Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Qua Nov 20, 2019 9:32 pm

Todos os horários são

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página Anterior  1 ... 10, 11, 12, 13, 14  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Gaucho ou Chivunk ?
MensagemEnviado: Sex Dez 06, 2013 10:32 pm 
Sênior
Sênior

Comparando, ao menos ESTÉTICAMENTE, o veículo argentino ganha de lavada.....

Veículo Brasileiro Chivunk (que p***a de nome...):

Imagem
Imagem/Foto: Plano Brazil
Veículo Argentino Gaucho :

Imagem
Imagem/Foto: Revista autoesporte

Sds.

MensagemEnviado: Qua Dez 18, 2013 9:47 pm 
Avançado
Avançado

NavySEALs.com

Imagem

MensagemEnviado: Qua Dez 18, 2013 11:53 pm 
Sênior
Sênior

Nicoliche23 escreveu:
NavySEALs.com

Imagem

Imagem

:lol:

Sds.

MensagemEnviado: Sex Dez 26, 2014 1:01 am 
Sênior
Sênior

Lembra alguém(veículo)?!

Imagem

26 de dezembro de 2014 at 0:08

Vídeo: Jeep Flyer-60 Advanced Light – General Dynamics

Posted by Konner

Imagem

Capaz de ser reconfigurado rapidamente para uma variedade de missão, o Flyer-60 Advanced Light foi desenvolvido para preencher lacunas operacionais na implantação de mobilidade no chão podendo ser transportado por asa fixa e rotativa com rapidez.

https://www.youtube.com/watch?feature=p ... QVWH3L0YiM

http://www.planobrazil.com/video-jeep-f ... -dynamics/

Talvez agora, com outras forças como a USArmy e Marines optando, também, por veículos desse tipo, o EB e o CFN possam dar mais atenção ao Gaucho e/ou Chivunk. :idea:

MensagemEnviado: Sex Dez 26, 2014 12:05 pm 
Sênior
Sênior

PLANO DE OBTENÇÃO DE CAPACIDADES MATERIAIS (PCM)(PEEx 2016-2019)

Projetos em desenvolvimento

Projeto/Prio Nome Responsável Observações

2.17 VLEGA Chivunk. DCT e COLOG

MensagemEnviado: Qui Out 19, 2017 2:48 pm 
Intermediário
Intermediário

Boa tarde.

Esta notícia saiu dia 16 no www.janes.com Brasil em breve avaliará veículo de ataque rápido desenvolvido localmente

http://www.janes.com/article/74918/braz ... ck-vehicle

MensagemEnviado: Sáb Nov 04, 2017 5:38 pm 
Sênior
Sênior

Julio Cesar escreveu:
Boa tarde.

Esta notícia saiu dia 16 no http://www.janes.com Brasil em breve avaliará veículo de ataque rápido desenvolvido localmente

http://www.janes.com/article/74918/braz ... ck-vehicle

O velho conceito do Jeep não morre.
Imagemwikipedia

MensagemEnviado: Qua Nov 15, 2017 2:26 pm 
Sênior
Sênior

40 viaturas VLEGA Chivunk para o Exército Brasileiro em 2018

Imagem

Após a conclusão do período de testes do lote piloto (10 protótipos fabricados por R$ 3,2 milhões/US$ 1,3 milhões) no primeiro trimestre de 2018, o Exército Brasileiro deverá contratar a produção e entrega de 40 exemplares da Viatura Leve de Emprego Geral Aerotransportável (VLEGA) CHIVUNK.

A viatura CHIVUNK é um Produto de Defesa (PRODE) desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército Brasileiro (CTEx) com base nas necessidades doutrinárias e operacionais das Forças de Ação Rápida (leia-se Brigada de Infantaria Paraquedista e Brigada de Forças Especiais).

Projetado para oferecer alta mobilidade em qualquer terreno, pode ser transportado por helicópteros médios (carga externa enganchada), ou por aeronaves de transporte militar C-130 Hércules/EDS KC-390 (até quatro viaturas empilhadas/encaixadas/prontas para lançamento por paraquedas, duas + duas).
Sua grande versatilidade em ações de reconhecimento/ataque, ressuprimento, transporte de material, evacuação de feridos e outras, tornam o CHIVUNK talhado para operar prioritariamente junto a tropas de operações especiais/para-quedistas.

A tração 4×4 e a robustez da suspensão independente nas quatro rodas conferem ao veículo excepcional mobilidade. O chassi tubular extra-reforçado é preparado para resistir ao stress dos lançamentos a baixa altitude (fardos com dois veículos podem ser preparados para lançamento/empilhados como forma de ocupar menos espaço).
Em avaliação

O protótipo da VLEGA CHIVUNK foi avaliado e homologado através do Relatório de Avaliação nº 019/11-CAEx, e o projeto encontra-se atualmente na fase final de avaliação do lote-piloto composto por 10 viaturas, fabricadas entre 2013 e 2017.

Os testes em andamento deverão ser concluídos até fevereiro de 2018 com o emprego dos veículos por frações de tropas paraquedistas e forças especiais, incluindo lançamentos pelo jato de transporte militar KC390.
O veículo para três militares pode ser usado como plataforma para morteiro de 120 mm e está armado, na sua versão padrão, com duas armas anticarro de infantaria ALAC (rojões descartáveis de 81 mm) e uma metralhadora de apoio MAG em calibre 7,62 mm. Transporta até 500 kg de carga e tem autonomia de 590 km.

Os 10 exemplares contratados em 2013 foram manufaturados na cidade de Barueri, interior do Estado de São Paulo, pela empresa CEPPE Equipamentos Industriais e Comércio Ltda, especializada na fabricação, desenvolvimento, manutenção e revitalização de veículos militares (blindados e viaturas leves), fabricação de veículos especiais (ambulâncias, caminhão cozinha, carros forte) e projetos especiais em mecânica, tubulações, estruturas metálicas, etc.
Citação:
matéria de responsabilidade do site tecnodefea

link matéria:http://tecnodefesa.com.br/40-viaturas-vlega-chivunk-para-o-exercito-brasileiro-em-2018/

OBS: Antes tarde do que nuca, ao menos serão 40 unidades iniciais, nada mal.
Espero que após essas unidades iniciais, sejam adquiridas mais unidades para outras unidades do EB, e que essa CEEP seja uma empresa 100% nacional.

MensagemEnviado: Qua Nov 15, 2017 6:41 pm 
Sênior
Sênior

Esta CEPPE é o tipo de empresa que não agrega muita coisa em termos de tecnologia, mas pode ser interessante no seu serviço de revitalização de viaturas, inclusive a conversão de veículos civis em militares conforme necessidades.

. http://ceppeequip.com.br

MensagemEnviado: Qui Nov 23, 2017 3:55 pm 
Sênior
Sênior

Pode ser pura impressão, mas acredito que o Gaúcho é melhor.

Outra coisa, o Gaúcho possui a mesma motorização do Marruá, isto por si só já justificaria continuar no projeto em parceria com os argentinos, ou seja, escala. Mas como de costume...... Ô que falta faz uma agência de desenvolvimento e aquisição de equipamentos no MD.

MensagemEnviado: Dom Fev 11, 2018 2:31 am 
Sênior
Sênior

Wellington Góes escreveu:

Outra coisa, o Gaúcho possui a mesma motorização do Marruá, isto por si só já justificaria continuar no projeto em parceria com os argentinos, ou seja, escala. Mas como de costume...... Ô que falta faz uma agência de desenvolvimento e aquisição de equipamentos no MD.

Prezado Wellington,

Baseado exatamente em que você acredita que teoricamente o Gaúcho é melhor que o Chivunk?

MensagemEnviado: Sex Fev 16, 2018 7:15 pm 
Sênior
Sênior

Carlito escreveu:

Prezado Wellington,

Baseado exatamente em que você acredita que teoricamente o Gaúcho é melhor que o Chivunk?

Como escrevi, é uma impressão pessoal. Mas até onde sei, o Gaúcho é maior, apesar de ser mais esquio (baixo), possui maior capacidade de carga, além de guardar as mesmas características de mobilidade do veículo brasileiro. Detalhe, por ser mais baixo, é mais largo, consequentemente passa a ideia de ser mais equilibrado no solo. Enquanto o Gaúcho aparenta ser mais robusto (não a toa já se tem projeto de possuir uma certa blindagem - como na imagem), o Chivunk aparenta ser um simples jipe militarizado.

Do ponto de vista na logística de manutenção, quanto menos diferenças tiver de outras viaturas que o EB já possui, também deve ser um diferencial.

No meu entender, afora a questão da suspensão mais reforçada e elevada do Chivunk, no frigir dos ovos ele possui a mesma capacidade e característica (e não os mesmos componentes) de um Marruá AM2.

Como eu escrevi, é uma impressão minha, mas...........

MensagemEnviado: Sex Fev 16, 2018 10:16 pm 
Sênior
Sênior

Como escrevi, é uma impressão pessoal. Mas até onde sei, o Gaúcho é maior, apesar de ser mais esquio (baixo), possui maior capacidade de carga, além de guardar as mesmas características de mobilidade do veículo brasileiro. Detalhe, por ser mais baixo, é mais largo, consequentemente passa a ideia de ser mais equilibrado no solo. Enquanto o Gaúcho aparenta ser mais robusto (não a toa já se tem projeto de possuir uma certa blindagem - como na imagem), o Chivunk aparenta ser um simples jipe militarizado.

Do ponto de vista na logística de manutenção, quanto menos diferenças tiver de outras viaturas que o EB já possui, também deve ser um diferencial.

No meu entender, afora a questão da suspensão mais reforçada e elevada do Chivunk, no frigir dos ovos ele possui a mesma capacidade e característica (e não os mesmos componentes) de um Marruá AM2.

Como eu escrevi, é uma impressão minha, mas...........

Sem observar os veículos de perto e, principalmente, seu que se haja um teste rigoroso de avaliação em cada uma das viaturas, realmente é impossível chegar a um veredito. No entanto, assim como você eu tenho minhas impressões, e de acordo com a minha visão, o Chivunk me parece um produto muito mais interessante para a função para a qual foi planejada.

Um dos pontos você mesmo citou, a suspensão. Baseado em minha experiência adquirida em projetos de veículos off-road, o curso da suspensão do Gaúcho é bastante limitado. Algo bastante evidente analisando os dois veículos são os ângulos de transpasse do Chivunk são bem maiores. A combinação de ângulos de transpasse co uma suspensão de maior curso e mais reforçada traduz-se em um veículo nitidamente mais capaz de vencer obstáculos em terrenos difíceis, algo fundamental em uma viatura desta categoria.

Assim como você, baseio meu comentário em uma impressão. Mas a minha impressão, analisando tecnicamente, é que o Gaúcho é aquilo que chamamos de "pato". Ele anda, nada e voa, mas não realiza bem nenhuma das três tarefas.

Grande abraço!

MensagemEnviado: Sáb Fev 17, 2018 5:19 pm 
Sênior
Sênior

Algumas fotos....

Imagem

Imagem

Imagem

Deste artigo: https://maquinasdeguerrasite.wordpress. ... ga-ou-atv/

Uma correção, o Chivunk é mais largo, mas confirma a minha impressão, é mais baixo, entretanto isto não quer dizer que possui menos capacidade na suspensão, ou de curso menor.

Imagem
Imagem
Chivunk e Gaúcho lado a lado em Brasília

Testes do Gaúcho no CTEx.

http://www.ctex.eb.br/projetos-em-andam ... ega-gaucho

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Testes do Chivunk no CTEx.

http://www.ctex.eb.br/projetos-em-andam ... ga-chivunk

Imagem

Imagem

Imagem

No frigir dos ovos, um projeto não diferencia muito do outro, a questão está, no meu entender, a favor do Gaúcho por conta de das capacidades que já citei, além de aparentar ser um projeto mais desenvolvido e maduro. Vale lembrar que a viatura já se encontra operacional no EA. Ai fica parecendo que o EB quer, apenas, marcar posição diferente.

MensagemEnviado: Sáb Fev 17, 2018 9:53 pm 
Sênior
Sênior

No frigir dos ovos, um projeto não diferencia muito do outro, a questão está, no meu entender, a favor do Gaúcho por conta de das capacidades que já citei, além de aparentar ser um projeto mais desenvolvido e maduro. Vale lembrar que a viatura já se encontra operacional no EA. Ai fica parecendo que o EB quer, apenas, marcar posição diferente.

Analisando as fotos, fica ainda mais evidente que o projeto do Chivunk é mais elaborado, especialmente na parte da suspensão, uma das coisas mais importantes quando se fala de veículos off-road. Eu arriscaria dizer que, ao menos naquilo que se observa nas fotos, a suspensão do Gaúcho é bastante rudimentar, aparentando até mesmo fragilidade. Não creio que o fato de uma das viaturas estar em operação nas forças armadas dos nossos vizinho seja algo importante, pois além de se tratar de um veículo de complexidade técnica, relativamente baixa, o que deve estar na pauta de um projeto como este é que o exército adquira independência tecnológica e capacidade de projetar e construir seus meios. Neste ponto, o Chivunk tem muito mais a oferecer.

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página Anterior  1 ... 10, 11, 12, 13, 14  Próximo

Todos os horários são