Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Sex Jul 21, 2017 10:00 pm

Todos os horários são

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4

Qual o melhor fuzil de assalto para o EB (alguns apenas)
- HK G-36 (Alemanha) 41%  41%  [ 30 ]
- Colt M16-A1/2/3 e 4 (USA) 3%  3%  [ 2 ]
- Kalashnikov AK-100 serie (Rússia) 7%  7%  [ 5 ]
- HK 416 (USA/Alemanha) 18%  18%  [ 13 ]
- SIG 550/551 e 552 (Suíça) 1%  1%  [ 1 ]
- Famas G2 (França) 3%  3%  [ 2 ]
- FN F-2000 (Bélgica) 11%  11%  [ 8 ]
- Steyr AUG 2 e 3 (Áustria) 0%  0%  [ 0 ]
- IMI Tavor TAR 21 (Israel) 16%  16%  [ 12 ]
- ST Kinetics SAR 21 (Singapura) 0%  0%  [ 0 ]
Total de votos : 73
Autor Mensagem
 Título: Re: Qual o fuzil de Assalto Ideal para o Exército Brasileiro
MensagemEnviado: Seg Abr 18, 2011 7:28 pm 
Sênior
Sênior

Arlsan escreveu:
moonwalker escreveu:
...

Jah atirei com esse fuzil da SIG (ou melhor, o equivalente civil em 5,56 conhecido como Sig516) por aqui e nao foi nada espetacular... eh um "AR" bem mequetrefe - o Sig 556 eh muito melhor, em todos os sentidos. Alias, tive a chance ha duas semanas atras de segurar o HK556 (a versao civil do 416) e pude verificar como o bicho eh pesado! Bom mesmo de atirar (ergonomia, precisao) eh o FN-SCAR em 7.62... quanta diferenca pro FAL!

Ainda vou morar no Texas... 8)

Apesar de nao concordar com a facilidade com que se compra arma (sou a favor de um controle rigoroso), nesse aspecto eh divertido morar aqui. :D

Eu particularmente nao posso comprar nada porque meu visto de trabalho nao permite; contudo basta ir no clube de tiro, pagar $15 e mostrar a carteira de motorista pra alugar o que vc quiser - a municao vc compra no Wal-Mart sem perguntas ou limite de quantidade...

Quando eu falo pra eles que eu atirava no Brasil com a minha Glock G25 .380 ("isso existe?") e recolhia as capsulas deflagradas pra recarga ("como assim?") eles ficam boquiabertos ("funcionava/atirava?") :lol:

MensagemEnviado: Seg Abr 18, 2011 7:28 pm 
Sênior
Sênior

Que tal o novo da Imbel?

MensagemEnviado: Seg Abr 18, 2011 7:41 pm 
Sênior
Sênior

Leco escreveu:
Que tal o novo da Imbel?

Bonito ele eh, e fiquei impressionado com o video mostrando como ele opera com sujeira, agua, etc... Queria saber o peso dele, dado que alguem tinha comentado a algum tempo atras que ele tinha a base do FAL (procede?)

Alguem sabe se com ele o EB vai migrar para o 5.56 ou se fica com o 7.62?

MensagemEnviado: Seg Abr 18, 2011 8:41 pm 
Recente
Recente

moonwalker escreveu:
Leco escreveu:
Que tal o novo da Imbel?

Bonito ele eh, e fiquei impressionado com o video mostrando como ele opera com sujeira, agua, etc... Queria saber o peso dele, dado que alguem tinha comentado a algum tempo atras que ele tinha a base do FAL (procede?)

Boa Noite Moonwallker...

No próprio video eles falam do peso. 3,7 kg (fuzil) e 3,1 (carabina) descarregados...

MensagemEnviado: Seg Abr 18, 2011 10:30 pm 
Sênior
Sênior

PauloLavorato escreveu:
moonwalker escreveu:
Leco escreveu:
Que tal o novo da Imbel?

Boa Noite Moonwallker...

No próprio video eles falam do peso. 3,7 kg (fuzil) e 3,1 (carabina) descarregados...

Nem reparei, obrigado!

Nada mal qdo comparado ao FAL e dentro do padrao atual.

MensagemEnviado: Dom Abr 24, 2011 2:50 pm 
Sênior
Sênior

Eu acho que o problema se resume a duas coisas: peso e controlabilidade . Utilizo o Pára-FAL e o AR-15 profissionalmente e a diferença é brutal. Se esse fuzil da Taurus manter as características do HK-416 e do modelo mais novo da SIG, poderá ter um bom futuro no mercado externo, pois por aqui, vai ser o supra-sumo da Imbel!

MensagemEnviado: Sex Dez 30, 2011 12:32 pm 
Avançado
Avançado

Prezados,

Agora saiu na grande imprensa. Só faltou indicar qual será o calibre.
Citação:
Exército vai adotar fuzil desenvolvido no Brasil

Folha de S. Paulo - 30 Dez 2011

Tipo substitui belga usado desde 1964
LUIS KAWAGUTI

O Exército começará em 2012 a substituir seus fuzis FAL pelo modelo IA2, desenvolvido e fabricado no Brasil. A nova arma deve também equipar a Marinha, a Aeronáutica e as polícias militar e civil, além de ser exportado.
O FAL, de fabricação belga, é usado desde 1964, e boa parte das cerca de 150 mil unidades está velha e defasada.
"Em vez de substituir [os fuzis] por outros FAL, seria melhor ter uma arma mais moderna", disse o general Sinclair Mayer, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.
A opção mais barata seria comprar lotes de fuzis importados, como o americano AR-15 ou o russo Kalashnikov. Mas o Exército optou por desenvolver tecnologia própria, para não depender de suprimentos estrangeiros.
A Indústria de Material Bélico do Brasil, que fabrica tanto o FAL como o IA2, não divulga o valor do novo fuzil. Só diz que ele terá preço competitivo. Segundo Mayer, a indústria tem capacidade para produzir até 30 mil fuzis por ano em sua fábrica em Minas, mas o ritmo da substituição dependerá da verba liberada pelo Ministério da Defesa.

1 abraço e Feliz 2013

MensagemEnviado: Sáb Dez 31, 2011 12:59 am 
Sênior
Sênior

pobre infantaria... mais 40 anos de halterofilismo...

MensagemEnviado: Seg Jan 02, 2012 12:12 am 
Avançado
Avançado

arataca escreveu:
Prezados,

Agora saiu na grande imprensa. Só faltou indicar qual será o calibre.
Citação:
Exército vai adotar fuzil desenvolvido no Brasil

Folha de S. Paulo - 30 Dez 2011

Tipo substitui belga usado desde 1964
LUIS KAWAGUTI

O Exército começará em 2012 a substituir seus fuzis FAL pelo modelo IA2, desenvolvido e fabricado no Brasil. A nova arma deve também equipar a Marinha, a Aeronáutica e as polícias militar e civil, além de ser exportado.
O FAL, de fabricação belga, é usado desde 1964, e boa parte das cerca de 150 mil unidades está velha e defasada.
"Em vez de substituir [os fuzis] por outros FAL, seria melhor ter uma arma mais moderna", disse o general Sinclair Mayer, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.
A opção mais barata seria comprar lotes de fuzis importados, como o americano AR-15 ou o russo Kalashnikov. Mas o Exército optou por desenvolver tecnologia própria, para não depender de suprimentos estrangeiros.
A Indústria de Material Bélico do Brasil, que fabrica tanto o FAL como o IA2, não divulga o valor do novo fuzil. Só diz que ele terá preço competitivo. Segundo Mayer, a indústria tem capacidade para produzir até 30 mil fuzis por ano em sua fábrica em Minas, mas o ritmo da substituição dependerá da verba liberada pelo Ministério da Defesa.

1 abraço e Feliz 2013

Serão os dois: 5,56 e 7,62. Teremos os dois calibres (e dois modelos de fuzis).
Há quem diga que isso não será um problema, apesar do exemplo italiano na grande guerra (2ª)...

Detalhe: 2013, já?

Feliz 2012.

MensagemEnviado: Ter Jan 03, 2012 10:06 pm 
Avançado
Avançado

Prezado 1911,

1911 escreveu:

Você deu a melhor e definitiva definição do que é usar este espécimem anti-diluviano, o FAL.

Só quem usou sabe o que é carregar este fuzil de mais de 5 kgs, já com o carregador. Numa marcha de 5 km ele começa com 5 e acaba como 10 kg para quem o carrega.

Quando o Fal começou a ser distribuído lá pelos idos de 1963, ainda não não existiam os atuais coletes e capacetes balísticos. E já era um putta sacrifício carregar este fuzil. No dias de hoje, o infante tem que levar o fuzil com carregador cheio, o colete e o capacete balísticos, a mochila com dois carregadores (que eu acho pouco), ração, etc, e o cinto de guarnição com aquela baioneta que não serve para quase nada além de fazer peso. Faltou alguma coisa?

A fadiga e a falta de mobilidade com certeza cobram um preço alto sobre a eficiência dos nosso infantes... e pelo jeito vai continuar, agora com uma nova roupagem mas com o mesmo peso.

Acho que só o modelo de 5.56 deveria ser usado. Mas eu não sou nada. Vou tomar a última cerveja.

1 abraço

MensagemEnviado: Qua Jan 04, 2012 1:00 am 
Sênior
Sênior

olha, eu acho um crime isso.

Primeiro, porque fuzil é algo extremamente barato, tanta conversa jogada fora, marketing, "projetos", etc... para fazer algo igual, só que de outra cor, é um crime contra o erário.

Segundo, para que essa enganação? se ele nasce já defasado de seus concorrentes, para que nascer? por orgulho de algum grupinho de generais?

Qual a desvantagem de ter um modelo estrangeiro?

Falar de autonomia é balela... primeiro, pq se houver um conflito contra alguma potência, a fábrica será bombardeada nos primeiros 10 minutos de conflito e só usaremos o que existir em estoque.

segundo, mesmo sendo estrangeiro, podemos manter um estoque razoável (repito, isso é super barato), não precisamos chegar ao extremo da Rússia de manter 10 milhões de AK em estoque (que nem irão usar, e com certeza serão desviados para o 3o. mundo).

Se imaginarmos que um bom fuzil custa ao redor de US$ 600.00, temos que:

300 mil unidades (quase o dobro do que temos hoje de FAL) custará: US$ 180 milhões... sinceramente, dinheiro de pinga para a defesa nacional e que nos dará um ótimo armamento e segurança de haver estoque para emergências.

cá entre nós, entre projeto (queria ver esse projeto...), desenvolvimento, avaliação, compra de equipamentos para a construção e diferença de preço (sim, pois custará mais que o estrangeiro, pois feito como é e sem escala, só por milagre), tenho certeza que essa brincadeira custará mais do que os US$ 180 milhões e não criará nenhuma tecnologia interessante (é só um FAL tunado).

MensagemEnviado: Qua Jan 04, 2012 9:37 am 
Sênior
Sênior

O Pindad SS2 da Indonésia está sendo oferecido por US$500 para a Tailândia, Bangladesh e Filipinas.
Não sei se é bom, é só para ter uma ideia de preço no mercado internacional de um fuzil.

The SS2's flashhider is based on the Colt M16A2 with the front sight being based on the AK rifles.[8] The carrying handle and detachable rear sight is placed on top of Picatinny railings.[8] The rifle's front handguard is of a ribbed design, with heat ventilation holes. Fonte dos dados e das fotos : Wikipédia

Weight 3.4 kg (With empty magazine)
Length 990 (With buttstock extended)
Barrel length 740 (With buttstock retracted)
Crew 1
Cartridge 5.56x45mm NATO
Action Gas-Operated, rotating bolt
Rate of fire 675 - 725 rpm
Effective range 500m

SS2-V1 rifle with SPG-1A underbarrel grenade launcher
Imagem

SS2-V1
Imagem

SS2-V4
Imagem

SS2-V5
Imagem

Linha da Pindad
Imagemsadefensejournal

MensagemEnviado: Qua Jan 04, 2012 11:42 am 
Sênior
Sênior

arataca escreveu:
Prezado 1911,
1911 escreveu:

Você deu a melhor e definitiva definição do que é usar este espécimem anti-diluviano, o FAL.

Só quem usou sabe o que é carregar este fuzil de mais de 5 kgs, já com o carregador. Numa marcha de 5 km ele começa com 5 e acaba como 10 kg para quem o carrega.

Quando o Fal começou a ser distribuído lá pelos idos de 1963, ainda não não existiam os atuais coletes e capacetes balísticos. E já era um putta sacrifício carregar este fuzil. No dias de hoje, o infante tem que levar o fuzil com carregador cheio, o colete e o capacete balísticos, a mochila com dois carregadores (que eu acho pouco), ração, etc, e o cinto de guarnição com aquela baioneta que não serve para quase nada além de fazer peso. Faltou alguma coisa?

A fadiga e a falta de mobilidade com certeza cobram um preço alto sobre a eficiência dos nosso infantes... e pelo jeito vai continuar, agora com uma nova roupagem mas com o mesmo peso.

Acho que só o modelo de 5.56 deveria ser usado. Mas eu não sou nada. Vou tomar a última cerveja.
1 abraço

Bem sou do EB usei e uso o FAL e digo que ele pesa...com tudo que vc escreveu mais para OF/sgt tem pistola com 3 carregadores e rádio comunicador...Mais tem uma coisa que o faz até hoje um bom fuzil vc pode sair de um rio com lama e atirar com ele que ele não vai falhar e na prática isso é o melhor que ele tem....(não estou dizendo que o combatente não irá fazer sua manutenção preventiva).

Um amigo meu é um oficial da MB Fuzileiro naval e disse que na marinha a máxima do infante pelo seu fuzil M-16 é parou na marcha tira seu kit e faz manutenção pois o M-16 pode falhar por qualquer coisa. O FAL me disse ele que utilizou os dois (M-16/FAL) é bem mais pesado porém mais rústico.

O que é melhor pro Infante um fuzil rústico e confiável ou um que é mais leve porém demanda cuidados adicionais? Bem eu prefiro o primeiro.

O calibre 5.56mm foi inicialmente trocado na OTAN pois havia a idéia dominante era de que poderia ferir um combatente e não mata-lo tiraria 3 combatentes da linha de frente (o ferido + dois pra ajudar). Porém a nova ameça os soldados terroristas não tem medo da morte e se atirar como homem bombas contra os soldados o que levou as tropas no afeganistão e Iraque a voltar ao velho 7.62mm. No Brasil tem estudos do CIGS que demostra que na selva o 5.56 não é eficaz pois na mata densa as arvores param os projeteis...

Por isso cada caso é um caso. A missão, o ambiente operacional e o terreno é que mandam, se for pra Selva ou contra terroristas 7.62mm, combate urbano 5.56mm e assim vai.

Sobre o IA2 eu não sei somente o vi em exposição somente o tempo o uso em exercícios dirá, mas acho (suposição minha pelo parentesco com o FAL) que ele foi pensado pra conservar a rusticidade.

Abraços

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4

Todos os horários são