Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Seg Nov 18, 2019 11:24 pm

Todos os horários são

Criar novo tópico Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.  [ Array ]  Ir para página Anterior  1 ... 145, 146, 147, 148, 149, 150  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: HELICÓPTEROS da FAB - Blackhawk, Caracal, Mi-35 e Esquil
MensagemEnviado: Dom Abr 20, 2014 8:07 pm 
Sênior
Sênior

Além de C-SAR tais helicópteros podem realizar missões com tropas especiais?

MensagemEnviado: Dom Abr 20, 2014 8:16 pm 
Sênior
Sênior

Danzig escreveu:

Amigo, C-SAR já é uma missão pra lá de especial, o que dirá transportar tropas especiais. Mas respondendo a sua pergunta, sim.

Vale salientar uma coisa, com o recebimento dessa aeronave no inventário da FAB, esta estará um passo a frente no quesito asas rotativas na América Latina, ainda mais sendo apoiada pelo Sabre (Mi-35 com tanques extras nas asas) e Super Tucano.

O negócio agora é esperar o desenrolar dos trabalhos, inclusive, a criação de doutrina REVO Heli na FAB. É pra frente que se anda!!!

MensagemEnviado: Dom Abr 20, 2014 8:21 pm 
Sênior
Sênior

Wellington Góes escreveu:
E eu, que em novembro de 2011, que fui taxado de mentiroso, de está fazendo propaganda enganosa, de praticamente ser um lobista da Helibras, de está embolsando uma grana por fora, etc, etc, etc. A prova do que eu venho ouvindo do pessoal do 1°/8° Esquadrão Falcão está ai nessa foto de cima. O ditado: "O tempo é o Senhor da Razão" nunca caiu tão bem.

Disseram-me que o pessoal não me falariam a verdade, de nunca seria o que estava em contrato, disso e daquilo, estou de alma lavada quando eu vejo provas como esta. Escrevi mais de mil vezes de que o pessoal que eu conheço não tinham pra quê e porque mentir.

Não que este programa seja o "Best of the best" nos projetos militares, de que este seja o melhor dos melhores helicópteros no mundo, mas é um belo exemplo de que queremos, podemos e devemos fazer mais pelos programas de reequipamento militar das nossas FFAA. Que sirva de lição para as forças daqui pra frente.

Eu dou meus parabéns ao Esquadrão Falcão pela bela máquina equipadíssima que irá receber. Isto sim é um full mission.

Até mais!!! ;)

Um dos críticos do programa HX-BR foi e continua sendo eu. Devo frisar mais uma vez: sou um crítico do programa. Ouve inclusive umas das maiores ironias industriais que o mundo já viu: a transferência de tecnologia de matriz para filial.

Melhor nem questionar o que motivou o Governo Federal a iniciar um programa encabeçado por uma multinacional, pois todos sabemos que não houve iniciativa por nenhuma das forças armadas do Brasil.

Saibam que eu acredito veemente que caso o Brasil se distancie ideologicamente do que a França considera como correto no campo geopolitico tudo, eu disse tudo, o que foi investido nas instalações da Helibrás e na maioria das empresas sub-contratadas, que são parceiros da Airbus Helicopters, está comprometido.

Quando a aeronave, não tenho criticas. Nem mesmo aquele problema de projeto que outros alardeiam eu comento negativamente.

Eu espero um dia ler de você, Wellington, que o programa foi um absurdo.

MensagemEnviado: Dom Abr 20, 2014 8:47 pm 
Sênior
Sênior

Amigo, não tiro a razão dos que reclamaram e reclamam dos valores envolvidos e da forma como foi tocado o projeto, aliás, erros cometidos em diversas partes e por diversos envolvidos, uns fazendo beicinhos pra cá, outros falando do que não sabiam e tantos outros com razões fundamentadas. Mas a questão era o ganho tecno-industrial e também operacional. Quem está lá, na ponta, operando as aeronaves, manutenindo-as, não está reclamando, muito pelo contrário (é claro, exceto o problema apresentado na MGB que ninguém sabia que existia até então e que está sendo dado encaminhamento). Os grandes críticos do projeto e da aeronave, normalmente, ficavam em outros escalões mais acima, de onde achavam que só lá é que sabiam o que era bom e certo para a força, especialmente alguns "iluminados fabianos".

Poderíamos ter um maior aproveitamento? Poderíamos ter melhores aeronaves? Não nos resta sombra de dúvidas, mas isto poderia ter sido melhor feito se as próprias forças se unissem pelo bem comum. Aliás, melhor dizendo, se não fosse pela cabeça de alguns ex-militares (estes sim lobistas), poderíamos ter tido um melhor aproveitamento tecno-industrial à FFAA brasileiras, a questão, senhores, a questão é que havia um cabo de guerra entre algumas dessas pessoas e com agora um novo ator nas aquisições militares, os políticos, principalmente os que estão no poder. Como alguns desses ex-militares perderam seu tão e apropriado quinhão, lemos e o que lemos, ouvimos o que ouvimos, é claro que não são todos, muito pelo contrário, alguns só repassam aquilo que ouviram (assim como acontece comigo), muitos com muita boa fé, temos exemplo disso aqui no FBM e em outros espaços.

Eu adoraria ver espalhados nos nossos hangares diversos S-92 (aliás com versões para as três forças), aeronave que acho linda e super moderna, mais moderna (na minha opinião) do que o EC-725/225, entretanto os atores envolvidos no certame não ofertaram nada do tipo, deu no que deu, aliás, já foi dito aqui, se não fosse o Caracal, seria o Mil Mi-17.

Mas a minha alegria não foi apenas por conta dessa aeronave full mission apresentada na foto, mas sim por causa das infâmias que escreveram de mim, de que o que eu escrevia era baseado em ganhos financeiros, de que eu era lobista, de que nada mais era de um farsante, etc, etc, etc, por isso a minha euforia e desabafo. Peço desculpas por isso, mas eu tinha que desentalar o que estava entalado na minha garganta. O *oda é ainda ver gente querendo, porque querendo, que algo trágico ocorra, gente não querendo prevenir, mas tão somente torcendo pelo pior...... cruz credo.

Mais uma vez, parabéns aos fabianos que fazendo o seu serviço, que honram seu fardamento sem, com isso, travestisse de defensor do erário público por causa de interesses escusos de terceiros. A FAB estará muito bem servida de asas rotativas por muito tempo, não há nada parecido por essas bandas na América do Sul.

A FAB alcançará outro patamar e isto sim me deixa muitíssimo alegre.

Uma Feliz Páscoa a todos!!! ;)

MensagemEnviado: Dom Abr 20, 2014 9:08 pm 
Sênior
Sênior

Danzig escreveu:

Amigo, C-SAR já é uma missão pra lá de especial, o que dirá transportar tropas especiais. Mas respondendo a sua pergunta, sim.

Vale salientar uma coisa, com o recebimento dessa aeronave no inventário da FAB, esta estará um passo a frente no quesito asas rotativas na América Latina, ainda mais sendo apoiada pelo Sabre (Mi-35 com tanques extras nas asas) e Super Tucano.

O negócio agora é esperar o desenrolar dos trabalhos, inclusive, a criação de doutrina REVO Heli na FAB. É pra frente que se anda!!!

Isso é deveras interessante...

De toda forma, apesar das críticas (inclusive minhas) se as FAs seguirem o planejamento de forma realista teremos uma Forças de respeito à nível de Hemisfério Sul.

MensagemEnviado: Seg Abr 21, 2014 11:31 pm 
Sênior
Sênior

Não preciso esconder que sempre fui, e continuo sendo, um crítico desse projeto. Não vou chover no molhado sobre ToT, preços, modelo de He atual ou não, porque muito já se falou sobre isso. Estamos na etapa de tentar tirar o melhor proveito daquilo que não tem mais concerto. Ninguém vai cancelar esse projeto, infelizmente.
Mas fico um pouco inquieto quando leio a propaganda da Helibrás. Volta e meia acho que estão tentando nos enrolar. Espero que quem tem que fiscalizar o projeto, e principalmente as suas ToT, esteja atento ao que se propagandeia, e não aceite certas coisas que são entubação pura.
O tal Centro de Engenharia está desenvolvendo a versão ASuW. Ok, mas porque dizer que foi lá que se desenvolveram o modo SAR do auto-pilot e comando remoto por joystick, quando não é verdade?
Não é verdade. Por um acaso tivemos uma apresentação sobre os He SAR da CHC e esses itens foram fartamente demonstrados nos vídeos. Os EC-225 já possuem isso há anos. E aqui está a prova:
http://www.airbushelicopters.com/mailin ... _9/CHC.pdf
2010...
O Desenvolvimento feito na Helibrás se deu numa máquina Xerox.
Por que fazem isso? Temos que ter muito cuidado...

MensagemEnviado: Ter Abr 22, 2014 3:17 pm 
Intermediário
Intermediário

Segundo a propria Helibras, o que foi desenvolvido localmente foi o "botão SAR", não o modo do PA. Vale lembrar que o SAR é opcional e pode ser integrado à uma aeronave "de série".
http://www.helibras.com.br/noticias/aco ... s-armadas/
Citação:
Trata-se da primeira aeronave na versão Básica entregue para este contrato e possui novos componentes que foram integrados por programas desenvolvidos no Centro de Engenharia da Helibras, no Brasil, como, por exemplo, o botão SAR do piloto automático e um comando traseiro para o operador de equipamentos.

Não sei de qual botão estão falando pois os controles dos modos SAR (ha quatro modos) estão localizados nas telas MFD ou nos ciclico e coletivo. Pode tratar-se das roletas de velocidades que estão no console central.

Abs

MensagemEnviado: Ter Abr 22, 2014 4:22 pm 
Sênior
Sênior

Fleming escreveu:
Não vejo a hora de saber a velocidade de estol do KC-390.

Pois então, essa é uma parte importante da equação, pois se a velocidade não for equivalente ao do Hercules, helicópteros com melhores velocidade não poderão ser abastecidos pelo KC-390, aliás, quanto maior for a velocidade do helicóptero, melhor deverá ser o procedimento REVO, menor risco, etc...

MensagemEnviado: Ter Abr 22, 2014 7:52 pm 
Recente
Recente

E o BH nem cópia de peças vamos ter. Dos males o menor impostos e emprego aqui do que impostos e empregos com americanos lá.

MensagemEnviado: Ter Abr 22, 2014 8:59 pm 
Sênior
Sênior

Ainda esse papo de tentar justificar o injustificável?

MensagemEnviado: Ter Abr 22, 2014 9:36 pm 
Sênior
Sênior

Foxbat escreveu:
Segundo a propria Helibras, o que foi desenvolvido localmente foi o "botão SAR", não o modo do PA. Vale lembrar que o SAR é opcional e pode ser integrado à uma aeronave "de série".
http://www.helibras.com.br/noticias/aco ... s-armadas/
Citação:
Trata-se da primeira aeronave na versão Básica entregue para este contrato e possui novos componentes que foram integrados por programas desenvolvidos no Centro de Engenharia da Helibras, no Brasil, como, por exemplo, o botão SAR do piloto automático e um comando traseiro para o operador de equipamentos.

Não sei de qual botão estão falando pois os controles dos modos SAR (ha quatro modos) estão localizados nas telas MFD ou nos ciclico e coletivo. Pode tratar-se das roletas de velocidades que estão no console central.

Abs

Para mim, está muito claro que se trata do modo do PA que permite a realização automatizada de um circuito de aproximação para resgate na superfície do mar. Colocando a aeronave em posição para efetuar o içamento pelo guincho, que será controlado pelo operador de cabine, o qual poderá fazer ajustes finos na posição da aeronave por meio do joystick. Como eles falam de botão do PA, acho que é no painel desse último que se localiza. Logo, nada de novo.
Modos de busca, como quadrado crescente, pente, etc, já estavam disponíveis em aeronaves da década de 80, portanto não acredito que seja isso a que se referem.
Entretanto, admito que não entendi nada do seu último parágrafo. Estamos falando sobre a mesma coisa?

MensagemEnviado: Ter Abr 22, 2014 10:47 pm 
Sênior
Sênior

Fleming escreveu:
Não vejo a hora de saber a velocidade de estol do KC-390.

Pois então, essa é uma parte importante da equação, pois se a velocidade não for equivalente ao do Hercules, helicópteros com melhores velocidade não poderão ser abastecidos pelo KC-390, aliás, quanto maior for a velocidade do helicóptero, melhor deverá ser o procedimento REVO, menor risco, etc...

É apenas uma ilustração, mas o importante é a ORIGEM da ilustração, EDS.

Imagem

http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=487

abs
Spock

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”

MensagemEnviado: Ter Abr 22, 2014 10:55 pm 
Sênior
Sênior

Macegueiro escreveu:
Não preciso esconder que sempre fui, e continuo sendo, um crítico desse projeto. Não vou chover no molhado sobre ToT, preços, modelo de He atual ou não, porque muito já se falou sobre isso. Estamos na etapa de tentar tirar o melhor proveito daquilo que não tem mais concerto. Ninguém vai cancelar esse projeto, infelizmente.
Mas fico um pouco inquieto quando leio a propaganda da Helibrás. Volta e meia acho que estão tentando nos enrolar. Espero que quem tem que fiscalizar o projeto, e principalmente as suas ToT, esteja atento ao que se propagandeia, e não aceite certas coisas que são entubação pura.
O tal Centro de Engenharia está desenvolvendo a versão ASuW. Ok, mas porque dizer que foi lá que se desenvolveram o modo SAR do auto-pilot e comando remoto por joystick, quando não é verdade?
Não é verdade. Por um acaso tivemos uma apresentação sobre os He SAR da CHC e esses itens foram fartamente demonstrados nos vídeos. Os EC-225 já possuem isso há anos. E aqui está a prova:
http://www.airbushelicopters.com/mailin ... _9/CHC.pdf
2010...
O Desenvolvimento feito na Helibrás se deu numa máquina Xerox.
Por que fazem isso? Temos que ter muito cuidado...

É exatamente isso que nos causa indignação.

Parece um vício francês ... ToT "irretrita" ... é muita enganação via imprensa, utilizam fartamente a imprensa com intuito de enganar ... não deve ser coincidência que a família Dassault é dona de 70% da imprensa francesa ... e vivem "contanto histórias" pro contribuinte francês ... ´´e "Roi du ciel" ... perdeu por causa da política, agora perdeu por falta de apoio político, agora foi por falta de envolvimento do Gov Francês, agora perdeu porque o comprador não soube analisar, agora perdeu porque o concorrente é de outra categoria ...

E vão soltando isso via imprensa e o coitado do contribuinte francês ... crente ufânico ... acredita né, fazer o que ?

Spock

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”

MensagemEnviado: Qua Abr 23, 2014 4:15 pm 
Sênior
Sênior

Téquimfim !!! :mrgreen:

Citação:
EASA certifica reprojeto da engrenagem do eixo vertical do Airbus Helicopters EC225/725
23 de abril de 2014

Imagem

O eixo de engrenagens cônicas verticais redesenhado para o EC225 da Airbus Helicopters foi certificado, permitindo a sua produção e instalação em todos os helicópteros deste tipo em operação no mundo, bem como aqueles que estão sendo produzidos.

A certificação foi concedida pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e terá sua validação seguida por outras autoridades de aeronavegabilidade internacionais.

A fabricação da engrenagem do eixo redesenhado está em andamento, permitindo a implementação mundial em aeronaves em serviço e na produção, a partir do segundo semestre de 2014.

“A Airbus Helicopters colocou uma prioridade muito alta no desenvolvimento deste novo eixo para o EC225. A certificação da EASA é um marco importante para a fazer nossos clientes voarem com a solução final”, disse Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo da Airbus Helicopters – Engenharia.

O novo projeto elimina todos os três fatores que, em conjunto, causaram duas inesperadas rupturas de eixo vertical. Ele oferece resistência à corrosão, compensa o stress residual e elimina estresse pontos quentes.

Após dois pousos controlados na água do EC225 no Mar do Norte em 2012 e a suspensão de parte da frota de aeronaves, medidas de precaução e de prevenção foram imediatamente desenvolvidas pela Airbus Helicópteros e implementadas com sucesso por parte dos operadores, levando a um retorno completo ao serviço.

Como a mais recente evolução da família Super Puma da Airbus Helicopters, mais de 200 aeronaves EC225/725s foram entregues a 35 operadores, acumulando mais de 350.000 horas de voo. Sob medida para os operadores mais exigentes, o EC225 é um helicóptero burro de carga de 11 toneladas integrando todas as últimas inovações tecnológicas.

VÍDEO:
http://www.youtube.com/watch?v=iJKZPbf_ ... RtJyKlgEyg

FONTE / FOTOS / VÍDEO: http://www.airbushelicopters.com

COLABORARAM: Augusto e Jean-Marc Jardino

Citação:
Saiba mais sobre o novo eixo vertical da transmissão do EC225/725

Imagem

Novo projeto do eixo vertical destacado em ilustração da transmissão dos helicópteros EC225/EC725 – recorte a partir de imagem Airbus Helicopters
A Airbus Helicopters divulgou um poster bastante didático sobre as alterações feitas no projeto do eixo vertical (engrenagem cônica) da transmissão dos helicópteros EC225/725, em inglês.

Imagem

Abaixo, algumas imagens destacadas a partir do poster, com foto da nova peça, ilustração que mostra onde ela se situa dentro da transmissão (MGB) e desenho com os itens modificados (em infográfico do tipo antes e depois).

Imagem

Por fim, o poster completo, que reduzimos para publicar no site. Clicando na imagem abaixo, você acessa o original em arquivo pdf, na seção do site da Airbus Helicopters dedicada às mudanças e novidades das aeronaves EC225/725, que também traz um resumo dos passos para os operadores trocarem a peça antiga pela nova.

Imagem

Para os leitores que quiserem mais detalhes técnicos divulgados (em inglês), além do detalhamento sobre como se dará a troca das peças para os operadores existentes da aeronave, basta clicar aqui para acessar documento em pdf da Airbus Helicopters, publicado em março (antes da certificação por parte da EASA). O sistema provisório de monitoramento e aviso sobre problemas com a antiga peça, denominado MOD45, deverá ser retirado.

http://www.ec225news.com/site/docs_wsw/ ... 0Shaft.pdf

Para mais documentos relacionados, acesse http://www.airbushelicopters.com/techpub (é necessário preencher um cadastro para acessar a documentação).

COLABOROU: Justin Case

MensagemEnviado: Qua Abr 23, 2014 5:07 pm 
Intermediário
Intermediário

Macegueiro escreveu:
Para mim, está muito claro que se trata do modo do PA que permite a realização automatizada de um circuito de aproximação para resgate na superfície do mar. Colocando a aeronave em posição para efetuar o içamento pelo guincho, que será controlado pelo operador de cabine, o qual poderá fazer ajustes finos na posição da aeronave por meio do joystick. Como eles falam de botão do PA, acho que é no painel desse último que se localiza. Logo, nada de novo.
Modos de busca, como quadrado crescente, pente, etc, já estavam disponíveis em aeronaves da década de 80, portanto não acredito que seja isso a que se referem.
Entretanto, admito que não entendi nada do seu último parágrafo. Estamos falando sobre a mesma coisa?

Sim, so que não conheço o nome "oficial" em português. Eu estava me referindo aos "ground speed thumbwheels", as duas rodinhas no painel central que permitem ao piloto controlar as velocidades longitudinal e lateral da aeronave em vôo pairado. No painel do operador também ha essas duas mesmas rodas, essas tendo a mesma função, mais o joystick que você citou. A referência de velocidade final é a soma das rodas piloto + rodas operador + joystick operador.

Abs

Criar novo tópico Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.  [ Array ]  Ir para página Anterior  1 ... 145, 146, 147, 148, 149, 150  Próximo

Todos os horários são