Forum Base Militar Web Magazine
http://www.basemilitar.com.br/forum/

KC-767
http://www.basemilitar.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=4161
Página 16 de 17

Autor:  Cavaleiro [ Qui Mar 12, 2015 9:52 pm ]
Título:  Re: KC-767

Se pensarmos com calma, o 767 não é necessário. Tanto é verdade que se projetou a capacidade REVO no KC-390.

Estaríamos, se é que posso dizer assim, com duas aeronaves com a mesma função. E para uma Força Aérea miserável, no sentido financeiro, não há falar nesse dueto.

Entretanto, se é para ter uma outra aeronave com essa função e significativamente mais barata, a conversão do 737-800 está de bom tamanho.

Autor:  Geovanne Pinheiro [ Sex Mar 13, 2015 12:08 pm ]
Título:  Re: KC-767

Curiosidades minhas:
1) quanto de combustível poderá levar o KC-767?
2) e o KC-390?
3) qual o alcance das duas aeronaves (KC-390 na função de REVO apenas)?
4) qual o valor de aquisição de ambas?

Autor:  Baschera [ Sex Mar 13, 2015 2:31 pm ]
Título:  Re: KC-767

Geovanne Pinheiro escreveu:
Curiosidades minhas:
1) quanto de combustível poderá levar o KC-767?
2) e o KC-390?
3) qual o alcance das duas aeronaves (KC-390 na função de REVO apenas)?
4) qual o valor de aquisição de ambas?


Alguns dados:
BOEING KC-767
O Boeing KC-767 (IAI MRTT) da Colômbia (B-767-200) testado por pilotos da FAB em 2013 pode levar até (na configuração REVO) cerca de 77 mil litros de combustível.
Fonte: http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/1 ... A7%C3%B5es

Imagem
Infográfico: http://taylorempireairways.com

EMB KC-390
A capacidade de ser reabastecido e reabastecer outras aeronaves em voo foi um requisito essencial do KC-390 e, como já dito, todos os aviões sairão de fábrica habilitados para tal missão, bastando apenas a instalação da lança de reabastecimento sobre a fuselagem, dos dois casulos reabastecedores subalares (com sua hélice dianteira para gerar energia e as mangueiras retráteis com cestos conectores) e dos grandes tanques adicionais paletizados que são afixados no interior do compartimento de carga.

O casulo reabastecedor é um equipamento de origem britânica, o WARP (Wing Aerial Refuelling Pod) 912, fabricado pela Cobham, que pesa 500kg e foi projetado especificamente para a aeronave brasileira. Um é instalado sob cada asa, sendo capaz de transferir combustível numa vazão de 1.703 litros/min. Os tanques paletizados mencionados no parágrafo acima permitem o transporte de 8.892 litros de combustível, e são fabricados pela empresa Sargent Fletcher. Firmados no piso do compartimento de carga, ampliam a capacidade de combustível estocado e permitem a transferência tanto para outras as aeronaves em voo quanto para veículos ou reservatórios em terra.

Em operações de REVO, o KC-390 pode prescindir, se for desejado, do apoio de observadores/operadores na parte traseira da fuselagem, pois toda a operação pode ser visualizada e controlada a partir da cabine, através de câmeras de vídeo orgânicas da aeronave, cujas imagens são exibidas em tela colorida de 15 polegadas. Combinando as 23,6t de combustível nos tanques alares com as 14t possíveis de serem armazenadas nos tanques internos mencionados acima, a aeronave disporá de um total de 37,6t de combustível.

É interessante mencionar que o KC-390 poderá reabastecer, por exemplo, helicópteros EC725 dotados de sonda. Uma das exigências da FAB foi que o avião pudesse realizar REVO de outras aeronaves em velocidades de até 205km/h (o que não acontece com o equipamento instalado nos KC-130 da FAB, que exige uma velocidade maior).

Imagem
Fonte: http://www.operacional.pt/apresentado-o-kc-390/

Sds.

Autor:  rdx [ Sáb Mar 14, 2015 12:30 am ]
Título:  Re: KC-767

KC-10 - 161 mil litros
A330 MRTT - 111 mil litros
KC-46 - 96 mil litros
KC-135 - 90 mil litros
II-78 - 85 mil litros
KC-767 - 77 mil litros

Autor:  Nicoliche23 [ Seg Mar 16, 2015 5:08 pm ]
Título:  Re: KC-767

KC-46A Pegasus

https://www.youtube.com/watch?v=ImhprHSU2ho

Autor:  Baschera [ Ter Mar 17, 2015 1:13 pm ]
Título:  Re: KC-767

Finalmente virão, em breve, novidades neste importante programa da FAB....

Parece que este não será atingido pela serra do Ministério da Fazenda.

Posso contar que virão as três.

Rezemos !!!

Sds.

Autor:  Nicoliche23 [ Ter Mar 17, 2015 1:44 pm ]
Título:  Re: KC-767

Baschera escreveu:
Finalmente virão, em breve, novidades neste importante programa da FAB....

Parece que este não será atingido pela serra do Ministério da Fazenda.

Posso contar que virão as três.

Rezemos !!!

Sds.


Rezando por Odin aqui já! rs

Autor:  Wellington Góes [ Qua Mar 18, 2015 2:28 pm ]
Título:  Re: KC-767

Ótima informação!!! :D

Autor:  Nicoliche23 [ Sex Mar 20, 2015 5:52 pm ]
Título:  Re: KC-767

Governo Brasileiro da Luz verde para a compra do 767 para o programa KC-X2

http://www.revistaoperacional.com.br/forca-aerea/governo-brasileiro-da-luz-verde-para-a-compra-do-767-para-o-programa-kc-x2/#.VQyEIXaLc14.facebook

Autor:  Wellington Góes [ Sáb Mar 21, 2015 1:52 pm ]
Título:  Re: KC-767

Imagem

A visão do futuro na FAB. ;)

Autor:  Baschera [ Seg Mar 23, 2015 1:07 pm ]
Título:  Re: KC-767

Só um dos Boeing terá o sistema de abastecimento com lança ("boom").

Sds.

Autor:  Fab-Wan [ Seg Mar 23, 2015 1:24 pm ]
Título:  Re: KC-767

Baschera escreveu:
Só um dos Boeing terá o sistema de abastecimento com lança ("boom").

Sds.


Quase seria o motivo desse um ter o sistema Mestre, se nossos vetores não usam esse tipo de "conexão"?

Autor:  Baschera [ Seg Mar 23, 2015 1:27 pm ]
Título:  Re: KC-767

Fab-Wan escreveu:
Baschera escreveu:
Só um dos Boeing terá o sistema de abastecimento com lança ("boom").

Sds.


Quase seria o motivo desse um ter o sistema Mestre, se nossos vetores não usam esse tipo de "conexão"?


OTAN.

Sds.

Autor:  Nicoliche23 [ Seg Mar 23, 2015 2:10 pm ]
Título:  Re: KC-767

Baschera escreveu:
Fab-Wan escreveu:
Baschera escreveu:
Só um dos Boeing terá o sistema de abastecimento com lança ("boom").

Sds.


Quase seria o motivo desse um ter o sistema Mestre, se nossos vetores não usam esse tipo de "conexão"?


OTAN.

Sds.



Li que é para ter o "padrão OTAN" em casos de missões conjuntas com outras nações (o chile por exemplo usa no F-16), e pq da para ter a "mangueira normal" saindo dele tb!

Autor:  Nicoliche23 [ Seg Mar 23, 2015 2:13 pm ]
Título:  Re: KC-767

Arte que fiz (amadoramente) para o blog Poder Aéreo....

Imagem

Página 16 de 17 Todos os horários são
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/