Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Qui Nov 14, 2019 4:01 am

Todos os horários são




Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: SISFRON (sistema Integrado de monitoramento de Fronteiras)
MensagemEnviado: Seg Nov 26, 2012 7:07 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Sex Abr 17, 2009 2:54 pm
Mensagens: 2245
Citação:
Consórcio da Embraer fecha contrato de R$839 mi com Exército

Por Alberto Alerigi Jr

SÃO PAULO, 26 Nov – Um consórcio de empresas controladas pela área de defesa e segurança da Embraer assinou contrato de 839 milhões de reais com o Exército brasileiro para a primeira etapa do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) do Brasil.

O contrato foi assinado pelo consórcio Tepro, formado por Savis Tecnologia e Sistemas e OrbiSat Indústria e Aerolevantamento. A primeira fase do Sisfron contemplará o monitoramento de aproximadamente 650 quilômetros de fronteira terrestre na faixa que acompanha a divisa do Mato Grosso do Sul com o Paraguai e com a Bolívia.

Segundo a Embraer, no total, o Sisfron compreende a vigilância e proteção de fronteiras terrestres em uma faixa de 16.886 quilômetros que separa o Brasil de 11 países vizinhos e se estende por 10 estados e 27 por cento do território nacional.

“A nossa visão é entregar o Sisfron ao Exército brasileiro para, posteriormente, exportar este modelo”, afirmou em comunicado o presidente da Savis, Marcus Tollendal.

As ações da Embraer se desvalorizavam no início das negociações nesta segunda-feira e, às 10h28, caíam 1,46 por cento, a 14,17 reais, enquanto o Ibovespa tinha queda de 0,79 por cento.

Mais cedo, o jornal O Estado de S.Paulo publicou entrevista com o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar, afirmando que a empresa anunciaria o contrato nesta segunda-feira. No texto, o executivo afirmou ainda que a companhia tem planos para entrar em construção de navios.

FONTE: Reuters

http://www.forte.jor.br/2012/11/26/sisf ... -exercito/

_________________
"Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara a sua própria queda." (Rui Barbosa)


Voltar ao topo
 
 Título: Re: SISFRON (sistema Integrado de monitoramento de Fronteira
MensagemEnviado: Seg Nov 26, 2012 7:19 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Sex Abr 17, 2009 2:54 pm
Mensagens: 2245
Citação:
COBERTURA ESPECIAL - FRONTEIRAS

26 de Novembro, 2012 - 12:23 ( Brasília )
SISFRON – A movimentação do Alto-Comando do EB para a assinatura do contrato
Sacramentando a decisão do dia 24 de Agosto o contrato foi assinado. Uma cuidadosa catequização de vários órgãos foi liderada pessoalmente pelo comandante do Exército General Enzo Peri e os Generais Santos Guerra e Mayer.

Imagem

O Gen Santos Guerra palestra para ministros e técnicos do TCU. Na primeira fila os Ministros Benjamin Zymler e Augusto Nardes além do próprio Gen Enzo Peri. Foto CCOMGEX

Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet


Em nota no portal do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEx), foi anunciado dia 22 de Novembro, quinta-feira, que o contrato do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) foi assinado com o consórcio TEPRO, formado por empresas da EMBRAER Defesa e Segurança (EDS). Fato confirmado pela distribuição da nota da própria EDS na manhã de segunda-feira, 26NOV12.

O Diário Oficial da União traz nas edições dos dias 01 e 09 de Novembro o extrato de dispensa de Licitação:

Nota do dia 09 novembro 2012:

EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 52/2012 - UASG 160528
Nº Processo: 65255001554201220 . Objeto: Serviço de implantação e integração dos Subsistemas de Sensoriamento e de Apoio à Decisão da fase inicial do Projeto Piloto do SISFRON. RFR: Processo de Dispensa 001/2012-ACODE-CCOMGEX.
Detalhamento dos objetos entregáveis. Total de Itens Licitados: 00002 .
Fundamento Legal: Art. 24º, Inciso XXVIII da Lei nº 8.666 de 21/06/1993. .
Justificativa: O envolvimento cumulativo dos aspectos da alta tecnologia e defesa nacional. Declaração de Dispensa em 31/10/2012 . ROBSON COCINO DA COSTA .
Ordenador de Depesas . Ratificação em 31/10/2012 . SINCLAIR JAMES MAYER . Chefe do DCT.
Valor Global: R$ 839.664.954,32.
CNPJ CONTRATADA : 17.080.500/0001-83 CONSORCIO TEPRO. (SIDEC - 08/11/2012) 160528-00001-2012NE800008

O Comando do Exército realizou grande esforço liderado pelo seu próprio comandante, General-de-Exército Enzo Martins PERI e ladeado pelo General-de-Brigada Santos Guerra, Comandante do CCOMGEX, e em diversas oportunidades alternadamente pelos Gen Ex MAYER (DCT), Gen Ex ARAKEN (Secretaria de Economia e Finanças), e do Gen MIRANDA (Ch CCIEx – Centro de Controle Interno do Exército), e do Gen Div Linhares do Escritório de Projetos do Exército.

Assim foram realizadas visitas no dia 02 de Outubro ao Vice-Presidente Michel Temer, na oportunidade presidente em exercício . O VP Temer é responsável pela execução do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF). A visita foi para apresentar especificamente o SISFRON.

Também o Tribunal de Contas da União (TCU) recebeu a comitiva liderada pelos Gen Enzo e Santos Guerra. Em uma apresentação, realizada no dia 16 de Outubro, para vários ministros do TCU, incluindo o presidente, Ministro Benjamin Zymler e o ministro Augusto Nardes e técnicos daquela instituição.

As visitas refletem uma nova realidade, os grandes contratos não são só discutidos nas Forças e o Palácio do Planalto, mas “vendidos” também para entidades como: TCU, Senado, Câmara, Itamaraty, e os ministérios do Planejamento e Fazenda etc. Mas também o temor de contestações judiciais pelos concorrentes insatisfeitos com a primeira definição do SISFRON anunciada dia 24 de Agosto.

Sem mencionar reuniões no Palácio do Planalto e no próprio MD para quebrar as últimas resistências e óbices ao SISFRON. Segundo informações obtidas por DefesaNet não havia um consenso no primeiro escalão da República.

O SISFRON

O Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) é um sistema de sensoriamento, de apoio à decisão e de apoio à atuação operacional integrada, cujo propósito é fortalecer a presença e a capacidade de ação do Estado na faixa de fronteira, sob a égide do trinômio monitoramento/controle, mobilidade e presença, enfatizando o adensamento das unidades das Forças Armadas nas fronteiras e direcionando a capacitação da indústria nacional para a conquista da autonomia em tecnologias indispensáveis à defesa.

Nesta fase inicial foi contratada a implantação do Piloto do Sistema, na área da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com sede em Dourados-MS. A Brigada é subordinada ao Comando Militar do Oeste e tem a maioria de suas Unidades desdobradas na faixa de fronteira, compreendendo uma frente de mais de 600 km, no Estado do Mato Grosso do Sul. O Piloto se destina, entre outras finalidades, a avaliar, reajustar e refinar as definições preliminares do Sistema, possibilitando a sua implementação, de forma efetiva e adequada, no restante do País.

A Licitação

Em maio de 2012 foi publicada no Diário Oficial da União uma chamada pública para o processo seletivo, tendo até 31 de julho para a entrega das propostas. Dez empresas/consórcios apresentaram propostas, que foram analisadas por uma equipe multidisciplinar do Exercito e, em 24 de agosto foi divulgado o consórcio TEPRO, composto por empresa da EMBRAER Defesa e Segurança, participam as empresas SAVIS e ORBISAT, como melhor proposta no conjunto: técnica, comercial e de offset. Desde então, até a presente data, o consórcio esteve em negociação em um processo de melhoria da proposta com o Exército para chegar ao contrato final.

Outras empresas do grupo EMMBRAER Defesa e Segurança também participarão como a AEL e HARPIA.

A escolha do Consórcio TEPRO teve uma fria recepção pelas empresas participantes da licitação. Muitos critérios não ficaram claros e só não entraram com processos judiciais com o receio de serem prejudicadas no futuro em outros programas e projetos.

Por isso a cuidadosa e precisa movimentação liderada pelo Gen Ex Enzo Peri. Também as seguidas reuniões de Luis Carlos Aguiar, presidente da EMBRAER Defesa e Segurança com o Ministro da Defesa Celso Amorim.

Uma análise sobre o processo de escolha na Licitação do SISFRON pode ser acompanhada na reportagem (SISFRON - A Quadratura do Círculo Link).

O CCOMGEX, gestor do Projeto SISFRON, no EB, tem colocado a cada semana notificações de aquisição de equipamentos auxiliares para o SISFRON como o publicado no dia 22 de Novembro.

AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO Nº 23/2012 - UASG 160067
Nº Processo: 142/2012-DEC . Objeto: Pregão Eletrônico - Aquisição
de equipamentos que comporão o Kit PBCE, composto de detector de metal, torre de iluminação rebocável, gerador portátil de 3,3 Kva, concertina e luva protetora, para atender ao Projeto SISFRON, descritos, quantificados e especificados, respectivamente, no Anexo I (Termo de Referência) do edital. Total de Itens Licitados: 00006 . Edital: 22/11/2012 de 09h30 às 11h30 e de 13h às 16h30 . Endereço:
Qg Ex Bl. b 3.pavimento - Smu Setor Militar Urbano - BRASILIA - DF . Entrega das Propostas: a partir de 22/11/2012 às 09h30 no site www.comprasnet.gov.br. . Abertura das Propostas: 04/12/2012 às
09h30 site www.comprasnet.gov.br.

RUBENS CORREA LEAO
Ordenador de Despesa

http://www.defesanet.com.br/fronteiras/ ... -contrato-

_________________
"Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara a sua própria queda." (Rui Barbosa)


Voltar ao topo
 
 Título: Re: SISFRON (sistema Integrado de monitoramento de Fronteira
MensagemEnviado: Seg Nov 26, 2012 10:10 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Qui Fev 18, 2010 6:44 pm
Mensagens: 958
É infelizmente , é mais uma que a Montaer ( Embraer ) ganha , poderiamos ter colocado empresas de capital majoritáriamente nacional nesse empreendimento , associadas a alguma estrangeira .
Mas cansei de " BATER NA MESMA TECLA " , mas pra que INDEPENDÊNCIA , se temos DEPENDÊNCIA ?
Na minha modesta opnião , essa EDN não passa de blá blá blá ( políticagem , coisa que o Brasil domina e muito bem , diga-se de passagem ) .
Não precisamos guarda sígilo de nossas ambições bélicas , pois estamos contratando tudo de esterior , via empresa outrora nacional , e que alguns desavisados ( ou beneficiados com algum incentivo financeiro ) acreditam ainda ser de domínio nacional .
Mas fazer o que ? já diz o ditado ( QUEM NÃO SABE QUE É CATÍVO , NUNCA DESEJARÁ SER LIBERTO !! ).


Voltar ao topo
 
 Título: Re: SISFRON (sistema Integrado de monitoramento de Fronteira
MensagemEnviado: Ter Nov 27, 2012 7:31 pm 
Offline
Intermediário
Intermediário
 Perfil

Registrado em: Sáb Abr 18, 2009 8:29 am
Mensagens: 210
Dá-lhe EMBRAER!!!! Mais uma vitória.

O EB e o Brasil ganham muito com isso. Grandes projetos como esse requerem muito expertize na gestão de projetos complexos e na integração de diferentes sistemas, provenientes de diferentes empresas, para diferentes usos.

Sds,
Cassio


Voltar ao topo
 
 Título: Re: SISFRON (sistema Integrado de monitoramento de Fronteira
MensagemEnviado: Ter Nov 27, 2012 7:57 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Qui Nov 29, 2007 9:11 pm
Mensagens: 9903
Localização: Caxias do Sul - RS
RESUMO DO SISFRON

Imagem

Sds.


Voltar ao topo
 
 Título: Re: SISFRON (sistema Integrado de monitoramento de Fronteira
MensagemEnviado: Ter Nov 27, 2012 9:11 pm 
Offline
Intermediário
Intermediário
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Seg Nov 03, 2008 3:28 pm
Mensagens: 289
Baschera escreveu:
RESUMO DO SISFRON

Imagem

Sds.


Não tem mais daonde veio este?

_________________
Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional."
(Roger Crawford)


Voltar ao topo
 
 Título: Re: SISFRON (sistema Integrado de monitoramento de Fronteira
MensagemEnviado: Ter Nov 27, 2012 9:25 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Sex Ago 21, 2009 6:03 pm
Mensagens: 1324
Baschera escreveu:
RESUMO DO SISFRON

Imagem

Sds.


Coisa de israelense né?


Voltar ao topo
 
 Título: Re: SISFRON (sistema Integrado de monitoramento de Fronteira
MensagemEnviado: Ter Nov 27, 2012 11:23 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Qui Fev 18, 2010 6:44 pm
Mensagens: 958
Que inveja tenho dos Chineses ( NOTÓRIOS COPIADORES , PORÉM INDEPENDENTES TECNOLÓGICAMENTE .) .
Parece que o antigo dítado chinês , que diz ( O ALUNO DEVE PRIMEIRO COPIAR O MESTRE , PARA SÓ DEPOIS DESENVOLVER SEU PRÓPRIO ESTÍLO ) , está dando certo .
Por aqui as coisas são diferentes , há um ditado popula que diz ( TEM QUE SE TIRAR VANTAGENS DE TUDO E DE TODOS , NÃO IMPORTANDO OS MEIOS ). Esse ditado é mais conhecido como lei de Gerson , e infelizmente é o mais usado .
Empresários ganhanciosos e inescrupulosos , associam-se a políticos corruptos e Des-nacionalisados ( POIS A PÁTRIA DOS MESMOS , É A DO DINHEIRO FACIL ) .
Respondendo a alguns amigos aqui do fórum , nunca tive intenção em participar do quadro de funcionários da MONTAER ( EMBRAER ) , portanto , nunca participei de nenhum processo de contratação da mesmo , sendo assim , nunca fui reprovado em nenhum deles .
Meu sonho , é fazer parte do quadro de funcionário de empresas nacionais , que desenvolvam tecnologia nacional , tais como ( ÁVIBRAS , IACIT , MECTRON , IMBRA , FLIGHT TECNOLOGI,s , XMOBOT,s ) , mas particularmente falando , entre todas , a menina dos meus olhos é a Avibrás .
Mas num país como esse , não será surpresa minha , algum dia , até mesmo para sobrevivência da própria empresa , a mesa ser " adiquirida " por alguma multi nacional Européia ou Israelense ( SINCERAMENTE , ESPERO QUE ISSO NUNCA ACONTEÇA, MAS ... ) .
Como viram, sou nacionalista , acredito na capacidade de meu povo e em sua criatividade , e acho que não prescisamos nos vender a estrangeiro algum , para termos nossa defesa no " ESTADO DA ARTE " . Mas no Brasil , basta chegar enrrolando a lingua , que já estende um tapete vermelho . Nada contra nenhuma nacionalidade , mas sou mais o " santo da casa " mesmo rsrsr .P


Voltar ao topo
 
 Título: Re: SISFRON (sistema Integrado de monitoramento de Fronteira
MensagemEnviado: Seg Abr 29, 2013 2:32 pm 
Offline
Avançado
Avançado
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Seg Nov 03, 2008 12:14 pm
Mensagens: 546
Fleming escreveu:
Baschera escreveu:
RESUMO DO SISFRON

Imagem

Sds.


Coisa de israelense né?


SISFRON - ELBIT FORNECERÁ SISTEMAS OPTRÔNICOS
fonte: http://www.defesanet.com.br/terrestre/n ... Optronicos

ELBIT Systems Ltd. Anunciou que a sua subsidiária AEL International Ltd., uma empresa da AEL Sistemas S.A., foi contratada para fornecer sistemas de observação eletro-ópticos para o Consórcio Savis Tecnologia e Sistemas S.A. Consórcio formado pela Embraer Defesa & Segurança S.A., para o gerenciamento da implantação do Sistema de Vigilância Integrado (SISFRON). O valor do contrato não foi informado pela ELBIT Systems.

Os sistemas electro-opticos serão fornecidos em um prazo de um ano , iniciando em 2014, como parte do Programa do Exército Brasileiro SISFRON.

Como parte do programa a ELBIT Systems fará investimentos no Brasil em termos de capacidades, infraestrutura e know-how em optrônica.

O novo presidente e CEO da ELBIT, Sr Bezhalel (Butzi) Machlis, comentou:"Nós vemos grande importância nesse contrato que significa a entrada de nossos equipamentos optrônicos no Brasil, que é um mercado importante para a ELBIT Systems. SISFRON é um programa único de Segurança de Fronteiras, e nós estamos orgulhosos de participar dele. Esta é uma oportunidade para nossas empresas no Brasil, de fornecerem tecnologias avançadas,no campo de observação.

_________________
Não sabendo que era impossível ela foi lá e fez


Voltar ao topo
 
 Título: Re: SISFRON (sistema Integrado de monitoramento de Fronteira
MensagemEnviado: Ter Nov 05, 2013 4:09 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Seg Jan 08, 2007 5:22 pm
Mensagens: 9197
Localização: Brasília - DF, Brasil
Citação:
Conheça aqui o SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira)

Luiz Padilha
05/11/2013


Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... Y03wegKuVo

O SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) é um programa militar e visa a proteção das fronteiras do Brasil. A área a ser protegida abrange 10 estados e faz divisa com 11 países.

A Bradar, por intermédio do consórcio Tepro, vai fornecer 17 radares SENTIR-M20, de vigilância terrestre.

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=31993


Voltar ao topo
 
 Título: Re: SISFRON (sistema Integrado de monitoramento de Fronteira
MensagemEnviado: Sex Out 31, 2014 9:53 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Qui Nov 29, 2007 9:11 pm
Mensagens: 9903
Localização: Caxias do Sul - RS
SISFRON começa a operar em Novembro

Imagem

Dourados (MS), 24/10/2014 – Foi realizada nesta sexta-feira (24) uma demonstração do projeto-piloto de implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) do Exército Brasileiro.

A apresentação foi feita ao ministro da Defesa, Celso Amorim, que, em companhia de autoridades civis e militares, visitou a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados (MS), onde será instalado um dos centros de operação do Sisfron. A expectativa é de que o novo centro comece a funcionar já a partir de novembro.

Orçado em R$ 12 bilhões, o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras pretende fortalecer a capacidade de ação do Exército na faixa de fronteira do país, uma área uma área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados. Por esta razão, o Sisfron é considerado o maior sistema de monitoramento de fronteiras do mundo.

Trata-se de um conjunto integrado de recursos tecnológicos, tais como sistemas de vigilância e monitoramento, tecnologia da informação, guerra eletrônica e inteligência que, aliados a obras de infraestrutura, vão reduzir vulnerabilidades na região fronteiriça.

O projeto, que deverá estar totalmente implantado até 2021, contará, nesta fase piloto, com 68 antenas de comunicação e uma infovia.

Para o ministro Celso Amorim, o Sisfron vai beneficiar não só a área de fronteira. “O sistema também permitirá enfrentar problemas que atingem grandes cidades, como drogas e contrabando de armas. Isso tudo com uma ampla consciência da importância da tecnologia e da indústria brasileira”, disse.

De acordo com o general Juarez Aparecido de Paula Cunha, que está à frente do Comando Militar do Oeste do Exército, o Sisfron dará apoio ao Plano Estratégico de Fronteiras do Governo Federal e ajudará a promover maior interação entre as Forças Armadas e órgãos de segurança pública e inteligência.

“O Sisfron permitirá a cooperação interagências e maior capacitação profissional. Além disso, o sistema vai contribuir para a geração de emprego e renda”, afirma o general.

Estima-se que, nos próximos anos, serão gerados cerca 1 mil empregos diretos e 4 mil indiretos com a instalação do novo sistema. O Sisfron também deverá contribuir com o reaparelhamento das Forças Armadas na faixa fronteiriça, com a melhoria em infraestrutura e a aquisição de novos meios como armamento, viaturas e adestramento da tropa.

Com implantação conduzida pela empresa Savis, do grupo Embraer, o sistema que compõe o projeto piloto é composto por radares, sensores eletromagnéticos e optrônicos, componentes táticos e de comunicação satelital, infovias e centros de comando e controle.

Além de Dourados (MS), outros três centros de operação estão sendo implementados em quartéis nas cidades de Mundo Novo, Iguatemi e Caracol, no Mato Grosso do Sul.

Fonte: EB.

Sds.


Voltar ao topo
 
 Título: Re: SISFRON (sistema Integrado de monitoramento de Fronteira
MensagemEnviado: Sex Out 31, 2014 9:55 pm 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Qui Nov 29, 2007 9:11 pm
Mensagens: 9903
Localização: Caxias do Sul - RS
Imagem

Imagem
Imagens/Fotos:foromilitar

Sds.


Voltar ao topo
 
 Título: Re: SISFRON (sistema Integrado de monitoramento de Fronteira
MensagemEnviado: Sex Out 31, 2014 11:58 pm 
Offline
Sênior
Sênior
 Perfil

Registrado em: Qui Ago 20, 2009 10:28 pm
Mensagens: 1522
Esse NVG é da década de 60???


Voltar ao topo
 
 Título: Re: SISFRON (sistema Integrado de monitoramento de Fronteira
MensagemEnviado: Sáb Nov 01, 2014 2:05 am 
Offline
Sênior
Sênior
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Seg Jan 08, 2007 5:22 pm
Mensagens: 9197
Localização: Brasília - DF, Brasil
Ué, nem rádio tem?! Hadfone, laringofone, sei lá, algo do tipo. :?


Voltar ao topo
 
 Título: Re: SISFRON (sistema Integrado de monitoramento de Fronteira
MensagemEnviado: Sáb Nov 01, 2014 10:53 am 
Offline
Avançado
Avançado
Avatar do usuário
 Perfil

Registrado em: Ter Jun 17, 2014 8:09 pm
Mensagens: 582
O pior meus amigos, é que até o que se vê na foto não será usado na tropa,ou alguém acha que nosso exército tem fama de ter soldado operando full plate. Se na apresentação (que teoricamente deveria ser o mundo ideal), além desses equipamentos que vocês mencionaram, não tem nem tecido camuflado no capacete do combatente, o que se esperar.


Voltar ao topo
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são


Quem está online

Array


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group  
Design By Poker Bandits  
Traduzido por: Suporte phpBB Brasil