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 Título: Re: informações modernização c-95
MensagemEnviado: Qui Jul 19, 2012 10:27 pm 
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Aaaaaaaaaaah tá. Agora entendi. :mrgreen:


atenciosamente,

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::Robson Rocha
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 Título: Re: informações modernização c-95
MensagemEnviado: Qui Jul 19, 2012 10:34 pm 
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Seria bom ter dois modelos de radar AESA para podermos tentar engenharia reversa e passar algum conhecimento adquirido para a Orbisat, Atech, mectron ou qualquer outra... apesar de saber que o Brasil possui o conhecimento teórico da coisa...

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Brasil, o País da Desfaçatez e dos Hipócritas!


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 Título: Re: informações modernização c-95
MensagemEnviado: Sex Jul 20, 2012 9:49 am 
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Quantos P-95 vão ser modernizados?

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 Título: Re: informações modernização c-95
MensagemEnviado: Sex Jul 20, 2012 10:34 am 
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Fab-Wan escreveu:
Quantos P-95 vão ser modernizados?

Nove P-95B para Belém e Florianópolis, um esq. vai ficar com cinco unidades e outro com quatro.

Eram 10 P-95B mais um de Florianópolis caiu no interior de Pernambuco em 1996, no choque em voo de formatura de quatro aviões em deslocamento.


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 Título: Re: informações modernização c-95
MensagemEnviado: Sex Jul 20, 2012 11:53 am 
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Baschera escreveu:
Robsonmkt escreveu:
Baschera escreveu:
Senhores,

A escolha do radar Scipio SCP-01, foi, na época, pelo fato de ele ser "fabricado" em São José dos Campos pela Mectron.

Sds.


Bom, eu não li nada a respeito do Seaspray ser fabricado/montado no Brasil. Então, continuo com a hipótese do preço.

atenciosamente,


Eu posso não ter sido claro..... me referia a pergunta do colega Ricardo:

Citação:
Nessa reportagem da revista Força Aérea sobre o novo radar dos P-95 o que também chamou a atenção é a versão AESA dos radares Griffo dos F-5. Será que se não tivesse demorado tanto ñão seria essa a atualização que os F-5 estaria recebendo agora?


No AMX (A-1M) será istalado o radar fabricado pela Mectron, com tecnologia da Selex/Galileu, o Scipio SCP-01.

Citação:
Já o AMX, designado A-1 pela FAB, passará pela mesma modernização do F-5M, com exceção do radar. Receberá o SPC-01 da empresa brasileira Mectron. O A-1M Modernizado será um caça-bombardeiro de ponta, altamente moderno para missões de ataque, podendo usar bombas inteligentes.

Operando na banda X, com agilidade de freqüência, o radar SPC-01 seria capaz de identificar um alvo de 100 m2 no mar a 50 milhas e teria alcance de 20 milhas contra um alvo aéreo de 5 m2. Seriam 93 km no mar e no ar 37 km.

Imagem
Imagem/Foto: Poder Aéreo.

Outros benefícios do SPC-01 do A-1M :

Mapeamento do terreno;
Indicador de alvos móveis terrestres;
Evitamento do terreno;
Telemetria ar-solo e ar-ar;
Busca marítima; e
Capacidade look down/look up.
Fonte: http://www.defesabr.com/Fab/fab_f5br.htm


Já nos F-5M foi instalado o radar Pulso Doppler Grifo F/BR (ou Grifo-X P2803), da FIAR SpA, do mesmo coglomerado italiano (Galileo / Finmeccanica).

Imagem
Imagem/Foto: Poder Aéreo

Mais informações no link abaixo....

http://www.aereo.jor.br/2011/07/05/mode ... ntratados/


Sds.


Baschera, a matéria da revista cita que os radares Grifo que equipam os F-5EM são produzidos pela FIAR "empresa hoje reconhecida como Selex". Assim, poderiamos ter um AESA nos F-5 (talvez para o bem geral a vida útil das aeronaves já está no fim).


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 Título: Re: informações modernização c-95
MensagemEnviado: Sex Jul 20, 2012 1:53 pm 
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Os radares dos F-5M são novos e não vão ser substituídos, o novo AESA poderia ser uma opção se estivesse pronto a 10 anos quando estava sendo escolhido o radar.

Um radar dura sem problemas por 15 anos, que é o tempo de vida útil de uma modernização.

O primeiro F-5EM foi entregue em 2005, e estes devem voar até 2020, os Jordânia que serão entregues em 2014/2015 deverão voar até 2030. O mesmo vale para os AMX com radar novos.

Portanto AESA por enquanto só nos E-99 e P-95BM.


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 Título: Re: informações modernização c-95
MensagemEnviado: Dom Jul 22, 2012 3:14 pm 
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Discao escreveu:
Baschera escreveu:
A Selex Galileo Introduz os Radares AESA no Brasil!

Em breve, a Força Aérea Brasileira estará operando radares AESA (Active Electronically Scanned Array) de última geração que, certamente, revolucionarão o emprego de suas plataformas na guerra no mar. Trata-se do Seaspray 5000E, um radar desenvolvido e produzido pela Selex, a ser instalado na frota de P-95 Bandeirulha Modernizado da Força. Esses radares de abertura sintética utilizam tecnologia inovadora que amplia e otimiza a capacidade operacional das aeronaves.

Imagem
Imagem/Foto: Selex Galileu

FONTE: http://www.forcaaerea.com.br/

Sds.



Agora sim! Boa essa notícia.



Complementando o assunto,

Foram comprados 8 conjuntos radar.

Como serão 9 os P95B modernizados deduz-se que 1 célula será destinada ao treinamento e conversão operacional (prática já adotada no caso dos P3AM).

Batman

"So much to do with so little time"


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 Título: Re: informações modernização c-95
MensagemEnviado: Dom Jul 22, 2012 7:38 pm 
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Batman escreveu:
Discao escreveu:
Baschera escreveu:
A Selex Galileo Introduz os Radares AESA no Brasil!

Em breve, a Força Aérea Brasileira estará operando radares AESA (Active Electronically Scanned Array) de última geração que, certamente, revolucionarão o emprego de suas plataformas na guerra no mar. Trata-se do Seaspray 5000E, um radar desenvolvido e produzido pela Selex, a ser instalado na frota de P-95 Bandeirulha Modernizado da Força. Esses radares de abertura sintética utilizam tecnologia inovadora que amplia e otimiza a capacidade operacional das aeronaves.

Imagem
Imagem/Foto: Selex Galileu

FONTE: http://www.forcaaerea.com.br/

Sds.



Agora sim! Boa essa notícia.


Complementando o assunto,

Foram comprados 8 conjuntos radar.

Como serão 9 os P95B modernizados deduz-se que 1 célula será destinada ao treinamento e conversão operacional (prática já adotada no caso dos P3AM).


Batman

"So much to do with so little time"

A questão é que uma das unidades, Belém ou Florianópolis teria que sediar o curso de Patrulha.

Quando servi em Salvador e existiam quatro Esq. de P-95, alguns patrulheiros defendiam que a FAB deveria ter uma das unidades ministrando um curso e não as quatro ministrando o curso, cada uma para dois ou três alunos por ano, como era feito.

Mas como não haviam P-95 disponíveis para reforçar um esq. que acumularia a operação e instrução, o assunto não ia para frente.

Outra questão que era comentada, era a impropriedade de se treinar pilotos em missões tipo toque e arremetida com um avião operacional recheado de equipamentos, uma vez eu perguntei ao CMT do Esq. se não poderia ser usado um C-95 para isto, ele me respondeu que o comportamento de um C-95 era muito diferente de um P-95, com seu grande nariz com radar de busca e tanques na ponta da asa, alem da aviônica modernizada dos P-95, analógica mas diferente dos C-95.


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 Título: Re: informações modernização c-95
MensagemEnviado: Qui Nov 08, 2012 4:24 pm 
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Poderia ser no Brasil

A CASA/EADS transferiu a linha de produção do CASA 212-400 para a Indonésia, pois a PT-DI já era a responsável pela produção para a Ásia e agora fica responsável pela produção mundial de uma versão modernizada, as encomendas atuais do C-212 estão concentradas na Ásia e América Latina.

Metade dos custos da modernização, relativos ao projeto e ferramental e implantação da nova linha serão pagos pela EADS, que receberá depois participação nas vendas. Cabe a PT-DI pesquisar junto aos usuários atuais e futuros clientes se vai ser trocado o motor Garret TPE-331 pelo P&W PT-6, ou se vai ser mantido.

A proposta ganhadora para substituir os C-95 foi a de construir os C-212 no Brasil, mas se optou pela modernização dos C-95/P-95, o que não deixou de ser uma boa opção, mas poderíamos estar exportando C-212.

Lentamente o mercado de bimotores leves está se aquecendo, voltou a ser fabricado o DHC-6 Twin Otter pela Viking do Canadá e o Dornier 228 pela Ruag/HAL parceria Suiça e Índia. Claro que em pequena escala. O Casa 212-400 está com 19 encomendas que serão fabricadas em Bandung, esperam que com a modernização as vendas aumentem.

Também existe o mercado de modernização dos C-212-100/200 para o atual -400. Mais de 40 unidades ja estão na fila para modernização em andamento na PT-DI.

Versões atuais do Casa 212-400:

Transporte - Republica Dominicana
Imagem

Anti poluição com SLAR(Side-looking airborne radar), IR e FLIR- Vietnam
Imagem

Patrulha Maritima com radar de busca e FLIR - Coreia do Sul
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Skis para neve - Austrália para Antartica
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 Título: Re: informações modernização c-95
MensagemEnviado: Qui Nov 08, 2012 8:49 pm 
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A FAB avaliou o CASA 212 no passado não muito distante, a impremsa chegou a anunciar uma aquisição... mas depois a força descartou o negócio e resolveu retrofitar parte dos C-95 Bandeirante.

Sds.


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 Título: Re: informações modernização c-95
MensagemEnviado: Sex Nov 09, 2012 12:30 am 
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Baschera escreveu:
A FAB avaliou o CASA 212 no passado não muito distante, a impremsa chegou a anunciar uma aquisição... mas depois a força descartou o negócio e resolveu retrofitar parte dos C-95 Bandeirante.

Sds.

Foi mais do que uma simples avaliação, foi uma seleção entre o PZL M-28, Let 410 e CASA 212-400, vencida pela CASA e depois atropelada pelo projeto de modernização da EMBRAER e AEL, que tem se mostrado uma boa modernização até agora, sem críticas ao projeto.

Veja a história do programa CT-X na em artigo aqui da Base Militar.

http://www.alide.com.br/artigos/ctx/index.htm

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 Título: Re: informações modernização c-95
MensagemEnviado: Sex Nov 09, 2012 9:41 pm 
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wstrobel escreveu:
Baschera escreveu:
A FAB avaliou o CASA 212 no passado não muito distante, a impremsa chegou a anunciar uma aquisição... mas depois a força descartou o negócio e resolveu retrofitar parte dos C-95 Bandeirante.

Sds.

Foi mais do que uma simples avaliação, foi uma seleção entre o PZL M-28, Let 410 e CASA 212-400, vencida pela CASA e depois atropelada pelo projeto de modernização da EMBRAER e AEL, que tem se mostrado uma boa modernização até agora, sem críticas ao projeto.

Veja a história do programa CT-X na em artigo aqui da Base Militar.

http://www.alide.com.br/artigos/ctx/index.htm

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Sim... eu já conhecia... e este mesmo tópico, além de o assunto ter ramificações em outros, tem otimas informações a respeito.

Sds.


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 Título: Re: informações modernização c-95
MensagemEnviado: Sex Nov 16, 2012 8:22 am 
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wstrobel escreveu:
Fab-Wan escreveu:
Quantos P-95 vão ser modernizados?

Nove P-95B para Belém e Florianópolis, um esq. vai ficar com cinco unidades e outro com quatro.

Eram 10 P-95B mais um de Florianópolis caiu no interior de Pernambuco em 1996, no choque em voo de formatura de quatro aviões em deslocamento.


Eu me lembro do acidente... Conheço os detalhes...


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 Título: Re: informações modernização c-95
MensagemEnviado: Qua Nov 21, 2012 5:29 pm 
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Citação:
Brazilian Air Force Selects ORBIT's Communication Management System for P-95 Maritime Patrol Aircraft


(Source: ORBIT Communication Systems Ltd.; issued November 20, 2012)



NETANYA, Israel --- ORBIT Communication Systems Ltd. a subsidiary of ORBIT Technologies Ltd., today announced that it has received an order from the Brazilian Air Force (BAF) to supply a communication system to be installed onboard the P-95 maritime patrol aircraft.

Maritime patrol and surveillance is one of the fastest-growing defense markets, with countries seeking a range of technologies to improve their ability to monitor traffic in territorial waters and secure offshore rigs, ports and other maritime facilities from threats.

BAF required an advanced airborne communication system capable of meeting the unique and challenges of maritime patrol missions, including secure communications and support for large crews. After conducting a thorough evaluation of several alternative solutions, BAF selected ORBIT's Airborne Digital Management Systems (ADAMS) based on its proven, high performance as well as its cost-effectiveness.

ADAMS is a secure, high-performance communication system, designed to meet the complex requirements of large crew aircraft such as commercial airliners, transport, tanker and mission applications. This modular COTS system supports up to 20 full capability users, 8 intercom only users, 16 radios and 31 receivers, 6 recording outputs, discrete lines and several internal intercom networks.

"We are honored that the Brazilian Air Force has chosen to install our Communication Management Systems to support its mission-critical maritime patrol operations. We view this as strong validation of the quality and suitability of our systems to handle the complex requirements of maritime patrol applications," said Ofer Greenberger, CEO of ORBIT Communication Systems Ltd. "This is one of several recent orders from Brazilian customers, reflecting the substantial efforts and resources we continue to invest in this strategic regional market."

ORBIT's Communication Management Systems (CMS) portfolio features flexible and robust systems used to manage the complex voice, video and data communication on board mobile platforms (airborne, seaborne and ground applications). These systems include a digital switch that seamlessly integrates the routing and distribution of inbound and outbound communication on board the mobile platform, as well as an intercom that can be used among crew members, maintenance personnel and technicians.


ORBIT is a public company traded on the Tel-Aviv Stock Exchange. The company has an international sales and customer support network that includes the United States, Europe, Brazil and the Far East in addition to its international technical service centers located around the world.

-ends-

http://www.defense-aerospace.com/articl ... craft.html

_________________
"As leis que proibem o porte de armas... desarmam somente aqueles que não estão nem dispostos nem determinados a cometer crimes." - Cesare Beccaria


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 Título: Re: informações modernização c-95
MensagemEnviado: Qua Nov 27, 2013 12:32 pm 
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A título de informação (toda vez que eu vinha para o PC, eu esquecia de contar). O pessoal do 1º ETA Esquadrão Tracajá e o pessoal do 3º/7º Esquadrão Netuno estão fazendo operações/treinamento (voo em formação, etc...) com suas equipagens por aqui já faz uma semana, mais ou menos, dentre eles está uma aeronave C-95 modernizada. Já estive por lá no aeroporto dando uma olhada, mas ainda não tive tempo de parar e dar uma olhada melhor, vi sim um C-95 ainda não modernizado e olha, estão um bagaço.

Se der pra tirar algumas fotos e souber algo mais, eu aviso por aqui.

Até mais!!! ;)


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