 8287
A Lockheed Martin está promovendo na FIDAE o seu C-130XJ, versão de baixo custo do incansável quadrimotor de transporte tático Hercules. Isto pode representar uma ameaça direta à Embraer.

A companhia brasileira havia informado anteriormente que a Força Aérea Chilena tinha interesse em adquirir seis jatos de transporte KC-390.

Embora a Lockheed não tenha afirmado que esteja negociando o C-130XJ com o Chile, ela informou que recebeu várias consultas de países da América do Sul sobre o avião. O C-130XJ é algo entre 15 a 20% mais barato que a versão adquirida pela a USAF.

FONTE: Flight International

Leia mais (Read More): C-130XJ é ameaça real ao KC-390 | Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil

ImagemPoder Aéreo


Voltar ao topo
Offline Perfil  
 
 Título: Re: KC-390
MensagemEnviado: Ter Abr 03, 2012 8:55 pm 
Sênior
Sênior
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 29, 2007 9:11 pm
Mensagens: 9366
Localização: Caxias do Sul - RS
BAE Systems eleva participação no projeto do KC-390

Jornal Valor Econômico- VIRGÍNIA SILVEIRA
03 de Abril de 2012.

A britânica BAE Systems, segunda maior empresa do mundo no segmento de defesa, foi selecionada pela Embraer e pela Força Aérea Brasileira (FAB) para fornecer um novo sistema para o avião de transporte militar KC-390. Além dos componentes eletrônicos para o controle de voo da aeronave, a BAE será a responsável pelo fornecimento de parte dos controles gerais da cabine, conhecidos pelo nome técnico sidesticks ativos.

O vice-presidente e diretor-geral de soluções para aeronaves comerciais da BAE, Ehtisham Siddiqui, disse que a escolha da empresa representa uma vitória estratégica para o grupo britânico e posiciona a companhia para fornecer uma solução de controle para a superfície do jato da Embraer.

O KC-390 é um jato de transporte de peso médio (20 toneladas), com duas turbinas, que pode ser reabastecido em voo e utilizado para reabastecimento no ar ou em terra de outras aeronaves. Treze parceiros já foram definidos para participar do desenvolvimento do cargueiro. A aeronave possui 60 intenções de compra, sendo 28 do Brasil, doze da Colômbia, seis do Chile e seis da Argentina.
"Este contrato adicional com a BAE Systems nos sistemas de controle de voo do KC-390 reforça nosso compromisso em equipar a aeronave com sistemas de ponta", disse o vice-presidente sênior de Operações & COO da Embraer Defesa e Segurança, Eduardo Bonini Santos Pinto.
A BAE possui mais de 20 mil sistemas de controle de voo em operação em aeronaves comerciais e militares em todo o mundo. No Brasil, está presente por meio de um escritório em Brasília, que dá suporte aos equipamentos fornecidos às Forças Armadas, como canhões navais, radares e controles de voo para aeronaves comerciais.

Em 2011, a companhia assinou contratos com o governo brasileiro no valor aproximado de R$ 500 milhões. O montante inclui o projeto de modernização do primeiro lote de 150 veículos blindados sobre lagartas M-113, utilizados em transporte de tropa pelo Exército Brasileiro.

A Marinha do Brasil também fechou contrato com a BAE no fim do ano passado para a compra de três Navios de Patrulha Oceânica (OPVs) de 1800 toneladas e os serviços de suporte.

Para o KC-390, a BAE disputa ainda o fornecimento de outras partes, como os assentos e a blindagem da cabine, para a qual a empresa se associou a uma indústria nacional, exigência feita pela Aeronáutica.

O vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da BAE Systems na América Latina, Erik Hjelm, disse que o grupo pretende intensificar as parcerias industriais no Brasil nas áreas de defesa e segurança, trazendo sua expertise em projetos de interesse das Forças Armadas Brasileiras.

Fonte: Valor Econômico.


Sds.


Voltar ao topo
Offline Perfil  
 
 Título: Re: KC-390
MensagemEnviado: Qua Abr 04, 2012 8:13 am 
Sênior
Sênior
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 10, 2011 8:18 am
Mensagens: 2125
Espero que esse projeto dê certo. Mas acho que será um fiasco.


Voltar ao topo
Offline Perfil  
 
 Título: Re: KC-390
MensagemEnviado: Qua Abr 04, 2012 11:43 am 
Sênior
Sênior
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jan 01, 2010 9:52 pm
Mensagens: 8287
Cavaleiro escreveu:
Espero que esse projeto dê certo. Mas acho que será um fiasco.

É um projeto que ainda não voou, e portanto ainda não tem clientes. Tem alguns países parceiros que por produzir alguns componentes fizeram uma opção de compra.

Mas promete ser um ótimo avião, somente depois de testado em voo e que poderá ter clientes e provar a que veio.

Por isto temos que ter calma, nem supervalorizar e nem depreciar nesta fase. Os fornecedores de componentes são de primeira linha, característica da Embraer.

Vamos esperar a sua fase de ensaios em voo para conhecer melhor. Não podemos esperar que um transporte militar tenha o número de vendas de um transporte comercial como a linha do E-170 a E-195.


Voltar ao topo
Offline Perfil  
 
 Título: Re: KC-390
MensagemEnviado: Qua Abr 04, 2012 1:55 pm 
Sênior
Sênior
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 10, 2011 8:18 am
Mensagens: 2125
wstrobel escreveu:
Cavaleiro escreveu:
Espero que esse projeto dê certo. Mas acho que será um fiasco.

É um projeto que ainda não voou, e portanto ainda não tem clientes. Tem alguns países parceiros que por produzir alguns componentes fizeram uma opção de compra.

Mas promete ser um ótimo avião, somente depois de testado em voo e que poderá ter clientes e provar a que veio.

Por isto temos que ter calma, nem supervalorizar e nem depreciar nesta fase. Os fornecedores de componentes são de primeira linha, característica da Embraer.

Vamos esperar a sua fase de ensaios em voo para conhecer melhor. Não podemos esperar que um transporte militar tenha o número de vendas de um transporte comercial como a linha do E-170 a E-195.


De fato. Deixa-me curioso é KC-390 fazer concorrência com o velho conhecido C-130. Este tem uma longa tradição, já se comprovou sua eficácia em vários terrenos e situações, impossível de serem contadas. O descrédito que eu dou ao KC-390 não é por ele ainda não ter voado ou sequer existe um protótipo, mas sim pelo número de fornecedores de primeiríssima linha - que é o que se espera da Embraer - o qual poderá deixar o equipamento demasiadamente caro e que com isso o inviabilize na exportação ou até por parte de a FAB preferir operar outros devido ao elevado custo. O C-130 é uma peça ainda fundamental na FAB e em diversas forças aéreas que, infelizmente, não deixarão de voar no veterano para aprender tudo novamente com um novato. Outrossim, existem outras empresas de grande nome no mercado aeronáutico que está lançando , ou lançou, aeronaves similares ou próximas ao KC-390; e pelo visto as coisas não andam tão bem: alguns dizem que é o vilão do dinheiro, outros dizem que é apenas um protótipo e que estão aperfeiçoando; mas tem aqueles que estão quebrando a cabeça e fazer algo suprassumo que só funciona no papel.


Voltar ao topo
Offline Perfil  
 
 Título: Re: KC-390
MensagemEnviado: Qua Abr 04, 2012 3:16 pm 
Sênior
Sênior
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jun 14, 2009 11:59 pm
Mensagens: 5722
Citação:
Rockwell Collins fornecerá sistemas adicionais para KC-390
Publicado em 04/04/2012 por Diogo Franca em Brasil, Força Aérea Brasileira, Militar

Imagem
Cabine do KC-390 com Pro Line Fusion. (Foto:Rockwell Collins)

A Embraer selecionou sistemas da Rockwell Collins para a sua aeronave de transporte KC-390. A Rockwell Collins, que também estará provendo seus avionicos Pro Line Fusion para a cabine de comando da aeronave, também vai fornecer o localizador de direção DF-430 e rádios de alta frequência HF-9000.


“A nossa longa história no fornecimento para a industria aeroespacial dos mais conceituados equipamentos de comunicações e navegação foram o ponto chave para recebermos este contrato”, disse Dave Nieuwsma, vice-presidente e gerente geral de Soluções Aéreas da Rockwell Collins. “O desempenho do DF-430, em operações de busca e salvamento é inigualável, já ajudou a Guarda Costeira dos EUA a realizar mais de 100 salvamentos no mar desde que vem sendo instalado em todas as suas aeronaves nos últimos quatro anos.”

A DF-430 tem a capacidade de detectar a localização de embarcações em dificuldades em até 200 milhas náuticas (370 KM), declarou a empresa. Antes da introdução do DF-430, aeronaves de busca e salvamento deveriam estar a poucas milhas do navios antes de poder detectar os antigos sinais de pedido de socorro. O sistema de rádio de alta freqüência HF-9000 é projetado para aeronaves de asa fixa ou giratória. Sua acoplada antena pressurizada oferece plena capacidade operacional em altitudes e temperaturas extremas. O sistema armazena 50 freqüências de ajuste manual e pode aprender e armazenar dados de ajuste para 99 canais predefinidos.

Outros fornecedores para o KC-390 incluem: Esterline Control Systems (sistema de autothrottle), ACSS (computador de gerenciamento do tráfego aéreo T3CAS), Sagem (compensadores horizontais), Elbit Systems (Self-Protection Suite – SPS, contramedidas infravermelhas direcionais (DIRCM), projetor Head-Up e computador de missão), Hamilton Sundstrand (sistema de geração de energia elétrica) e BAE Systems (controle eletrônico de vôo).

A Força Aérea Brasileira se comprometeu em comprar 28 KC-390. A Embraer espera voo inicial de teste para 2014 e entrada em serviço para 2016.

_________________
[] Spock

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”


Voltar ao topo
Offline Perfil  
 
 Título: Re: KC-390
MensagemEnviado: Qua Abr 04, 2012 8:52 pm 
Sênior
Sênior
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 29, 2007 9:11 pm
Mensagens: 9366
Localização: Caxias do Sul - RS
Cavaleiro escreveu:
wstrobel escreveu:
Cavaleiro escreveu:
Espero que esse projeto dê certo. Mas acho que será um fiasco.

É um projeto que ainda não voou, e portanto ainda não tem clientes. Tem alguns países parceiros que por produzir alguns componentes fizeram uma opção de compra.

Mas promete ser um ótimo avião, somente depois de testado em voo e que poderá ter clientes e provar a que veio.

Por isto temos que ter calma, nem supervalorizar e nem depreciar nesta fase. Os fornecedores de componentes são de primeira linha, característica da Embraer.

Vamos esperar a sua fase de ensaios em voo para conhecer melhor. Não podemos esperar que um transporte militar tenha o número de vendas de um transporte comercial como a linha do E-170 a E-195.


De fato. Deixa-me curioso é KC-390 fazer concorrência com o velho conhecido C-130. Este tem uma longa tradição, já se comprovou sua eficácia em vários terrenos e situações, impossível de serem contadas. O descrédito que eu dou ao KC-390 não é por ele ainda não ter voado ou sequer existe um protótipo, mas sim pelo número de fornecedores de primeiríssima linha - que é o que se espera da Embraer - o qual poderá deixar o equipamento demasiadamente caro e que com isso o inviabilize na exportação ou até por parte de a FAB preferir operar outros devido ao elevado custo. O C-130 é uma peça ainda fundamental na FAB e em diversas forças aéreas que, infelizmente, não deixarão de voar no veterano para aprender tudo novamente com um novato. Outrossim, existem outras empresas de grande nome no mercado aeronáutico que está lançando , ou lançou, aeronaves similares ou próximas ao KC-390; e pelo visto as coisas não andam tão bem: alguns dizem que é o vilão do dinheiro, outros dizem que é apenas um protótipo e que estão aperfeiçoando; mas tem aqueles que estão quebrando a cabeça e fazer algo suprassumo que só funciona no papel.



Na verdade o C-390 (repito...."K" é de reabastecedor, uma das variantes...) pode ser, imagino, considerado de uma classe um pouco diferente do C-130 da LM.
Será um turbo fan de dois motores, contra um quadrimotor à hélice.
Além disto, se realmente se confirmar, será levemente mais barato... leva mais carga paga (+/-15%) e com espaço interno levemente maior que seu concorrente americano.

Se, no entanto, não ficar com o preço básico estimado de Us$ 70 milhões - o que duvido- (as estimativas vão desde Us$ 60 milhões até Us$ 80 milhões) vão logo, a exemplo da LM, criar uma versão light... menos sofisticada... tipo um gol pé de boi.... que aliás, aposto será a versão da FAB.

Sds.


Voltar ao topo
Offline Perfil  
 
 Título: Re: KC-390
MensagemEnviado: Qui Abr 05, 2012 7:59 am 
Sênior
Sênior
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 10, 2011 8:18 am
Mensagens: 2125
Baschera escreveu:
Na verdade o C-390 (repito...."K" é de reabastecedor, uma das variantes...) pode ser, imagino, considerado de uma classe um pouco diferente do C-130 da LM.
Será um turbo fan de dois motores, contra um quadrimotor à hélice.
Além disto, se realmente se confirmar, será levemente mais barato... leva mais carga paga (+/-15%) e com espaço interno levemente maior que seu concorrente americano.

Se, no entanto, não ficar com o preço básico estimado de Us$ 70 milhões - o que duvido- (as estimativas vão desde Us$ 60 milhões até Us$ 80 milhões) vão logo, a exemplo da LM, criar uma versão light... menos sofisticada... tipo um gol pé de boi.... que aliás, aposto será a versão da FAB.

Sds.


Salvo informações em contrário, quatro motores à hélice proporciona a aeronave em missões mais robustas, tipicamente para o cenário brasileiro. Já na versão a qual será instalada no KC-390, TurboFan, acredito que ocorrerá uma limitação muito maior quando o assunto é pousar em áreas cujas pistas são acidentadas, cheias de pedregulhos e minimamente aptas às operações militares.


Voltar ao topo
Offline Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.  [ 2251 mensagens ]  Moderadores: Hammer, Wellington Góes, Geovanne Pinheiro, akivrx78, Robsonmkt, wstrobel Ir para página Anterior  1 ... 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82 ... 151  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
POWERED_BY
Theme created StylerBB.net
Traduzido por: Suporte phpBB
[ Time : 0.057s | 14 Queries | GZIP : On ]