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 Título: Re: P-95M
MensagemEnviado: Qua Fev 05, 2014 7:41 pm 
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wstrobel escreveu:
Que exagero, estão aguardando remessa para modernização, é claro que não será feita nenhuma revisão maior agora, pois depois sairão revisadas e modernizadas.

Foi mostrado que a primeira modernizada já está em voo e dentro de pouco tempo chega a um dos Esquadrões.

As aeronaves com horas disponíveis são usadas para manutenção operacional dos pilotos. O mesmo vale para o 3º/7º de Belém.


Na época em que eu servi lá, tinham 5 P-95, apenas 2 voavam porque os outros 3 estava tão ruins que o risco de cair era grande. Exagero? :?

Ah! Sem contar o canibalismo.


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 Título: Re: P-95M
MensagemEnviado: Qua Mai 20, 2015 11:13 am 
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Citação:
FAB deve receber o primeiro P-95 modernizado em 2015
As aeronaves receberão sistemas eletrônicos atualizados e um novo radar

Oito aeronaves P-95 Bandeirante Patrulha (Bandeirulha) da Força Aérea Brasileira (FAB) vão ampliar suas capacidades operacionais. O projeto de modernização, atualmente realizado no Parque de Material de Aeronáutica dos Afonsos (PAMA-AF), tem como foco substituir equipamentos eletrônicos e instalar um novo radar.

Com 48 quilos de peso, o radar Seaspray 5000E poderá detectar navios de grande porte a até 370 quilômetros de distância. Após a modernização, os aviões P-95 poderão também acompanhar até 200 alvos simultaneamente, realizar mapeamento de terrenos com o radar e detectar aeronaves, entre outras funcionalidades.

"A modemização do Bandeirulha trará toda uma gama de novas capacidades a esta plataforma", ressalta o Comandante da Segunda Força Aérea (II FAE), Brigadeiro do Ar Roberto Ferreira Pitrez. A unidade é responsável pelo preparo e emprego operacional da Aviação de Patrulha.

O oficial-general lembra ainda que a modernização dos sistemas de navegação conta agora com o uso de dados de satélites. A precisão é fundamental para uma aeronave que voa sobre o mar, sem referências visuais. "Seus sistemas de comunicação também estão sendo substituídos, eliminando algumas deficiências antigas", completa.

As aeronaves devem ser operadas pelos esquadrões Phoenix (2º/7°GAV) e Netuno (3º/7°GAV), sediados em Florianópolis (SC) e Belém (PA), respectivamente. Ao lado dos P-3AM do Esquadrão Orungan, de Salvador (BA), os P-95 serão responsáveis pela vigilância aérea do mar territorial brasileiro, além de atividades como a busca e salvamento e o combate à pesca ilegal, pirataria e crimes ambientais.

Voos de ensaio

O primeiro P-95M, designação das aeronaves após a modernização, voou no dia 18 de dezembro de 2013. O protótipo atualmente realiza os voos de ensaio, com a participação de militares do Esquadrão Phoenix e do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV). A campanha de testes tem como objetivo analisar o desempenho de todos os sistemas da aeronave. Outras aeronaves já estão no PAMA-AF para a implantação dos sistemas.

O projeto de modernização, que também inclui 42 aeronaves C-95 Bandeirante, envolve ainda a revitalização estrutural das aeronaves recebidas na década de 70.Oito aeronaves P-95 Bandeirante Patrulha (Bandeirulha) da Força Aérea Brasileira (FAB) vão ampliar suas capacidades operacionais. O projeto de modernização, atualmente realizado no Parque de Material de Aeronáutica dos Afonsos (PAMA-AF), tem como foco substituir equipamentos eletrônicos e instalar um novo radar.

Com 48 quilos de peso, o radar Seaspray 5000E poderá detectar navios de grande porte a até 370 quilômetros de distância. Após a modernização, os aviões P-95 poderão também acompanhar até 200 alvos simultaneamente, realizar mapeamento de terrenos com o radar e detectar aeronaves, entre outras funcionalidades.

"A modemização do Bandeirulha trará toda uma gama de novas capacidades a esta plataforma", ressalta o Comandante da Segunda Força Aérea (II FAE), Brigadeiro do Ar Roberto Ferreira Pitrez. A unidade é responsável pelo preparo e emprego operacional da Aviação de Patrulha.

O oficial-general lembra ainda que a modernização dos sistemas de navegação conta agora com o uso de dados de satélites. A precisão é fundamental para uma aeronave que voa sobre o mar, sem referências visuais. "Seus sistemas de comunicação também estão sendo substituídos, eliminando algumas deficiências antigas", completa.

As aeronaves devem ser operadas pelos esquadrões Phoenix (2º/7°GAV) e Netuno (3º/7°GAV), sediados em Florianópolis (SC) e Belém (PA), respectivamente. Ao lado dos P-3AM do Esquadrão Orungan, de Salvador (BA), os P-95 serão responsáveis pela vigilância aérea do mar territorial brasileiro, além de atividades como a busca e salvamento e o combate à pesca ilegal, pirataria e crimes ambientais.

Voos de ensaio

O primeiro P-95M, designação das aeronaves após a modernização, voou no dia 18 de dezembro de 2013. O protótipo atualmente realiza os voos de ensaio, com a participação de militares do Esquadrão Phoenix e do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV). A campanha de testes tem como objetivo analisar o desempenho de todos os sistemas da aeronave. Outras aeronaves já estão no PAMA-AF para a implantação dos sistemas.

O projeto de modernização, que também inclui 42 aeronaves C-95 Bandeirante, envolve ainda a revitalização estrutural das aeronaves recebidas na década de 70.


http://www.defesanet.com.br/fab/noticia ... o-em-2015/


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 Título: Re: P-95M
MensagemEnviado: Qui Mai 21, 2015 9:01 am 
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Ao menos o Radar é top.


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 Título: Re: P-95M
MensagemEnviado: Qui Mai 21, 2015 9:41 am 
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Alex_Nogueira escreveu:
Ao menos o Radar é top.


Até onde eu soube, é muito TOP!


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 Título: Re: P-95M
MensagemEnviado: Qui Mai 21, 2015 11:30 am 
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Quero saber a relação custo-benefício disso. Espero que seja muito boa.


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 Título: Re: P-95M
MensagemEnviado: Qui Mai 21, 2015 11:31 am 
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Wellington Góes escreveu:
Quero saber a relação custo-benefício disso. Espero que seja muito boa.


O radar me parece ter boa relação custo-benefício, porém a aeronave é bem antiga.


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 Título: Re: P-95M
MensagemEnviado: Qui Mai 21, 2015 11:59 am 
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Cavaleiro escreveu:
Wellington Góes escreveu:
Quero saber a relação custo-benefício disso. Espero que seja muito boa.


O radar me parece ter boa relação custo-benefício, porém a aeronave é bem antiga.

Essa é a questão, vai valer a pena? A aeronave tem capacidades (autonomia, carga, armamentos, etc...) que justifique tal investimento? Não seria melhor optar pela versão MP do ERJ-145, aeronave utilizada pela própria força nas diversas versões?

Enfim, a relação custo-benefício vale apena insistir nesta modernização?

Até mais!!! ;)


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 Título: Re: P-95M
MensagemEnviado: Qui Mai 21, 2015 1:40 pm 
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Wellington Góes escreveu:
Cavaleiro escreveu:
Wellington Góes escreveu:
Quero saber a relação custo-benefício disso. Espero que seja muito boa.


O radar me parece ter boa relação custo-benefício, porém a aeronave é bem antiga.

Essa é a questão, vai valer a pena? A aeronave tem capacidades (autonomia, carga, armamentos, etc...) que justifique tal investimento? Não seria melhor optar pela versão MP do ERJ-145, aeronave utilizada pela própria força nas diversas versões?

Enfim, a relação custo-benefício vale apena insistir nesta modernização?

Até mais!!! ;)


Acho que aí não haveria um custo benefício tão interessante, porque se estaria falando no P99. O montante será maior do que apenas modernizar uma já existente. Eu não acho viável o ERJ-145. Primeiro pelo tamanho que, em bases, como a BAFL, não cabe no hangar. Segundo é uma aeronave que consome bastante em relação ao P-95. Terceiro a busca e salvamento é para ser feita com aeronaves que não voem tão rapidamente, porque é uma missão muito complexa e requer certo "tempo" para monitorar a área devido à dinâmica do mar. Sei que os EUA já estão querendo empregar B-737 para essas missões, mas não acho interessante. Se fosse para optar por uma aeronave com motorização similar do ERJ145, que tal o Legacy 500?


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 Título: Re: P-95M
MensagemEnviado: Qui Mai 21, 2015 1:52 pm 
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A relação custo-benefício não se faz, tão somente, quanto a custos operacionais momentâneos, mas sim levando-se diversos quesitos, inclusive tempo de vida útil. Quanto a busca e salvamento, às aeronaves pra isso são os SC-295 e não os P-95, estes servem para patrulhamento, ou seja, mesma função dos P-99 mexicanos, por exemplo.

No meu entender, a modernização dos P-95 se prolongou demais e está se saindo mais caro com a compra deste novo radar, saindo assim dos valores planejados. Isto porque a intenção era aproveitar os equipamentos de busca (radar, sistemas, etc) que já estavam instalados, mas como os novos aviônicos não estão "conversando" como deveria, agora resolveram trocar o radar. Daí vem outra pergunta, qual será o tempo de vida útil destas aeronaves? Às células aguentarão sem receberem uma grande revisão? Será preciso trocar as asas? Etc, etc, etc....

Até mais!!!! ;)


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 Título: Re: P-95M
MensagemEnviado: Qui Mai 21, 2015 2:20 pm 
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Pelo que sei, a modernização dos C/P-95 inclui uma grande revisão/revitalização estrutural, permitindo uma sobrevida operacional ao redor de 20 anos. Sua modernização, no caso dos P-95, sairá por uma fração do valor de compra dos P-99, mesmo com o novo radar. Acredito que para a missão a que se destinam sai mais barato os P-95 modernizados que novos P-99, considerando-se inclusive todas as variáveis.


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 Título: Re: P-95M
MensagemEnviado: Qui Mai 21, 2015 6:51 pm 
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Então espero que com o novo radar, os problemas de integração sejam sanados, mas uma coisa é certa, não acredito que eles durem 20 anos de operação, a despeito das células poderem aguentar até lá, mas....... pelo menos é o que eu acho.

Até mais!!! :)


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 Título: Re: P-95M
MensagemEnviado: Seg Set 21, 2015 3:47 pm 
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sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Novos radar e sistema eletrônico ampliam capacidade da patrulha marítima

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http://www.assuntosmilitares.jor.br/201 ... onico.html


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 Título: Re: P-95M
MensagemEnviado: Seg Set 21, 2015 4:13 pm 
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Wellington Góes escreveu:
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sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Novos radar e sistema eletrônico ampliam capacidade da patrulha marítima

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http://www.assuntosmilitares.jor.br/201 ... onico.html

Para quem ler a materia, duas correções:

O radar do P-3AM é umElta EL/M 2022.israelense convencional e o do P-95BM é um SeaSpray 5000E AngloItaliano AESA.

Os P-95 modernizados são os "B" anos 80, os "A" é que são anos 70.
Mesmo nos C-95, os primeiros anos 70 que eram C-95 sem letra na extensão, curto de passageiros na cor branca, chamados de poltroninha não serão modernizados.
Os Modernizados serão os P-95A do final dos anos 70 e P-95 "B" e "C" dos anos 80. todos cargo/tropa camuflados.


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 Título: Re: P-95M
MensagemEnviado: Ter Set 22, 2015 10:51 am 
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Achei interessante observamos a família dos radares.

Citação:
Radar Aeroembarcado Multi-missão

PICOSAR Radar de Antena de Varredura Eletrônica Ativa


O radar de antena de varredura eletrônica ativa (AESA) PicoSAR fornece uma capacidade inigualável para qualquer condição meteorologica para os sistemas aéreos não tripulados, de asa fixa e asa móvel. Usando potência muito baixa, com módulos de Transmissão e Recepção de estado sólido (TRM) na própria antena, é mais confiável do que sistemas convencionais de radar. A flexibilidade da tecnologia AESA também permite que a antena de radar possa ser redimensionada para resolver as limitações de plataforma específica. Solução fornecida através de parceria com a Selex Galileo.

Seaspray 5000E Radar de Vigilância Multi-Função

Seaspray 5000E Radar de Vigilância Multi-Função é o membro mais leve da família de radares Seaspray e emprega o mesmo processador, juntamente com uma antena compacta AESA estado-da-arte para proporcionar uma capacidade de ponta que abrange ambientes ar-superfície e ar-ar. A antena do Seaspray 5000E foi desenvolvida e demonstrada em uma série de ensaios em helicópteros e aeronaves de asa fixa. Este radar leve pode ser instalado em uma ampla gama de aeronaves tripuladas e não tripuladas. Solução fornecida através de parceria com a Selex Galileo.

Seaspray 7000E Radar de Vigilância Multi-Função

Seaspray 7000e Radar de Vigilância Multi-Função combina um AESA estado-da-arte com um processador (COTS) para fornecer uma capacidade de ponta que abrange tanto ambientes ar-superfície como ar-ar. Ao fazer uso de varredura mecânica e de direção de feixe eletrônico instantâneo, o desempenho superior do Seaspray 7000e na detecção de pequenos alvos como embarcações de ataque rápido a costa em condições de alto-mar está habilitado. Além disso, a capacidade do Seaspray 7000e para instantaneamente redirecionar o feixe de radar permite intercalar modos. Solução fornecida através de parceria com a Selex Galileo.

Seaspray 7500E Radar de Vigilância Multi-Função

Seaspray 7500E Multi-Modo de Vigilância Radar combina um estado-da-arte da AESA com um processador Commercial Off The Shelf (COTS) para fornecer uma capacidade de ponta que abrange tanto ambientes ar-superfície como ar-ar. Seaspray 7500E tem uma baixa probabilidade de interceptação (LPI), radar com alto ganho e baixo lóbulos laterais. Ele usa Eletrônica Composite e Varredura Mecânica (CEMS) para detectar alvos pequenos, tais como Embarcações de Ataque Rápido a Costa (FIAC). Selecionado por clientes no Reino Unido, Estados Unidos, Itália e Equador. Solução fornecida através de parceria com a Selex Galileo.

Vixen 1000ES Radar de Controle de Tiro

O radar Vixen 1000ES é um sistema otimizado de vigilância de ampla aplicação para operações multi-função ou intercâmbio de função. O sistema possui conjunto de modos abrangentes para ar-ar e ar-superfície, incluindo operações intercaladas, garantindo alta disponibilidade e confiabilidade. O Vixen 1000ES, um programa de colaboração com SELEX Galileo, SAAB Microwave e SAAB Aerosystems SAAB, se baseia na tecnologia estabelecida a partir de líderes europeus em radares AESA e tem um roadmap claro para a capacidade futura. Solução fornecida através de parceria com a Selex Galileo.

http://atmossistemas.com.br/Radar-Aeroe ... issao.html


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 Título: Re: P-95M
MensagemEnviado: Qua Set 23, 2015 3:01 pm 
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O link abaixo traz fotos exclusivas feitas na manhã de hoje (23/09) e matéria referente ao FAB 7103, o primeiro P-95 modernizado entregue à Força Aérea Brasileira e alocado ao Esquadrão Phoenix, com sede na Base Aérea de Florianópolis/SC. Conto com sua visita. Muito em breve espero trazer fotos detalhadas da aeronave e uma reportagem completa. Fiquem ligados!


http://aviacaoemfloripa.blogspot.com.br/2015/09/esquadrao-phoenix-recebe-seu-primeiro-p.html


Abraços.


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