Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Qua Nov 13, 2019 11:30 am

Todos os horários são

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página Anterior  1 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 ... 18  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: HELICÓPTEROS da FAB
MensagemEnviado: Qui Jun 04, 2015 9:22 pm 
Sênior
Sênior

Amigo, eu realmente não estou em pé de igualdade sobre diversas questões, mas quanto ao aparelho em questão, especialmente do Esquadrão o qual está introduzido, esta sim são fontes como sargento, capitão, major e ten. coronel. Lógico, especificamente da FAB o qual tudo que eu trouxe sobre, foi por diversas vezes comprovado, aqui ou em outros espaços. Claro, informações de caráter operacional e não sobre às circunstâncias de ordem contratuais e financeira, ou de algum por fora que possa ter ocorrido.

Mas vale lembrar que o TCU já fez sua devida fiscalização e às recomendações foram de caráter técnico e não, necessariamente, algum desvio contratual significativo. No mais, ficamos no aguardo de mais informações.

Grande abraço!!! ;)

MensagemEnviado: Sex Jun 05, 2015 2:20 am 
Sênior
Sênior

Wellington Góes escreveu:
Amigo, eu realmente não estou em pé de igualdade sobre diversas questões, mas quanto ao aparelho em questão, especialmente do Esquadrão o qual está introduzido, esta sim são fontes como sargento, capitão, major e ten. coronel. Lógico, especificamente da FAB o qual tudo que eu trouxe sobre, foi por diversas vezes comprovado, aqui ou em outros espaços. Claro, informações de caráter operacional e não sobre às circunstâncias de ordem contratuais e financeira, ou de algum por fora que possa ter ocorrido.

Mas vale lembrar que o TCU já fez sua devida fiscalização e às recomendações foram de caráter técnico e não, necessariamente, algum desvio contratual significativo. No mais, ficamos no aguardo de mais informações.

Grande abraço!!! ;)

Há sérias dúvidas pelas FFAAs se este projeto do EC-725 vai voltar da sala gelada.

Antes, eles, nas quantidades contratadas, já era mais ou menos excedentes... não porque havia um "ranço" a esta aeronave.... mas sim porque suas características eram um pouco fora das necessidades. Poderiam ser "acomodados" e portanto bem vindos ?? Sim.... mas não nestas quantidades. Agora que os orçamentos encolheram.... ainda mais "sobram".

No EB é menos problemático... na FAB era bem vindo para as funções SAR / C-SAR e transporte. Na MB é mais ou menos.... desde que a maior parte realmente fosse operacional no NAe. Se este for para a reserva ou for desmobilizado... vão sobrar todos a não ser que o usem de terra... porque de navio não dá.

Na MB me foi dito que serão três versões.... o que acho um absurdo. As versões especializadas C-SAR / SAR (UH-15A) e ASuW (UH-15B) terão equipamentos pagos à parte. Quais serão oficialmente estes equipamentos ????? ninguém sabe.... só sabem sobre a versão que não terá equipamentos especializados (UH-15) para aversão de transporte, a não ser o gancho lateral para elevação de cargas externas. Uma pré consulta a versão ASuW montava ( há mais de ano e meio atrás) um custo mínimo de acréscimo de Us$ 10 milhões por helicóptero... só para configurar o heli.... fora a lista de equipamentos... a tal que ninguém sabe do que é formada. As versões de guerra eletrônica e outra que não me lembro agora... não mais existirão.

Vou me abster de comentar tudo de novo sobre o valor pago por este contrato... e todas as mazelas das limitações impostas pela MGB... etc... etc. Todos sabem da minha opinião.

Sobre as investigações do MPF.... do TCU .... bom.... melhor nem comentar. Principalmente do TCU...

Se forem mesmo remoer este contrato.... muita gente vai em cana, inclusive da oposição.

Sds.

MensagemEnviado: Sex Jun 05, 2015 12:41 pm 
Sênior
Sênior

prp escreveu:
Excelênte matéria sobre o caracal nacional.

http://portaldefesa.com/h-225m-forca-ae ... o-patamar/

Em uma das imagens do probe do H225 pode-se perceber que uma mangueira sai do final do mesmo e supõe-se que segue em direção à parte de trás da aeronave. pergunto: aquela mangueira é a do combustível que é recebido da aeronave reabastecedora? Vai dali para os tanques do heli? Não poderia ser escondida, ou melhor protegida? Fica à mostra assim mesmo?
Parece ser uma gambiarra (mais uma) desse heli. Sem criar torcida por esse ou aquele, comparem com imagens do probe do Pavehawk, disponíveis em grande quantidade na web.

[]'s

MensagemEnviado: Sex Jun 05, 2015 4:36 pm 
Intermediário
Intermediário

FLANKER escreveu:
prp escreveu:

Em uma das imagens do probe do H225 pode-se perceber que uma mangueira sai do final do mesmo e supõe-se que segue em direção à parte de trás da aeronave. pergunto: aquela mangueira é a do combustível que é recebido da aeronave reabastecedora? Vai dali para os tanques do heli? Não poderia ser escondida, ou melhor protegida? Fica à mostra assim mesmo?
Parece ser uma gambiarra (mais uma) desse heli. Sem criar torcida por esse ou aquele, comparem com imagens do probe do Pavehawk, disponíveis em grande quantidade na web.

[]'s

Gambiarra?... :lol: :lol: E qual seria a outra gambiarra? :lol:

MEU DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Como tem gente que se fixa em PICUNHIA...faz questão de viver na mundo do faz de conta....onde o que importa É SÓ OQUE PENSA!!!!!vou dizer uma coisa que talvez possa melhorar um pouco as coisas, ACORDA!!!!! saia da bolha, abra sua mente!!!!! pare de viver na MESMICE....o nome disso é MEDIOCRIDADE INTELECTUAL.

Pela primeira vez a FAB terá uma das MELHORES AERONAVES DO MUNDO na sua categoria (CSAR), com sistemas no estado da arte e neguinho vem falar de mangueira? Olha onde a mentalidade oblíqua pode chegar? Uma mangueira desqualifica todo o resto!!!! Seria só por que é Francês?!!!!.....LERAM A MATÉRIA? ALGUMA CRÍTICA COSTRUTIVA?

O PAVEHAWK é uma EXCELENTE AERONAVE, se a gente pudesse ter uma igual....alguem acredita que eu iria acharia ruim? NUNCA, mas não temos, oque temos é o H-60L, um heli bom, mas PELADO, sem nada, a tripulação não tem nenhum sensor para alerta-la, não tem FLIR, nada para um missão SUPER CRÍTICA, vai AS CEGAS, contando com a sorte e comunicação de parceiros, oque acho UMA PENA. Mas é americano portanto NENHUMA CRÍTICA dos mesmos que vivem descalificando tudo que não o seja.

Outra coisa O Pavehawk já foi exportado pra algum país? Se fosse exportado para o Brasil, sairia a preço de banana? Alguém acha que o preço de um Pavehawk seria inferior do que a versão especializada do Caracal? Baschera, tem os preço dos dois ai? Se fossemos fazer a versão do Pavehawk aqui no Brasil sairia MAS EM CONTA que a versão feita nos EUA?

Temos os MI-35, com blindagem, super-armado, com sensores de autoproteção, FLIR e bla, bla, bla....e neguim ACHANDO RUIM!!!!...Só por que é RUSSO!!!

Uma pessoa realmente comprometida com nossa Forças Armadas, no que tange a REALMENTE QUERER O SEU MELHOR, NA MINHA OPNIÃO, veria muita mais além da questão de origem, tem muitas outras coisas envolvidas.

fui.

MensagemEnviado: Sex Jun 05, 2015 11:04 pm 
Sênior
Sênior

Gerson,

Veja ai quem escreveu o quê. Eu não mencionei e nem comparei com nada.

O comentário, pertinente, do Flanker... onde ele apenas pergunta sobre a mangueira jogada e sem proteção a bordo.
Se não sabe responder... diga.

Citação:
Alguém acha que o preço de um Pavehawk seria inferior do que a versão especializada do Caracal? Baschera, tem os preço dos dois ai? Se fossemos fazer a versão do Pavehawk aqui no Brasil sairia MAS EM CONTA que a versão feita nos EUA?

Depende. Qual Pave Hawk ?? se for o novíssimo e ainda inexistente, mas já projetado, HH-60W (Whiskey) o preço calculado em conta de padaria, para o projeto CRH (Combat Rescue Helicopter), pode beirar os Us$ 60,6 até 61,3 milhões. Mas o próprio fabricante diz que o preço pode cair e será formado e fechado conforme as aeronaves forem sendo entregues à USAF. Diz-se que ESTA versão poderia custar (em 2019) quase TRÊS vezes o preço da versão anterior, a qual deve suceder, o Pave Hawk HH-60G

Fonte: Defenceindustrydaily

A versão atual do Pave Hawk HH-60G tem preço estimado (para a USAF) em aproximadamente Us$ 28,8 milhões, já mais cara do que as versões anteriores, mas incluindo modificações,partes e peças sobressalentes.(FY 2014 / USAF)

Citação:
FY 2014 DoD Program: Provides RDT&E funds in the amount of $333.6M to support the development of a long-term Combat Search and Rescue (CSAR) replacement platform. FY 14 also provides $28.8 million for HH-60G modifications and spares.

Fonte: http://www.bga-aeroweb.com/Defense/HH-60-Pave-Hawk.html

Se ficaria mais caro fabricar no Brasil ???

Depende.... a princípio, no meu entender e conhecimento de industria...sim.... pelo menos 50% à mais. Nossa produtividade é baixa. E os custos são altos....

Citação:
Uma pessoa realmente comprometida com nossa Forças Armadas, no que tange a REALMENTE QUERER O SEU MELHOR, NA MINHA OPNIÃO, veria muita mais além da questão de origem, tem muitas outras coisas envolvidas.

Eu e muitos aqui, não questionamos a origem...ao contrário das marias das dores que defendem impertinentemente tanto equipamento russo quanto scargot. De minha parte DEFENDO uma aquisição justa, sem politicagem, sem intermediários (os vendedores de bife e os comerciantes de armas do mercado negro), sem propina disfarçada de ToT, se sem ToT de mim para mim mesmo.

E outra coisa.... não compare preço de BH "peladão" como dizes, com preço de Caracal C-SAR ou MEDVAC... são coisas diferentes e por certo mais caras, dependendo do que terão à bordo.

Sds.

MensagemEnviado: Seg Jun 08, 2015 11:50 am 
Sênior
Sênior

Gerson Victorio escreveu:
FLANKER escreveu:
prp escreveu:

[]'s

Gambiarra?... :lol: :lol: E qual seria a outra gambiarra? :lol:

Tu não considera gambiarra uma mangueira por onde passa todo o combustível recebido pela aeronave ficar exposta, sem nenhuma proteção, para uma aeronave que vai operar em zona de combate (C-SAR)?

MEU DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Como tem gente que se fixa em PICUNHIA...faz questão de viver na mundo do faz de conta....onde o que importa É SÓ OQUE PENSA!!!!!vou dizer uma coisa que talvez possa melhorar um pouco as coisas, ACORDA!!!!! saia da bolha, abra sua mente!!!!! pare de viver na MESMICE....o nome disso é MEDIOCRIDADE

Essa aeronave, desde que foi desenvolvida, é uma colcha de retalhos, com inúmeros problemas, mais do que conhecidos. Abre tua mente, deixa de acreditar que esse heli é o supra-sumo das asas rotativas, pois ele está longe disso. Onde eu disse ou afirmei alguma inverdade? Apenas fiz uma pergunta. Ofendi teus brios? Sai da bolha tu, que, pelo que se vê, não assimila bem críticas, que por sinal não foram feitas à ti. Não entendi teu ataque histérico....

Pela primeira vez a FAB terá uma das MELHORES AERONAVES DO MUNDO na sua categoria (CSAR), com sistemas no estado da arte e neguinho vem falar de mangueira? Olha onde a mentalidade oblíqua pode chegar? Uma mangueira desqualifica todo o resto!!!! Seria só por que é Francês?!!!!.....LERAM A MATÉRIA? ALGUMA CRÍTICA COSTRUTIVA?

Sim, li a matéria. Informativa e com linguagem simples, explicativa, para que pessoas de fora do meio possam entender o que são uma sonda, prob, REVO, etc. Agora, neguinho, a maldita mangueira é um item capital, quer tu queira ou não, e está sim, exposta e desprotegida, em um heli que vai enfrentar fogo inimigo, galhos e pedras em pousos de resgate em combate. Se tu acha que ela pode ficar assim, exposta, talvez a mente oblíqua não seja a minha. E onde, pelamordeDeus, eu disse que a mangueira desqualifica todo o resto?

O PAVEHAWK é uma EXCELENTE AERONAVE, se a gente pudesse ter uma igual....alguem acredita que eu iria acharia ruim? NUNCA, mas não temos, oque temos é o H-60L, um heli bom, mas PELADO, sem nada, a tripulação não tem nenhum sensor para alerta-la, não tem FLIR, nada para um missão SUPER CRÍTICA, vai AS CEGAS, contando com a sorte e comunicação de parceiros, oque acho UMA PENA. Mas é americano portanto NENHUMA CRÍTICA dos mesmos que vivem descalificando tudo que não o seja.

Por favor, eu mesmo coloquei em meus post que não se trata de torcida. Quem esta torcendo aqui, pelo que se vê, é tu. Apenas vi uma obviedade, que é aquela mangueira exposta daquela maneira, em uma aeronave considerada top por ti, e tu vem com toda essa verborragia desmesurada, com um ataque histérico desnecessário....Nossos H-60L são pelados, realmente, mas não foram comprados para fazer C-SAR. As missões para as quais foram comprados eles realizam perfeitamente. Aliás, aqui cabe um parêntese informativo: no mês de abril passado, o 5º/8º GAV, que possui 8 H-60L em sua dotação, operou durante mais de uma semana no Campo de Instrução de Saicã, com 6 de suas aeronaves, ficando ao menos mais 1 em alerta na BASM.

Outra coisa O Pavehawk já foi exportado pra algum país? Se fosse exportado para o Brasil, sairia a preço de banana? Alguém acha que o preço de um Pavehawk seria inferior do que a versão especializada do Caracal? Baschera, tem os preço dos dois ai? Se fossemos fazer a versão do Pavehawk aqui no Brasil sairia MAS EM CONTA que a versão feita nos EUA?

Se foi exportado, ou não, eu não sei. Quanto a ser mais barato que a versão feita para os EUA é certo que não seria. Se seria mais barato que o heli francês, talvez sim, talvez não. Mas isso já está fora do foco dessa discussão. Aqui se discute a mangueira do H-225M, minha mente oblíqua, torcida e sentimento anti-francês e anti-russo....ah, e minha mediocridade também....kkkkkkkk

Temos os MI-35, com blindagem, super-armado, com sensores de autoproteção, FLIR e bla, bla, bla....e neguim ACHANDO RUIM!!!!...Só por que é RUSSO!!!

Aqui vou ter que discordar, de novo: o heli em si é muito bom. O problema é o suporte pós-venda e filosofia de manutenção. E uma perguntinha: Que diabos tem à ver uma maldita mangueira francesa com o heli russo?

Aí eu concordo contigo: por querer o melhor para nossas FFFAA é que eu sou contra esse programa dos helis franceses desde o seu início, seja, pela maneira que foi escolhido, pelos valores envolvidos, pela ToT de matriz para filial, e pelo heli em si, problemático desde o início. Se tivessem escolhido mesmo o Super Puma ou o Cougar (esses entregam o que prometem) estaria muito melhor, pois são helis muito menos problemáticos e mais operacionais que o Caracal.

fui.

Foi? Vai com Deus!

MensagemEnviado: Seg Jun 08, 2015 11:52 am 
Sênior
Sênior

Post duplicado.

MensagemEnviado: Seg Jun 08, 2015 1:32 pm 
Intermediário
Intermediário

Baschera escreveu:
Gerson,

Veja ai quem escreveu o quê. Eu não mencionei e nem comparei com nada.

O comentário, pertinente, do Flanker... onde ele apenas pergunta sobre a mangueira jogada e sem proteção a bordo.
Se não sabe responder... diga.

Citação:
Alguém acha que o preço de um Pavehawk seria inferior do que a versão especializada do Caracal? Baschera, tem os preço dos dois ai? Se fossemos fazer a versão do Pavehawk aqui no Brasil sairia MAS EM CONTA que a versão feita nos EUA?

Depende. Qual Pave Hawk ?? se for o novíssimo e ainda inexistente, mas já projetado, HH-60W (Whiskey) o preço calculado em conta de padaria, para o projeto CRH (Combat Rescue Helicopter), pode beirar os Us$ 60,6 até 61,3 milhões. Mas o próprio fabricante diz que o preço pode cair e será formado e fechado conforme as aeronaves forem sendo entregues à USAF. Diz-se que ESTA versão poderia custar (em 2019) quase TRÊS vezes o preço da versão anterior, a qual deve suceder, o Pave Hawk HH-60G

O preço pode cair a partir de quantos unidades? de quantas unidades a FAB está dispondo? e se o fabricássemos aqui de quantos $$$ estaríamos falando?

Fonte: Defenceindustrydaily

A versão atual do Pave Hawk HH-60G tem preço estimado (para a USAF) em aproximadamente Us$ 28,8 milhões, já mais cara do que as versões anteriores, mas incluindo modificações,partes e peças sobressalentes.(FY 2014 / USAF)

Esse preço é derivado a partir de quantas unidades já comercializadas? sairia o mesmo pra nós? quantos parafusos fáriamos para dizer que fizemos aqui? e por ai vai...

Citação:
FY 2014 DoD Program: Provides RDT&E funds in the amount of $333.6M to support the development of a long-term Combat Search and Rescue (CSAR) replacement platform. FY 14 also provides $28.8 million for HH-60G modifications and spares.

Fonte: http://www.bga-aeroweb.com/Defense/HH-60-Pave-Hawk.html

Se ficaria mais caro fabricar no Brasil ???

Depende.... a princípio, no meu entender e conhecimento de industria...sim.... pelo menos 50% à mais. Nossa produtividade é baixa. E os custos são altos....

Isso é a realidade....não tem pra onde correr, se for feito aqui, sai caro....então nos entendemos.

Citação:

Eu e muitos aqui, não questionamos a origem...ao contrário das marias das dores que defendem impertinentemente tanto equipamento russo quanto scargot. De minha parte DEFENDO uma aquisição **justa, sem politicagem, sem intermediários (os vendedores de bife e os comerciantes de armas do mercado negro), ***sem propina disfarçada de ToT, se sem ToT de mim para mim mesmo.

Você pode até dizer ser imparcial, mas não quer dizer que o seja, me desculpe a sinceridade, imparcial aqui NÃO TEM NINGUÉM, isso é ilusão, as pessoas são motivadas por preferência, e não tem nada de errado com isso, o problema é levar isso a tal ponto de não poder enxergar outras questões além de sua preferência, ajuizar valores sem ter conhecimento do todo, ou seja, muito pitaco e opnião baseado em informações assimétricas elevando a condição de "verdades". Enfim, não existe nada mais comum de pecar pela crença. Eu estou na mesma, tenho preferência, dou pitaco, e posso estar incorrendo em erro, mas me esforço para enxergar o todo, não apenas oque eu prefiro.

** Justa? podes definir? Exemplos para dar?

*** Poderia discorrer com informações mais precisas, ficar insinuando é complicado, fica o dito pelo dito, depois vira "verdade", vamos lá, bota tudo pra fora, Exemplos de algo sem essa "verdade"?

E outra coisa.... não compare preço de BH "peladão" como dizes, com preço de Caracal C-SAR ou MEDVAC... são coisas diferentes e por certo mais caras, dependendo do que terão à bordo.

Não comparei...releia novamente.

Sds.

MensagemEnviado: Seg Jun 08, 2015 2:44 pm 
Intermediário
Intermediário

quote="FLANKER

Citação:
Tu não considera gambiarra uma mangueira por onde passa todo o combustível recebido pela aeronave ficar exposta, sem nenhuma proteção, para uma aeronave que vai operar em zona de combate (C-SAR)?

Alguns podem considerar gambiarra, outros podem considerar uma solução de engenharia, depente do quanto a pessoa consiga enxergar, sobre proteção, vou discorrer mais adiante.

Citação:
Essa aeronave, desde que foi desenvolvida, é uma colcha de retalhos, com inúmeros problemas, mais do que conhecidos. Abre tua mente, deixa de acreditar que esse heli é o supra-sumo das asas rotativas, pois ele está longe disso. Onde eu disse ou afirmei alguma inverdade? Apenas fiz uma pergunta. Ofendi teus brios? Sai da bolha tu, que, pelo que se vê, não assimila bem críticas, que por sinal não foram feitas à ti. Não entendi teu ataque histérico....

Colcha de retalhos - Podes difinir melhor? Inúmeros problemas? Podes difinir melhor?
Sobre sair da bolha. Eu me esforço todo dia pra isso, deveria experimentar, pra você ver como estou querendo o seu bem ao dizer isso, é por que me enxerguei nela, ficar aqui só metendo pau no francês e no russo, definitivamente não é um exercício evolutivo. Se você acha que me viu com histeria é por que ainda não me viu sério... :lol:

Citação:
Sim, li a matéria. Informativa e com linguagem simples, explicativa, para que pessoas de fora do meio possam entender o que são uma sonda, prob, REVO, etc. Agora, neguinho, a maldita mangueira é um item capital, quer tu queira ou não, e está sim, exposta e desprotegida, em um heli que vai enfrentar fogo inimigo, galhos e pedras em pousos de resgate em combate. Se tu acha que ela pode ficar assim, exposta, talvez a mente oblíqua não seja a minha. E onde, pelamordeDeus, eu disse que a mangueira desqualifica todo o resto?

A mangueira recebe um(s) tiro(s) de Fal, bem ali no meio, oque acontece? vai pro saco! O probe recebe alguns tiros ali bem no meio, oque acontece? vai pro saco por que NÃO É BLINDADO!...A missão continua e não se usa o probe na volta, reza pro combustível dar pra chegar em algum ponto seguro pra pouso, se não tiver, é pousar onde der.

O piloto pousa em cima de galhos, a mangueira sendo flexivel, vai lá e se enfia no galho mais resistente, mangueira suicida tem disso, pronto já era. A pedra ponte aguda vai exatamente lá, onde a mangueira está e... pimba! outra vez a mangueira flexível vai de encontro com a pedra sem pestanejar e se arrebenta, isso com o piloto as cegas, os fieis estando lá, só vendo o espetáculo do pouso catastrófico.
Com o PAVEHAWK NÃO aconteceria nada da historianha acima, porque sua mangueira está protegida e seu probe deve ser BLINDADO, então estariamos mais seguro, deve ser a conclusão? será mesmo?
Flanker, desculpe o tom jocoso acima, não quero desdenhar de suas indagações, mas é pra ilustrar um pouco do potencial de suas hipóteses, entenda, a missão será cumprida com ou sem mangueira, com ou sem probe, a pergunta é: Já temos a mangueira e o probe...e ae, descartamos por que a mangueira pode furar? Melhor ter um probe do que nenhum? Não é o Pavehawk então não tem como dar certo?

Em sua frase: "Parece ser uma gambiarra (mais uma) desse heli"...pra mim soou como desqualificação, mas interpretação é aquilo, vai do sujeito.

Citação:
Por favor, eu mesmo coloquei em meus post que não se trata de torcida. Quem esta torcendo aqui, pelo que se vê, é tu. Apenas vi uma obviedade, que é aquela mangueira exposta daquela maneira, em uma aeronave considerada top por ti, e tu vem com toda essa verborragia desmesurada, com um ataque histérico desnecessário....Nossos H-60L são pelados, realmente, mas não foram comprados para fazer C-SAR. As missões para as quais foram comprados eles realizam perfeitamente. Aliás, aqui cabe um parêntese informativo: no mês de abril passado, o 5º/8º GAV, que possui 8 H-60L em sua dotação, operou durante mais de uma semana no Campo de Instrução de Saicã, com 6 de suas aeronaves, ficando ao menos mais 1 em alerta na BASM.

Sobre torcida eu já descrevi no posto do Baschera.....sobre as missõesm do H-60L.....não foram mesmo para realizar C-SAR? tem certeza? olha a foto abaixo, que coincidência, se não estou enganado é um Black Hawk(olha a pantera na porta :lol: ) no Exercício C-SAR 2014 aqui na BACG...olha outra concidência, estão resgatando um piloto num exercício de C-SAR.

Imagem

Imagem

Imagem

Citação:
Se foi exportado, ou não, eu não sei. Quanto a ser mais barato que a versão feita para os EUA é certo que não seria. Se seria mais barato que o heli francês, talvez sim, talvez não. Mas isso já está fora do foco dessa discussão. Aqui se discute a mangueira do H-225M, minha mente oblíqua, torcida e sentimento anti-francês e anti-russo....ah, e minha mediocridade também....kkkkkkkk

Embalei na sua resposta para responder ao Bachera, o qual deu certo, ele respondeu. Na próxima eu desenho....

Citação:
Aqui vou ter que discordar, de novo: o heli em si é muito bom. O problema é o suporte pós-venda e filosofia de manutenção. E uma perguntinha: Que diabos tem à ver uma maldita mangueira francesa com o heli russo?

Foi mal...faltou o desenho.

Citação:
Aí eu concordo contigo: por querer o melhor para nossas FFFAA é que eu sou contra esse programa dos helis franceses desde o seu início, seja, pela maneira que foi escolhido, pelos valores envolvidos, pela ToT de matriz para filial, e pelo heli em si, problemático desde o início. Se tivessem escolhido mesmo o Super Puma ou o Cougar (esses entregam o que prometem) estaria muito melhor, pois são helis muito menos problemáticos e mais operacionais que o Caracal.

No começo, também fui contra, mas enfim, a fila anda e os lamentos ficam. Conversei com o pessoal da Helibrás na LAAD e estou inclinado a repensar minhas observações. Pode não ser o exemplo da perfeição, mas está trazendo muitas coisas interessantes que uma simples compra direta nunca traria.

Foi? Vai com Deus!

Valeu.

[/quote]

MensagemEnviado: Seg Jun 08, 2015 3:44 pm 
Sênior
Sênior

Os H-60L,... "peladões" são tão ruins que mesmo não sendo o modelo com os equipamentos apropriados são capazes de fazer MEDVAC e C-SAR. Portanto cumprem a missão.

Sds.

MensagemEnviado: Seg Jun 08, 2015 4:31 pm 
Intermediário
Intermediário

Baschera escreveu:
Os H-60L,... "peladões" são tão ruins que mesmo não sendo o modelo com os equipamentos apropriados são capazes de fazer MEDVAC e C-SAR. Portanto cumprem a missão.

Sds.

Relembrando que escrevi sobre isso.

Citação:
"....
oque temos é o H-60L, um heli bom, mas PELADO, sem nada, a tripulação não tem nenhum sensor para alerta-la, não tem FLIR, nada para um missão SUPER CRÍTICA, vai AS CEGAS, contando com a sorte e comunicação de parceiros, oque acho UMA PENA.

Vão cumprir a missão, COM LIMITAÇÕES, e tem gente que ainda se gaba disso?

Eu não!

Eu ainda sonho com o H-60L com flir, probe e sensores de auto proteção e troca dos motores, seria o ideal. Eu ainda acredito que a FAB vai atrás disso, pois vale a pena, nunca será gasto desnecessário, NUNCA. As tripulações agradecem.

MensagemEnviado: Seg Jun 08, 2015 4:53 pm 
Sênior
Sênior

Gerson,

Se tu sabe o que diz saber sobre o heli francês, deve saber sobre o negócio todo envolvendo sua aquisição, desde sua escolha, valores, suposta ToT, problemas com MGB e a sua luzinha âmbar, os fuderosos suportes lançadores de Exocet da versão naval, e por aí vai....

Ainda quanto à mangueira, se ela pode ser atingida, como tu mesmo admitiu, por que não colocá-la de uma maneira que dificultasse que fosse atingida? Foi isso que eu quis dizer desde o início, só isso, e tu teve uma crise......

Quanto aos H-60 fazerem C-SAR é como o Baschera disse, ipsis litteris. Cumprem a missão, mesmo pelados.... :mrgreen: Tirando a brincadeira, eles fazem, como missão secundária e, como o heli francês foi escolhido para a função, é ele que vai equipar o 2º/10º, mas isso não quer dizer que, eventualmente, os H-60 não possam ser equipados com FLIR, RWR e lançadores de chaff/flare, para melhor cumprir a missão.

O heli francês vai cumprir bem suas missões? Só o tempo dirá.

De resto, ainda bem que cada um tem uma opinião, pois isso torna a discussão interessante, mas tu fazeres juízo de valor sobre a opinião alheia não é legal, nem adjetivar os outros de forma descortês. Dessa maneira, encerro por aqui minha troca de posts contigo sobre o assunto, à menos que eu seja citado por ti novamente. Lembre, ninguém é dono da verdade.

Passar bem!

MensagemEnviado: Seg Jun 08, 2015 4:59 pm 
Sênior
Sênior

Só complementando. Tu dizes que o H-60 vai às cegas, para uma missão super crítica, contando com a informação dos outros. Pois bem, tu também dizes que se o Caracal perder a capacidade REVO vai precisar contar com a sorte de o combustível dar para voltar ou conseguir achar um lugar para pousar no caminho. Isso já tendo resgatado a tripulação acidentada e com sua tripulação também à bordo. Por que não minimizar ao máximo a possibilidade da mangueira ser atingida durante a missão? FOI SÓ ISSO QUE EU QUIS DIZER! Te parafraseando: ENTENDEU OU QUER QUE EU DESENHE?

MensagemEnviado: Seg Jun 08, 2015 5:40 pm 
Sênior
Sênior

O nosso H-60 pode não ser completo, mas tem radar meteorológico para evitar formações pesadas, GPS para chegar ao local indicado com precisão e NVG para ajudar na visão a noite.

O suficiente para as missões onde se faz necessário.

Não vou opinar sobre preços porque desconheço o assunto a fundo.

MensagemEnviado: Seg Jun 08, 2015 6:28 pm 
Intermediário
Intermediário

FLANKER escreveu:
Só complementando. Tu dizes que o H-60 vai às cegas, para uma missão super crítica, contando com a informação dos outros. Pois bem, tu também dizes que se o Caracal perder a capacidade REVO vai precisar contar com a sorte de o combustível dar para voltar ou conseguir achar um lugar para pousar no caminho. Isso já tendo resgatado a tripulação acidentada e com sua tripulação também à bordo. Por que não minimizar ao máximo a possibilidade da mangueira ser atingida durante a missão? FOI SÓ ISSO QUE EU QUIS DIZER! Te parafraseando: ENTENDEU OU QUER QUE EU DESENHE?

Flanker(não sei como me referi a você sem citá-lo :mrgreen: )

Numa missão C-SAR, muita coisa pode dar errado, é uma das missões mais complicadas para se realizar, uma coisa é oque acontece nos filmes, a outra é a realidade. Veja, hoje o H-60L irá TODA VEZ(é uma certeza) sem saber oque acontece no seu entorno, dependendo de informações de suporte a missão de terceiros, POR RÁDIO, ou da acuidade da tripulação, daqui um tempo( não sei ainda)ele irá operar com DATA LINK, oque pode atenuar, porém a premissa pra uma missão do tipo C-SAR é o SILÊNCIO RÁDIO, só sendo quebrado nos momentos críticos ao comunicar-se com o piloto(a ser resgatado) ou durante o resgate, se for feita antes, pode comprometer toda a missão. Outra coisa é o H-36 indo a uma missão com consiência situacional do seu entorno, onde uma mangueira a ser danifica é tão incerta quanto a própria missão.

Sobre a mangueira, pra ser sincero, eu nem tinha me ligado, na hora, nem me vi essa possibilidade de danos, talvez o fabricante pudesse escondê-la, eu creio que o fabricante teria plena capacidade para fazer isso, convenhamos, já conseguiram fazer um helicoptero oque seria fazer uma instalação da mangueira? Minha inferência é que num tipo de missão como a C-SAR, a possibilidade de dano a mangueira possa ser insignificante.

Sobre juizo de valor em opniões, é da natureza do debate, quem não quer sua opnião qualificada, que não opnie, eu posso perder o amigo, mas não a piada... :lol:

Mas se em algum momento eu fui deselegante, eu peços desculpas.

Um abraço.

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página Anterior  1 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 ... 18  Próximo

Todos os horários são