Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Qua Out 16, 2019 8:30 am

Todos os horários são

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página Anterior  1 ... 36, 37, 38, 39, 40
Autor Mensagem
 Título: Re: FX-3
MensagemEnviado: Qui Jul 17, 2014 11:29 pm 
Moderador
Moderador
 Visitar website do usuário  Perfil

Só pra ilustrar o tópico com alguma informação extra... ;)

Citação:
McElroy says the Jindalee radar is very difficult to jam because of the way the signal is propagated over the ionosphere. "It can also detect stealth bombers, which are not designed to defeat the characteristics of Jindalee's high frequency radar," he said.

Stealth aircraft, such as the US Nighthawk F117A, are designed with sharp leading edges and a flat belly to minimise reflections back towards conventional ground-based radars. However, Jindalee radar bounces down from the ionosphere onto upper surfaces that include radar-reflecting protrusions for a cockpit, engine housings and other equipment.

Group Captain Hockings says stealth aircraft are coated with special radar absorbing material to avoid detection by conventional microwave radar. But the Jindalee radar uses high frequency radio waves, which have a much longer frequency than microwave radar. "Unless designed to be stealthy to both microwave and HF radars, (stealth) aircraft would not evade detection by JORN," he said.

Read more: http://www.defencetalk.com/forums/space ... z37mcoYPNF

MensagemEnviado: Sex Jul 18, 2014 9:06 am 
Sênior
Sênior

Alex_Nogueira escreveu:
Eu acredito que a solução stealth vai acabar sendo superada de alguma maneira em questão de 2-3 décadas, e que os projetos mais recentes como o Gripen E/F ainda vão ser páreo duro para muitos "5º geração", acho engraçado que muita gente só de falar em stealth já acha que vai abater até a sombra, esquecem que existem sistemas EW de proteção e que esses agem nos meios de ataque do agressor (mísseis principalmente) então basta tornar os meios de ataque do inimigo menos eficazes (qual a probabilidade de acerto de um amraam?) a um ponto em que o agressor tenha que se aproximar muito (quem sabe ter que usar o canhão? hehe) e fique mais fácil de ser traqueado e engajado com um IR (A-Darter 8) ), ai no quesito Dogfight o Gripen leva muita vantagem, principalmente contra o F-35, e se abusar é mais ágil do que o F-22 que é bem maior.

Por mim vamos de Gripen E/F (mantendo sempre com sistemas atualizados), Meteor/Derby e A-Darter, que busquemos PODs de proteção eletrônica EW de grande espectro para proteger esquadrilhas inteiras e caprichar nas técnicas de caça, junto a isso manter nossos R-99 tinindo também.

Custo global do Gripen E Vs Custo global do F-22 / F-35?

:lol:

Na minha opinião, isto vai variar conforme cada cenário ou teatro de operações. O fato da tecnologia de detecção existir não quer dizer que estará igualmente disponível para todos.
Se o pais A tem caças stealth e o pais B com o qual tem um contencioso não tem radares que possam detecta-lo, então o pais A tem uma vantagem tática.

Atenciosamente,

MensagemEnviado: Sex Jul 18, 2014 11:42 am 
Sênior
Sênior

Se fossem tecnologias novas eu até concordaria com você Robson... mas essa tecnologia de radar tem uns 70 anos...

MensagemEnviado: Sex Jul 18, 2014 12:13 pm 
Sênior
Sênior

Danzig escreveu:
Se fossem tecnologias novas eu até concordaria com você Robson... mas essa tecnologia de radar tem uns 70 anos...

Salve Danzig,

A questão não é se a tecnologia é nova ou não, mas se a sua utilização está disseminada ou não. A tecnologia nuclear é tão antiga quanto, mas não é disseminada, por exemplo.
Quantos países de fato, hoje, dispõe de radares com capacidade de detecção de aeronaves stealth? Quantos os produzem? estão a venda para quem quiser?
Se a disseminação de radares convencionais não impediu que se continuassem utilizando aeronaves convencionais, não creio que estes radares possam fazer isso com os aviões ditos stealth.
A questão não é saber se eles existem, mas saber se meu oponente os tem.
Uma outra pergunta: estes radares são terra-ar ou também há versões deles para a arena ar-ar?

Atenciosamente,

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página Anterior  1 ... 36, 37, 38, 39, 40

Todos os horários são