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 Título: Re: EC-725 Caracal na AvEx
MensagemEnviado: Sáb Out 09, 2010 10:17 pm 
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Temos um espaço apropriado para o assunto.

http://www.alide.com.br/wforum/viewtopic.php?f=3&t=2497&start=75

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Abraços.

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 Título: Re: EC-725 Caracal na AvEx
MensagemEnviado: Dom Out 10, 2010 12:17 am 
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rdx escreveu:
Nem BH muito menos EC-725.... Na minha opinião, o Heli de transporte mais adequado para forças policiais é o Bell 412. Aliás, a nossa PF possui 02 unidades e a PRF comprou recentemente 01 unidade desse modelo "Huey".

Concordo.

Até mais!!! :wink:


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 Título: Re: EC-725 Caracal na AvEx
MensagemEnviado: Dom Jan 02, 2011 10:39 am 
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Desculpem minha ignorancia, mas...

Bell 412 no mesmo patamar que um Ec735 ou um Blackhawk ?

PAra mim o 412 é um patamar a baixo deles, devido a capacidade de carga... O 412 é somente um Sapão mais parrudo...

Isto não é forçar a barra não ?


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 Título: Re: EC-725 Caracal na AvEx
MensagemEnviado: Seg Jan 03, 2011 2:57 pm 
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Ricardo Pinto escreveu:
Desculpem minha ignorancia, mas...

Bell 412 no mesmo patamar que um Ec735 ou um Blackhawk ?

PAra mim o 412 é um patamar a baixo deles, devido a capacidade de carga... O 412 é somente um Sapão mais parrudo...

Isto não é forçar a barra não ?


Ninguém disse que o Bell 412 está na mesma categoria do EC-725 ou do Blackhawk. Na verdade, disseram que o Bell era o mais adequado para ser usado pela PM.


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 Título: Re: EC-725 Caracal na AvEx
MensagemEnviado: Dom Jan 09, 2011 10:10 pm 
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Jaguar escreveu:
Baschera escreveu:
Fotos disponibilizadas no site do Major Piffer, o htpp://vootatico.com.br e reproduzidas no Blog Forte.......sobre o primeiro EC-725 Caracal para a Aviação do Exército Brasileiro.
Essas fotos do EB5001 foram publicadas no informativo “O Águia”, da Aviação do Exército.

Sds.
Fotos/Fontes: vootatico.com.br via Blog das Forças Terrestres


O Caracal que eu conheço tem muito mais peduricalhos.

Que características diferenciam uma super-puma de uma super-cougar e de um caracal?


O Super Puma e o Cougar são basicamente a mesma aeronave, com as pequenas modificações que vão aparecendo ano a ano. Quando a Aerospatiale mudou para Eurocopter, o nome da versão militar mudou de Super Puma para Cougar. SNME, as aeronaves fabricadas até 1992 são Super Puma e depois disso são Cougar.

O EC725 (o nome Caracal não é do fabricante, embora seja bastante divulgado) tem a cabine de carga mais longa que as versões anteriores. Cabe uma meia dúzia de caboclos a mais que no Cougar e leva mais carga também (não sei os números de cabeça). Externamente, tem uma pá a mais no rotor principal e uma a menos no traseiro, além daquele bagageiro quadrado no início do cone de cauda.

Esse é o Caracal. O que vem de equipamento ou não nele, eu não sei. Mas não deixa de ser um 725 por ter mais ou menos equipamentos.

Abraços,

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Marcus Vinícius Piffer
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 Título: Re: EC-725 (HM-4) Jaguar na AvEx
MensagemEnviado: Qui Nov 21, 2013 12:18 am 
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Citação:
HM-4 Jaguar (EC725) recebe aplicação da MOD 45

Guilherme Wiltgen
20/11/2013


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Por Guilherme Wiltgen

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A Helibras aplicou uma série de boletins de serviço nas aeroanves HM-4 Jaguar (EC725 Super Cougar) durante o período compreendido entre 30 de julho e 08 de agosto.

Visando suspender as limitações de voo impostas as aeronaves, devido ao rompimento do eixo da bomba de lubrificação da MGB, ocorrida em 2012 em duas aeronaves EC225 no Mar do Norte, também foi necessário realizar algumas modificações nas aeronaves do 1° Batalhão de Aviação do Exército.

No sistema de lubrificação da MGB, foi realizada a troca de um tubo de lubrificação e instalado um sistema de monitoramento da vibração do eixo, por meio de sensores ligados a uma luz âmbar no painel que, em caso de de início de ruptura do mesmo, a vibração anormal faz esta luz acender, alertando a tripulação que deverá pousar a aeronave em até 2 horas de voo.

O sistema de lubrificação de emergência, também recebeu uma modificação, sendo susbstituídos a bomba de glicol e os sensores de pressão. Esse sistema permite a lubrificação da MGB por meia hora, em caso de perda da lubrificação principal.

A solução definitiva será feita após a aprovação de um novo eixo, que deverá ocorrer no segundo semestre de 2014.

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=33008


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 Título: Re: EC-725 (HM-4) Jaguar na AvEx
MensagemEnviado: Qui Nov 21, 2013 1:04 am 
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Wellington Góes escreveu:
Citação:
HM-4 Jaguar (EC725) recebe aplicação da MOD 45

Guilherme Wiltgen
20/11/2013


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Por Guilherme Wiltgen

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A Helibras aplicou uma série de boletins de serviço nas aeroanves HM-4 Jaguar (EC725 Super Cougar) durante o período compreendido entre 30 de julho e 08 de agosto.

Visando suspender as limitações de voo impostas as aeronaves, devido ao rompimento do eixo da bomba de lubrificação da MGB, ocorrida em 2012 em duas aeronaves EC225 no Mar do Norte, também foi necessário realizar algumas modificações nas aeronaves do 1° Batalhão de Aviação do Exército.

No sistema de lubrificação da MGB, foi realizada a troca de um tubo de lubrificação e instalado um sistema de monitoramento da vibração do eixo, por meio de sensores ligados a uma luz âmbar no painel que, em caso de de início de ruptura do mesmo, a vibração anormal faz esta luz acender, alertando a tripulação que deverá pousar a aeronave em até 2 horas de voo.

O sistema de lubrificação de emergência, também recebeu uma modificação, sendo susbstituídos a bomba de glicol e os sensores de pressão. Esse sistema permite a lubrificação da MGB por meia hora, em caso de perda da lubrificação principal.

A solução definitiva será feita após a aprovação de um novo eixo, que deverá ocorrer no segundo semestre de 2014.

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=33008



A MOD 45 se refere as aeronaves EC-725 e EC-225, cujas MGB são exatamente as mesmas.

Sds.


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 Título: Re: EC-725 (HM-4) Jaguar na AvEx
MensagemEnviado: Sáb Nov 23, 2013 5:28 pm 
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O bom é que já tem data prevista para troca do eixo, se tudo ocorrer bem.

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 Título: Re: EC-725 (HM-4) Jaguar na AvEx
MensagemEnviado: Sáb Fev 15, 2014 1:26 pm 
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 Título: Re: EC-725 Caracal na AvEx
MensagemEnviado: Ter Fev 18, 2014 4:10 pm 
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Piffer escreveu:
Jaguar escreveu:
Baschera escreveu:
Fotos disponibilizadas no site do Major Piffer, o htpp://vootatico.com.br e reproduzidas no Blog Forte.......sobre o primeiro EC-725 Caracal para a Aviação do Exército Brasileiro.
Essas fotos do EB5001 foram publicadas no informativo “O Águia”, da Aviação do Exército.

Sds.
Fotos/Fontes: vootatico.com.br via Blog das Forças Terrestres


O Caracal que eu conheço tem muito mais peduricalhos.

Que características diferenciam uma super-puma de uma super-cougar e de um caracal?


O Super Puma e o Cougar são basicamente a mesma aeronave, com as pequenas modificações que vão aparecendo ano a ano. Quando a Aerospatiale mudou para Eurocopter, o nome da versão militar mudou de Super Puma para Cougar. SNME, as aeronaves fabricadas até 1992 são Super Puma e depois disso são Cougar.

O EC725 (o nome Caracal não é do fabricante, embora seja bastante divulgado) tem a cabine de carga mais longa que as versões anteriores. Cabe uma meia dúzia de caboclos a mais que no Cougar e leva mais carga também (não sei os números de cabeça). Externamente, tem uma pá a mais no rotor principal e uma a menos no traseiro, além daquele bagageiro quadrado no início do cone de cauda.

Esse é o Caracal. O que vem de equipamento ou não nele, eu não sei. Mas não deixa de ser um 725 por ter mais ou menos equipamentos.

Abraços,


Major Piffer

Ja vôou o Cougar/Caracal ?

Se positivo qual a sua impressão sobre a maquina ?

Muita gente mete o pau, mas gostaria de saber a impressão de quem ja vôou nele... coisa rara de se conseguir ( informação )

[ ]´s


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 Título: Re: EC-725 (HM-4) Jaguar na AvEx
MensagemEnviado: Ter Fev 18, 2014 8:20 pm 
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O Major não responde neste blog faz bem uns dois ou três anos.
Manda uma MP para ele senão é capaz de sua pergunta ficar sem resposta.


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 Título: Re: EC-725 (HM-4) Jaguar na AvEx
MensagemEnviado: Qua Fev 19, 2014 1:13 pm 
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Abellosi escreveu:
O Major não responde neste blog faz bem uns dois ou três anos.
Manda uma MP para ele senão é capaz de sua pergunta ficar sem resposta.


O Major faz parte de uma lista fechada da qual participo.

Vou tentar remeter a pergunta a ele.

Mas, meu pitaco, é que não.... ele ainda não deve ter voado a aeronave.

Sds.


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 Título: Re: EC-725 (HM-4) Jaguar na AvEx
MensagemEnviado: Qui Fev 20, 2014 2:48 pm 
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 Título: Re: EC-725 (HM-4) Jaguar na AvEx
MensagemEnviado: Qui Fev 27, 2014 5:07 pm 
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27 de Fevereiro, 2014 - 11:53 ( Brasília )

BAVEX RECEBE O 3º HELICÓPTERO EC-725
Helibras entrega mais um EC725 para o Exército é o terceiro. Os dois primeiros já completaram mais de 900 horas de voo.

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Helibras entrega mais um EC725 para o Exército é o terceiro. Os dois primeiros já completaram mais de 900 horas de voo. Foto - EB/ 1ºBavex

A Helibras entregou, neste mês de fevereiro, o terceiro helicóptero EC725 para o Exército Brasileiro, seguindo o cronograma do programa H-XBR, que prevê o fornecimento de 50 aeronaves desse modelo para as Forças Armadas, no âmbito do contrato firmado em 2008 com o Ministério da Defesa. A fabricante de helicópteros realiza, assim, mais uma entrega ocorrida no prazo determinado.

Essa unidade entregue inaugurou a terceira etapa do processo de transferência de tecnologia para o Brasil, recebendo na fábrica da empresa em Itajubá (MG) o desenvolvimento e a instalação do pacote de missão e flight line, além de ter realizado os testes de voo e pintura com a equipe da Helibras.

O helicóptero é configurado numa versão intermediária (Básica EB) entre aqueles já entregues ao Exército (CBV) e a versão final operacional, cuja qualificação está prevista para o segundo semestre de 2014. A versão básica traz uma configuração com alguns opcionais de missão mais simples em termos de desenvolvimento e integração. Já a versão CBV pode ser considerada uma versão standard, ainda sem equipamentos de missão solicitados pelo Exército. Por sua vez, a versão operacional é específica para as missões de determinada Força.

“São projetos desenvolvidos pela Helibras em conjunto com o cliente, para atendimento às necessidades de cada uma das Forças. Trata-se de sistemas novos, cujo projeto e processo de integração estão sendo feitos no Brasil”, explica Walter Filho, diretor do Centro de Engenharia da Helibras e responsável pelos projetos desenvolvidos para o EC725.

Ainda assim, o helicóptero já chega ao Exército com algumas diferenças em relação às aeronaves entregues anteriormente. Está equipado com a configuração de 17 assentos-conforto, possui blindagem nas portas e nos assentos do piloto e do copiloto, além de alguns equipamentos de missão. Esse helicóptero irá reforçar as operações do Exército na Copa do Mundo, que se inicia em junho.

Até o momento, o Exército já recebeu dois helicópteros EC725, que juntos, já completaram mais de 900 horas de voo. Essa unidade é a terceira da Aviação do Exército. Ao longo de 2014, a previsão de entrega é de 13 aeronaves para as Forças Armadas.

Certificação

A versão básica EB foi desenvolvida pelo Centro de Engenharia da Helibras e certificada pela autoridade militar brasileira DCTA/IFI. Essa certificação foi mais uma conquista do setor, que vem se desenvolvendo amplamente desde a entrada em vigor do contrato H-XBR, a ponto de se tornar o quarto pilar estratégico de engenharia da Airbus Helicopters, por sua inovação e competência.

http://www.defesanet.com.br/ec725/notic ... ro-EC-725/


Ficou meio confuso, versão básica, versão intermediária e versão operacional, sem muito detalhamento do que diferencia uma das outras.


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 Título: Re: EC-725 (HM-4) Jaguar na AvEx
MensagemEnviado: Qui Fev 27, 2014 5:28 pm 
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