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 Título: Re: NOTÍCIAS
MensagemEnviado: Qua Mar 02, 2016 8:37 pm 
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http://www.aereo.jor.br/2016/03/02/slide-mostra-reducao-na-modernizacao-de-aeronaves-militares/

Os A-1 a serem modernizados serão apenas 14 e os F-5 ex-Jordânia foram reduzidos à 3.


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 Título: Re: NOTÍCIAS
MensagemEnviado: Qua Mar 02, 2016 11:55 pm 
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Citação:
Aeronáutica recebe carta patente de processo de pintura para furtividade de aviões
Publicado: 02/03/2016 15:37h
Fonte: Agência Força Aérea/IFI/DCTA

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) recebeu a carta patente de processo de pintura que permite dar mais furtividade aos aviões (dificuldade em ser identificado por radares inimigos) em janeiro deste ano. A nova tecnologia é resultado de anos de trabalho de pesquisadores do instituto, localizado em São José dos Campos (SP), e parte de um projeto iniciado em 1998 denominado MARE (Materiais Absorvedores de Radiação Eletromagnética) pela Divisão de Materiais.
íntegra da notícia em:
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... vi%C3%B5es

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http://www.comunicarteei.blogspot.com


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 Título: Re: NOTÍCIAS
MensagemEnviado: Qui Mar 03, 2016 11:08 am 
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Robsonmkt escreveu:
Citação:
Aeronáutica recebe carta patente de processo de pintura para furtividade de aviões
Publicado: 02/03/2016 15:37h
Fonte: Agência Força Aérea/IFI/DCTA

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) recebeu a carta patente de processo de pintura que permite dar mais furtividade aos aviões (dificuldade em ser identificado por radares inimigos) em janeiro deste ano. A nova tecnologia é resultado de anos de trabalho de pesquisadores do instituto, localizado em São José dos Campos (SP), e parte de um projeto iniciado em 1998 denominado MARE (Materiais Absorvedores de Radiação Eletromagnética) pela Divisão de Materiais.
íntegra da notícia em:
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... vi%C3%B5es

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Interessante....qual seria a taxa de redução???? alguem sabe ou tem um palpite?


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 Título: Re: NOTÍCIAS
MensagemEnviado: Qui Mar 03, 2016 11:39 am 
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carvalho2008 escreveu:
Robsonmkt escreveu:
Citação:
Aeronáutica recebe carta patente de processo de pintura para furtividade de aviões
Publicado: 02/03/2016 15:37h
Fonte: Agência Força Aérea/IFI/DCTA

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) recebeu a carta patente de processo de pintura que permite dar mais furtividade aos aviões (dificuldade em ser identificado por radares inimigos) em janeiro deste ano. A nova tecnologia é resultado de anos de trabalho de pesquisadores do instituto, localizado em São José dos Campos (SP), e parte de um projeto iniciado em 1998 denominado MARE (Materiais Absorvedores de Radiação Eletromagnética) pela Divisão de Materiais.
íntegra da notícia em:
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... vi%C3%B5es

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Interessante....qual seria a taxa de redução???? alguem sabe ou tem um palpite?


Amigo, no início da modernização dos F-5BR, foi cogitada a pintura, inclusive, nos noticiários da época, afirmaram que a Aeronáutica tinha confirmada a aquisição do produto para os jatos. Não é uma novidade.


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 Título: Re: NOTÍCIAS
MensagemEnviado: Qui Mar 03, 2016 12:27 pm 
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Já contei isto aqui a muito tempo atrás.

Acho que foi em 2003 ou 2004, que o diretor de uma empresa em que eu era gerente, havia visto pessoalmente uma carcaça de Xavante com esta pintura, onde estavam sendo feitos testes com um determinado radar.

Vejam que leva tempo para se consolidar um projeto de defesa.

Sds.


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 Título: Re: NOTÍCIAS
MensagemEnviado: Qui Mar 03, 2016 12:44 pm 
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Pois então Baschera, lembro do início desse projeto ainda no seu início lá atrás, no início dos anos 2000. Eu acompanhava dioturnamente o site Sistema de Armas e lembro ter lido esta notícia por lá.

Entretanto, se olharmos direito a notícia, ela fala do reconhecimento da patente e não do tempo de desenvolvimento em si. Este deve ter sido alcançado ainda lá atrás.

Isto só evidencia o quanto o nossos processo de reconhecimento de patentes é burocrático e lento. Reflete bem como é a administração pública neste país. Lamentável!!!

Quanto ao reconhecimento, enfim um avanço no desenvolvimento de produtos stealth.


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 Título: Re: NOTÍCIAS
MensagemEnviado: Sex Mar 04, 2016 1:35 am 
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Wellington Góes escreveu:
Pois então Baschera, lembro do início desse projeto ainda no seu início lá atrás, no início dos anos 2000. Eu acompanhava dioturnamente o site Sistema de Armas e lembro ter lido esta notícia por lá.

Entretanto, se olharmos direito a notícia, ela fala do reconhecimento da patente e não do tempo de desenvolvimento em si. Este deve ter sido alcançado ainda lá atrás.

Isto só evidencia o quanto o nossos processo de reconhecimento de patentes é burocrático e lento. Reflete bem como é a administração pública neste país. Lamentável!!!

Quanto ao reconhecimento, enfim um avanço no desenvolvimento de produtos stealth.


Lord

Veja que eu escrevi "...leva tempo para se consolidar um projeto..." como um todo.
Mantendo contato, hoje com um amigo Major Brigadeiro da Reserva ele me explicou que o que mais levou tempo neste projeto foi confirmar os dados e os fatores que podem confirmar o reconhecimento da patente.

Sds.


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 Título: Re: NOTÍCIAS
MensagemEnviado: Sex Abr 15, 2016 12:44 am 
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Na RFA de n° 99 (a mais recente) duas matérias me chamam atenção, além da propaganda na contracapa.

A primeira matéria é uma entrevista com o vice-presidente executivo de estratégia da Finmeccanica (dona da AgustaWestland), falando bastante de helicópteros.

A segunda é, mais uma vez, matéria falando do Meteor (de repente, este seja o míssil a ser adquirido e não o Iris-T, afinal a própria FAB banca o projeto do A-Darter).

A terceira é a propaganda da Airbus do A330 MRTT, é sabido que a RFA é uma espécie de revista chapa branca que trás informações de dentro da FAB, meio que extra-oficialmente, seja através de matérias, seja através de propagandas. Sabemos que os KC-767 selecionados ainda não foram oficialmente contratados, será que este contrato subiu no telhado?!?!

Até mais!!! ;)


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 Título: Re: NOTÍCIAS
MensagemEnviado: Sex Abr 15, 2016 7:25 pm 
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FAB realiza certificação de equipamentos e trajes utilizados em ameaças DQBRN

O processo de certificação envolve diversos órgãos da Força Aérea e ainda vai passar por outras etapas

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http://www.defesanet.com.br/dqbrn/notic ... cas-DQBRN/


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 Título: Re: NOTÍCIAS
MensagemEnviado: Seg Abr 18, 2016 4:03 pm 
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Um amigo spotter perguntou se existe alguma notícia sobre o fechamento de algumas bases da FAB e a consequente mudança dos esquadrões aqui para a BANT, isto a partir de janeiro/17.
Alguém aqui está sabendo algo sobre este assunto ?

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 Título: Re: NOTÍCIAS
MensagemEnviado: Seg Abr 18, 2016 4:48 pm 
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Geovanne Pinheiro escreveu:
Um amigo spotter perguntou se existe alguma notícia sobre o fechamento de algumas bases da FAB e a consequente mudança dos esquadrões aqui para a BANT, isto a partir de janeiro/17.
Alguém aqui está sabendo algo sobre este assunto ?

Já algum tempo se fala em fechar algumas bases para abrir outras em região de fronteira. As únicas ai no Nordeste que ainda não foram fechadas em definitivo, mas que seus esquadrões já foram transferidos para BANT, são BAFZ e BARF.

Até onde sei, não há mais esquadrões na FAB (de nenhum tipo de aviação) que iria/irá para Natal. Ao que parece, todos os esquadrões de treinamento já estão ai.

Grande abraço Geovanne!!! ;)


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 Título: Re: NOTÍCIAS
MensagemEnviado: Seg Abr 18, 2016 4:59 pm 
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Wellington Góes escreveu:
Geovanne Pinheiro escreveu:
Um amigo spotter perguntou se existe alguma notícia sobre o fechamento de algumas bases da FAB e a consequente mudança dos esquadrões aqui para a BANT, isto a partir de janeiro/17.
Alguém aqui está sabendo algo sobre este assunto ?

Já algum tempo se fala em fechar algumas bases para abrir outras em região de fronteira. As únicas ai no Nordeste que ainda não foram fechadas em definitivo, mas que seus esquadrões já foram transferidos para BANT, são BAFZ e BARF.

Até onde sei, não há mais esquadrões na FAB (de nenhum tipo de aviação) que iria/irá para Natal. Ao que parece, todos os esquadrões de treinamento já estão ai.

Grande abraço Geovanne!!! ;)


Valeu amigo!

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 Título: Re: NOTÍCIAS
MensagemEnviado: Ter Abr 19, 2016 12:10 pm 
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Geovanne Pinheiro escreveu:
Wellington Góes escreveu:
Geovanne Pinheiro escreveu:
Um amigo spotter perguntou se existe alguma notícia sobre o fechamento de algumas bases da FAB e a consequente mudança dos esquadrões aqui para a BANT, isto a partir de janeiro/17.
Alguém aqui está sabendo algo sobre este assunto ?

Já algum tempo se fala em fechar algumas bases para abrir outras em região de fronteira. As únicas ai no Nordeste que ainda não foram fechadas em definitivo, mas que seus esquadrões já foram transferidos para BANT, são BAFZ e BARF.

Até onde sei, não há mais esquadrões na FAB (de nenhum tipo de aviação) que iria/irá para Natal. Ao que parece, todos os esquadrões de treinamento já estão ai.

Grande abraço Geovanne!!! ;)


Valeu amigo!


Só uma correção, Wellington:

A BAFZ realmente não possui mais nenhum esquadrão sediado lá. Entretanto, a BARF possui sediados o 1º/6º GAv e o 2º ETA.


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 Título: Re: NOTÍCIAS
MensagemEnviado: Sex Jul 08, 2016 1:18 pm 
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Um dos segredos mais bem guardados nos últimos meses.
Haviam boatos, mas as fontes pediam insistentemente que não se divulgasse absolutamente nada.
Os motivos são óbvios e em parte são explicados na matéria.

Depois disto.... mais à frente haverá mais um "segredinho".

É o Brapzil passando o penico.... com os "tios".

Sds.

Citação:

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08 de Julho, 2016 - 01:00 ( Brasília )
Exclusivo - Gripen para as Olímpiadas e depois?
A aviação de caça procura renascer das cinzas. Quatro aeronaves Gripen realizarão um tour nas próximas semanas entre as Bases de Anápolis e Santa Cruz.

Imagem

Nelson During
Editor-chefe DefesaNet


Em negociações mantidas em sigilo, entre o Brasil e a Suécia, está acertada a vinda de 3 ou 4 aeronaves de caça Gripen (2 C e 2 D) para o Brasil no período das Olímpiadas Rio2016 ou talvez posterior.

Os objetivos são vários e colocados em relevância após a perda de um F-5FM na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no dia na terça-feira (05JUL2016). Os pilotos ejetaram-se e passam bem.

A disponibilidades da frota de aeronaves de caça está baixa e alguns apresentam grave limitação operacional pelo fadiga estrutural ou falta de manutenção em componentes específicos.

O Caminho da Crise

O primeiro F-5EM foi entregue à FAB, no dia 21 de Setembro 2005. Em 2009, 31 aeronaves tinham sido modernizadas. A última aeronave, de um lote de 46, foi entregue pela EMBRAER Defesa & Segurança à FAB, em Março de 2013.

Muito longe do cronograma inicial, que previa todas as aeronaves serem modernizadas até 2007.

A paralisação da modernização das 8 aeronaves F-5E/F, de um lote de 11, adquiridas da Jordânia complicou ainda mais a disponibilidade de caças. Aliado a isto também a paralização dos trabalhos de modernização do A-1M.

As palavras do então Comandante do COMGAR na cerimônia de entrega do primeiro F-5EM:

“Testemunhamos, neste momento, o revigorar do elã de cada um daqueles que têm a própria história da vida confundida com a história dessa aviação, aí inseridos nosso pessoal da área técnica, de apoio e os próprios pilotos”. Por ironia da história as palavras foram proferidas pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.


Na época, a efetividade dos Mirage III EBR, do 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA), baseado em Anápolis já era uma história de ficção.

O Sonho do Gap Filler

A previsão de a Força Aérea Brasileira receber as primeiras aeronaves Gripen NG, modelo E, em 2019, e provavelmente ter a capacidade operacional inicial (IOC), em 2022. Dá um horizonte de mais seis anos até termos o Gripen realmente operacional e à disposição operacional do COMDABRA (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro).

Para isto foram realizados entendimentos prévios com a FLYGVAPNET (Força Aérea Sueca) e a SAAB para uma solução “Gap Filler”. Foi recebida uma carta da organização estatal sueca FXM, em 2014, detalhando o leasing de 8 a 10 aeronaves Gripen C/D.

Os objetivos e o pacote do leasing por 4 anos eram:


- Formação e treinamento de pilotos e equipes de apoio;
- 08 a 10 aeronaves Gripen C/D, com uma disponibilidade média de 80 %;
- Aeronaves biplace;
- Configuração Ar-Ar, com armamento WVR (Alcance visual) e BVR (alcance Além do Horizonte);
- Suporte Logístico Completo;
- Operação a partir da Base Aérea de Anápolis (BAAN), e,
- Total de 1500 horas de voo, por ano.


Porém, logo este possível acordo começou a fazer água, por várias razões, entre outras:

1 – O alto custo do leasing cobrado pelos suecos, em conjunto com a restrição orçamentária brasileira;

2 – A grande demanda da FLYGVAPNET, a primeira linha de defesa da Suécia, no crescente aquecimento da situação geopolítica do Báltico, em especial frente à Rússia;

3 – Os compromissos da Suécia em dar apoio aos países que adquiriram ou realizaram leasing de aeronaves Gripen na Europa, e,

4 - O reduzido número de aeronaves disponíveis.

Durante a tradicional reunião do Clube da Força Aérea Sueca, realizado no dia anterior à abertura dos Salões de Le Bourget ou Farnborough, o então comandante da FLYGVAPNET, em 2015, na edição de Paris, foi claro em responder ao editor de DefesaNet:

“Quando negociamos com a Suíça oferecemos 11 aeronaves operacionais (8 Gripen C e 3 D). Porém, hoje não seria tão generoso”

O champanhe azedou ainda mais pela ausência do Brigadeiro Rossato ao evento onde era o speaker convidado.

Agora para Farnborough o novo Comandante da FLYGVAPNET, Major-General Mats Helgesson, foi claro no convite sobre a presença da FAB no evento, marcado para este Domingo (10 JUL 2016), no Royal Air Force Club, Londres.

O tira – Gosto

Qual os objetivos deste tour de quatro aeronaves Gripen ao Brasil no período da Olímpiada. Dependendo de detalhes poderá ser adiado ao correr do segundo semestre.

1 – Primeiro provar que o Gripen pode cruzar o Atlântico. A primeira e única vez, que estiveram na América do Sul, vieram parcialmente desmontados em navio, sendo montados na Base Aérea de Santa Cruz. (Imaginem o Gripen cruzando a Avenida Brasil até Santa Cruz);

2 – Mostrar presença da SAAB e do governo Sueco no Brasil, e,

3 – Dar um gostinho aos pilotos brasileiros e ter a possibilidade de um acordo de leasing dos suecos com o Brasil.

As aeronaves Gripen operarão nas Bases Aéreas de Anápolis e Santa Cruz, por um período de 20 dias.

Algo terá de acontecer ou com os suecos ou com os americanos lançando bóias salvadoras como anunciada na surpreendente nota do CECOMSAER de 07 Juho 2016.

Com a palavra o Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro-do-Ar Rossato e sua capacidade de conseguir recursos para a anêmica Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira

Link: http://www.defesanet.com.br/gripenbrazil/noticia/22848/Exclusivo---Gripen-para-as-Olimpiadas-e-depois-/



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 Título: Re: NOTÍCIAS
MensagemEnviado: Sex Jul 08, 2016 2:30 pm 
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[quote="Baschera"]Um dos segredos mais bem guardados nos últimos meses.
Haviam boatos, mas as fontes pediam insistentemente que não se divulgasse absolutamente nada.
Os motivos são óbvios e em parte são explicados na matéria.

Depois disto.... mais à frente haverá mais um "segredinho".

É o Brapzil passando o penico.... com os "tios".

Sds.

[quote]



Baschera, boa tarde.

Com o "tio" Sam ou "tio" Davi?

O título da matéria é "Gripen para as Olimpíadas" mas o que exatamente fariam os Gripen nas Olimpíadas?

Se são 4 aviões e só temos, pelo menos que eu sabia, dois pilotos habilitados no tipo os pilotos adicionais seriam suecos, não?

Pilotos suecos poderiam pilotar aeronaves armadas nos céus nacionais?

Está prevista esta situação na Lei do abate?

É marketing ou cortina de fumaça?

Julio Cesar


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