Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Sex Out 18, 2019 12:04 am

Todos os horários são

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título: Re: O misterioso "Helicóptero Nacional"
MensagemEnviado: Dom Jun 29, 2014 12:30 am 
Sênior
Sênior

Senhores,

Eu não vejo nenhum futuro para um novo modelo de helicóptero "nacional".... modelo nenhum e mercado nenhum.

O Brasil vive de "voos de galinha"...economicamente falando. Nem me atrevo a falar em futuras verbas militares.... que acredito serão sensivelmente diminuídas em futuro próximo.

Quem já está aí, está com muitas dificuldades de se manter e não vai investir os tubos para um novo modelo, seja civil ou militar, de pequeno ou de médio porte...sem perspectivas sólidas de vendas mínimas para pagar os custos de desenvolvimento.

Os modelos e fabricantes hora disponíveis são suficientes para atender todas as demandas ou quase todas... sejam elas civis ou militares.

O "boom" deste mercado já passou.... aposto, inclusive, que já há gente "matando cachorro a grito"..... e se não houver ainda, em breve haverá....

Sds.

MensagemEnviado: Dom Jun 29, 2014 4:06 am 
Sênior
Sênior

Depois dos sucessivos golpes que a aviação civil, em especial aquela denominada esportiva, onde há predominância de aeronaves experimentais, vem sofrendo, qualquer coisa que se fabrique visando o piloto proprietário, estará fadada ao fracasso no Brasil.

O governo tem tomado medidas agressivas para acabar, ou pelo menos inviabilizar, esse tipo de aviação por aqui.... Não vejo mercado para um grande fabricante de aeronaves pequenas....no máximo, algumas montadoras de kit's importados, tais como temos hoje.

MensagemEnviado: Dom Jun 29, 2014 9:01 am 
Sênior
Sênior

Não encontrei a imagem mas se não me engano por volta de 2008 eu li uma reportagem que dizia que já existia um projeto de heli nacional que estava sendo desenvolvida por militares, a imagem era bem parecida com um Robinson.

Imagem

Não alimente os trolls------------Don't feed the trolls---------------インタネット荒らしを無視しろ

MensagemEnviado: Seg Jun 30, 2014 9:22 pm 
Sênior
Sênior

O problema de se desenvolver um He da classe dos Robinson mais evoluído tecnologicamente são os custos. Esse tipo de He vende muito por ser barato de adquirir e manter. A maioria voa para escolas de aviação, que nem sequer pagam salário aos instrutores. Estão ali para acumular horas de voo e seguirem para empresas aéreas. Para esses proprietários, qualquer tostão a mais não vale a pena. Não sei se uma empreitada dessas valeria a pena.
Também concordo que a idéia deva ser complementar e não concorrer com o portifólio da Airbus Helicopters. Mas isso sempre pode ser negociado...
Vejo um outro nicho na própria AH para desenvolvermos algo em conjunto, mas seria jogar bem para cima: o substituto da linha Puma/EC-225. Trata-se de uma família que chegou ao seu limite de desenvolvimento e está sendo atropelada no mercado civil pelo principal concorrente, o S-92. Esse é um He que ainda está na versão "A" e a visão do mercado é que o EC-225 vai ficar cada vez mais defasado em relação a ele. E ainda há os chamados médio-grandes que estão chegando e reduzirão mais ainda o mercado do 225. Mas nesse segmento a AH já possui o EC-175.

MensagemEnviado: Ter Jul 01, 2014 1:55 am 
Sênior
Sênior

Seria pedir muito que fosse algo parecido com "isso" ?

https://www.youtube.com/watch?v=Ry24Q59bVJ4

abs
Spock

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”

MensagemEnviado: Ter Jul 08, 2014 12:27 pm 
Sênior
Sênior

Aqui sim é o espaço adequado ao tópico. ;)

MensagemEnviado: Ter Jul 08, 2014 1:07 pm 
Sênior
Sênior

Essa estória (ainda não me convenci disso, por isso vai com "E" mesmo) de helicóptero nacional é uma falácia, não porque não temos mercado pra ele, a questão é quem está projetando. A Helibras (ou Airbus Helicopter) não tem espaço pra este heli em seu portfólio de produtos, a não ser para um heli pesado (grande), para todas as outras categorias já existe produto disponível na empresa. Dai o meu entendimento ser parecido com o que colocou o Macegueiro.

O objetivo (e era por isso que eu defendo o programa EC-725) é a possibilidade de criarmos e expandirmos o número de empresas nacionais capacitadas a produzir peças, componentes e subcomponentes para a aviação de asas rotativas, isso por si só é um ganho e tanto. Outro objetivo é a possibilidade de, com a produção interna de componentes, atrair a vinda de outras empresas deste setor, seja AgustaWestland, Sikorsky, Bell, Mil Mi, etc...

Fora a Embraer, não temos uma empresa, de maioria de capital nacional, apta a desenvolver helicópteros, mesmo se a tivéssemos, ela iria disputar somente o mercado nacional? Não? Como entraria na disputa de mercado internacional? Em qual nicho? Eu sou um dos caras que reclamou e não gostou do que aconteceu com a Helibras, mas leite derramado não se aproveita, então sigamos em frente com o que podemos.

Um helicóptero nacional só terá algum êxito inicial se for bancado pelo governo, vocês querem isso? Se sim, então que se mobilize uma empresa nacional a recomprar parte das ações da Helibras, pelo menos. Mesmo assim a que nicho de mercado? Qual a classe? Médio? Leve? Pesado? O interessante seria algo que já fosse substituir alguns dos helis mais obsoletos (UH-1H), mas isto já está sendo feito com Black Hawks e EC-725. Outros helis estão sendo modernizados (Esquilos, Panteras e Lynx), outros mais leves (Jet Ranger) já estão com processo de substituição em licitação, daí vem a pergunta, em qual destas categorias se encaixaria esse "helicóptero nacional"?Além disso, o helicóptero terá que ser de uso dual (militar e civil).

Enfim, muita coisa precisa ser bem definida para então pensarmos nesse tal helicóptero. Eu ainda tenho pra mim que o melhor é incentivarmos a vinda de mais uma indústria no setor de asas rotativas, pois com maior massa industrial apta a fornecer componentes para essa ramo da aviação, maior será a possibilidade êxito de novos projetos e novas empresas. É o que eu penso.

Até mais!!! ;)

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são