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 Título: Re: Dassault Rafale Parte 4
MensagemEnviado: Sex Nov 25, 2011 10:40 am 
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Só uma correção, o amigo Alexandre Galante é do Poder Aéreo e não do Cavok, que é de um outro amigo, no caso, Fernando Valduga.

Até mais!!! :wink:


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 Título: Re: Dassault Rafale Parte 4
MensagemEnviado: Sáb Nov 26, 2011 12:12 am 
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Engraçado !

Quando alguém tem a opinião, assim como eu, que o Gripen é a melhor opção para o País, ele tem "devaneios" e só entende de barcos ... diferentemente dos "especialistas" que defendem o Rafale ...

Tais "especialistas" (sabem tudo de avião) escolheram um equipamento :

- que 25 anos (vinte e cinco aninhos) após seu first-flight, simplesmente não tá pronto;
- não voa em supercruise;
- tem deficiência de geração de energia;
- radar de visão curta, sem entrelaçamento entre os modos ar/ar e ar/terra ...;
- Sem GMTT/GMTI;
- Perna curta;

E ainda por cima é extremamente caro de operar e manutenir ...

Então tá ! ... é o Galante que tem devaneios ... os sóbrios escolhem o rafale, sic :mrgreen:

Abraços
Spock

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[] Spock

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”


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 Título: Re: Dassault Rafale Parte 4
MensagemEnviado: Sáb Nov 26, 2011 12:47 am 
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Isso tudo versus um avião que nem 'first flight' teve... :)

Na boa, nessas horas eu prefiro o Gripen C/D, pois foi lá e operou na Líbia na medida do possível e trouxe alguns problemas reais para resolver em casa... assim como o Rafale e o Typhoon e todos os outros que voaram por lá, até o nosso pacato AM-X. Isso para mim tem muito mérito e tem que ser respeitado sem dúvida :).

Agora, comparar isso com algo não existe e é tão excelente e ótimo e capaz, mas no fim das contas quando o seu próprio país de origem ainda assim, não realiza sequer encomendas e prefere investir no que existe e está lá voando todos os dias, faz com que quem vende proclame que tudo é possível, e tudo é válido.

Outro ponto é que se considerarmos depois das op. na Líbia a lista de coisas que os suecos e ingleses tem que resolver com os seus Gripens e Typhoons poderiamos também dizer que essas aeronaves também não estão 'prontas', mas isso não é verdade... é como as coisas funcionam para quem opera.

Eu respeito a 'fase' do cara, e está tudo bem... e além disso esses simuladores de vôo são bem bacaninhas mesmo :)

E honestamente, tanto Rafale quanto S Hornet ou mesmo Gripen C/D novinhos de fábrica a essa altura do campeonato, por mim tanto faz mesmo :D

[]s
CB_Lima

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 Título: Re: Dassault Rafale Parte 4
MensagemEnviado: Sáb Nov 26, 2011 2:00 am 
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Spock escreveu:
... Quando alguém tem a opinião, assim como eu, que o Gripen é a melhor opção para o País, ele tem
"devaneios" e só entende de barcos ... diferentemente dos "especialistas" que defendem o Rafale ...

Caro Spock,

Concordo com você e com o Galante: o Gripen é a aeronave de caça mais moderna do mundo.

Abraço.

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 Título: Re: Dassault Rafale Parte 4
MensagemEnviado: Sáb Nov 26, 2011 7:53 pm 
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Nico escreveu:
Spock escreveu:
... Quando alguém tem a opinião, assim como eu, que o Gripen é a melhor opção para o País, ele tem
"devaneios" e só entende de barcos ... diferentemente dos "especialistas" que defendem o Rafale ...

Caro Spock,

Concordo com você e com o Galante: o Gripen é a aeronave de caça mais moderna do mundo.

Abraço.

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Suponho que você esteja se referindo ao Gripen C/D, não? Porque o Gripen NG ainda não existe nem como protótipo. O que existe é um demonstrador de tecnologia. Neste caso ele foi ultrapassado pelo finado F-20 Tigershark que ao menos teve protótipos sem entrar em produção e também pelo russo T-50 Pak-FA que já está com seu terceiro protótipo voando e ainda por cima é de 5a. geração.

O Gripen C/D é o caça mais moderno do mundo? Provavelmente não. O Gripen NG será o caça mais moderno do mundo? Não sei. Vamos esperar ele vir a existir primeiro.

atenciosamente,

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::Robson Rocha
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 Título: Re: Dassault Rafale Parte 4
MensagemEnviado: Sáb Nov 26, 2011 11:53 pm 
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Caro Robson,

O Gripen NG será o caça mais moderno do mundo. E brasileiro.

Se os brasileiros já andam mandando os franceses para o 'além', com

F-5, imagine o que farão quando puserem as mãos nos Gripen NG.

Os Gripens não tem medo algum dos Rafales. Qualé, meu ... !?

Rafales são Mirages maquiados, com duas turbinas. Bebem prá caramba.

Se quiser saber quem é o Rafale, basta ler os escritos do Spock.

Abraços.


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 Título: Re: Dassault Rafale Parte 4
MensagemEnviado: Dom Nov 27, 2011 4:56 pm 
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Citação:
Se os brasileiros já andam mandando os franceses para o 'além'



Em se tratando de imaginação, realmente...


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 Título: Re: Dassault Rafale Parte 4
MensagemEnviado: Dom Nov 27, 2011 5:19 pm 
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Nico escreveu:
O Gripen NG será o caça mais moderno do mundo.


Prezado Nico,
você confirmou o que eu disse. Se ele será (futuro) é porque ainda não é (presente). E não é simplesmente porque ainda não existe.
O que existe hoje é Gripen C/D, Super Hornet E/F, Rafale F3, Typhoon tranche 3, F22 e F35.
E isto falando apenas de caças ocidentais e deixando de fora o F-16 C/D block60 ainda em produção.

atenciosamente,

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 Título: Re: Dassault Rafale Parte 4
MensagemEnviado: Dom Nov 27, 2011 7:29 pm 
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Caveirão escreveu:
Em se tratando de imaginação, realmente...

Cav,

super Cav de volta. Legal.

[]


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 Título: Re: Dassault Rafale Parte 4
MensagemEnviado: Dom Nov 27, 2011 7:37 pm 
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Robsonmkt escreveu:
você confirmou o que eu disse. ... E não é simplesmente porque ainda não existe.

Caro Robson,

Sobre o NG o que se pode dizer é que, SE CHEGAR A SER PRODUZIDO, será um caça excelente.

Presente de Natal para rafalídeos e vespasianos:

"Os três caças do FX-2 são excelentes".

Abraços.


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 Título: Re: Dassault Rafale Parte 4
MensagemEnviado: Dom Nov 27, 2011 10:30 pm 
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Nico, muito bacana essa sua postura. :wink: :)

Agora, o que houve na Suíça amigo? :?

Eu achava que lá o Gripen levava fácil.


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 Título: Re: Dassault Rafale Parte 4
MensagemEnviado: Dom Nov 27, 2011 10:58 pm 
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Nico escreveu:
Robsonmkt escreveu:
você confirmou o que eu disse. ... E não é simplesmente porque ainda não existe.

Caro Robson,

Sobre o NG o que se pode dizer é que, SE CHEGAR A SER PRODUZIDO, será um caça excelente.

Presente de Natal para rafalídeos e vespasianos:

"Os três caças do FX-2 são excelentes".

Abraços.


É verdade, os três caças são excelentes mas, ao mesmo tempo, nenhum deles é perfeito.

O Rafale é um excelente caça, mas é muito caro de comprar e de manter, além de ter pouco armamento de origem não-francesa integrado à ele;

O SH também é um excelente caça, embora ache que sua ToT traz dentro de si risco potencial de futuros problemas de direito de uso e venda para terceiros quando for disseminada em nossa indústria. Obviamente, quando isto acontecer todos os colegas que foram favoráveis à compra do caça vão dizer que os americanos estão certos, nós que não olhamos direito às letrinhas miúdas do contrato, etc.

Já o Gripen também é um caça excelente dentro de sua categoria, mas tenho a impressão de que a diferença de preço entre ele e um F-18 não é tão grande quanto deveria ser. Além disto a versão NG possui um risco alto de baixa adesão o que aumenta os custos de produção e manutenção (vide AMX).

atenciosamente,

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 Título: Re: Dassault Rafale Parte 4
MensagemEnviado: Ter Nov 29, 2011 1:57 am 
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Robsonmkt escreveu:
... Já o Gripen também é um caça excelente dentro de sua categoria, mas tenho a impressão de que a diferença de preço entre ele e um F-18 não é tão grande quanto deveria ser. Além disto a versão NG possui um risco alto de baixa adesão o que aumenta os custos de produção e manutenção (vide AMX).

Caro Robson,

De fato, existe apenas uma pequena diferença de custo de aquisição. Já o custo de operação é significativamente vantajoso ao Gripen. Quanto à logística, a do F-18 deve ser bem melhor. Mas em relação à adesão, penso que se fecharmos com a SAAB, teremos pelo menos 10 anos de produção plena só para atender a FAB. Neste ínterim, contecerão contratos de exportação. Teremos também os MLU e assim por diante. Quanto às exportações, acredito ser este o caça mais exportável do FX-2. Mas sendo justo, o efeito dominó melhoraria as chances dos F-18 e do Rafale.

Enfim, acho que as chances de exportação do caça que vencer o FX-2 será ampliada. Efeito cascata, dominó, bola de neve. Robson, não tenho medo de eventuais deficiências ou imaturidades deste ou daquele caça. O que me arrepia é saber que a operação exige muita grana e que o histórico de verbas da FAB não é animador.

A Presidenta está atenta e não deixará que se faça aquisição de caça no estilo 'bunga-bunga'. Então, o Rafale terá que repensar a proposta de custos de aquisição e manutenção/operação. Neste particular, o Rafale corre o maior risco. No caso do F-18 SH, graças ao tal de FMS (Foreign Military Sales) eles conseguem garantir um custo de aquisição relativamente baixo, um pouco acima do custo do Gripen como bem apontou você. Acho que o Gripen pode se preparar para baixar uns 10% de seu preço sem fazer cara feia.

Robson, você verá que com a Presidenta Dilma, este FX-2 acabará obtendo preços bem tentadores, de todos. Prá falar a verdade, deveríamos fechar com o Gripen e com um outro birreator. Imagine só a sua FAB com (SH + Gripen) ou então (Rafale + Gripen) ... uau! Respeitável, heim?

Abraço.

Coitados dos caças russos. Rafale com 'aquilo' roxo:
http://www.youtube.com/watch?v=8oDt5uSIjqk&feature=related


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 Título: Re: Dassault Rafale Parte 4
MensagemEnviado: Ter Nov 29, 2011 3:33 pm 
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Rafale fazendo todas aquelas acrobacias e abatendo Sukhois a rodo com dois tanques subalares? Parei! É por estas e outras que faz eras que não jogo em simuladores de vôo. Os desenvolvedores de games de hoje, estão tão preocupados com os gráficos, que se esquecem daquilo que mais da "tesão" em jogar este tipo de game. Afinal, quem se dispõe a jogar um simulador de combate aéreo, quer a experiencia o mais próxima da realidade possível. Saldades do IL-2, LOMAC, etc...


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 Título: Re: Dassault Rafale Parte 4
MensagemEnviado: Qua Nov 30, 2011 9:20 pm 
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Caveirão escreveu:
Nico, ... o que houve na Suíça amigo? :?


ISSO :

Citação:
Suíça seleciona o Gripen como novo caça multimissão
Published on novembro 30th, 2011 by Fernando Valduga in Militar

Imagem

A Força Aérea da Suíça escolheu o Saab Gripen NG como nova aeronave de caça multinfunção. (Foto: Saab)
A Suíça, conhecida mundialmente pela aplicação dos padrões mais elevados de aquisição e solicitação das tecnologias estado-da-arte, escolheu o caça Gripen NG da sueca Saab para substituir a frota de caças F-5 Tiger II da Força Aérea da Suíca. Serão adquiridos 22 aeronaves Gripen NG (JAS39 E/F), num programa de aquisição avaliado em menos que US$ 3,2 bilhões. As primeiras aeronaves devem chegar na Suíça em 2015, a partir de um prazo de 3 anos do momento da assinatura do contrato, previsto para o começo de 2012.


Saudações
Spock

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