Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Qua Nov 20, 2019 12:45 am

Todos os horários são




Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página Anterior  1 ... 6, 7, 8, 9, 10
Autor Mensagem
 Título: Re: Equipamentos desenvolvidos pelo CTEx
MensagemEnviado: Qui Out 24, 2013 1:19 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Qui Fev 18, 2010 6:44 pm
Mensagens: 958
O problema caro camarada wstrobel , é que no Brasil se trata tudo como segredo de estado .
Não mostram testes das coisas mais simples ( QUEM DIRÁ A MAIS COMPLEXA ) , muito menos os valores de produtos nacionais exportados por nós ; mas engraçado que mostram testes do KIT de guiagem laser LIZARD Israelense feito no campo de testes de Saicã pela FAB ( TREMENDO CONTRA SENSO ; AINDA NÃO APRENDERAM QUE A " PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO " ) .
No site da ABINDE ; se fala em algo de 3 bilhões de dólares exportados por nossas empresas ( MAS VAI SABER SE É VERDADE MESMO ) .
Bem que eu gostaria de ver os testes dos sistemas ( MAR-01 ; MAA1-B ; SMKB ; FPG-82 ; A-DARTER ; MT-300 ( MATADOR ) ; etc.. ).


Voltar ao topo
 
 Título: Re: Equipamentos desenvolvidos pelo CTEx
MensagemEnviado: Seg Nov 18, 2013 2:53 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Qui Fev 18, 2010 6:44 pm
Mensagens: 958
CTEx Conclui a P&D do Lote-Piloto do Morteiro 81mm
Imagem

O Lote-piloto do Morteiro Médio Antecarga 81 mm (Mrt Me Acg 81 mm) atendeu aos Requisitos Operacionais Básicos (ROB) e aos Requisitos Técnicos Básicos (RTB) estabelecidos pelo Exército Brasileiro, segundo o Centro de Avaliações do Exército. Os doze exemplares do lote já se encontram em condições de ser distribuídos à tropa.
O projeto, desenvolvido integralmente pelo CTEx, contou com a participação do Arsenal de Guerra do Rio e das empresas SPEEDFORM e TORNOTEC. A munição convencional alto-explosiva, desenvolvida em parceria com a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), também teve seu projeto recentemente concluído, eliminando com isso a necessidade de importações para o pleno funcionamento do Sistema.
Com a conclusão desta importante etapa de Pesquisa e Desenvolvimento, tem-se a materialização de um produto que poderá equipar as unidades operacionais das Forças Armadas, constituindo-se em mais um projeto exitoso do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro.
Link (http://www.ctex.eb.br/index.php/7-noticias/111-ctex-conclui-a-pad-do-lote-piloto-do-morteiro-81mm)
COMENTÁRIOS :
Para dar diversidade de produtos e encomendas financeiras a empresa, deveriam transferir as tecnologias de fabricação dos morteiros 60;81 & 120mm para Imbaré ( IMBEL ).
Transformando assim, a mesma em braço industrial do Ctex / Ime; ai sim ela assumiria carácter estratégico para o EB .


Voltar ao topo
 
 Título: Re: Equipamentos desenvolvidos pelo CTEx
MensagemEnviado: Seg Nov 18, 2013 3:03 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Qui Fev 18, 2010 6:44 pm
Mensagens: 958
CTEx recebe alunos da ECEME
Notar montagem de radar SENTIR-M20 pelo oficial.
Imagem
Em 24 de outubro, o CTEx recebeu cerca de 150 oficias alunos do primeiro ano do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. A visita se enquadra dentro do tema "Ciência & Tecnologia" do currículo do curso e teve o objetivo de conhecer "in loco" os projetos de pesquisa e desenvolvimento conduzidos por este Centro.
Os oficiais foram recebidos pelo Chefe do CTEx, Gen Bda CLAUDIO DUARTE DE MORAES, que deu as boas vindas aos alunos, externando a satisfação do Centro em recebê-los e ressaltando que a visita poderia ajudá-los no futuro como assessores de alto nível do Exército. Na sequência, percorreram uma exposição dos Produtos de Defesa e visitaram as Divisões que atuam na atividade-fim do Centro, oportunidade em que puderam aprofundar seus conhecimentos e ratificar a importância da Ciência & Tecnologia no preparo e emprego da Força Terrestre.
Ao final da jornada, os integrantes do CCEM se mostraram satisfeitos em conhecer o trabalho desenvolvido no CTEx, destacando a dedicação e o profissionalismo dos seus quadros que buscam, incansavelmente, dotar o Exército Brasileiro de Produtos de Defesa com tecnologia de ponta, fator preponderante para o sucesso no combate moderno.
A ECEME é uma escola do Exército que tem como missão preparar oficiais superiores para o exercício de funções de Estado-Maior, Comando, Chefia, Direção e de Assessoramento aos mais elevados escalões da Força Terrestre.

Link (http://www.ctex.eb.br/index.php/7-noticias/108-ctex-recebe-alunos-da-eceme).
COMENTÁRIOS :
Como mencionado por mim a cima; o mais interessante dessa reportagem; está na foto , onde um oficial realiza a montagem do radar Sentir-M20 da empresa BRADAR ( NOVA DENOMINAÇÃO DA ORBSAT ).
Sabe-se que esse radar será empregado no SISFRON e que de inicio foi encomendado 20 unidades .
O mesmo tem capacidade de detectar, acompanhar, classificar , precisar a distância ; vários tipos de alvos terrestres , dentre eles estão pessoas, veículos, objetos etc...


Voltar ao topo
 
 Título: Re: Equipamentos desenvolvidos pelo CTEx
MensagemEnviado: Seg Dez 16, 2013 3:33 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Qui Fev 18, 2010 6:44 pm
Mensagens: 958
CTEx conclui a instalação do equipamento semi-industrial de produção de fibras de carbono
Imagem

Em novembro do corrente ano, O Centro Tecnológico do Exército concluiu a instalação do equipamento semi-industrial para a fiação de piches de petróleo, principal etapa do processo de produção de fibras de carbono, galgando mais um degrau no prosseguimento do projeto.
No dia 6 de dezembro, o Gen Bda Claudio Duarte de Moraes, Ch CTEx, e integrantes do Projeto Carbono receberam uma comitiva do Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES), da PETROBRAS, com a finalidade de conhecer o novo equipamento. O grupo era composto pelo Sr. Oscar Chamberlain, Gerente Geral de P&D em Abastecimento; Sra. Raquel Coutinho, Gerente de P&D em Hidrorrefino e Processos Especiais; Sr. Antonio Carlos Pereira, Gerente de P&D em Tecnologia Petroquímica; pesquisadores e engenheiros da empresa.
Após uma demonstração de fiação no novo equipamento, a comitiva percorreu as instalações do Núcleo de Competência para o Desenvolvimento de Tecnologia de Carbono, resultado da bem-sucedida parceria entre CTEx, PETROBRAS e FAPEB, para conhecer as outras atividades de pesquisa do Núcleo e as áreas de produção de piches de petróleo, planta-piloto de grafites especiais e laboratórios de análise química e caracterização de materiais.
O aumento de escala na produção de fibras de carbono, possibilitado por este novo equipamento, comprova a viabilidade técnica da tecnologia desenvolvida no CTEx para a obtenção deste material e constitui o primeiro passo rumo à instalação de uma planta-piloto para uma produção em escala capaz de atender às demandas dos projetos de P&D do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército.
Imagem

COMENTÁRIOS :
Quem dera se tudo que é pesquisado nos centros de P&D das Forças Armadas virassem serviços e produtos,
Hoje o Brasil teria produtos revolucionários e modernos, tanto para uso em suas FAA,s quanto para exportação .
exemplo de alguns ( PILHAS TÉRMICAS PARA MÍSSEIS ; FIBRA DE CARBONO ; BLINDAGEM COMPOSTA; SIMULADORES ; SCRANJET,s ; CHIP,s RESISTENTES A RADIAÇÕES ; ÓCULOS DE VISÃO TÉRMICA E NOTURNA ; CÂMERAS IR ; BOMBAS DE PULSO MAGNÉTICO; REATORES NUCLEARES PARA PROPULSÃO ESPACIAL ; MOTORES IÔNICOS ; ESQUELETO DE CARGA UNIVERSAL HLCU; TURBINAS A GÁS ; NANO VANT,s etc.. )


Voltar ao topo
 
 Título: Re: Equipamentos desenvolvidos pelo CTEx
MensagemEnviado: Ter Dez 17, 2013 12:05 am 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Qui Nov 29, 2007 9:11 pm
Mensagens: 9903
Localização: Caxias do Sul - RS
Um amigo que é da área, e já faz algum tempo, me disse que este processo "fiação de piches de petróleo" é um processo antigo e defasado tecnologicamente.

Existe um projeto, de uma empresa nacional e gaúcha, muito mais avançado tecnologicamente que usa tecnologia americana e japonesa, com equipamento suiço, disponível para fabricação de uma classe (dita por ele) bem superior ao tipo que poderia sair deste processo que o EB pretende.

Inclusive, atenderia ( as láminas de fibra de carbono) as ISO da indústria petrolífera, aeronáutica civil e militar. Tudo com um custo levemente inferior.

O projeto seria instalado em associação a um gigante da indústria petroquímica nacional ao lado do polo petroquímico de Camaçarí, na Bahia.

Sds.


Voltar ao topo
 
 Título: Re: Equipamentos desenvolvidos pelo CTEx
MensagemEnviado: Dom Jan 05, 2014 12:26 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Qui Fev 18, 2010 6:44 pm
Mensagens: 958
Primeiro módulo do protótipo do RDS é entregue ao CTEx
Imagem


Em 20 de dezembro, o Gen Bda Claudio Duarte de Moraes - Chefe do CTEx, recebeu das mãos do Sr Claudio Violato - Vice-presidente do CPqD, o CCDA, primeiro módulo do protótipo do Rádio Definido por Software (RDS), que realiza a interface entre os circuitos de rádio frequência e o computador. O seu desenvolvimento foi resultado de um trabalho intenso e conjunto das equipes do CPqD e CTEx e materializa o êxito alcançado pelo Projeto RDS no ano de 2013.
O ato formal da entrega do equipamento foi parte do balanço dos trabalhos de 2013 do Projeto do RDS, conduzido neste Centro, que teve início com uma apresentação do Supervisor do Projeto, o TC QEM QEMA JURACI FERREIRA GALDINO, destacando as realizações do corrente ano e as perspectivas para 2014. Além dos integrantes do projeto RDS do CTEx, o evento contou com a presença de representantes do CPqD, da MECTRON-Odebrecht, da FINEP, da FAPEB e da DCTIM (Marinha).
Durante o evento, o Sr Claudio Violato destacou a importância do projeto para o país e os desafios tecnológicos a serem superados. O Sr André Brumer, da MECTRON-Odebrecht, destacou a alta capacidade técnica dos integrantes do projeto, a excelente infraestrutura laboratorial instalada no CTEx e o excepcional planejamento, conciliando o desenvolvimento de produtos de curto prazo com objetivos a serem alcançados em médio e longo prazo.
Finalizando o evento, o Gen Moraes enfatizou o caminho árduo e bem sucedido de um projeto que há cerca de dois anos não possuía recursos financeiros alocados, dispunha de parcos recursos humanos e modesta infraestrutura laboratorial. Externou a alegria de verificar que após um ano de execução, o primeiro e importante módulo do protótipo do RDS já estava pronto, cumprindo rigorosamente o cronograma. Destacou a importância do projeto e os seus desdobramentos e asseverou que apenas com espírito de corpo, comprometimento, trabalho em equipe e competência técnica superaremos as dificuldades inerentes a um projeto de alta complexidade tecnológica e que se encontra no estado da arte das comunicações militares do mundo.

COMENTÁRIOS :
É impressionante quando há envolvimento das instituições de pesquisa das faculdades; centros de pesquisa civis e órgãos de governo.
A coisa anda muito mais rápido e sem envolvimento de empresas estrangeiras ; acho que deveríamos seguir sempre nesse sentido , em todos os projetos de P&D de defesa no país ( GUARANI 8X8; SUBMARINOS ; MÍSSEIS; FOGUETES; CANHÕES ; FUZIS etc.. ).
Só assim verdadeiramente nos livraremos das dependência estrangeira em equipamentos de defesa, com a tríade ( EMPRESAS NACIONAIS; FACULDADES & CENTROS DE PESQUISAS PÚBLICOS E CIVIS )e com encomendas substanciais dos produtos gerados dessas parcerias .


Voltar ao topo
 
 Título: Re: Equipamentos desenvolvidos pelo CTEx
MensagemEnviado: Ter Jun 17, 2014 8:10 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Qui Fev 18, 2010 6:44 pm
Mensagens: 958
CTEx realiza a integração do Canhão 30mm
Imagem

O CTEx concluiu, com sucesso, a etapa da integração do CANHÃO RHEINMETALL MK30-2/ABM em estativa, para o desenvolvimento do sistema de alimentação do Canhão. O próximo passo será o teste do equipamento com a realização do tiro e, posteriormente, integrá-lo à Torre Operada Remotamente e Estabilizada para Canhão 30mm (TORC30).
A atividade de integração do canhão foi realizada pela Seção de Armamento e Munição da Divisão Bélica, no período de 26 a 29 de maio, e contou com o apoio da Seção de Apoio Mecânico, com operações de usinagem de algumas peças; da Divisão de Tecnologia da Informação, para transporte da estativa e do canhão com a viatura Munck; e de técnicos das empresas ARES, ELBIT e RHEINMETALL.
Em julho, serão realizados os primeiros testes em estativa para verificar o funcionamento do sistema de alimentação adotado e eventuais necessidades de correções no projeto, antes da produção do protótipo operacional da TORC30.
A Torre será integrada a uma nova versão do Guarani e funcionará remotamente. O projeto é financiado pela FINEP.

COMENTÁRIOS :
Demoraram anos para integrar o canhão RHEINMETALL MK30-2/ABM , espero que demorem menos para desenvolver esse alimentador e integrar tudo a torre TORC-30mm.
Será que os Sul Africanos vão nos transferir a tecnologia de fabricação desse canhão ?
E quanto ao canhão ARES 30mm ? de início o escolhido para essa torre .
E quanto a UT-30BR ?? depois do desenvolvimento da TORC-30 será deixada de lado ?
Ou será que usaremos essa nova torre nos ORION,s ( GUARANI 8X8 ) ?
Ou será estão gastando nossas verbas nesse desenvolvimento , sem a intenção de aquisição , ou pior ainda ; depois de desenvolvido , transferido a uma indústria nacional que posteriormente essa indústria será vendida a alguma multi nacional internacional ???
Com as respostas EB/MD .


Voltar ao topo
 
 Título: Re: Equipamentos desenvolvidos pelo CTEx
MensagemEnviado: Sáb Jul 12, 2014 12:55 am 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Seg Jan 08, 2007 5:22 pm
Mensagens: 9197
Localização: Brasília - DF, Brasil
Citação:
Imagem

11 de Julho, 2014 - 15:55 ( Brasília )

Imagem

DCT E ARMTEC TECNOLOGIA EM ROBÓTICA CELEBRAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO

Imagem
Foto: CCOMSEx / EB

Imagem
Foto: CCOMSEx / EB

Imagem
Foto: CCOMSEx / EB

Imagem
Foto: CCOMSEx / EB

Fortaleza – No dia 2 de julho, o Departamento de Ciência e Tecnologia e a empresa ARMTEC Tecnologia em Robótica celebraram um Memorando de Entendimento.

O objetivo do acordo de cooperação é o intercâmbio de informações científicas e tecnológicas com foco em programas e projetos específicos de Pesquisa e Desenvolvimento no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação de Sistemas de Veículos Terrestres Remotamente Pilotados para o emprego em Operações Militares no Amplo Espectro.

A ARMTEC atua nas áreas de Defesa e Segurança Pública, Pavimentação, Petróleo e Gás e Divisão Automotiva, sendo certificada na norma NBR ISO 9001:2008, e conta com diversos parceiros em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), entre órgãos governamentais, instituições de ensino e empresas privadas.

http://www.defesanet.com.br/tecnologia/ ... endimento/


Apesar de não ser notícia do CTEx, achei melhor colocar aqui.

Até mais!!! ;)


Voltar ao topo
 
 Título: Re: Equipamentos desenvolvidos pelo CTEx
MensagemEnviado: Sáb Jul 12, 2014 12:32 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Qui Fev 18, 2010 6:44 pm
Mensagens: 958
Não entendo o porque , que até hoje o EB não adquiriu esse Robô da ARMTEC para equipar nossas unidades de desminagens .
Modernizando essas unidades como as EDO,s Norte americanas , vai entender !!!!!!!
Imagem

Outro exemplo
Imagem
Como evoluir o produto sem aquisições consistentes ???
Assim nenhuma cadeia produtiva aguenta !!!!


Voltar ao topo
 
 Título: Re: Equipamentos desenvolvidos pelo CTEx
MensagemEnviado: Sáb Jul 12, 2014 3:23 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Qui Dez 04, 2008 3:46 pm
Mensagens: 1119
foxtrot escreveu:
Não entendo o porque , que até hoje o EB não adquiriu esse Robô da ARMTEC para equipar nossas unidades de desminagens .
Modernizando essas unidades como as EDO,s Norte americanas , vai entender !!!!!!!
Imagem

Outro exemplo
Imagem
Como evoluir o produto sem aquisições consistentes ???
Assim nenhuma cadeia produtiva aguenta !!!!



- Bah!!!!!!!!!!!!!!
O problema é aquele que vc sabe...falta planejamento e pesquisa séria, não é outra senão a compra motivada por Lobby e financiamentos outros além da rúbrica fim.

Só por isso vc num entendeu...porquê vc deve ter uma motivação de bem fazer...só por isso.

Um cordial abraço,

Mauro


Voltar ao topo
 
 Título: Re: Equipamentos desenvolvidos pelo CTEx
MensagemEnviado: Sáb Jul 12, 2014 8:05 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Qua Dez 11, 2013 10:29 pm
Mensagens: 1885
Localização: Hell de Janeiro
Se eu entendi o EB AINDA não comprou porque não existem versões militares do mesmo, daí a notícia do memorando de entendimento postada acima.


Voltar ao topo
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página Anterior  1 ... 6, 7, 8, 9, 10

Todos os horários são


Quem está online


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group  
Design By Poker Bandits  
Traduzido por: Suporte phpBB Brasil