Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Seg Set 16, 2019 2:51 pm

Todos os horários são




Criar novo tópico Responder  [ Array ] 
Autor Mensagem
 Título: C-97 Brasília
MensagemEnviado: Qui Dez 18, 2014 4:53 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Seg Jan 08, 2007 5:22 pm
Mensagens: 9197
Localização: Brasília - DF, Brasil
Este é o primeiro tópico para debatermos sobre o EMB-120 Brasília na FAB, no caso, especificamente dele. Pois então, saiu uma notícia interessante sobre ele.



Imagem

18 de Dezembro, 2014 - 11:25 ( Brasília )

Imagem

FAB - C-97 BRASÍLIA CARGUEIRO REALIZA PRIMEIRA MISSÃO
O avião decolou do Galeão com destino ao Centro de Lançamento de Alcântara

Imagem
Foto: 1º Ten Senna / 3° ETA

Imagem
Foto: 1º Ten Senna / 3° ETA

Imagem
Foto: 1º Ten Senna / 3° ETA

Usualmente utilizado para o transporte de passageiros, o avião C-97 Brasília do Esquadrão Pioneiro (3ª ETA), sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, foi reconfigurado como cargueiro. A primeira missão de uma aeronave da frota de C-97 da FAB nesta configuração foi realizada na quarta-feira (17/12).

O avião decolou do Galeão com destino ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, com escalas em Salvador e Recife.

Ao transportar cargas, a capacidade da aeronave é de até 3.500 quilos. O Brasília é homologado para missões na configuração cargueiro Single Cargo Net, com a capacidade de até 3.500kg, ou na versão Combi (Combinada), que comporta até 19 passageiros e 1.500kg de carga

Após realização de cursos sobre limites, peso e balanceamento da aeronave, além de capacitação dos tripulantes (pilotos, mecânicos e loadmasters - mestre de carga), o 3º ETA foi o pioneiro na FAB para operação do C-97 Brasilia nesta configuração, aumentando sua capacidade no cumprimento das missões aerologísticas da Força Aérea Brasileira.

http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... ra-missao/


Voltar ao topo
 
 Título: Re: C-97 Brasília
MensagemEnviado: Qui Dez 18, 2014 9:18 pm 
Offline
Avançado
Avançado
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Seg Mai 05, 2014 7:05 pm
Mensagens: 359
Localização: São Paulo
Acho excelente a idéia de utilizar o Brasília como cargueiro, lembro de uma edição da revista Força Aérea que trazia uma reportagem sobre o EMB-120K, onde seria adicionada uma porta de carga e mostrava as diferentes combinações possíveis.

Pena que na época não vingou de ser oferecidos no mercado versões 0 km do mesmo.


Voltar ao topo
 
 Título: Re: C-97 Brasília
MensagemEnviado: Qui Dez 18, 2014 10:12 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Sex Jan 01, 2010 9:52 pm
Mensagens: 9235
Alex_Nogueira escreveu:
Acho excelente a idéia de utilizar o Brasília como cargueiro, lembro de uma edição da revista Força Aérea que trazia uma reportagem sobre o EMB-120K, onde seria adicionada uma porta de carga e mostrava as diferentes combinações possíveis.

Pena que na época não vingou de ser oferecidos no mercado versões 0 km do mesmo.

Eu não gosto de fazer correções em relação ao que as pessoas escrevem, afinal não sou professor.

Mas só como dica, quando for citado avião ou helicóptero novo, é "zero hora".

OBS: Nada tem a ver com o jornal gaucho Zero Hora. :D


Voltar ao topo
 
 Título: Re: C-97 Brasília
MensagemEnviado: Qui Dez 18, 2014 11:55 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Visitar website do usuário  Perfil

Registrado em: Qua Out 21, 2009 9:00 pm
Mensagens: 1230
Localização: Auckland - New Zealand
wstrobel escreveu:
Alex_Nogueira escreveu:
Acho excelente a idéia de utilizar o Brasília como cargueiro, lembro de uma edição da revista Força Aérea que trazia uma reportagem sobre o EMB-120K, onde seria adicionada uma porta de carga e mostrava as diferentes combinações possíveis.

Pena que na época não vingou de ser oferecidos no mercado versões 0 km do mesmo.

Eu não gosto de fazer correções em relação ao que as pessoas escrevem, afinal não sou professor.

Mas só como dica, quando for citado avião ou helicóptero novo, é "zero hora".

OBS: Nada tem a ver com o jornal gaucho Zero Hora. :D

Amigos,

Parece que a porta de carga é a mesma da versão de passageiros.
A imagem que segue é antiga, mas dá ideia da configuração de carga.
Imagem
Abraços,

Justin


Voltar ao topo
 
 Título: Re: C-97 Brasília
MensagemEnviado: Sex Dez 19, 2014 12:10 am 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Seg Jan 08, 2007 5:22 pm
Mensagens: 9197
Localização: Brasília - DF, Brasil
Eu achei a porta pequena, ao que me lembre, a porta que a Embraer ofertava na época (já se vão ai uns 10 anos ou mais) aparentava ser maior. :?


Voltar ao topo
 
 Título: Re: C-97 Brasília
MensagemEnviado: Sex Dez 19, 2014 12:22 am 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Sex Jan 01, 2010 9:52 pm
Mensagens: 9235
A ideia de converter velhos aviões pequenos de passageiros em cargueiros mundo afora é comum.

EMB-110 convertido com aviônica modernizada para Garmin
Imagem
Imagemskyquestinternational

Fairchild Swearingen Metro normal e convertido em cargo
Imagemaeroinside
Imagemabpic

Quanto ao comentário acima do W. Góes, uma coisa é a oferecida pela Embraer para cargueiro em uma versão dedicada, a FAB só aproveitou a porta de carga da versão passageiro, o que é muito mais barato. O que já estava sendo feito nos EUA e Europa por várias empresas
Imagemairteamimages
Imagemflickr


Voltar ao topo
 
 Título: Re: C-97 Brasília
MensagemEnviado: Sex Dez 19, 2014 12:46 am 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Seg Jan 08, 2007 5:22 pm
Mensagens: 9197
Localização: Brasília - DF, Brasil
A vantagem da versão ofertada pela Embraer (que modificaria versões de passageiros e não produziria nenhuma aeronave nova), era que com a porta maior, daria para realizar outras missões, como o lançamento de carga e paraquedistas.

Até mais!!! ;)


Voltar ao topo
 
 Título: Re: C-97 Brasília
MensagemEnviado: Sex Dez 19, 2014 8:56 am 
Offline
Avançado
Avançado
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Seg Mai 05, 2014 7:05 pm
Mensagens: 359
Localização: São Paulo
wstrobel escreveu:
Alex_Nogueira escreveu:
Acho excelente a idéia de utilizar o Brasília como cargueiro, lembro de uma edição da revista Força Aérea que trazia uma reportagem sobre o EMB-120K, onde seria adicionada uma porta de carga e mostrava as diferentes combinações possíveis.

Pena que na época não vingou de ser oferecidos no mercado versões 0 km do mesmo.

Eu não gosto de fazer correções em relação ao que as pessoas escrevem, afinal não sou professor.

Mas só como dica, quando for citado avião ou helicóptero novo, é "zero hora".

OBS: Nada tem a ver com o jornal gaucho Zero Hora. :D


Olá Wstrobel!

Obrigado pela correção, e não se preocupe se tiver que corrigir novamente em alguma outra situação :mrgreen:
Um dos motivos que eu mais gosto de comentar aqui no forum é justamente para poder aprender mais :D


Voltar ao topo
 
 Título: Re: C-97 Brasília
MensagemEnviado: Sáb Dez 20, 2014 8:44 am 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Ter Jan 18, 2011 4:36 pm
Mensagens: 852
Pena que o Brasil não incentiva o surgimento de pequenas empresas aeronauticas para fazerem esse serviço como Wstrobel mostrou, parecido com a Marsh dos Eua.


Voltar ao topo
 
 Título: Re: C-97 Brasília
MensagemEnviado: Dom Dez 21, 2014 5:42 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Seg Jan 08, 2007 5:22 pm
Mensagens: 9197
Localização: Brasília - DF, Brasil
Discao escreveu:
Pena que o Brasil não incentiva o surgimento de pequenas empresas aeronauticas para fazerem esse serviço como Wstrobel mostrou, parecido com a Marsh dos Eua.

Pois então, eu havia pensado nisso a um tempo atrás, acho que está na hora de aproveitar a Akaer e/ou Novaer para fazer isso, talvez com o próprio GF/MD/FAB financiando para que estas empresas venha a ganhar musculatura, forçando a Embraer vender projetos com o Brasília e Bandeirantes. Eu optaria primeiro para uma fusão entre as duas citadas e depois um fortalecimento industrial com projetos de modernização de aeronaves existentes no inventário FABiano.

Fotos interessantes e pouco vistas por ai. Um EMB-120 Brasília de um operador sul'africano lançando flares, detalhe, desenvolvido pela SAAB.

Imagem

Imagem

Imagem

http://www.flightglobal.com/news/articl ... em-212621/


Voltar ao topo
 
 Título: Re: C-97 Brasília
MensagemEnviado: Sex Abr 17, 2015 8:01 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Sex Jan 01, 2010 9:52 pm
Mensagens: 9235
C-97 sai da pista no Tom Jobim-RJ, foi ontem 16ABR2015 as 19:20 e todos os 24 passageiros e 4 tripulantes saíram em segurança e passam bem.

Fonte: CECOMSAER


Voltar ao topo
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ Array ] 

Todos os horários são


Quem está online


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group  
Design By Poker Bandits  
Traduzido por: Suporte phpBB Brasil