Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Qua Nov 20, 2019 9:50 pm

Todos os horários são

Criar novo tópico Responder  [ Array ] 
Autor Mensagem
 Título: Serviço Militar Temporário - SvTT
MensagemEnviado: Ter Dez 10, 2013 11:00 am 
Novato
Novato

Bom dia Srs.

Esse tópico é para tirar dúvidas e discutir a cerca do serviço técnico temporário no EB.
Vou iniciar com a primeira dúvida:
Tenho 36 anos e vou iniciar em 01/02/2014 a 1ª fase do estágio para Sargento Técnico Temporário. A duração é de 8 anos no máximo. Gostaria de saber se há possibilidade de seguir carreira militar (algum concurso, curso, etc)?

Grd abraço.

Título: Re: Serviço Militar Temporário - SvTT
MensagemEnviado: Ter Dez 10, 2013 11:55 am 
Sênior
Sênior

Alex Roberto escreveu:
Bom dia Srs.

Esse tópico é para tirar dúvidas e discutir a cerca do serviço técnico temporário no EB.
Tenho 36 anos e vou iniciar em 01/02/2014 a 1ª fase do estágio para Sargento Técnico Temporário. A duração é de 8 anos no máximo. Gostaria de saber se há possibilidade de seguir carreira militar (algum concurso, curso, etc)?

Grd abraço.

Não há esta possibilidade...o contrato temporário vai no máximo a 8 anos é renovado ano a ano.

Para seguir carreira tem que prestar os diversos concursos que são abertos a todos a nivel nacional

Para Sargentos: da EsSA, (até 24 anos para combatente e 26 para saúde e música) que pode vir a chegar a Capitão

E para Oficiais :

EsPCEx (17 a 22 anos oficial combatente ), podendo chegar até Gen,

IME (engenharia 16 a 21 anos) podendo ser Civil ou militar, podendo chegar até Gen,

EsFCEx (direito, serviço de saúde, enfermagem, odonto, capelão, e outras - tem que ter o nivel superior na especialidade - até 36 anos), podendo chegar a Ten Coronel e Coronel dependendo da especialidade.

EsSEx (escola de saúde do Exército - médicos) podendo chegar até o Gen

Abraços

MensagemEnviado: Ter Dez 10, 2013 12:58 pm 
Sênior
Sênior

Vão criar mais uma categoria de pessoas que depois dos oito anos de serviço vão ser enroladas por advogados sem escrúpulos que vão ingressar com causas tentando estabilizar depois que perderem vão reclamar que foram traídos pela pátria.

MensagemEnviado: Ter Dez 10, 2013 2:11 pm 
Novato
Novato

ART escreveu:
Alex Roberto escreveu:
Bom dia Srs.

Grd abraço.

Não há esta possibilidade...o contrato temporário vai no máximo a 8 anos é renovado ano a ano.

Para seguir carreira tem que prestar os diversos concursos que são abertos a todos a nivel nacional

Para Sargentos: da EsSA, (até 24 anos para combatente e 26 para saúde e música) que pode vir a chegar a Capitão

E para Oficiais :

EsPCEx (17 a 22 anos oficial combatente ), podendo chegar até Gen,

IME (engenharia 16 a 21 anos) podendo ser Civil ou militar, podendo chegar até Gen,

EsFCEx (direito, serviço de saúde, enfermagem, odonto, capelão, e outras - tem que ter o nivel superior na especialidade - até 36 anos), podendo chegar a Ten Coronel e Coronel dependendo da especialidade.

EsSEx (escola de saúde do Exército - médicos) podendo chegar até o Gen

Abraços

ART,

Muito obrigado pela informação.
Gostaria muito de seguir, contudo, vou prestar o serviço e continuar estudando para concurso público. Afinal, será uma grande lição de vida o EB e servirá pra toda minha vida.

Abraços

MensagemEnviado: Qua Dez 11, 2013 1:29 am 
Avançado
Avançado

Não se acomode... O problema do serviço temporário é que você coloca anos em algo que vai quebrar o galho por uns anos, mas que no final não te dá futuro. A não ser que você se conforme com o currículo bem normal na área, e epis sair com algum topo de lesão (joelhos, LER, etc.. Não vão te aposentar por isso a não ser que você tenha uma enorme peixada ou um ótimo advogado)

Se é algo que curte, você ta certo em fazer, para o momento, mas focado em concursos que te darão certamente um melhor futuro.

Mas lembre-se que antes de poder sair você vai ter que servir pelo menos por um ano. Outra coisa é a idade limite. Na época dos jogos militares haviam aumentado o limite de idade, para que atletas pudessem reforçar a delegação esportiva brasileira. Mas não sei em quanto está a idade limite para renovação atualmente. Como você já tem 36 anos se ela for inferior a 44 anos nem os oito anos serão renovados. Quando você chegar a idade-limite não renovam mais, independente de ainda não ter feito 8 anos.

No fim você ganha a indenização de um salário mensal, por cada ano trabalhado. Mas esteja prevenido no início... As vezes demoram para inserir os alunos na folha de pagamento... Então tu que já teve as despesas de admissão (como pagar um monte de exames) e de treinamento (passagens, fardamento...) as vezes demora uns meses pra ver a cor desse dinheiro de volta, assim como o seu salário.

MensagemEnviado: Qua Dez 11, 2013 12:00 pm 
Novato
Novato

Mage escreveu:
Não se acomode... O problema do serviço temporário é que você coloca anos em algo que vai quebrar o galho por uns anos, mas que no final não te dá futuro. A não ser que você se conforme com o currículo bem normal na área, e epis sair com algum topo de lesão (joelhos, LER, etc.. Não vão te aposentar por isso a não ser que você tenha uma enorme peixada ou um ótimo advogado)

Se é algo que curte, você ta certo em fazer, para o momento, mas focado em concursos que te darão certamente um melhor futuro.

Mas lembre-se que antes de poder sair você vai ter que servir pelo menos por um ano. Outra coisa é a idade limite. Na época dos jogos militares haviam aumentado o limite de idade, para que atletas pudessem reforçar a delegação esportiva brasileira. Mas não sei em quanto está a idade limite para renovação atualmente. Como você já tem 36 anos se ela for inferior a 44 anos nem os oito anos serão renovados. Quando você chegar a idade-limite não renovam mais, independente de ainda não ter feito 8 anos.

No fim você ganha a indenização de um salário mensal, por cada ano trabalhado. Mas esteja prevenido no início... As vezes demoram para inserir os alunos na folha de pagamento... Então tu que já teve as despesas de admissão (como pagar um monte de exames) e de treinamento (passagens, fardamento...) as vezes demora uns meses pra ver a cor desse dinheiro de volta, assim como o seu salário.

Mage,

Muito obrigado pelo conselho! É isso mesmo. No momento eu estava estudando pra concurso de forma desesperada (pra passar), pois tava desempregado desde janeiro 2013, porém agora vou poder estudar mais tranquilamente, mas com afinco. A questão da folha de pagamento, indenização, etc., realmente tem que estar prevenido. O meu foco é a PRF, e o EB pontua também na análise de títulos da PRF. Vou mantendo o foco nos concursos. Valeu mesmo!

Grd Abraço.

MensagemEnviado: Sáb Mai 03, 2014 5:38 pm 
Novato
Novato

Pessoal, sou novo aqui e pra não criar tópico novo, vou aproveitar este.
Sempre admirei as Forças Armadas Brasileiras e sempre quis contribuir com a segurança do País, ocorre que meu munícipio não é tributado, não tem nem mesmo um tiro de guerra, então logo que terminei a escola ingressei na Faculdade de Direito. Ano que vem eu me formo, e venho pensando em prestar o Serviço Militar Temporário como OTT (Oficial Técnico Temporário) na área do Direito.

Gostaria de tirar algumas dúvidas:
-Pelo que vi esses concursos são realizados pelas regiões militares e não pelo comando do exército, portanto, é um curso que pode ser realizado em vários lugares do País, ou funciona em uma única escola como o EAOT da FAB que ocorre no CIAAR?
-Quanto tempo leva o treinamento desses oficiais?
-A instrução militar de um oficial técnico temporário (OTT) é o mesmo treinamento de um recruta do exército?
-Após cumprido o treinamento e finalmente "formado" (não sei se é esse o termo) o oficial técnico temporário, quanto tempo ele é obrigado a servir?
-O OTT pode fazer curso operacional?
-Em caso de desligamento voluntário da força, qual a situação do OTT? (reserva?)
-O profissional de Direito atua em que área dentro do Exército?

Perdoem a quantidade de dúvidas, mas sinceramente, fiz uma busca avançada no google e encontro muita pouca coisa sobre esse serviço temporário de portadores de diploma superior.
Obrigado

MensagemEnviado: Sáb Mai 03, 2014 7:44 pm 
Intermediário
Intermediário

feliperozk escreveu:
Sempre admirei as Forças Armadas Brasileiras e sempre quis contribuir com a segurança do País, ocorre que meu munícipio não é tributado, não tem nem mesmo um tiro de guerra, então logo que terminei a escola ingressei na Faculdade de Direito. Ano que vem eu me formo, e venho pensando em prestar o Serviço Militar Temporário como OTT (Oficial Técnico Temporário) na área do Direito.

-Pelo que vi esses concursos são realizados pelas regiões militares e não pelo comando do exército, portanto, é um curso que pode ser realizado em vários lugares do País, ou funciona em uma única escola como o EAOT da FAB que ocorre no CIAAR?
-A instrução militar de um oficial técnico temporário (OTT) é o mesmo treinamento de um recruta do exército?
-Após cumprido o treinamento e finalmente "formado" (não sei se é esse o termo) o oficial técnico temporário, quanto tempo ele é obrigado a servir?
-Em caso de desligamento voluntário da força, qual a situação do OTT? (reserva?)

Perdoem a quantidade de dúvidas, mas sinceramente, fiz uma busca avançada no google e encontro muita pouca coisa sobre esse serviço temporário de portadores de diploma superior.
Obrigado

Felipe,

Segue o link do site do exército com as informações sobre o ingresso via OTT.
http://www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-temporario

Infelizmente, não abre vaga para Direito no OTT. A única opção seria o ingresso através da EsFCEX, em Salvador.

O ingresso através da EsFCEx torna o candidato em integrante do Quadro Complementar de Oficiais - QCO.Não sei qual tempo mínimo de permanência antes da possibilidade de sair do serviço, caso seja aprovado em um concurso público, por exemplo.

Em regra, um Oficial Técnico Temporário, ou QCO, não tem a oportunidade de realizar um curso operacional (imagino um PQD, guerra na Selva, Montanha...) devido ao fato das vagas serem destinadas aos oficiais da Linha Bélica (AMAN, CPOR etc.), mas já soube de mulheres paraquedistas... é uma questão de "abrir" uma vaga. A única exceção à regra, salvo engano, é o estágio de sobrevivência na Selva, obrigatório para quem serve na Amazônia.

O Oficial QCO formado em Direito atua nas áreas administrativas do Exército: Diretorias, Regiões Militares, Quartéis-Generais etc.

MensagemEnviado: Seg Mai 05, 2014 12:42 am 
Novato
Novato

Pois é GeneralLee, descobri que em várias regiões militares eles abrem sim seleção pra SvTT (OTT) pra Direito, olha um exemplo do Comando da 3ª Região Militar:

Edital:
http://www.3rm.eb.mil.br/Servico_Milita ... elecao.pdf
Convocação para Incorporação:
http://www.3rm.eb.mil.br/Servico_Milita ... ireito.pdf

Aqui na Amazônia onde moro também já vi editais de seleção para Estágio de Serviço Técnico na especialidade Direito fuçando o site das regiões militares...
Mas obrigado por tirar as outras dúvidas
=D

MensagemEnviado: Seg Mai 05, 2014 11:23 am 
Intermediário
Intermediário

feliperozk escreveu:
Pois é GeneralLee, descobri que em várias regiões militares eles abrem sim seleção pra SvTT (OTT) pra Direito, olha um exemplo do Comando da 3ª Região Militar:

Edital:
http://www.3rm.eb.mil.br/Servico_Milita ... elecao.pdf
Convocação para Incorporação:
http://www.3rm.eb.mil.br/Servico_Milita ... ireito.pdf

Aqui na Amazônia onde moro também já vi editais de seleção para Estágio de Serviço Técnico na especialidade Direito fuçando o site das regiões militares...
Mas obrigado por tirar as outras dúvidas
=D

Felipe, não sabia que abria vaga para Direito.

Fico feliz em saber que você poderá tentar entrar nas fileiras do EB através de OTT. Mas, como disse: é uma questão de abrir vaga...

O acesso através da EsFCEx é uma coisa mais garantida.

Minha resposta no post anterior estava baseada nas informações constantes no site do próprio Exército, mas como você percebeu ela não está atualizada. :wink:

MensagemEnviado: Seg Mai 05, 2014 11:52 am 
Novato
Novato

É verdade, mas pra ser sincero estou procurando algo temporário mesmo, por isso acho que é a melhor opção pra mim.
Vamos ver se aparece mais alguém pra ajudar a gente sobre esse assunto hehe

MensagemEnviado: Qua Mai 14, 2014 11:30 am 
Avançado
Avançado

feliperozk escreveu:

Em várias localidades do país.

O tempo é ligeiramente variável. Imagine algo em torno de 45 dias.
Você receberá um treinamento militar básico. Ordem unida, instrução de tiro, exercícios físicos, marcha com equipamentos, acampamento militar, hinos, toques, aulas teóricas e práticas, patentes, tipos de fardamento e sua utilização regulamentar, enfim, o necessário para a adaptação à vida militar.Não espere muita coisa além disso: Você vai aprender a ser militar e ponto final.
Praças devem servir por pelo menos 12 meses. Oficiais, pelo menos até a última vez que me atualizei podem pedir baixa antes disso, mas se informe sobre a incidência de possíveis indenizações contratuais relativas às despesas que a Força teve com o seu treinamento. O assunto é um pouco complexo para esmiuçar aqui. E varia de acordo com algumas questões de ordem prática..
Que eu saiba isso não é comum. Porém já vi sargento temporário fazer curso de montanha. Talvez porque a OM em que servia era em região montanhosa. Acredito que seja desejável, por exemplo, para a área de saúde, possuir temporários com esse tipo de treinamento, para que possam bem cumprir suas funções em missões emergenciais
Reserva (não remunerada)
Você pode ser designado para qualquer área em que seja necessária ou recomendável conhecimentos e capacidade de exercício de sua profissão (carteira do órgão de classe no caso a OAB).

Obrigado

Criar novo tópico Responder  [ Array ] 

Todos os horários são