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 Título: Re: EMBRAER R-99 e E-99
MensagemEnviado: Ter Jan 07, 2014 2:51 pm 
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Carlito escreveu:
ceara escreveu:
Valeu pela ajuda Carlito

fico feliz em saber que um R99 pode cobrir praticamente todo ceara hehehe
imagino em um futuro pelo menos mais 05 dessas

mais uma vez obrigado


E olha que o Ceará não é tão pequeno assim, hein! Aliás, quantas boas lembranças do Ceará. Passei dois meses por ai a trabalho em 2006. Nunca comi tanto camarão em minha vida (sempre acompanhado de muita cerveja... hehehe)!

Com um território tão grande como o do nosso país, Seria ótimo ao menos mais 05 unidades dessas belezinhas. Seria estrategicamente importante manter um alto índice de disponibilidade operacional destas aeronaves.


Salve Carlito

realmente pelo menos uns 10 R99 faria toda a diferente e com uma frota de gripens nem se fala, vamos torcer... :wink:

Off: realmente camarão, cerveja gelada e mulher aqui tem muita hehehe
Abs...


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 Título: Re: EMBRAER R-99 e E-99
MensagemEnviado: Ter Jan 07, 2014 7:21 pm 
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Wellington Góes escreveu:
wstrobel escreveu:
Seja qual for a plataforma não vai ter uma boa capacidade de evasão, o AEW&C deve ficar muito longe do conflito, se for descoberto próximo ao inimigo não tem chance nenhuma.

Sim, é verdade meu amigo, mas em caso de aproximação de um inimigo, o que aliás em grandes FAs existe armamento e tática especializada para tal, a aeronave AEW&C que tiver melhores condições aerodinâmicos e performance de voo terá melhores condições de sobrevivência, não é verdade? Então pra quê arriscar?

Até mais!!! ;)


Exatamente. Aeronaves como o C-130, além de voarem em velocidades baixíssimas, são pouco manobráveis. Um avião a jato tem aumentada, e muito, a sua capacidade de evasão.


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 Título: Re: EMBRAER R-99 e E-99
MensagemEnviado: Ter Jan 07, 2014 8:58 pm 
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Lembrem-se que alcance de radar não é um dado absoluto. Deve ser levado em conta o RCS do alvo e também a altitude da aeronave emissora relativa ao alvo. O radar pode detectar um dirigível a 450 km mas um caça a 30 km, por exemplo (exemplo hipotético...).

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 Título: Re: EMBRAER R-99 e E-99
MensagemEnviado: Qua Jan 08, 2014 12:40 am 
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Pessoalmente acho que já mais que passou da hora do 1o/6o GAV (Carcará) se livrar dos seus anacrônicos e paisanos Learjets foto e assumir a full a missão de AWACS junto com o Esquadrão Guardião...

talvez fosse bom colocar os E-99 em um deles e os R99 no outro... Naturalmente com mais unidades pra aumentar a capacidade operacional nessa área.

Concordam?


[]s Hammer

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 Título: Re: EMBRAER R-99 e E-99
MensagemEnviado: Qua Jan 08, 2014 9:59 am 
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Hammer escreveu:
Pessoalmente acho que já mais que passou da hora do 1o/6o GAV (Carcará) se livrar dos seus anacrônicos e paisanos Learjets foto e assumir a full a missão de AWACS junto com o Esquadrão Guardião...

talvez fosse bom colocar os E-99 em um deles e os R99 no outro... Naturalmente com mais unidades pra aumentar a capacidade operacional nessa área.

Concordam?


[]s Hammer


é uma boa ideia, ter 02 esquadrões de Inteligencia Aerea com as mesmas aereonaves/qualidade, afinal imagino que o guardião deva ter muito mais missões reais que esquadrões de caça, então de repente mais 03 E99 e 05 R99, seria muito interessante para nossa força, sei que missão de controle da zona maritima é pricipalmente feita pelo P-3, mas não custa nada dar uma força a eles, afinal mais da metade da nossa economia passa pelo mares do nordeste.

Obs: não sei da capacidade desses aviões em dar apoio no mar, mas como é muito bem equipado pode sim dar uma ajuda.

Abs.


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 Título: Re: EMBRAER R-99 e E-99
MensagemEnviado: Qui Jan 09, 2014 9:13 pm 
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Lembrem-se que foi um R-99 que encontrou os destroços daquele voo da Air France...

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 Título: Re: EMBRAER R-99 e E-99
MensagemEnviado: Qui Jan 09, 2014 10:14 pm 
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Alguém tem idéia de quanto custaria um R-99/E-99 (com a mesma plataforma atual) nos dias de hoje ??

Sds.


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 Título: Re: EMBRAER R-99 e E-99
MensagemEnviado: Sex Jan 10, 2014 12:48 am 
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Hammer escreveu:
Pessoalmente acho que já mais que passou da hora do 1o/6o GAV (Carcará) se livrar dos seus anacrônicos e paisanos Learjets foto e assumir a full a missão de AWACS junto com o Esquadrão Guardião...

talvez fosse bom colocar os E-99 em um deles e os R99 no outro... Naturalmente com mais unidades pra aumentar a capacidade operacional nessa área.

Concordam?


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Sem dúvida ! :wink:

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 Título: Re: EMBRAER R-99 e E-99
MensagemEnviado: Sex Jan 10, 2014 10:17 am 
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Hammer escreveu:
Pessoalmente acho que já mais que passou da hora do 1o/6o GAV (Carcará) se livrar dos seus anacrônicos e paisanos Learjets foto e assumir a full a missão de AWACS junto com o Esquadrão Guardião...

talvez fosse bom colocar os E-99 em um deles e os R99 no outro... Naturalmente com mais unidades pra aumentar a capacidade operacional nessa área.

Concordam?


[]s Hammer


Será que a FAB não está aguardando uma versão AEW&C e de Sensoriamento Remoto usando o E-190 como plataforma para comprar novas unidades?


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 Título: Re: EMBRAER R-99 e E-99
MensagemEnviado: Sex Jan 10, 2014 5:18 pm 
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Danzig escreveu:
Hammer escreveu:
Pessoalmente acho que já mais que passou da hora do 1o/6o GAV (Carcará) se livrar dos seus anacrônicos e paisanos Learjets foto e assumir a full a missão de AWACS junto com o Esquadrão Guardião...

talvez fosse bom colocar os E-99 em um deles e os R99 no outro... Naturalmente com mais unidades pra aumentar a capacidade operacional nessa área.

Concordam?


[]s Hammer


Será que a FAB não está aguardando uma versão AEW&C e de Sensoriamento Remoto usando o E-190 como plataforma para comprar novas unidades?

Ele só vai surgir se a FAB pedir, como a FAB não o precisa, pois tem E-99 e R-99 suficientes fica tudo como está.

Reconhecimento foto ainda é uma realidade com o R-35A, porem o 1º/6º já está diversificando a anos para o reconhecimento eletrônico com seus R-35AM.

R-35A
Imagem

R-35AM
Imagem


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 Título: Re: EMBRAER R-99 e E-99
MensagemEnviado: Sex Jan 10, 2014 7:18 pm 
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wstrobel escreveu:
Danzig escreveu:

Será que a FAB não está aguardando uma versão AEW&C e de Sensoriamento Remoto usando o E-190 como plataforma para comprar novas unidades?


Ele só vai surgir se a FAB pedir, como a FAB não o precisa, pois tem E-99 e R-99 suficientes fica tudo como está.


Discordo

Se a miopia da Embraer sobre desenvolver produtos militares para o mercado externo acabar, nada impede que ela desenvolva uma plataforma AEW&C usando o E-190.

E nem é tão absurdo assim, comparado com o Gripen NG fabricado no Brasil e exportado para México, Argentina, Angola, Colômbia, Klingon, Mordor e Tatooine e a MB investindo seus já parcos recursos para o desenvolvimento do Sea Gripen e apenas 48 unidades do mesmo.


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 Título: Re: EMBRAER R-99 e E-99
MensagemEnviado: Sex Jan 10, 2014 8:26 pm 
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Danzig escreveu:
wstrobel escreveu:
Danzig escreveu:

Será que a FAB não está aguardando uma versão AEW&C e de Sensoriamento Remoto usando o E-190 como plataforma para comprar novas unidades?


Ele só vai surgir se a FAB pedir, como a FAB não o precisa, pois tem E-99 e R-99 suficientes fica tudo como está.


Se a miopia da Embraer sobre desenvolver produtos militares para o mercado externo acabar


Cara... Não seja assim.


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 Título: Re: EMBRAER R-99 e E-99
MensagemEnviado: Sex Jan 10, 2014 10:51 pm 
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Danzig, a Embraer tem condições de desenvolver uma solução/substituto para os E/R-99 baseados nos EMB-190? Não temos a menor dúvida disso, o problema é saber quem bancaria uma empreitada dessas e nesse caso o maior interessado seria o GF via MD/FAB, o problema é que por agora existem outras demandas/projetos e que também estão limitando a própria capacidade da Embraer de se envolver num novo projeto, ou seja, KC-390, produção de A-29 para uma penca de novos clientes, modernização dos AMX e A-4, além de outros projetos como o Sisfron, Satélite Geoestácionário, a fora as tratativas agora dos Gripen E/F, etc.... Com certeza, num futuro próximo, ela se debruçará numa solução, se a FAB e GF acharem que já está na hora, beleza, que apareçam com o dinheiro, assim ela pode se mobilizar nesse novo projeto, mas por enquanto não é o que vemos, quem sabe amanhã (daqui aos anos), mas a questão continua sendo a mesma, de onde vai sair a grana pra bancar esse novo projeto?

Por hora, eu já ficaria mais satisfeito se a FAB resolvesse comprar mais E e R-99, quem sabe alguns P-99 também, pra complementar os P-3, caso o projeto de modernização do Banderulha não dê muito certo.

Até mais!!! ;)


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 Título: Re: EMBRAER R-99 e E-99
MensagemEnviado: Sex Jan 10, 2014 11:10 pm 
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Eu concordo com sua visão Wellington ...

O mais importante saber é o nível de atendimento de nossas necessidades AEW&C pela atual plataforma do R-99 ...

Pois existem inúmeros fatores a serem ponderados antes de optar pela substituição da plataforma ERJ-145 ... um deles é o custo de operação, bastante razoável, até mesmo se o seu tamanho menor não tem benefícios de RCS em relação a outras plataformas ... no relato postado rescentemente, E-3 AWACS francês foi "visto" pelo R-99 e não o "viu" ... por exemplo.

A mudança de plataforma somente se justificaria se o espaço interno do R-99 não for suficiente ou esteja prejudicando a correta operação da plataforma. Lembrando que o Saab 2000 é bem menor.

Já vendemos essa plataforma para o México, Grécia e Índia ... e há interesse de Argentina, Peru até onde sabemos ... com o advento do Gripen haverá em minha opinião aumento de interesse por essa plataforma ...

Acho melhor irmos nos acostumando com essa imagem :

Imagem

:wink:

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 Título: Re: EMBRAER R-99 e E-99
MensagemEnviado: Sáb Jan 11, 2014 7:38 am 
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Puxa... o raciocínio é tão simples, que as vezes deixamos de contemplá-lo.

Vamos falar sobre uma empresa, chamaremos ela de empresa Y (por motivos óbvios não será empresa X).

1) A empresa Y tem dinheiro e tecnologia para investir em uma determinada NOVA linha de produtos, que o estudo de viabilidade econômica, associado ao estudo de marketing, demonstraram ser atraentes.

2) A empresa Y é bastante rentável, o que faz seu custo de capital ser extremamente alto (ou seja, se ela agrega valor na matéria prima, de forma que para cada R$ 1,00 investido ela tenha um retorno de R$ 1,35... ou seja, 35%).

3) De acordo com o ponto 2, qualquer alternativa de investimento que renda menos de 35%, não é atrativa para ela... pois os 35% já estão garantidos com a atual estrutura produtiva.

4) O projeto mencionado no ponto 1 pode render, quando estiver plenamente operacional, 45% de retorno, logo, é extremamente viável... porém, ele demandará de R$ 2 bilhões em investimentos ao longo de 5 anos.

5) De acordo com o ponto 4, esses R$ 2 bilhões custarão à empresa, 35% ao ano (que é o seu custo de capital, mencionado no item 2)

6) Assim, remunerando os R$ 2 bi, por 5 anos, a 35% ao ano, a rentabilidade esperada cairá de 45% ao ano para 25% ao ano (valores chutados para expor meu raciocínio), logo, o projeto não é mais viável..... mas sua inviabilidade não é técnica ou por falta de mercado... ela se dá pelo custo de capital da empresa.

7) Aí, de repente, não mais que de repente... surge um ente externo, talvez o governo, que faz a seguinte proposta para a empresa Y... "Empresa Y, eu banco os R$ 2 bi pelos 5 anos, em troca, você aplicará descontos nos produtos que somarão os mesmos R$ 2 bi, assim, na prática, eu estarei arcando com os juros da operação, o que você acha?"

8 ) De acordo com o ponto 7, com o governos financiando o empreendimento, a empresa Y passará de uma remuneração de 25% a.a. (que não seria viável) para uma remuneração de 45%a.a., 10% acima do mínimo exigido... e muito viável....


Logo, chamar a empresa de "míope", por ter um custo de capital alto que faz com que o autofinanciamento seja proibitivo em muitos casos, é desconhecer os mecanismos de mercado que atuam por trás de qualquer empresa no mundo capitalista....


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