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 Título: Novo Treinador da FAB
MensagemEnviado: Qua Dez 04, 2013 3:44 pm 
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Atualmente usamos o T-25, mas já esta em andamento o programa T-Xc da NOVAER e ao mesmo tempo temos o UNASUL ou SUR I que seria um treinador padrão para os países que a compõem.

Qual será o novo Treinador da FAB afinal??

T-Xc NOVAER
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UNASUL I
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Flávio Nicoliche


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 Título: Re: Novo Treinador da FAB
MensagemEnviado: Qua Dez 04, 2013 4:45 pm 
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Os T-25, embora antigos, estão em plena forma e com 100% de disponibilidade.

Acho que por hora, não haverá esta escolha.

A FAB tem outras prioridades..... muito mais urgentes.

Sds.


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 Título: Re: Novo Treinador da FAB
MensagemEnviado: Qua Dez 04, 2013 10:29 pm 
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Os gabaritos do T-25 estão aqui em Botucatu, se for para comprar que se faça no Brasil ué, se quiserem troca a aviônica e motorização que fica no "estado da arte" ,,, :wink:


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 Título: Re: Novo Treinador da FAB
MensagemEnviado: Qui Dez 05, 2013 10:28 am 
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Abellosi escreveu:
Os gabaritos do T-25 estão aqui em Botucatu, se for para comprar que se faça no Brasil ué, se quiserem troca a aviônica e motorização que fica no "estado da arte" ,,, :wink:



Também sou desta opinião. Basta atualizar a motorização e aviônica do T25 e esta resolvida esta questão. Seria uma decisão ''pé no chão.''

Sds


Lord Nauta


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 Título: Re: Novo Treinador da FAB
MensagemEnviado: Qui Dez 05, 2013 12:19 pm 
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Lord Nauta escreveu:
Abellosi escreveu:
Os gabaritos do T-25 estão aqui em Botucatu, se for para comprar que se faça no Brasil ué, se quiserem troca a aviônica e motorização que fica no "estado da arte" ,,, :wink:



Também sou desta opinião. Basta atualizar a motorização e aviônica do T25 e esta resolvida esta questão. Seria uma decisão ''pé no chão.''

Sds


Lord Nauta

Os T-25 não precisam de atualização de motor e aviônica para a instrução primária e básica da AFA(segundo ano) que é toda feita em voo visual e seu motor Lycoming seis cilindros é muito bom.

E quando forem comprar um avião novo deve ser algo mais moderno que a construção metálica superdimensionada dos anos 70 do T-25, apesar de mostrar ser muito boa.

A Novaer que invista no seu utilitário de piloto e mais 3 passageiros, pois não vai viver de vender avião de instrução para a FAB, no máximo 40 aviões sem possibilidade de exportação, onde só na América latina tem atualmente quatro produtores nesta faixa primária e básica(Argentina/Unasul, Chile/T-35, Peru/Kuntur, Colombia/Lancair Calima T-90.

E a Novaer que saiba que vai bater de frente com os modernos Cirrus, Cessna e a Diamond, tendo que ter um avião muito bom e barato para sobreviver neste mercado. Temo que está nascendo para depender de vendas iniciais ao Governo Federal e depois chorar sua estagnação.


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 Título: Re: Novo Treinador da FAB
MensagemEnviado: Qui Dez 05, 2013 2:22 pm 
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NOVAER Pelgrim por JR Lucariny

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Meio que de surpresa, surge uma nova estrela em nosso céu brasileiro, pois uma nova indústria aeronáutica, a NOVAER CRAFT, está nascendo e poderá começar atendendo nichos de mercado que não interessam a Embraer, inclusive aviões para a FAB.

O primeiro avião dela será o T-Xc, projetado por Joseph Kovacs, o criador do Tucano e do T-25 Universal, da Embraer.

O T-Xc será usado em treinamento militar, como avião utilitário para particulares e para uso agrícola (pulverização de lavouras).

Os modelos serão para dois e quatro passageiros (incluindo os tripulantes), com 200 HP de potência (2 passageiros) e 300 HP (4 passageiros), com autonomia de vôo para até 1.270 milhas, sem reabastecimento.

Ele será capaz de decolar em uma pista de apenas 280 metros de comprimento, e com grande desempenho no ar (bem melhor do que o T-25), além de custar US$ 250 mil (200 HP) e US$ 350 mil (300 HP).

A versão militar será o T-Xc Pilgrin e deverá substituir os atuais treinadores T-25 Universal da FAB, utilizados há mais de 40 anos no treinamento primário da AFA.

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Desenvolvido na década de 60, o T-25 já vem mostrando problemas operacionais que limitam seus vôos, além da falta de peças de reposição.

A FAB tem 87 aeronaves T-25 em sua frota.

Já a versão civil do T-Xc, batizada de Stardream, foi desenvolvida para competir no mercado dos utilitários de transporte e seu maior rival é o modelo americano Cirrus SR 22, monomotor a pistão, que em 2007 vendeu 700 unidades, ao preço médio de US$ 600 mil cada.

Baseado no protótipo K-51 Peregrino, desenvolvido por Kovács, o T-Xc, será totalmente concebido em fibra de carbono, material termoplástico muito mais leve e resistente que o alumínio aeronáutico, além de ser imune à corrosão.

O peso vazio do T-25, por exemplo, é de 1.150 quilos, enquanto que o treinador Pilgrin terá cerca de 870 quilos.

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A aeronave voará com motor a pistão e, no caso da versão civil, com uma altitude de 32 mil pés e a vantagem de ser pressurizado.

A Novaer ainda não definiu o preço do novo avião, mas, segundo Junqueira, deve praticar uma política com valor até 10% mais barata em relação ao que se cobra no mercado. Um avião nessa categoria custa ao redor de US$ 550 mil.

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Flávio Nicoliche


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 Título: Re: Novo Treinador da FAB
MensagemEnviado: Qui Fev 13, 2014 8:08 pm 
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El Ministerio de Ciencia y Tecnología de Brasil asigna recursos para el nuevo entrenador Novaer Craft T-XC
JUEVES 13 DE FEBRERO DE 2014 10:41 Correo electrónico Imprimir

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(defensa.com) El ministro brasileño de Ciencia, Tecnología e Innovación, Marco Antonio Raupp, ha garantizado, en una reunión con el gobernador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, la financiación del proyecto T-XC para la firma Novaer con la Empresa Brasileña de Innovación (FINEP) a través de la derogación de una ordenanza que vetaba la continuidad en la transferencia de fondos de apoyo para empresas innovadoras con el perfil de "star up".

Se espera así que el lanzamiento de la aeronave prototipo del TXC mantenga la programación de mediados de marzo. "Necesitamos a nuestras empresas incentivadas a la hora de entrar en el mercado, sabiendo que sus proyectos no van a morir . En el caso de Novaer , el Gobierno del Estado de Santa Catarina ya ha contribuido con U$ 9.000.000 por creer en la innovación", destacó Colombo.

Como presidente del ente de desarrollo empresarial catarinense SC Par, Paulo César da Costa destacó que el TXC será el primer avión pequeño construido en fibra de carbono 100 %. Transportará dos tripulantes en versión militar y cuatro pasajeros en la civil(Stardream). " El prototipo está listo , superando las etapas de ajuste de aviónica y de electrónica y esperemos que a mediados de marzo , se inicien los vuelos de prueba " , declaró el presidente.

En total, la financiación prevé la transferencia de $ 90 millones de dólares para el proyecto durante un período de tres años. " Minimizaremos cualquier impedimento existente para la mejora de la financiación ", dijo Raupp. Tras el lanzamiento del prototipo se iniciará el proceso de certificación de la aeronave, a nivel internacional .

El pasado 30 de enero se completó el ensayo estático de cargas alares. El principal objetivo de esta prueba es validar el modelo utilizado para el cálculo de todos los elementos estructurales del ala. Para ello, las bandas extensométricas se instalaron en las posiciones ala más críticas y significativas , permitiendo que los resultados encontrados y registrados para las tensiones de estos puntos pudieran ser comparados con los valores que se habían calculado teóricamente , mediante el uso de los recursos computacionales .

Además, también se comprobaron los módulos de rigidez del ala en flexión y en torsión. Al mismo tiempo , la firma continúa fabricando partes del tren de aterrizaje del Súper Tucano, en una versión modernizada, apta para superar los 10.000 aterrizajes.

En el impulso actual al proyecto TXC, puede influir, la gravísima crisis ,casi terminal, que enfrenta la problemática estatal argentina Fadea, principal propulsora del denominado "Entrenador de la Unasur", un ambicioso proyecto multinacional sudamericano que no pasó del papel, al que Novaer siempre estuvo dispuesta a rivalizar, e inclusive a incorporar socios, proveedores o consultoría, de algunos países de la región, aunque su principal objetivo inicial, sea substituir en dos o tres años, a los veteranos T-25 de la FAB. (Javier Bonilla)

http://www.defensa.com/index.php?option ... Itemid=163

OBS: Será que o Brasil vai cumprir as diretrizes da END de priorizar a Ind. Nacional ou seguirá com a política externa do clube de luluzinhas, liderados pelo Planalto ??

O que acham ?


Spock

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Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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 Título: Re: Novo Treinador da FAB
MensagemEnviado: Sex Fev 14, 2014 10:26 pm 
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Isso ai se baseia em ajuda aos "chummpanheiros". Se fosse sério pegaria os T-25 e os revitalizavam. Parece que a FAB tá pensando igualzinho à MB.


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 Título: Re: Novo Treinador da FAB
MensagemEnviado: Sex Fev 14, 2014 11:23 pm 
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Abellosi escreveu:
Isso ai se baseia em ajuda aos "chummpanheiros". Se fosse sério pegaria os T-25 e os revitalizavam. Parece que a FAB tá pensando igualzinho à MB.


Depois que a Dilma anunciou o Gripen ... pode pedir o que quiser ... EU e a FAB ... SOMOS DILMA DESDE CRIANCINHA !!! ... ela é linda ... a maior presidente da hixtória desfe Paísf !!! :mrgreen:

Abs
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 Título: Re: Novo Treinador da FAB
MensagemEnviado: Sex Mar 21, 2014 8:07 pm 
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F-X3, O DESAFIO DOS TREINADORES A JATO ESTÁ NO AR

Prezado Foxtrot, transferi este seu post - muito interessante, por sinal - para viewtopic.php?f=3&t=3090&p=178640#p178640 por considerar que seria o local mais apropriado, visto que este tópico é sobre treinador primário e seu post sobre treinadores a jato ou LIFTs, certo?

atenciosamente,

Robson Rocha
moderador


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 Título: Re: Novo Treinador da FAB
MensagemEnviado: Qui Abr 03, 2014 10:47 pm 
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02 de Abril, 2014 - 11:10 ( Brasília )

FAB avalia protótipo da Novaer para treinar cadetes

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A Força Aérea Brasileira (FAB) começou a avaliar a possível substituição das aeronaves T-25 Universal e considera o treinador T-Xc, desenvolvido pela Novaer Craft, como uma opção potencial, já que se trata de um avião 100% nacional. O T-25 é usado há mais de 40 anos no treinamento primário de cadetes da Academia da FAB.

"Chegou o momento de pensarmos na substituição do T-25 por uma aeronave mais moderna e adaptada às novas tecnologias. Conforme o estabelecido na Estratégia Nacional de Defesa, daremos prioridade à empresa nacional", afirmou o comandante da Academia da FAB, em Pirassununga, brigadeiro Carlos Eduardo da Costa Almeida.

De acordo com o brigadeiro, pelas novas diretrizes do governo, as forças armadas só compram de fora o que não tem competência para ser produzido no país. O Brasil fabricava aviões da categoria do T-25 até 1989. Desde então o mercado nacional está sendo servido por aviões importados.

A Novaer Craft desenvolveu o protótipo do T-Xc, o primeiro avião do mundo em sua categoria construído 100% em fibra de carbono. Além da versão treinador, o T-Xc possui a versão utilitária, para quatro passageiros. "O T-Xc vai relançar a indústria de aviação geral no Brasil", ressaltou o presidente da empresa, Graciliano Campos.

A meta da empresa, segundo ele, é que a configuração civil alcance 5% de participação no mercado de monomotores de quatro lugares. Um dos principais diferenciais do modelo, explica, é o fato de ter 20% menos peso em relação aos concorrentes construídos com estruturas metálicas ou em fibra de vidro, permitindo maior capacidade de carga e velocidade.

O projeto T-Xc foi desenvolvido com o apoio do programa de subvenção da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). O investimento total envolvendo projeto, engenharia, protótipos de certificação e industrialização da aeronave será da ordem de R$ 120 milhões.

A unidade fabril da Novaer ficará localizada em Lajes, Santa Catarina. Os custos de construção da fábrica serão financiados também pela Finep, no âmbito do certame Inova Aerodefesa, para o qual foi qualificada e aprovada.

A SCPar, empresa do Estado de Santa Catarina, se tornou sócia da Novaer após investimento de R$ 15 milhões, realizado em 2012. A SCPar, segundo seu presidente, Paulo Cesar da Costa, tem participação de 22% na Novaer, mas esse percentual deve chegar a 26%.
link: http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... r-cadetes/

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::Robson Rocha
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 Título: Re: Novo Treinador da FAB
MensagemEnviado: Ter Abr 08, 2014 12:58 am 
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Mas nós não íamos fazer mais uma besteira de entrar num negócio em parceria com nossos vizinhos bananeiros com o tal IA-73???

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knight


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 Título: Re: Novo Treinador da FAB
MensagemEnviado: Ter Abr 08, 2014 3:09 am 
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knight escreveu:
Mas nós não íamos fazer mais uma besteira de entrar num negócio em parceria com nossos vizinhos bananeiros com o tal IA-73???


Vamos... mas só daqui há uns 100 anos... quando eles começarem a fabricar um de verdade....

Sds.


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 Título: Re: Novo Treinador da FAB
MensagemEnviado: Ter Abr 08, 2014 4:04 pm 
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Mas será que a orientação da nossa política externa terceiro-mundista-bolivariana-ideologizada-sem-benefício não vai forçar essa "parceria"??
Olha lá, hein...

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knight


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 Título: Re: Novo Treinador da FAB
MensagemEnviado: Ter Abr 08, 2014 4:40 pm 
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Citação:
knight escreveu:
Mas nós não íamos fazer mais uma besteira de entrar num negócio em parceria com nossos vizinhos bananeiros com o tal IA-73???


Citação:
Vamos... mas só daqui há uns 100 anos... quando eles começarem a fabricar um de verdade....
Sds.


Na minha modesta opinião ,isso demonstra completo desmerecimento do " ADVERSÁRIO ".
Sun Tzu já disse " NÃO SUBESTIME O ADVERSÁRIO " !!
Acho que poderíamos sim , aproveitar e necessidade nacional de um novo treinador & um lift , e cooperarmos com nossos vizinhos .
Para o LIFT , poderíamos aproveitar do projeto PAMPA III dos Argentinos , incluindo no mesmo ; sistemas nacionais
( ARMAS; AVIÔNICOS ; SENSORES ; RADAR & QUEM SABE ; ATÉ A MOTORIZAÇÃO ( TAPP-5000 OU MAIS POTENTE ) ).
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Gerando demanda de escala para a aeronave e seus sistemas mistos ( BRASIL/ ARGENTINA ); tendo as necessidades da FAB & MB atendidas localmente.
Quanto ao treinamento primário de pilotos , seria mais interessante a aquisição do avião nacional TCx mesmo.
Os Hermanos , possuem muitas capacidades em áreas que nossa industria bélica ainda não domina ; seria sim ; muito interessante o co desenvolvimento de produtos e tecnologias .
Posto algumas aqui.
CITEFA M-88A2 155L33
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MODERNIZAÇÃO DO FAL ARGENTINO
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HELICÓPTERO DE ATAQUE CICARÉ
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Apesar de ser uma montagem , com bons investimentos pode se torna um produto promissor .
UAV-MCOM
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A essa lista inclui-se , TURBINAS ; TURBO REATORES ; REATORES NUCLEARES ; COMPUTADOR DE BORDE DE SATÉLITES etc...
Só re-lembrando , os E.U.A só perderam a guerra do Vietnã & Mogadisso , porque subestimaram o inimigo !


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