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 Título: Re: HELICÓPTEROS da FAB
MensagemEnviado: Ter Jun 09, 2015 5:19 am 
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Sobre a mangueira no EC-725 ser externa, se deve ao fato da sonda ser removível e facilmente adaptável, diferentemente dos helicópteros com sonda fixa, facilitando a reposição e manutenção da mesma. Não tem como proteger toda a sonda sem desbalancear a aeronave com o peso.

Pra mim, um dos mais bonitos e completos do mundo, essa aeronave!


Abraços!


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 Título: Re: HELICÓPTEROS da FAB
MensagemEnviado: Sex Jun 12, 2015 12:28 pm 
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Tikuna escreveu:
Sobre a mangueira no EC-725 ser externa, se deve ao fato da sonda ser removível e facilmente adaptável, diferentemente dos helicópteros com sonda fixa, facilitando a reposição e manutenção da mesma. Não tem como proteger toda a sonda sem desbalancear a aeronave com o peso.

Pra mim, um dos mais bonitos e completos do mundo, essa aeronave!


Abraços!


Poderiam ter feito com que a mangueira ficasse protegida dentro da fuselagem da aeronave... quando colocada a probe (lança ou sonda) bastaria ligar uma à outra.

São detalhes (não menos importantes) como este que nos mostram a gambiarra feita.

Se podem adaptar tanques internos para dar maior autonomia a aeronave...a mangueira seria detalhe em termos de engenharia.

Sds.


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 Título: Re: HELICÓPTEROS da FAB
MensagemEnviado: Sáb Jun 13, 2015 6:04 pm 
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Realmente Baschera, você está coberto de razão. Não há porque não embutir a mangueira na fuselagem.


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 Título: Re: HELICÓPTEROS da FAB
MensagemEnviado: Sáb Jun 13, 2015 6:27 pm 
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Abelpauperio escreveu:
Realmente Baschera, você está coberto de razão. Não há porque não embutir a mangueira na fuselagem.

Eu sou da opinião do Gerson Victorio de que com aquela imensa sonda não blindada, não faria a menor diferença embutir ou não as mangueiras.


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 Título: Re: HELICÓPTEROS da FAB
MensagemEnviado: Sáb Jun 13, 2015 9:46 pm 
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wstrobel escreveu:
Abelpauperio escreveu:
Realmente Baschera, você está coberto de razão. Não há porque não embutir a mangueira na fuselagem.

Eu sou da opinião do Gerson Victorio de que com aquela imensa sonda não blindada, não faria a menor diferença embutir ou não as mangueiras.


Vai dizer isto para os pilotos.....

Sds.


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 Título: Re: HELICÓPTEROS da FAB
MensagemEnviado: Seg Jun 15, 2015 12:54 pm 
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Baschera escreveu:
wstrobel escreveu:
Abelpauperio escreveu:
Realmente Baschera, você está coberto de razão. Não há porque não embutir a mangueira na fuselagem.

Eu sou da opinião do Gerson Victorio de que com aquela imensa sonda não blindada, não faria a menor diferença embutir ou não as mangueiras.


Vai dizer isto para os pilotos.....

Sds.

Quais, o amigo poderia me citar um único piloto da FAB que voa no H-36 que pensa isto?!

No mais, o debate destas últimas intervenções são pra lá de infrutíferas, pois não levam em conta diversas questões, ou ignora às que já foram postas. Depois, quando eu tiver um tempo, ou paciência, vou colocá-las aqui.

Até mais!!! ;)


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 Título: Re: HELICÓPTEROS da FAB
MensagemEnviado: Seg Jun 15, 2015 9:09 pm 
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Wellington Góes escreveu:
Quais, o amigo poderia me citar um único piloto da FAB que voa no H-36 que pensa isto?!

No mais, o debate destas últimas intervenções são pra lá de infrutíferas, pois não levam em conta diversas questões, ou ignora às que já foram postas. Depois, quando eu tiver um tempo, ou paciência, vou colocá-las aqui.

Até mais!!! ;)


Não. Só posso contar com a opinião de um oficial superior destes pilotos... aliás, bem superior.....

De público não vou colocar aqui o que eles acham.... mas coloquei para um colega aqui em particular.... como forma de mostrar o raciocínio do que escrevi.

Sds.


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 Título: Re: HELICÓPTEROS da FAB
MensagemEnviado: Ter Jun 30, 2015 12:29 am 
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23 de Junho, 2015 - 12:00 ( Brasília )

FAB - Esquadrão Puma se prepara para receber novos H-36 Caracal
As instruções práticas no H-36 Caracal foram ministradas por equipes do Esquadrão Falcão, que implantou o helicóptero em 2011

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Foto: soldado Erison / Esquadrão Falcão - FAB

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Primeiro voo de de instrução 3º/8º GAV - Foto: soldado Erison / Esquadrão Falcão - FAB

Pilotos e tripulantes do Esquadrão Puma (3º/8º GAV), localizado no Rio de janeiro (RJ), estão realizando instruções práticas no helicóptero H-36 Caracal - aeronave que deverá ser recebida pelo Esquadrão ainda em 2015. Segundo o Chefe do Estado-Maior da Segunda Força Aérea (II FAE), Coronel Aviador Eduardo Rodrigues da Silva, vão ser entregues ao Esquadrão Puma cinco unidades do helicóptero.

"A substituição da frota de H-34 Super Puma pelas novas aeronaves deve trazer um grande ganho operacional ao Esquadrão, como maior autonomia e capacidade de carga, importantes componentes aviônicos e maior capacidade de sobrevivência em ambiente de conflito, tudo para melhor atender à sociedade brasileira", explica. A II FAE é a unidade responsável, entre outras responsabilidades, pela aviação de asas rotativas na Força Aérea Brasileira (FAB).

As instruções estão sendo ministradas pelo Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), unidade que implantou o helicóptero em 2011, na Base Aérea de Belém (BABE). Os voos, que se iniciaram na primeira quinzena de junho, devem durar três semanas. Os tripulantes do Esquadrão Puma estão treinando em voos diurnos e noturnos básicos, IFR (Voo por Instrumentos), monomotor (treinamento de situações em que ocorre a pane em um dos motores), Kapoff (resgate na água) e manuseio dos recursos tecnológicos. Técnicas de manutenção e adestramento com a equipe de resgate também fazem parte da formação.

Segundo o Oficial de Operações do Esquadrão Falcão, Major Mário Jorge Siqueira Oliveira, a adaptação de pilotos e tripulantes à nova aeronave é uma forma de intercâmbio entre os dois esquadrões que objetiva o aprimoramento de conhecimentos adquiridos recentemente na FAB. “Apresentamos a doutrina criada para o ambiente amazônico, que ainda vem sendo melhorada, e compartilhamos informações e ideias com as tripulações do Puma, para o avanço do conhecimento teórico e prático sobre o H-36 Caracal na FAB”, explica.

Assim que receberem as primeiras unidades do H-36, o Esquadrão Puma deverá adequar a doutrina para a região sudeste do país. "Adaptaremos a utilização do novo helicóptero para o mar e para lugares de condições climáticas diferentes daquelas da Amazônia. É preciso estarmos preparados para problemas que possivelmente surgirão, como por exemplo, a corrosão por maresia, fato que não ocorreu ainda porque a aeronave opera apenas na região Norte do país”, ressalta o Oficial de Doutrina do Esquadrão Puma, Tenente José Antônio da Costa Vasques.

http://www.defesanet.com.br/ec725/notic ... 6-Caracal/


Obs: O grifo e itálico são meus, só para identificar que o citado Major (paraense, diga-se de passagem) é o primeiro da esquerda para a direita na segunda foto, caso não o conheçam.

Até mais!!! ;)


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 Título: Re: HELICÓPTEROS da FAB
MensagemEnviado: Ter Jun 30, 2015 10:23 am 
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O primeiro H-36 foi recebido pela FAB em 2011!!! Quatro anos para entregar 4 unidades para o esq. Falcão e 2 para o GTE.......média de 1 unidade a cada 8 meses!!!

Piada......de péssimo gosto.......


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 Título: Re: HELICÓPTEROS da FAB
MensagemEnviado: Ter Jun 30, 2015 11:01 am 
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FLANKER escreveu:
O primeiro H-36 foi recebido pela FAB em 2011!!! Quatro anos para entregar 4 unidades para o esq. Falcão e 2 para o GTE.......média de 1 unidade a cada 8 meses!!!

Piada......de péssimo gosto.......


Se vc colocar na conta as unidades entregues para a MB e o EB, essa média cai para 3 meses. Considerando que o Dinheiro entra a base do pinga pinga...

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 Título: Re: HELICÓPTEROS da FAB
MensagemEnviado: Qui Jul 02, 2015 1:32 am 
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01 de Julho, 2015

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CSAR - Treinamento de Busca e Salvamento em combate reúne cerca de 350 militares

A atividade envolve mais de dez esquadrões na Base Aérea de Campo Grande

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Foto Agência Força Aérea

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Foto Agência Força Aérea

Cerca de 350 militares estão na Base Aérea de Campo Grande (BACG) para o Exercício Operacional de Busca e Salvamento em Combate (CSAR 2015). A atividade vai até o próximo domingo (05/07) e envolve esquadrões de helicóptero, caça e artilharia antiaérea da Força Aérea Brasileira (FAB).

O treinamento simula resgates de militares em território inimigo, em um cenário de combate. A missão envolve helicópteros, aviões e unidades em solo. Uma parte dos participantes representa as forças amigas e a outra faz o papel de força oponente. “Essa operação tem como principal objetivo a aplicação dos aspectos doutrinários e os conhecimentos técnicos dentro da Aviação de Busca e Salvamento em combate”, explica o Comandante da Segunda Força Aérea (II FAE), Brigadeiro do Ar Roberto Ferreira Pitrez.

A busca e salvamento ocorrem sob a ameaça de aeronaves de caça ou helicópteros de ataque, além de artilharia antiaérea. A CSAR envolve voo de formatura, escolta, infiltração, exfiltração aérea e guiamento aéreo avançado. As atividades acontecem de dia e a noite, com o auxílio de óculos de visão noturna. “O grande detalhe é que nós estaremos operando em um teatro de área inimiga. Nossos helicópteros têm que possuir equipamentos especiais para cumprirem a missão com segurança e resgatar o nosso combatente que por acaso tenha sido abatido ou se ejetado em área inimiga”, comenta o oficial-general.

Participam do exercício os helicópteros AH-2 Sabre, H-60 Black Hawk, H-36 Caracal, H-34 Super Puma e H-1H, além de caças A-29 Super Tucano e uma aeronave SC-105 Amazonas. Também fazem parte os Grupos de Defesa Antiaérea (GDAAE), o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1° GCC) e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS).

Mesmo sendo uma operação voltada para uma situação de combate, o Brigadeiro Pitrez explica que as atividades podem ser utilizadas em outros casos. “Os conhecimentos de resgate em combate também podem ser aplicados em tempos de paz, ou seja, as técnicas utilizadas em combate são as mesmas técnicas que nós usamos em um resgate ou salvamento em tempo de paz”, revela.

O exercício é dividido em três partes. A primeira consiste em aulas e briefings, para nivelamento doutrinário entre as unidades; na segunda ocorrem voos de formação e elevação operacional; a última parte será a análise e avaliação das técnicas e táticas executadas. O evento é coordenado pela Segunda Força Aérea (II FAE), unidade responsável pelo preparo e emprego operacional das unidades de busca e salvamento da Força Aérea Brasileira.

http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... militares/


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 Título: Re: HELICÓPTEROS da FAB
MensagemEnviado: Sex Jul 03, 2015 5:18 pm 
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Fab-Wan escreveu:
FLANKER escreveu:
O primeiro H-36 foi recebido pela FAB em 2011!!! Quatro anos para entregar 4 unidades para o esq. Falcão e 2 para o GTE.......média de 1 unidade a cada 8 meses!!!

Piada......de péssimo gosto.......


Se vc colocar na conta as unidades entregues para a MB e o EB, essa média cai para 3 meses. Considerando que o Dinheiro entra a base do pinga pinga...


Exatamente, a entrega é parcelada entre as 3 forças..... 1 pra FAB, 1 pra MB outro pro EB, e depois volta pra FAB, MB e EB.....

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 Título: Re: HELICÓPTEROS da FAB
MensagemEnviado: Sex Jul 03, 2015 5:49 pm 
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Baschera escreveu:
Na MB é mais ou menos.... desde que a maior parte realmente fosse operacional no NAe. Se este for para a reserva ou for desmobilizado... vão sobrar todos a não ser que o usem de terra... porque de navio não dá.


Nesse caso se o PROSUB não sair os Seahawk tb ficarão literalmente a ver navios, pq nenhum tem capacidade para opera-lo!

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Flávio Nicoliche


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 Título: Re: HELICÓPTEROS da FAB
MensagemEnviado: Ter Jul 07, 2015 6:42 pm 
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Obra do Centro de Treinamento & Simuladores da Helibras é concluída no Rio de Janeiro

http://www.aereo.jor.br/2015/07/07/obra-do-centro-de-treinamento-simuladores-da-helibras-e-concluida-no-rio-de-janeiro/

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Flávio Nicoliche


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 Título: Re: HELICÓPTEROS da FAB
MensagemEnviado: Qui Ago 27, 2015 2:02 pm 
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Olhando, mais atentamente, a matéria escrita pelo Gerson, notei uma foto até então inédita em helicópteros da FAB, no caso a sonda REVO estendida durante um voo.

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