Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Dom Nov 17, 2019 12:49 pm

Todos os horários são

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 17  Próximo
Autor Mensagem
 Título: KC-767
MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 12:50 pm 
Sênior
Sênior

14/03/2013 - 11h56
Nota Oficial – FAB encerra processo de seleção de aeronaves reabastecedoras

Imagem

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que o Comando da Aeronáutica encerrou o processo de seleção das duas aeronaves de grande porte que substituirão os KC-137 operados pelo 2° Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2°/2°GT).

A proposta escolhida foi a da empresa Israel Aerospace Industries - IAI, que converterá aeronaves comerciais Boeing 767-300ER em plataformas capazes de realizar reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa e evacuação aeromédica, de acordo com os requisitos formulados pela Força Aérea Brasileira.

O Projeto KC-X2, como foi chamado o processo de substituição dos aviões, foi instituído pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) em 2008 e conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que buscou as melhores soluções existentes no mercado, considerando requisitos técnico-operacionais, logísticos, industriais e de compensação comercial e tecnológica para o estado brasileiro.

Os antigos KC-137 foram fabricados na década de 1960 e incorporados à FAB em 1986, tendo sido empregados, desde então, em diversas missões operacionais e humanitárias de grande relevância para a Força Aérea Brasileira e para o Brasil.

Brasília, 14 de março de 2013

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Fonte: CECOMSAER

Título: Re: KC-767
MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 12:54 pm 
Intermediário
Intermediário

A IAI tmb irá fornecer os 767 ou é a FAB que terá que ir atrá das daus aeronaves?

MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 12:56 pm 
Sênior
Sênior

Bingo !

Como minha fonte predisse. Venceu a proposta mais em conta.

Será que já encontraram as duas células ??

Sds.

MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 1:19 pm 
Sênior
Sênior

Wellington Góes escreveu:
No caso FABiano o que eu sei é que eles têm voado em distâncias consideráveis longe de sua base. Em todo caso não sei detalhar muita coisa, vamos esperar pra ver o desenrolar disso.

Achei 22 só aqui, desde 1989 até 2000

http://www.speednews.com/EquipmentResul ... ype=-300ER

MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 2:00 pm 
Sênior
Sênior

Fizeram um certame pra comprar aeronaves novas, aparecem dois fabricantes e um terceiro, que não tem aeronaves próprias, muito menos novas, este ganha, mas ai é a FAB quem tem que comprar as aeronaves usadas pra depois mandar modernizar?! É isso?! A sorte da FAB é que o TCU não tem muita experiência em fazer certas análises disso, bem como as FFAA terem certas prerrogativas, pois pra mim isso dai tá tudo errado.

Não questiono as qualidades da aeronave, nem dos equipamentos que serão embarcados, mas esse bolo todo pra justificar uma compra junto a IAI não seria necessário. O mais certo, no meu entender, seria a FAB já ter comprado as aeronaves, usadas, e dai sim fazer a licitação/concorrência para escolher alguém pra modernizar, ou então só aceitar aeronaves novas, ponto. Do jeito que foi feito, inclusive muito a boca pequena, o processo foi desigual. É como se no F-X2 alguém ofertasse aeronaves usadas modernizadas aonde a FAB compraria e depois mandaria pra modernizar. Como eu disse, a sorte é que o TCU não entra nessa seara.

Até mais!!! :wink:

MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 2:49 pm 
Avançado
Avançado

Pois é, o país ricão é só discurso do governo mesmo.
Venceu a proposta bem mais barata, do brechó do Salim.

Abraços

MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 3:30 pm 
Sênior
Sênior

saullo escreveu:
Pois é, o país ricão é só discurso do governo mesmo.
Venceu a proposta bem mais barata, do brechó do Salim.

Abraços

Calma gente , para de reclamar. Substituir um avião dos anos 60 por um de 90 ou 00 ta ótimo, principalmente com a modernização e Conversão da IAI. Ficarão como novos.

MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 3:42 pm 
Sênior
Sênior

A TAM já tinha anunciado que no ano de 2013 iria aposentar os seus três 767-300ER (PT-MSQ, MSU e MSR) o que foi adiantado para o Dezembro de 2012

MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 4:08 pm 
Sênior
Sênior

Tikuna escreveu:
A TAM já tinha anunciado que no ano de 2013 iria aposentar os seus três 767-300ER (PT-MSQ, MSU e MSR) o que foi adiantado para o Dezembro de 2012

Mas a FAB mostrou interesse por esses aviões???

MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 4:12 pm 
Sênior
Sênior

C47 escreveu:
Tikuna escreveu:

Mas a FAB mostrou interesse por esses aviões???

Mais museu voador?! Por favor! Está na hora de coisa nova!

MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 4:50 pm 
Sênior
Sênior

Taí a resposta.... serão os TAM mesmo..... segundo o DefesaNet, inclusive desvenda o mistério.... não foi somente o preço do MMTT da IAI que foi levado em conta.... mas também interesses da TAM que pretendia se livrar dos aviões...prestes a serem retirados de serviço.

Alguma "alma caridosa" para procurar por mais informações destes aviões da TAM...ano.... motorização..estado da célula.... etc....

Sds.

MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 4:59 pm 
Sênior
Sênior
 Visitar website do usuário  Perfil

PT-MSQ: http://www.airfleets.net/ficheapp/plane-b767-27468.htm

PT-MSU: http://www.airfleets.net/ficheapp/plane-b767-27376.htm

PT-MSR: http://www.airfleets.net/ficheapp/plane-b767-27377.htm

MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 5:03 pm 
Sênior
Sênior

Aeronaves a venda existem, a IAI teria que conseguir umas com menos horas voadas e células em boas condições, se existiam as da TAM a venda, foi uma boa opção por conhecerem todo o histórico e manutenção da TAM e Alitalia.
Como a FAB solicitava na concorrência a entrega da aeronave, e não só o serviço, a compra da célula deve ser responsabilidade da IAI, que deverá analisar as células oferecidas da TAM e caso sejam aprovadas fazer a conversão. Devem ser aprovadas pois se encontram em voo e tem boa manutenção.

Até onde eu sei não existe modernização para o Boeing 767-300, a IAI deve fazer uma grande revisão em suas oficinas ou em alguma outra certificada e depois fazer a conversão em Tanker e Cargo e com o interior que solicitar a FAB.

Aeronave convertida pela IAI Bedek voando no Brasil, o PR-IOH da Rio Linhas Aéreas de Curitiba.
Imagem

Cockpit do Boeing 767-300
Imagem

Boeing 767-300 PT-MSU (ex I-DEIB)
Imagem
Imagem

Boeing 767-300 PT-MSQ (ex I-DEID)
Imagem
Imagem

Boeing 767-300 PT-MSR (ex I-DEIC)
Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 5:11 pm 
Sênior
Sênior
 Visitar website do usuário  Perfil

Amigos,

Um dos problemas de deixar para a FAB a escolha da aeronave vai ser a administração do contrato.
Fico até imaginando a briga: O problema é da IAI! Não, o problema é dessa aeronave que você comprou! Vocês sabiam que seria usada! Usada não quer dizer modificada ou com problema! Eu quero uma logística padronizada! Mas como, se os aviões são diferentes? Por que precisa rever o contrato? Porque é necessário fazer kits diferentes para cada uma delas!...
Oh céus, oh vida, oh azar!
Abraços,

Justin

MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 5:21 pm 
Sênior
Sênior

Justin Case escreveu:
Amigos,

Um dos problemas de deixar para a FAB a escolha da aeronave vai ser a administração do contrato.
Fico até imaginando a briga: O problema é da IAI! Não, o problema é dessa aeronave que você comprou! Vocês sabiam que seria usada! Usada não quer dizer modificada ou com problema! Eu quero uma logística padronizada! Mas como, se os aviões são diferentes? Por que precisa rever o contrato? Porque é necessário fazer kits diferentes para cada uma delas!...
Oh céus, oh vida, oh azar!
Abraços,

Justin

Pelo menos duas (PT-MSR e PT-MSU) são de um mesmo lote da Alitalia de Boeing 767-33AER recebidos em 1994 via AnstWW-USA, e uma foi adquirida em 1995 direto para Alitalia em 1995, mas também é de Boeing 767-33AER, o PT-MSQ.

Eu acho que é melhor direcionar a compra para aeronaves conhecidas, ex Alitalia e TAM, do que arriscar outras fontes.

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 17  Próximo

Todos os horários são