Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Qua Nov 13, 2019 3:36 pm

Todos os horários são

Criar novo tópico Responder  [ Array ] 
Autor Mensagem
 Título: Caça de 5ª Geração da FAB
MensagemEnviado: Qua Dez 18, 2013 5:29 pm 
Avançado
Avançado

Com o resultado do caça escolhido no projeto FX2 sendo o Gripen NG, vamos partir para o próximo passo, uma caça de 5ª geração para a FAB.

Título: Re: Caça de 5ª Geração da FAB
MensagemEnviado: Qua Dez 18, 2013 5:31 pm 
Avançado
Avançado

Vou começar perguntando se vcs acham que com a parceria SAAB/EMBRAER, no Gripen NG, isso tb pode ajudar na parceria para o desenvolvimento do FS-2020, para possivelmente ser o caça de 5ª geração da FAB??

Imagem

MensagemEnviado: Qua Dez 18, 2013 5:48 pm 
Sênior
Sênior

Prefiro o T-50....Mesmo com a implicação inerente a tal escolha....

MensagemEnviado: Qua Dez 18, 2013 9:26 pm 
Sênior
Sênior

Antes da FAB e do MD pensarem em 5ª geração eles devem pensar em assinar o contrato oficial com a SAAB, receber os primeiros 36 Gripens, optar ou não em receber os outros 84 ( e somar os 120), comprar seus armamentos, absorver as tecnologias desejadas, criar ou modificar a doutrina de combate, retirar os F-5M e os AMX de circulação no momento oportuno, etc. Pensar em 5ª geração é algo de médio prazo e imagino que só faria sentido após o recebimento da 36ª aeronave.

Mas parto da opinião de que se a SAAB oferecer, como off-set, a participação do Brasil no projeto do seu avião "Stealth" aí sim a proposta deve ser analisada de imediato, sob pena de "perdermos o bonde". Pelo que eu li até a Turquia já se interessou no projeto.

MensagemEnviado: Qua Dez 18, 2013 9:45 pm 
Sênior
Sênior

Pensando estrategicamente, o desenvolvimento de futuras aeronaves mais avançadas é uma ideia consideravelmente válida. Mas uma coisa de cada vez. Primeiro os Gripens. Que cheguem o quanto antes essas belezinhas!

MensagemEnviado: Qua Dez 18, 2013 10:33 pm 
Avançado
Avançado

uma coisa não impede a outra no meu ver, e acho que que se esperarmos tudo que vcs falaram acontecer pra, começarmos a pensar no caça de 5a geração, vai acontecer o que aconteceu agora.... vamos compra-los ou fabrica-los, quando o mundo já estará nos de 6a ou 7a.....

tem que começar a pensar AGORA, mas sem deixar isso atrapalhar na aquisição de curto prazo que são dos Gripen NG BR

MensagemEnviado: Qua Dez 18, 2013 11:15 pm 
Sênior
Sênior

Nicoliche23 escreveu:
uma coisa não impede a outra no meu ver, e acho que que se esperarmos tudo que vcs falaram acontecer pra, começarmos a pensar no caça de 5a geração, vai acontecer o que aconteceu agora.... vamos compra-los ou fabrica-los, quando o mundo já estará nos de 6a ou 7a.....

tem que começar a pensar AGORA, mas sem deixar isso atrapalhar na aquisição de curto prazo que são dos Gripen NG BR

Vamos por partes:

1 - A tão propagada 5ª geração de aeronaves de combate ainda é incipiente. Apenas o F-22 está plenamente operacional, enquanto o F-35 precisa amadurecer (o que deve demorar pelo menos alguns anos) e o PAK-FA e o J-20 ainda são protótipos, sendo que o russo ainda voa com equipamentos da família Flanker.

2 - Comprar uma aeronave de combate não se resume a depositar certa quantia pecuniária, receber os aviões e sair voando. São necessários ferramentais, peças de reposição treinamento de pilotos, mudança de doutrina, aquisição de armamentos, etc.

3 - O orçamento da FAB, em geral, é curto para aquisições e manutenção. Investir alguns bilhões de dólares agora na aquisição de uma aeronave de 5ª geração com certeza deixará a Força em maus lençóis financeiros.

4 - Com exceção do novo projeto Stealth russo, do projeto FS-2020 e do projeto japonês, não vale a pena empresas nacionais participarem de um programa JSF ou PAK-FA já que o ganho tecnológico no desenvolvimento do mesmo será mínimo, principalmente no projeto da Lockheed. No máximo iríamos acabar fabricando estruturas de fuselagem sem maiores desenvolvimentos tecnológicos.

5 - Até uma suposta 6ª geração de aeronaves de caça começar a voar levará pelo menos 1 década ou 1 década e meia e provavelmente mais 1 década para que russos e chineses (e talvez os europeus) consigam entrar na corrida, então não há motivo de desespero.

Opiniões discordantes dos amigos para debate?

MensagemEnviado: Qua Dez 18, 2013 11:32 pm 
Avançado
Avançado

só que eu não to falando pra adquirirmos caças de 5a, e sim de participarmos do projeto, por exemplo do FS-020, para que daqui a uns 20 anos, possamos fabrica-los!!

Cara, se a intenção não for de fazer algo mais moderno no futuro, não deveria então ter se preocupado tanto com a transferencia de tecnologia....

MensagemEnviado: Qua Dez 18, 2013 11:39 pm 
Sênior
Sênior

Gente... não vai dar para eu participar desta não.... eu já tenho mais de "900 anos"..... não posso mais ficar discutindo outro FX para a FAB por mais 100 anos.....

:mrgreen:

Sds.

MensagemEnviado: Qua Dez 18, 2013 11:41 pm 
Avançado
Avançado

Baschera escreveu:
Gente... não vai dar para eu participar desta não.... eu já tenho mais de "900 anos"..... não posso mais ficar discutindo outro FX para a FAB por mais 100 anos.....

:mrgreen:

Sds.

hauhauhuahuauhaua

MensagemEnviado: Qui Dez 19, 2013 12:50 am 
Intermediário
Intermediário

5° Geração............Só se for em 2050.................E olhe lá............

Até lá, os ovnis já terão pousado na terrra.............. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

MensagemEnviado: Qui Dez 19, 2013 1:24 am 
Sênior
Sênior

O ideal será a partir de 2020 começarmos a pensar seriamente no 5G....

MensagemEnviado: Qui Dez 19, 2013 2:07 am 
Sênior
Sênior

Nicoliche23 escreveu:

Acho que depende sim.

Se houver sucesso na parceria dos 36, haverá conforto para novos empreendimentos.

Se a parceria inicial mostra-se pesada e difícil, nada mais ocorrerá.

MensagemEnviado: Qui Dez 19, 2013 6:26 am 
Sênior
Sênior

KKKKKKKKK.......

TAKEUSPA.........a gente gosta de sofrer!!!!! esta vida de entusiasta torcedor.....!!!!!

Nem bem deidiu o FX-2 vamos agora completar mais 250 paginas de post sobre 5a. geração para a FAB......rrzrzrzz...

Bem, eu não acredito em qualquer movimento do Brasil em um 5a. geração nos proximos 24 meses....

O maximo que o Brasil fará nos proximos anos seria compra de prateleira de 12 a 24 unidades para GDA...e olha lá...

MensagemEnviado: Qui Dez 19, 2013 7:58 am 
Sênior
Sênior

Vocês estão eufóricos com o anúncio da decisão de adquirir caças Gripen¹. O Brasil não comprou absolutamente nada ainda, e vocês já estão debatendo ferrenhamente o substituto do Gripen, ou seja, uma aeronave de 5ª. geração. Calma! Voltamos à realidade, por favor!

1. http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... %20a%20FAB

Criar novo tópico Responder  [ Array ] 

Todos os horários são