Forum Base Militar Web Magazine

Bem-vindo: Sex Nov 15, 2019 3:15 pm

Todos os horários são

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: HELICÓPTEROS da FAB
MensagemEnviado: Qui Ago 27, 2015 2:07 pm 
Sênior
Sênior

Exercício Operacional C-SAR 2015

Autor: Gerson Victorio

http://portaldefesa.com/exercicio-opera ... ar-2015-2/

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tZV4Zj4lRW0

MensagemEnviado: Qui Ago 27, 2015 5:25 pm 
Sênior
Sênior

Parte interessante que eleva uma operação desse tipo, a capacidade de comunicação segura de voz e, principalmente, dados, mantendo assim silêncio rádio. Coisa que venho dizendo já um tempão e nada como o tempo para botar as coisas nos seus devidos lugares.

......Outro procedimento testado foi o uso do datalink pelo H-36 do 1º/8° GAv “Falcão”. A aeronave possui o rádio Rohde & Schwarz XM6313 série MR6000R, com SECOS (Secure Communication System), Sistema de Comunicação segura, capaz de operar em VHF/UHF podendo enviar e receber dados com EPM (Electronic Protection Measures), Proteção Eletrônica de Mensagem, com salto de frequência.....

MensagemEnviado: Sex Ago 28, 2015 3:53 pm 
Sênior
Sênior

Wellington,

Lê bem o que tá escrito na matéria do Gerson (inclusive ali há uma confusão de informações, pois datalink não é o mesmo que fonia encriptografada por saltos de frequência). Esse tipo de comunicação, por voz, é segura, visto que é feita com saltos de frequência, mas datalink permite transmitir e receber informações, inclusive dados e imagens, entre aeronaves, solo,etc, sem comunicação verbal.
Pelo que foi descrito na matéria, o que foi utilizado foi comunicação por rádio, encriptografada. Inclusive, acho que nenhum heli da FAB opera, ainda, com datalink. E comunicação rádio encriptografada os BH e Sabre também tem.

MensagemEnviado: Sex Ago 28, 2015 9:37 pm 
Sênior
Sênior

Flanker, quem poderá explicar melhor isto é o próprio Gerson. Agora se aconteceu, realmente, o teste com o link de dados não é nada anormal, pois está previsto que o primeiro helicóptero da FAB a receber tal capacidade seria o H-36.

Imagem

Com o emprego da aeronave E-99, os primeiros testes podem ter sido os citados pelo Gerson.

Com relação a comunicação de voz criptografada, já foi discutido aqui que os novos helicópteros (todos eles) têm essa capacidade, o que é um avança por si só, entretanto podemos nos comparar, no máximo, ao que o Reino Unido fazia já no tempo da guerra pelas Falkland/Malvinas (a MB monitorava as comunicações durante o conflito, os argentinos eram ouvidos quase tudo que comunicavam, os britânicos eram monitorados, a MB interceptava as comunicações, mas não tínhamos capacidade de quebrar a criptografia), ou seja, a mais de trinta anos atrás, mas o ponto de avanço significativo será o link de dados e para isto, Sabres e Falcões Negros terão que receber equipamentos específicos, ainda.

Até mais!!! ;)

MensagemEnviado: Sáb Ago 29, 2015 9:50 am 
Sênior
Sênior

Um esclarecimento a cerca do que está sendo tratado sobre link/comunicações:
A FAB desenvolveu o link de dados BR-1 para seus elementos de Defesa Aérea. É um link com poucas capacidades, mas que foi um começo. Depois disso, juntamente com a Embraer, investiu no BR-2, esse sim um link atual e completo. Para o tráfego dos dados, foi escolhido o protocolo SECOS, da fabricante de rádios alemã Rhode & Schwartz. Desde 2008, se não me engano a data, é determinação do MD que todas as aeronaves militares brasileiras adquiridas ou modernizadas após essa data sejam equipadas com os rádios R&S dotados do protocolo SECOS. Atualmente, até C-98 Caravan está equipado com esses rádios, capazes de trafegar link de dados.
E por que colocar link de dados em um C-98? Ele vai receber ou passar dados sobre um alvo para alguém por via de link? Claro que não, pois não tem nem sensores nem tela para apresentação dos alvos. Mas ele vai passar a sua identificação para um caçador, AEW, ou GCC terrestre que tenha esteja habilitado com o mesmo link. E somente para esses. Funcionará como um IFF, só que mais preciso, totalmente seguro e independente de emissões de radares. O intuito é evitar o "fogo amigo" em operações aéreas.
E o H-36? Tá igual ao C-98, principalmente nessa versão básica. Não sei se na futura CSAR terá algo mais. O SH-16 da MB poderá realmente trafegar dados de alvos por esse link, já estando dotados dos rádios R&S e com o protocolo SECOS integrado ao seu sistema de combate. Só espera FAB/Embraer prontificarem o BR-2. O mesmo para o AF-1B.
O emprego de salto de frequência nas comunicações por voz (não sei se com o link poderá ser feito) é diferente de criptografia. O salto de frequência impede o inimigo de monitorar suas comunicações, pois a frequência utilizada é mudada, aleatoriamente, a cada fração de segundos. Para receber o que está sendo transmitido é preciso programar seu receptor com a mesma sequência de variações de quem transmite. De outra forma, ouvirá só chiados. E a mensagem transmitida pode ainda ser criptografada. Portanto, mais dificil ainda do que o exemplo das malvinas, são duas dificuldades: conseguir copiar a mensagem toda e depois decifrá-la.
Mas isso não é novidade para nós. Os rádios israelenses Tadiran, comprados pelo CFN na década de 90 para transporte na mochila de seus soldados, já tinham esses recursos. logicamente que os atuais R&S devem ter maior capacidade.

MensagemEnviado: Sáb Ago 29, 2015 2:52 pm 
Sênior
Sênior

Correção, o H-36 não está em pé de igualdade ao C-98, pois já possui os equipamentos necessários, inclusive as telas MFD, por isto começaram os testes.

Quem está, realmente, igual ao C-98 é o H-60. Aliás, se não me falha a memória, tem alguns Caravan da FAB equipados com telas Garmin. Já o BH, no máximo possuem a tela do radar meteorológico.

Até mais!!! ;)

MensagemEnviado: Sáb Ago 29, 2015 3:47 pm 
Sênior
Sênior

E para datalink precisa telas MFD?????

Só se for o link BR2, pois os suecos usam datalink, mais antigo (aquele modelo obviamente), desde o tempo dos Draken, com cockpit totalmente analógico e usavam as telas dos radares para o link.

Só se para o BR2 for mandatório as telas MFD......

MensagemEnviado: Dom Ago 30, 2015 12:58 am 
Sênior
Sênior

E não é Flanker. O C-98 também pode ser equipado com o mesmo radar meteorológico que equipa o H-36. Pode também ser equipado com MFD. Não sei nem se é. Um R-66 também pode, pode receber o rádio R&S, o link, etc. É só uma questão de o que se quer colocar na aeronave. Qual a missão dela. A missão do H-36, principalmente na atual versão básica, não demanda um data link completo. Somente o modo similar ao IFF. O AH-15A da MB, se for mesmo incorporado, provavelmente terá o link BR-2, quando este ficar pronto, em sua capacidade completa.
O fato de ter ou não MFD tem sido mal interpretado nesse forum. É uma vantagem? Sim, pois trata-se de algo mais moderno. Mas isso não significa que a aeronave tenha ou não mais capacidades que a outra simplesmente porque tem MFD. Depende do que se compatibiliza com ele. O UH-15 tem MFDs e não tem FLIR. Já o Lynx tem FLIR e não tem MFDs (ainda). Usa a tela do radar para apresentação do FLIR. Nada impede que o H-60 use a tela do seu radar para receber dados do link, basta que haja a possibilidade de compatibilização. Mas sua missão também não demanda isso. E o Garmin é um equipamento de navegação, que, dependendo do modelo, pode ou não ter moving-map. Não é um MFD.
Por que estou insistindo em esclarecer isso? Porque, da maneira como foi colocado aqui, parece que o teste do link no H-36 demonstra uma vantagem dele sobre as demais aeronaves. E isso é falso. Basta ver o contrato da Embraer, desenvolvedora do BR-2, com o MD. Ela terá que disponibilar o link para todas as aeronaves dotadas com os rádios R&S. Por que está testando o modo básico no H-36? Provavelmente porque este possui sistemas de comunicačões e identificação da Elbit (inclusive os super-valorizados MFDs), com os quais a Embraer já está familiarizada há anos. Mas vai ter que disponibilizar para o H-60, o Pantera, o Lynx, o Sabre, o Gripen, etc.

MensagemEnviado: Dom Ago 30, 2015 2:21 pm 
Sênior
Sênior

Perfeito ,Macega!

Era o que eu imaginava. Explica-se então, que não precisa MFD para ter datalink.

Abraço.

MensagemEnviado: Ter Set 01, 2015 11:53 am 
Sênior
Sênior

Senhores, por favor, querer menosprezar o fato de uma aeronave ter MFD como se fosse um mero apetrecho não é o melhor dos argumentos.

Um único MFD não é uma simples tela de cristal líquido, mas um computador em si, o ganho tecnológico que se tem é muito superior. Como eu disse, cada MFD é um computador, por isto uma aeronave equipada com este tipo de equipamento, dá a tripulação uma consciência situacional muito superior do que uma aeronave equipada, tão somente, com instrumentos analógicos. Não é atoa que qualquer modernização sai por alguns milhões de dólares.

Querer comparar o sistema de datalink que um Draken tinha lá nos anos 1970, como os sistemas de datalink de dados que se tem hoje é o mesmo que, guardadas as devidas proporções, querer igualar (ou aproximar) o que é um celular dos anos 1990 com os de hoje em dia. Um DPC-550 da Motorola é um aparelho de telefonia móvel assim como é um Iphone, mas nem de longe (afora a capacidade de fazer ligações) o primeiro tem equivalência ao segundo por favor?!?!

Estamos falando de aeronaves militares voando na metade da segunda década do século 21, aeronaves que por assim serem, podem ser chamadas a participar de alguma missão num TO quente, participar de um combate, e quanto melhor equipada estiver, maior será a possibilidade de exito na missão.

Agora eu quero entender, como assim o H-60 não demanda estar equipado?!?! Como assim sua missão não exige??? Há sim um erro crasso na sua aquisição da forma como se deu, pois é uma aeronave NOVA a qual já veio defasada, isto já foi mais do que falado aqui, eu mesmo sempre alerto isto.

A questão não é ter apenas uma tela de cristal líquido para auxiliar a navegação da aeronave, um MFD é muito mais do que isto. Como escrevi mais acima, um MFD é um computador por si só, com hardware e software dedicados, é claro existe o computador de missão da aeronave, mas a integração de diversos equipamentos militares é por demais facilitada, seja um link de dados, seja um Flir, seja Chaff/Flare, RWR, etc..... É claro que não é nenhum plug and play, mas se houver gente por aqui (e temos) habilitado a sua manutenção e manuseio, com domínio suficiente, a integração de sistemas e equipamentos avançados como um link de dados, por exemplo, se torna algo trivial. A mesma coisa pode ser dito de um Flir, é só comprar e instalar, pronto, não é preciso alterar mais nada. Já uma aeronave equipada apenas com instrumentos analógicos não se pode dizer a mesma coisa, é preciso muito mais alterações e a instalação de mais equipamentos.

Se você compra duas aeronaves novas e uma já vem devidamente equipada com glass cockpit e a outra não, é mais do que lógico que a integração de equipamentos militares sofisticados na primeira, será mais rápido e fácil do que na segunda, querer negar isto é negar o óbvio. Por isto que a FAB está fazendo primeiro no H-36, afinal, além de estar melhor equipada, existe todo um projeto industrial entorno deste helicóptero.

As outras aeronaves terão que ser equipadas com o Link BR2? É claro que sim, mas precisarão passar por modernizações e/ou adaptações (ou seja, mais dinheiro a ser gasto), o H-36 não será preciso, pois já saiu de fábrica devidamente equipado, assim como o Seahawk. Os Panteras estão passando por esta modernização (apesar de eu não concordar com ela), os Esquilos e os Lynxs também, as alterações nos Sabres deverão ser mínima, algo mais com o software, pois também possuem MFDs e rádio R&S. Os Super Pumas da FAB e MB deverão dar baixa, então não tem porque modernizá-los, os Cougars do EB não sei se darão baixa, ainda têm tempo de vida útil, se não derem, então terão que passar por uma modernização também. Os novos helicópteros utilitários da MB já devem vir equipados com MFDs e rádios aptos, então não será algo complicado. Já os Black Hawks....... estes terão que passar por modernização, tanto os do EB, pois já possuem mais de 15 anos de uso e já estão bem defasados, quanto os da FAB (estes são relativamente novos e já vão passar por modernização?!?! Tem coisa estranha, mas tem gente que acha que não, putz).

Uma coisa é uma aeronave civil que tem por função sair do ponto A ao ponto B, outra coisa é uma aeronave militar que pode, de uma hora para outra, está sendo demandada à alguma operação de combate, afinal o Brasil atua em pelo menos duas operações de paz mundo a fora, sendo que isto pode aumentar se, por ventura, a ONU demandar e o governo brasileiro entender (independente de quem esteja no poder) que podemos e devemos mandá-las, quanto melhor equipada estiver tal aeronave, no caso um helicóptero, melhor será a capacidade de sobrevivência de sua tripulação. E amigos, do jeito que estão equipadas nossos helicópteros da FAB, as únicas que podem satisfazer estas condições de forma imediata são o H-36 e o AH-2, do jeito que se encontra o H-60 (praticamente pelado), só opera dentro do país e olhe lá, no máximo em alguma operação humanitária em algum país vizinho.

Os BHs como se encontram, se estivessem operando em forças dos EUA, seriam operados apenas em território pátrio. Estão praticamente equipados como uma aeronave civil. Aliás, tem helicóptero civil operando Off Shore, que estão muito mais equipadas do que estes nossos helicópteros militares. Não tenho dúvidas que os BHs são aeronaves excepcionais, mas do jeito que vieram, vamos ter que gastar mais alguns milhões de dólares para deixá-las aptas a um combate de verdade.

Volto a afirmar, um helicóptero equipado com glass cockpit está muitos passos a frente, tecnologicamente, do que um helicóptero sem isto. Desnecessário, no meu entendimento, é o WAD do Gripen E/F brasileiro.

Até mais!!! ;)

MensagemEnviado: Ter Set 01, 2015 12:00 pm 
Sênior
Sênior

São dois Black Hawks

Imagem

Imagem

Se você fosse um piloto militar, vai para um combate e pudesse escolher, qual das duas aeronaves vocês gostariam de voar?

MensagemEnviado: Ter Set 01, 2015 12:52 pm 
Sênior
Sênior

Wellington Góes escreveu:
São dois Black Hawks

Imagem

Imagem

Se você fosse um piloto militar, vai para um combate e pudesse escolher, qual das duas aeronaves vocês gostariam de voar?

depende da missão. Se eu for fazer uma escolta aérea, onde o helicóptero demanda voar com as portas abertas para operação da metralhadora lateral, por um período superior a uma hora em região com temperatura entorno dos 30°C, fico com o analógico. O digital corre o risco de apagar seus MFDs por falta de refrigeração.

MensagemEnviado: Ter Set 01, 2015 12:55 pm 
Sênior
Sênior

wellington
Tudo o que vc falou tá muito bonito, mas só na sua lógica. Se vc realmente conhecesse o funcionamento dos MFDs e do link BR-2 não falaria o que falou.
Para os demais, ressalto que MFD não é notebook, como nosso amigo quis mostrar.
Continuo depois, pois estou no trabalho.

MensagemEnviado: Ter Set 01, 2015 1:38 pm 
Sênior
Sênior

Wellington,

Com a tua colocação de que nossos H-60 estão equipados como aeronaves civis;

Com tua outra colocação de que os Gripen NG não terão ganho com o WAD;

Tenho que dizer que não há como discutir. Mostra que teu conhecimento acerca dos fatos específicos são insuficientes. Não discuto mais isso por aqui......fica com tuas convicções.....não adianta malhar em ferro frio! :roll:

MensagemEnviado: Ter Set 01, 2015 2:11 pm 
Sênior
Sênior

Macegueiro escreveu:
wellington
Tudo o que vc falou tá muito bonito, mas só na sua lógica. Se vc realmente conhecesse o funcionamento dos MFDs e do link BR-2 não falaria o que falou.
Para os demais, ressalto que MFD não é notebook, como nosso amigo quis mostrar.
Continuo depois, pois estou no trabalho.

Ok, estou no aguardo!

Quero afirmar uma coisa, eu aprendo com muito das tuas intervenções, aliás, todos nós aqui, mas acredito que preciso expor o meu entendimento e o pouco que sei, até mesmo para, no caso, serem corrigidos se achar que assim é preciso.

Até mais!!! ;)

Criar novo tópico Responder  [ Array ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18  Próximo

Todos os horários são