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 Título: KC-767
MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 12:50 pm 
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14/03/2013 - 11h56
Nota Oficial – FAB encerra processo de seleção de aeronaves reabastecedoras

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O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que o Comando da Aeronáutica encerrou o processo de seleção das duas aeronaves de grande porte que substituirão os KC-137 operados pelo 2° Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2°/2°GT).

A proposta escolhida foi a da empresa Israel Aerospace Industries - IAI, que converterá aeronaves comerciais Boeing 767-300ER em plataformas capazes de realizar reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa e evacuação aeromédica, de acordo com os requisitos formulados pela Força Aérea Brasileira.

O Projeto KC-X2, como foi chamado o processo de substituição dos aviões, foi instituído pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) em 2008 e conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que buscou as melhores soluções existentes no mercado, considerando requisitos técnico-operacionais, logísticos, industriais e de compensação comercial e tecnológica para o estado brasileiro.

Os antigos KC-137 foram fabricados na década de 1960 e incorporados à FAB em 1986, tendo sido empregados, desde então, em diversas missões operacionais e humanitárias de grande relevância para a Força Aérea Brasileira e para o Brasil.

Brasília, 14 de março de 2013

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica


Fonte: CECOMSAER


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 Título: Re: KC-767
MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 12:54 pm 
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A IAI tmb irá fornecer os 767 ou é a FAB que terá que ir atrá das daus aeronaves?


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 Título: Re: KC-767
MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 12:56 pm 
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Bingo !

Como minha fonte predisse. Venceu a proposta mais em conta.

Será que já encontraram as duas células ??

Sds.


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 Título: Re: KC-767
MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 1:19 pm 
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Wellington Góes escreveu:
No caso FABiano o que eu sei é que eles têm voado em distâncias consideráveis longe de sua base. Em todo caso não sei detalhar muita coisa, vamos esperar pra ver o desenrolar disso.



Achei 22 só aqui, desde 1989 até 2000

http://www.speednews.com/EquipmentResul ... ype=-300ER


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 Título: Re: KC-767
MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 2:00 pm 
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Fizeram um certame pra comprar aeronaves novas, aparecem dois fabricantes e um terceiro, que não tem aeronaves próprias, muito menos novas, este ganha, mas ai é a FAB quem tem que comprar as aeronaves usadas pra depois mandar modernizar?! É isso?! A sorte da FAB é que o TCU não tem muita experiência em fazer certas análises disso, bem como as FFAA terem certas prerrogativas, pois pra mim isso dai tá tudo errado.

Não questiono as qualidades da aeronave, nem dos equipamentos que serão embarcados, mas esse bolo todo pra justificar uma compra junto a IAI não seria necessário. O mais certo, no meu entender, seria a FAB já ter comprado as aeronaves, usadas, e dai sim fazer a licitação/concorrência para escolher alguém pra modernizar, ou então só aceitar aeronaves novas, ponto. Do jeito que foi feito, inclusive muito a boca pequena, o processo foi desigual. É como se no F-X2 alguém ofertasse aeronaves usadas modernizadas aonde a FAB compraria e depois mandaria pra modernizar. Como eu disse, a sorte é que o TCU não entra nessa seara.

Até mais!!! :wink:


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 Título: Re: KC-767
MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 2:49 pm 
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Pois é, o país ricão é só discurso do governo mesmo.
Venceu a proposta bem mais barata, do brechó do Salim.

Abraços


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 Título: Re: KC-767
MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 3:30 pm 
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saullo escreveu:
Pois é, o país ricão é só discurso do governo mesmo.
Venceu a proposta bem mais barata, do brechó do Salim.

Abraços


Calma gente , para de reclamar. Substituir um avião dos anos 60 por um de 90 ou 00 ta ótimo, principalmente com a modernização e Conversão da IAI. Ficarão como novos.


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 Título: Re: KC-767
MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 3:42 pm 
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A TAM já tinha anunciado que no ano de 2013 iria aposentar os seus três 767-300ER (PT-MSQ, MSU e MSR) o que foi adiantado para o Dezembro de 2012


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 Título: Re: KC-767
MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 4:08 pm 
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Tikuna escreveu:
A TAM já tinha anunciado que no ano de 2013 iria aposentar os seus três 767-300ER (PT-MSQ, MSU e MSR) o que foi adiantado para o Dezembro de 2012


Mas a FAB mostrou interesse por esses aviões???


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 Título: Re: KC-767
MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 4:12 pm 
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C47 escreveu:
Tikuna escreveu:
A TAM já tinha anunciado que no ano de 2013 iria aposentar os seus três 767-300ER (PT-MSQ, MSU e MSR) o que foi adiantado para o Dezembro de 2012


Mas a FAB mostrou interesse por esses aviões???


Mais museu voador?! Por favor! Está na hora de coisa nova!


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 Título: Re: KC-767
MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 4:50 pm 
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Taí a resposta.... serão os TAM mesmo..... segundo o DefesaNet, inclusive desvenda o mistério.... não foi somente o preço do MMTT da IAI que foi levado em conta.... mas também interesses da TAM que pretendia se livrar dos aviões...prestes a serem retirados de serviço.

Alguma "alma caridosa" para procurar por mais informações destes aviões da TAM...ano.... motorização..estado da célula.... etc....

Sds.


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 Título: Re: KC-767
MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 4:59 pm 
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PT-MSQ: http://www.airfleets.net/ficheapp/plane-b767-27468.htm

PT-MSU: http://www.airfleets.net/ficheapp/plane-b767-27376.htm

PT-MSR: http://www.airfleets.net/ficheapp/plane-b767-27377.htm

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 Título: Re: KC-767
MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 5:03 pm 
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Aeronaves a venda existem, a IAI teria que conseguir umas com menos horas voadas e células em boas condições, se existiam as da TAM a venda, foi uma boa opção por conhecerem todo o histórico e manutenção da TAM e Alitalia.
Como a FAB solicitava na concorrência a entrega da aeronave, e não só o serviço, a compra da célula deve ser responsabilidade da IAI, que deverá analisar as células oferecidas da TAM e caso sejam aprovadas fazer a conversão. Devem ser aprovadas pois se encontram em voo e tem boa manutenção.

Até onde eu sei não existe modernização para o Boeing 767-300, a IAI deve fazer uma grande revisão em suas oficinas ou em alguma outra certificada e depois fazer a conversão em Tanker e Cargo e com o interior que solicitar a FAB.

Aeronave convertida pela IAI Bedek voando no Brasil, o PR-IOH da Rio Linhas Aéreas de Curitiba.
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Cockpit do Boeing 767-300
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Boeing 767-300 PT-MSU (ex I-DEIB)
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Boeing 767-300 PT-MSQ (ex I-DEID)
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Boeing 767-300 PT-MSR (ex I-DEIC)
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 Título: Re: KC-767
MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 5:11 pm 
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Amigos,

Um dos problemas de deixar para a FAB a escolha da aeronave vai ser a administração do contrato.
Fico até imaginando a briga: O problema é da IAI! Não, o problema é dessa aeronave que você comprou! Vocês sabiam que seria usada! Usada não quer dizer modificada ou com problema! Eu quero uma logística padronizada! Mas como, se os aviões são diferentes? Por que precisa rever o contrato? Porque é necessário fazer kits diferentes para cada uma delas!...
Oh céus, oh vida, oh azar!
Abraços,

Justin


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 Título: Re: KC-767
MensagemEnviado: Qui Mar 14, 2013 5:21 pm 
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Justin Case escreveu:
Amigos,

Um dos problemas de deixar para a FAB a escolha da aeronave vai ser a administração do contrato.
Fico até imaginando a briga: O problema é da IAI! Não, o problema é dessa aeronave que você comprou! Vocês sabiam que seria usada! Usada não quer dizer modificada ou com problema! Eu quero uma logística padronizada! Mas como, se os aviões são diferentes? Por que precisa rever o contrato? Porque é necessário fazer kits diferentes para cada uma delas!...
Oh céus, oh vida, oh azar!
Abraços,

Justin

Pelo menos duas (PT-MSR e PT-MSU) são de um mesmo lote da Alitalia de Boeing 767-33AER recebidos em 1994 via AnstWW-USA, e uma foi adquirida em 1995 direto para Alitalia em 1995, mas também é de Boeing 767-33AER, o PT-MSQ.

Eu acho que é melhor direcionar a compra para aeronaves conhecidas, ex Alitalia e TAM, do que arriscar outras fontes.


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