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 Título: Re: P-3AM Orion
MensagemEnviado: Seg Fev 15, 2016 1:39 pm 
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Mestre Lord Nauta,

Na realidade quando se analisa os requisitos da missão, não consigo entender exceto o preconceito, do motivo dos dirigíveis deixarem de atuar na guerra submarina, ao menos nas zonas costeiras e ZEE...

Velocidade 4 vezes superior a um navio....

Autonomia por vezes similar a um navio....

Permanência sobre o local e voo pairado como um Heli...

Perfeito para a ZEE...e patrulha costeira...

E hoje em dia com os modelos hibridos, não sei mesmo em areas de media intensidade seriam faceis de abater...os hibridos voam até sem gas...é como atirar numa nuvem ou numa espuma...

https://projetosalternativosnavais.word ... rasileira/


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 Título: Re: P-3AM Orion
MensagemEnviado: Seg Fev 15, 2016 7:44 pm 
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carvalho2008 escreveu:
Mestre Lord Nauta,

Na realidade quando se analisa os requisitos da missão, não consigo entender exceto o preconceito, do motivo dos dirigíveis deixarem de atuar na guerra submarina, ao menos nas zonas costeiras e ZEE...

Velocidade 4 vezes superior a um navio....

Autonomia por vezes similar a um navio....

Permanência sobre o local e voo pairado como um Heli...

Perfeito para a ZEE...e patrulha costeira...

E hoje em dia com os modelos hibridos, não sei mesmo em areas de media intensidade seriam faceis de abater...os hibridos voam até sem gas...é como atirar numa nuvem ou numa espuma...

https://projetosalternativosnavais.word ... rasileira/



Prezado Colega,

De fato os dirigíveis apresentam todas as características relacionadas em seu texto, soma-se as mesmas o custo relativamente baixo de obtenção destes sistemas quando comparado a outras aeronaves.


Sds


Lord Nauta


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 Título: Re: P-3AM Orion
MensagemEnviado: Ter Fev 16, 2016 11:43 am 
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A questão é o desempenho deles em mal tempo. Eu não gostaria de estar em um grande balão no meio de uma tempestade. comuns nas zonas em questão :wink:


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 Título: Re: P-3AM Orion
MensagemEnviado: Ter Fev 16, 2016 12:14 pm 
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É bom mesmo a FAB pensar em talvez usar dirigíveis ou balões mesmo....

Depois de dois anos autorizaram o curso de manejo dos armamentos.... que nem sei se já chegaram ou não....

Mas de que adianta ??? A verba para troca das longarinas das asas dos P-3AM não saiu.... e logo, um após o outro, vão chegar no limite das horas de voo em segurança... e toda a frota vai parar.

Sds.


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 Título: Re: P-3AM Orion
MensagemEnviado: Ter Fev 16, 2016 8:21 pm 
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Tikuna escreveu:
A questão é o desempenho deles em mal tempo. Eu não gostaria de estar em um grande balão no meio de uma tempestade. comuns nas zonas em questão :wink:



Depende da altitude....e hoje em dia com auxílio do radar e satélites, pode contornar formações arriscadas

E olha dirigivel não é balão ....muito menos um dirigivel hibrido....

Um dirigivel hibrido pode voar a quase 200 km/H um modelo antigo da US navy chegava a 128km/H ...a ficha eh Grand e com poucos incidentes desta natureza mesmo para aquela época...

Veja este link

https://projetosalternativosnavais.word ... rasileira/


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 Título: Re: P-3AM Orion
MensagemEnviado: Qua Fev 17, 2016 1:15 am 
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carvalho2008 escreveu:
Tikuna escreveu:
A questão é o desempenho deles em mal tempo. Eu não gostaria de estar em um grande balão no meio de uma tempestade. comuns nas zonas em questão :wink:



Depende da altitude....e hoje em dia com auxílio do radar e satélites, pode contornar formações arriscadas

E olha dirigivel não é balão ....muito menos um dirigivel hibrido....

Um dirigivel hibrido pode voar a quase 200 km/H um modelo antigo da US navy chegava a 128km/H ...a ficha eh Grand e com poucos incidentes desta natureza mesmo para aquela época...

Veja este link

https://projetosalternativosnavais.word ... rasileira/


Eu sei Carvalho. Projetei alguns há alguns anos. O problema principal é que não são pressurizados. O Desempenho em mal tempo e ventanias é péssimo. O que havia de mais avançado nesse sentido foi cancelado; http://www.cavok.com.br/blog/exercito-d ... ivel-lemv/



Abraços!


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 Título: Re: P-3AM Orion
MensagemEnviado: Qua Fev 17, 2016 11:44 am 
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Tikuna escreveu:
carvalho2008 escreveu:
Tikuna escreveu:
A questão é o desempenho deles em mal tempo. Eu não gostaria de estar em um grande balão no meio de uma tempestade. comuns nas zonas em questão :wink:



Depende da altitude....e hoje em dia com auxílio do radar e satélites, pode contornar formações arriscadas

E olha dirigivel não é balão ....muito menos um dirigivel hibrido....

Um dirigivel hibrido pode voar a quase 200 km/H um modelo antigo da US navy chegava a 128km/H ...a ficha eh Grand e com poucos incidentes desta natureza mesmo para aquela época...

Veja este link

https://projetosalternativosnavais.word ... rasileira/


Eu sei Carvalho. Projetei alguns há alguns anos. O problema principal é que não são pressurizados. O Desempenho em mal tempo e ventanias é péssimo. O que havia de mais avançado nesse sentido foi cancelado; http://www.cavok.com.br/blog/exercito-d ... ivel-lemv/



Abraços!



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Mas mestre Tikuna...tem avião pressurizado ou não...

Airship a mesma coisa...pode ser pressurizado ou não....

Em mal tempo, Heli tambem recolhe....aviões mudam de rota ou cancelam missão...

Os Gurus mal saem em mar crespado...por isto começaram os Macaes de 500 ton certo? Mas um Macaé custa mais de US$ 80 MM...

Então, há de considerar que os seguintes fatores minimizam em muito as interferencias do tempo:

a) Um dirigivel hibrido é relativamente discoide, com aerodinamica muito mais favoravel ao escoamento do ar frente a enorme superficie exposta

b) Um airship grande de 200 metros ( ZPG-2W tinham 100 m), possui mais massa e sendo mais pesado, sua inercia tem uma tendencia menor de sofrer estas pressões.

c) Se é maior e similar ao que defendo, certamente não terá apenas os fraquissimos 600 hp ou 1200 hp dos modelos anteriores que estamos acostumados.......com apenas 600 hp ai realmente a interferencia seria grande...mas não é o caso, é um dirigivel com ao menos umas 40 ton max take off...

d) Existe um conjunto enorme de tecnologias atuais que minimizam isto...pressurização para subir acima dos 6 mil metros, mapas meteorologicos que não existiam antigamente, GPS, radar dopler...tudo isto é carne de vaca na industria aeronautica atual....


Este do LEMV cancelado é apenas um exemplo dos absurdos dos bastidores dos orçamentos militares com suas industrias de defesa....onde já se viu um projeto destes ter de custar US$ 500 MM, o preço de uma fragata...uma hora alguem corta o orçamento mesmo...O LEMV no projeto programado, seria como um satelite de orbita baixa, para vigiar de forma autonoma sem tripulação e manter os links de comunicação....algo superlativo e bem diferente de voce apenas instalar o mesmo Seasprey e demais sensores dos Bandeirulhas...aposto que Northrop ia desenvolver tudo de novo a partir do zero...radar, sensores, links.....pois pelo amor de Deus, mesmo para fazer isto ai não dá para chegar nesta conta dos US$ 500MM usando-se equipamentos de linha e mercado...a Bertolini Airship Brasil só implantou e como está ampliando sua fabrica com meros US$ 120MM....




Um dirigivel para a ZEE e guarda costeira, deveria ter porte para carregar uma RIB e ter algo parecido com o link abaixo:

https://projetosalternativosnavais.word ... rasileira/[/quote]

Se conseguirem mesmo que por umas US$ 60 MM pratas...estaria mais que bom...


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 Título: Re: P-3AM Orion
MensagemEnviado: Qui Fev 18, 2016 11:05 am 
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Carvalho, meu amigo, o uso de aeronaves de asas fixas ainda é o meio de patrulha mais eficiente. A USNavy, com vasta experiência no uso de dirigíveis desde a 2ª GM, nunca levou a sério até aqui a possibilidade de se adotar outro meio que não o avião. Dirigíveis são, no máximo, complementares (em casos específicos) e não a primeira opção.


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 Título: Re: P-3AM Orion
MensagemEnviado: Qui Fev 18, 2016 3:36 pm 
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Wellington Góes escreveu:
Carvalho, meu amigo, o uso de aeronaves de asas fixas ainda é o meio de patrulha mais eficiente. A USNavy, com vasta experiência no uso de dirigíveis desde a 2ª GM, nunca levou a sério até aqui a possibilidade de se adotar outro meio que não o avião. Dirigíveis são, no máximo, complementares (em casos específicos) e não a primeira opção.


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Depende mestre Wellington....depende....

Cada macaco no seu galho...e realmente, não defendo como solução salvadora de tudo....apenas no nicho dele, de guarda costeira, papel de policia. embora possa dentro deste mesmo nicho, operar tambem ASW, pois é superior na luta antisubmarino que é muito particular...

Um P-3AM é muito superior a um airship, pois embora possa ter qualidades menores na luta anti-submarino, é veloz. O P-3AM é um MPA autentico e com capacidade de luta anti-superficie, podendo seu range de atuação estender-se até a alta intensidade de conflito.

Sobre os dirigiveis, os EUA usaram bem até fins de 1960 e porque deixaram? Pelo contexto de decisões e estratégico a época. Um país com massivo emprego de recursos centrado em um adversário paritário, em que após tantos aviões efetivamente de combate, AEW, navios de 1a. linha, tem em sua guarda costeira algo bem residual. Toda sua economia militar e industrial focou então em aviões e navios de alta performance, que pouco sentido haveria alocar redundancia de recursos em um airship que somente faria um papel de policia sobre uma area que já é varrida por dezenas de radares e sensores efetivamente miliares.

Nos paises europeus idem. somando-se ainda que lá trata-se de uma vizinhança muito bem loteada diferente daqui...aqui é como morar num loteamento ainda em formação, com terrenos desocupados ou baldios nos fundos de casa ou vizinhos. na europa, todos as casa já estão muito bem acomodadas, sem espaços vazios, todas as casa com com alarmes e cameras de segurança...ninguem anda pela calçada sem ser visto pelos vizinhos ....segurança mutua....aqui não....

Isto muda muito os pontos de sinergia e intersecção dos papeis de uma guarda costeira e suas respectivas Forças armadas...

Não é nosso caso, moramos em um loteamento ainda em formação, voce não tem vizinhos com cameras e alarmes de segurança, temos mais de 8 mil km de costa e sem vizinho algum de frente. Como não tenho muitos sensores militares em mar ou no ar para isto, a comunicação da guarda costeira e sua vigilancia tem forte intersecção com a marinha de guerra ou força aerea. Um ocupa o buraco do outro.

É por isto que sequer temos Guarda Costeira....na falta destes sensores e equipamentos, um cobre a função do outro, mais do que se complementam...

Se este exemplo for aplicado mesmo para o ambiente continental e terrestre, a justificaticva do emprego de dirigiveis é a mesma. De um lado, sofremos da ausencia de suficiente infraestrutura aeroportuaria, hidroviaria ou ferroviaria, com especial atenção a região norte. Mesmo no sudeste, a perda do "time correto" de construção desta infraestrutura causou o fenomeno de que ela mesmo se inviabiliza agora pelo crescimento urbano desordenado pavimentado sobre esta ausencia. Qualquer projeto de monta passará por areas urbanas enormes com custos inviabilizantes ou ainda, mesmo que em areas desabitadas, seriam estas as rarissimas areas de preservação ambiental, inviabilizando-se a empreitada da mesma forma.

cada pais tem seu caso...e o nosso é bem particular...

mas voltando ao cerne da questão...

Um Avião, não faz o papel que um navio faz.... se na patrulha oceanica, ZEE ou costa distrital, não basta plotar, tem de abordar, inspecionar carga etc...
.

Um navio, não faz o papel que um avião faz, é lento, horizonte radar limitado, area de cobertura limitada, dezenas ou centenas deles precisam ser empregados...e se for para policiamento ou GC, dificilmente terá uma possibilidade de emprego residual em combate....

O Dirigivel concilia as caracteristicas de um e outro...

e como voces sabem que gosto de pato....sou um defensor deles....mais patos e gansos...ponha uma dentadura no bico deles...um radar do P-95...uma RiB....um torpedo leve ASW...Mage....sonoboias e pronto...isto não substitui um P-3 e nem deve...iria complementa-los, mas substituir os tão exaltados Macaé sim, e com inumeras vantagens...

https://projetosalternativosnavais.word ... rasileira/


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 Título: Re: P-3AM Orion
MensagemEnviado: Sáb Mar 19, 2016 8:04 pm 
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Se o Brasil quisesse e pudesse comprar mais P3 Orions encontraria aeronaves disponíveis hoje e teria como operar mais um esquadrão dessas aeronaves e se o fizesse qual seria o número de aeronaves em prontidão para uma ação adequada em nosso imenso litoral e área de projeção no oceano.


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 Título: Re: P-3AM Orion
MensagemEnviado: Sáb Mar 19, 2016 11:49 pm 
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O ideal seria economizar e mais pra frente embarcar num projeto com EMBRAER.

E mais ideal ainda seria que essas aeronaves fossem para a Marinha. Na minha opinião.

Abraços


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 Título: Re: P-3AM Orion
MensagemEnviado: Dom Mar 20, 2016 11:49 am 
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Tikuna escreveu:
O ideal seria economizar e mais pra frente embarcar num projeto com EMBRAER.

E mais ideal ainda seria que essas aeronaves fossem para a Marinha. Na minha opinião.

Abraços

Penso parecido, só não sei se seria necessário repassar à MB. Mas talvez este seja o caminho para melhor aproveitar todo potencial desta aviação.


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 Título: Re: P-3AM Orion
MensagemEnviado: Dom Mar 20, 2016 9:40 pm 
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Wellington Góes escreveu:
Tikuna escreveu:
O ideal seria economizar e mais pra frente embarcar num projeto com EMBRAER.

E mais ideal ainda seria que essas aeronaves fossem para a Marinha. Na minha opinião.

Abraços

Penso parecido, só não sei se seria necessário repassar à MB. Mas talvez este seja o caminho para melhor aproveitar todo potencial desta aviação.


Eu não penso em repassar para a MB, creio que as duas deveriam ter, focadas nas suas necessidades e atribuições.

A FAB para auxiliar nas guerra anti-navio e anti-submarino e a MB para dar apoio à esquadra nessas e em outras tarefas.


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 Título: Re: P-3AM Orion
MensagemEnviado: Seg Mar 21, 2016 11:57 am 
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Vejo muitos dizendo que o P-3 é uma plataforma antiquada para tarefas ASuW/ASW mas será que a velocidade mais baixa dele não é um trunfo diante de aeronaves como o P-8 e o P-99?


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 Título: Re: P-3AM Orion
MensagemEnviado: Qua Mai 25, 2016 12:35 pm 
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Solenidade marca o dia da Aviação de Patrulha

Por Tecnodefesa - maio 24, 2016

Imagem
Cerimônia comemorativa aos 74 anos da Aviação de Patrulha da FAB (Imagem: Agência Força Aérea)

http://tecnodefesa.com.br/solenidade-ma ... -patrulha/


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