Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Qui Nov 14, 2019 3:36 am

Todos os horários são

Criar novo tópico Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.  [ Array ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ... 101  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Dassault Rafale Parte 4
MensagemEnviado: Sáb Dez 03, 2011 12:51 pm 
Sênior
Sênior

wstrobel escreveu:
Se optarmos pela divisão Hi/Lo as quantidades de Lo serão sempre maiores.
Veja o caso da Singapura, 24 F-15 e 74 F-16, quem acha que da para encarar o F-16,
pensa duas vezes antes de ter que encarar o F-15.

Exatamente isto.
Mas quando penso nas dobradinhas F-15/NG, F-18/NG ou RAFALE/NG, não o faço segundo
o antigo paradigma Hi/Lo. Vou explicar o meu plano, usando F-18 e NG numa relação 1:4, assim:

A NAF prevê um total de 144 caças FX-2. Portanto, teremos 36 F-18 e 144 NG.

Estarei operando normalmente com estes 180 caças para proteger os meus 12 milhões de quilômetros
quadrados, mas nestes 180 não incluí as dotações da minha marinha (mais 72, 36 SH e 36 Sea Gripen).
Não tem nada de Hi/lo não, viu? Tanto os SH quanto os NG fazem tudo. A diferença é que manterei
os SH concentrados em alguns esquadrões que serão imediatamente implicados em todo e qualquer
'arranca-rabo' que tivermos internamente, juntamente com os NG regionais. No caso de alguma ação
externa, poderíamos ter uma composição 1:1.

Imaginem uma confusão séria na tríplice fronteira Brasil-Argus-Urugus. Coisa para os NG da região sul
com reforço de um ou dois esquadrões de SH oriundos do Tocantins, Cachimbo ou Guarapuava.

O custo de operação do SH é apenas 60% a mais que o do NG. O custo extra dos 36 SH será diluído
em 180 caças. Portanto é bem suave. Se eu tiver uma crise de verbas curtas (!) reduzo a operação
de todos os caças e opero os SH só para manter o metabolismo. Tudo o que falei para SH + NG vale para
{SU-50, SU-35, F-15, RAFALE, MIG-35, F-18, TYPHOON} X {GRIPEN, F-16, TEJAS, J-10, MIRAGE, F-5}.
Para cada caça do conjunto da esquerda, acrescente 4 caças do conjunto da direita. Pronto. Ficou bom.

Vamos agora somar esforços para conseguir um inimigo à altura! (vai ser difícil).

Abraços.

MensagemEnviado: Sáb Dez 03, 2011 1:09 pm 
Sênior
Sênior

A visão da dobradinha F-15/F-15 em Hi-Lo ou não, sempre impõe respeito.

Dizem que os americanos valorizam muito o F-16 por ser este capaz de subir muito
e também por ser capaz de interceptar mísseis de cruzeiro. Sei lá ...

Lindas imagens.

MensagemEnviado: Sáb Dez 03, 2011 1:16 pm 
Sênior
Sênior

Spock escreveu:
Cavaleiro escreveu:
Cara! Acredito que o F-16 é bem mais ágil que o F-15, talves este seja eletronicamente superior àquele, mas acredito muito mais na potencialidade do F-16. Estou enganado?

Cara o Strobel, vai fazer um "discurso" enorme pra vc ... :lol:

Spock

hahaha! Ufa! Ainda bem que ele não sabe... haha! Brincadeiras à parte... Concordo plenamente que o F-15 é mais caro, mas acredito que o F-15 é mais para missões de ataque e o F-16 capacidade de combate aéreo. F-15, até onde eu sei, foram poucos combates aéreos reais que ele já participou, tendo em vista que aparentemente suas caracteristicas não proporcionam para tais missões. Podemos abrir outro topico e iniciar um breve estudo, ou análise, sobre as caracteristicas técnicas e seus combates reais.

MensagemEnviado: Sáb Dez 03, 2011 1:17 pm 
Sênior
Sênior

wstrobel escreveu:
Spock escreveu:
Cavaleiro escreveu:
Cara! Acredito que o F-16 é bem mais ágil que o F-15, talves este seja eletronicamente superior àquele, mas acredito muito mais na potencialidade do F-16. Estou enganado?

Spock

Pior é que não, não conheço detalhes da capacidade de um F-15, mas se custa o dobro do preço de um F-16 e EUA, Israel, Singapura, Japão e Coreia usam como HI, devem ser muito bons. Mesmo que o F-16 seja mais manobrável.

As coisas mudam Strobel,

Na época da idealização do F-15 não haviam conceitos como BVR, NCW, RCS, AESA, link com EWs, a coisa estava mais para "vencer a força" ... voar quase na estratosfera e dá-lhe potência ... veio o MIG-25 (Foxbat), o MIG-31 (Foxhound), contemporâneos do Eagle ... hoje a história é outra amigo ...

Por esse motivo não entendo o conceito de muitos aqui sobre a tal "inferioridade" do Gripen ... que, aliás, ninguém respondeu ...

Abraços
Spock

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”

MensagemEnviado: Sáb Dez 03, 2011 1:19 pm 
Sênior
Sênior

Nico escreveu:
A visão da dobradinha F-15/F-15 em Hi-Lo ou não, sempre impõe respeito.

Dizem que os americanos valorizam muito o F-16 por ser este capaz de subir muito
e também por ser capaz de interceptar mísseis de cruzeiro. Sei lá ...

Lindas imagens.

Será? O F-16 sempre esteve em todo as batalhas atuais, missões de interceptação, escolta, entre outros... Em verdade, mais me parece uma lenda na aviação e, por isso, eles tanto adimiram tal aeronave. Se nós observamos os aviões atuais, o F-16, praticamente, enfrenta todos sem grandes desvantagens. Claro, se compararmos com F-22, F-35, e até alguns outros orientais, poderá sofrer sim desvantagem, quiça pela capacidade BVR, mas WVR tenho lá minhas duvidas.

MensagemEnviado: Sáb Dez 03, 2011 1:22 pm 
Sênior
Sênior

Na minha opinião o maior problema do Eagle, além do custo estratosférico, é seu enorme RCS, tal qual o SU-27 e seus derivados ... são conceitos superados ...

Abc
Spock

Os Gringos estão tentando minimizar isso com o Silent Eagle !

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”

MensagemEnviado: Sáb Dez 03, 2011 1:29 pm 
Sênior
Sênior

No meu entendimento SHs são muito mais letais que eagles ... já F-16 Block 60 (EAU) é osso duro de roer ... Block-52 pra baixo não é páreo devido ao AESA ...

ABC
Spock

MensagemEnviado: Sáb Dez 03, 2011 2:32 pm 
Sênior
Sênior

wstrobel escreveu:
Spock escreveu:
Cavaleiro escreveu:

Spock

Pior é que não, não conheço detalhes da capacidade de um F-15, mas se custa o dobro do preço de um F-16 e EUA, Israel, Singapura, Japão e Coreia usam como HI, devem ser muito bons. Mesmo que o F-16 seja mais manobrável.

O preço de um F-15 de versão atual, menos o SE, passa de Us$ 100 milhões, flay away....
Mas o pior é que seu custo de hora de vôo é de Us$ 25 mil......

Poucos paísem podem se dar ao luxo ou tem a real necessidade de ter um F-15.... a maioria deles é por razões estratégicas.

Sds.

MensagemEnviado: Sáb Dez 03, 2011 3:16 pm 
Sênior
Sênior

Baschera escreveu:
O preço de um F-15 de versão atual, menos o SE, passa de Us$ 100 milhões, flay away....
Mas o pior é que seu custo de hora de vôo é de Us$ 25 mil ...
Poucos paísem podem se dar ao luxo ou tem a real necessidade de ter um F-15 ...
a maioria deles é por razões estratégicas.

Caro Baschera,

É isso mesmo. Salvo nos casos de inconsequência flagrante,
não há quem não trema diante de custos elevados.

Abraço.

MensagemEnviado: Sáb Dez 03, 2011 6:23 pm 
Sênior
Sênior

E mesmo assim as grandes potências militares não abrem mão de ter seus F-15, Su-27/30...

Por quê?

MensagemEnviado: Sáb Dez 03, 2011 6:39 pm 
Sênior
Sênior

Caveirão escreveu:
E mesmo assim as grandes potências militares não abrem mão de ter seus F-15, Su-27/30...

Por quê?

Essa resposta dá um longo discuro para cada um dos operadores.
Mas pode-se dizer que é uma junção de precisar, querer e poder.

MensagemEnviado: Sáb Dez 03, 2011 6:47 pm 
Sênior
Sênior

Citação:
Mas pode-se dizer que é uma junção de precisar, querer e poder.

Sim, concordo.

MensagemEnviado: Sáb Dez 03, 2011 10:38 pm 
Sênior
Sênior

Caveirão escreveu:

Por quê?

Imagino que seria por isso. Grande alcance com grande carga útil.
Alegam que é mais fácil de detectar e menos manobrável para um dogfight, mas o problema é chegar cara a cara. Ainda mais se apoiado por AWACS.
Não imagino que o inimigo veja um conjunto deste como ultrapassado ou conceito defasado.

F-15 USAF e E-3B Sentry
Imagemfas.org
Imagem

Su-30 India e Beriev A-50EI
Imagem
Imagem

China Shenyang J-11B e Ilyushin Il-76MD(KJ 2000)
Imagem
Imagem

Japão Mitsubishi F-15DJ e Boeing E-767
Imagem
Imagem

Coreia do Sul F-15K Slam Eagle e Boeing 737-7ES Peace Eye
Imagem
Imagem

Singapura F-15SG Strike Eagle e Gulfstream G550AEW
Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Dom Dez 04, 2011 12:01 am 
Sênior
Sênior

Bom, eu lembro de já ter lido o relato antigo de um oficial americano, sobre um treino do F-15 Vs F-16...os F-16 abateram os F-15 de forma surpreendente e assim que aterraram, indagou aos colegas dos F-15 do porque não haviam disparado contra ou evadido, o colega disse que simplesmente não os havia visto nos F-16.....no debrifieng, analisaram os dados registrados e realmente não houve um único spot dos F-16 nos paineis dos Eagle...o oficial disse que foi quando havia realmente percebido as qualidades do F-16 com suas linhas sinuosas e delgadas...

Foi um relato antigo, mas se a guerra do radar X forma/materiais continuaram evoluindo, estes diferenciais podem estar presentes até os dias de hoje...

MensagemEnviado: Dom Dez 04, 2011 12:13 am 
Avançado
Avançado

Não faz sentido ter 2 caças de 4ª geração para fazer Hi-Lo. A dez atrás até seria aceitável, mas agora os caças de 5ª geração já estão praticamente disponíveis para venda.

O negócio seria comprar um avião de 4ª geração para ser o atual Hi até a compra de um 5ª geração, tornando-o Lo.

Criar novo tópico Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.  [ Array ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ... 101  Próximo

Todos os horários são